segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Bom jogo fora

Talvez seja esta a nota mais importante. O Benfica realizou uma excelente partida fora de casa, onde tem tido várias dificuldades esta temporada, com algumas derrotas e exibições muito pouco conseguidas. 90 minutos de ataque, nem sempre a "alta velocidade" mas com muita entrega e inteligência, deram ao Benfica três pontos que mantêm a pressão sobre o Porto e nos distanciam do Sporting. O Benfica consegue assim manter o bom momento de forma que já se arrastava desde final do ano passado.

Uma entrada forte e determinada, como era hábito em 2009/2010, permitiu uma mão cheia de oportunidades no primeiro tempo sempre com Saviola, o bom velho Saviola, não o que se apresentou no início desta época, em destaque. O belíssimo golo que marca, com assistência de cabeça de Salvio (!), é de uma execução técnica complexa, sendo um merecido prémio para a melhoria do futebol que vem mostrando. O resultado só não foi mais dilatado até ao intervalo pois Salvio não conseguiu direccionar um cruzamento de Gaitán para a baliza.

No segundo tempo, após abrandamento do Benfica, a União ganhou algum ascendente, mas não conseguiu nenhuma oportunidade digna de registo, aliás, não me lembro de uma defesa de Roberto, sendo a sua única intervenção uma [má] saída a um cruzamento onde ia comprometendo. Mas com o rolo compressor em campo as oportunidades sucediam-se, primeiro com Cardozo a cabecear para defesa de Gottardi sem que Salvio conseguisse fazer golo, ao estoirar contra o poste. O 0-1 persistia, resultado inseguro apesar de o Benfica parecer ter o jogo controlado, até que após ataque rápido encarnado, Salvio cruza para Cardozo que, de cabeça, num movimento bem complicado, amortece para Gaitán que empurra para a baliza. 0-2, jogo controlado, Sá Pinto cada vez mais enterrado no banco e uma boa vitória num terreno difícil. Mesmo assim, com a entrada de Franco Jara, o Benfica continuou a carregar e acabou por chegar ao terceiro, golo de Cardozo num remate fortíssimo com o pé esquerdo.

Os melhores em campo foram Coentrão, uma autêntica locomotiva no lado esquerdo, Gaitán, que teve cabeça e soube compreender o jogo como poucas vezes fez este ano, Salvio e Saviola, como vem sendo hábito nestes últimos jogos, com golos, assistências e bom futebol. Toda a equipa está de parabéns pelo resultado, pelo futebol praticado e pelos índices de forma que todos, sem excepção, apresentam, sendo de realçar também as boas entradas de Amorim e Jara, que mantiveram a dinâmica do jogo.

P.S. Isto vai reabrir. Excelente notícia.

3 comentários:

Jotas disse...

Um jogo que aparentava ser complicado, tornou-se fácil, porque este Benfica foi muito forte e arrisco-me mesmo a dizer, que os primeiros 45 minutos, foram dos que mais me encantaram esta temporada, tanto que com aquela estrelinha de campeão que tem faltado, em condições normais, o jogo estaria resolvido antes do intervalo.
Na 2ª parte, em minha opinião, houve clara influência do nosso treinador no virar de página para os últimos 20 minutos, com a entrada de Amorin que estancou as subidas do lateral e com a passagem para o meio de Gaitan, que conferiu a qualidade de passe necessária que o Martins já não conseguia dar.

Anónimo disse...

Coincidência, ou talvez não, o facto do Porto ser beneficiado até ficar com vantagem sobre o SLB e agora, aliás, já não é de agora, o Sporting tambem beneficiar de uma mãozinha.

GNR

TOPO SUL disse...

JNF, e nas bancadas não se fala... BENFICA teve muito bem.. mas nas bancadas teve a verdadeira massa associativa do SPORT LISBOA E BENFICA...

1 Glorioso Abraço