quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Pepa, dez anos depois

Dez anos depois de ter saído do Benfica, Pepa está de volta. O antigo avançado encarnado que saiu num processo tumultuoso e pouco claro irá assumir um cargo como Coordenador Técnico da Formação.

Pepa, que teve uma breve carreira enquanto jogador, fruto de lesões e falta de maturidade psicológica, foi o melhor exemplo daquilo que um profissional não deve ser. Estreou-se na Luz no final de um Benfica x Rio Ave e em apenas 3 minutos conseguiu marcar o golo que, aos 17 anos, o catapultou para a ribalta. O menino-estrela, menino-prodígio, menino-de-ouro passou rapidamente a menino sem cabeça. A fama, o empresário (Paulo Barbosa) e a falta de maturidade destruíram-lhe a carreira, muito por culpa própria. Rescindiu com o Benfica depois de uns tempos emprestado na Bélgica e pelo Benfica B, onde foi expulso em vários jogos, e assinou pelo Varzim em conjunto com Jorge Ribeiro e Rui Baião, com a promessa de que brevemente iria para... o Porto. Na Póvoa, falhou um golo facílimo, de baliza aberta no último minuto da última jornada frente ao Santa Clara, num jogo em que se os varzinista ganhassem teriam ficado na 1ª Liga. Mas não ficaram. Desceram e Pepa foi com eles. E não mais voltou à Primeira Divisão.

Com uma carreira tão curta e tão recheada de maus exemplos, incluindo os milhares de euros (contos) estoirados, Pepa vai ser uma espécie de orientador dos jovens encarnados aspirantes a futebolistas profissionais. O Benfica vai dar um cargo importante a um jogador que cuspiu no prato do clube que lhe deu de comer desde os 13 anos.

Mas, ao que sei, Pepa aprendeu. Arrependeu-se, cresceu e tentou seguir com a vida no futebol, mas já era tarde. Se há algo que o rapaz lamenta, foram as decisões precipitadas de um jovem que, na sua idade, imaginava ter o mundo do futebol na mão. As coisas não são assim. Não sei quais são as sua qualidades em termos de treino, nem conheço as suas capacidades para liderar e aconselhar jovens, mas acredito que os miúdos, ao verem este caso tão explícito de insucesso quando tudo apontava para a glória, podem manter os pés bem assentes na terra e compreender que no futebol, como na vida, o trabalho vem antes do sucesso. E este é um passo fundamental, para o qual penso que Pepa, pela sua experiência de vida, pode mesmo ajudar os nossos jovens. Ele cresceu e quer fazer crescer. Oxalá seja bem sucedido.

15 comentários:

Anónimo disse...

PEPA chegou ao Tondela (II Divisão Nacional) no inicio da presente época juntamente com Filipe Moreira.
Aqui, em Tondela, todos colocaram duvidas sobre a sua contratação... mas o certo é que Pepa deixou um óptimo trabalho em Tondela, vísivel nos treinos e também nos jogos mesmo como adjunto!! Deixou o Tondela no 1º lugar da II Divisão!!!
Merece uma oportunidade no clube do seu coração...
Como Tondelense deixo uma palavra de gratidão pelo seu trabalho!!!
Abraço de TONDELA...Felicidades

zigofrigo disse...

É extremamente difícil engolir o regresso de Pepa, no entanto eram tempos bem difíceis em que todos batiam no Benfica! Certo que sendo jogadores formados no clube se torna revoltante que tenham atitudes como a que ele teve!

Se realmente for benfiquista que sente o Benfica e esteja arrependido pela atitude que teve, e se, que é o mais importante, tiver qualidades técnicas para o cargo julgo que devemos perdoar-lhe e esperar que compense o Benfica com a realização de um trabalho sério e com resultados!

Portillo disse...

Mais uma atitude incompreensivel... como é possível voltarmos a ter um jogador que nos maltratou durante a sua carreira tentando trair-nos e damos-lhe assim um cargo importante...
Carrega Vieira

mariofarm disse...

Pronto...já li o que queria que me respondessem.O Pepa vai deixar o meu C D Tondela.Pelo que tenho ouvido, tinha estado a fazer um bom trabalho. Mais um abraço de Tondela.

DeVante disse...

Bom post...

Anónimo disse...

Caro JNF. Aparentemente não conheçe a estrutura e onde PEPA foi colocado. Vai estar longe de Jovens futebolistas. Vai Cordenar os Treinadores de Formação verificar os seus planos de treino. Sabe o que é que isso quer dizer? Pense nisso e no que isso significa naquela estrutura com dois novos cordenadores e treinadores com mais provas dadas e já campeões.

Anónimo disse...

MAIS UM TESTEMUNHO TONDELENSE...
SO TEMOS QUE AGRADECER POIS ELE AMADURECEU E NAO É QUE JÁ FOI CERTAMENTE, É UM HOMEM RESPONSAVEL QYUE DEIXARÁ MUITA PENA EM TONDELA PELA LIERANÇA QUE IMPUNHA...
BOA SORTE PEPA AQUI DE TONDELA, VENS CA FESTEJAR CONNOSCO A SUBIDA A LIGA ORANGINA

Anónimo disse...

Coordenador da Formação?

É brincadeira certo?

Que experiência tem para o cargo?

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2011/01/e-agora-nada-que-tenha-haver-com-o-slb.html

Águia Preocupada disse...

O contentor ainda não estaria cheio, daí a sua vinda para ajudar a enchê-lo! Pouco falta para que todos os ex jogadores tenham um tacho no clube! É um fartar vilanagem!

Luis disse...

Ridículo. Mais um caso de jobs for the boys no Benfica.
JNF não sei como ainda acreditas... Aliás, até sei, és benfiquista como eu.

Unknown disse...

Todas as pessoas merecem uma segunda oportunidade. É esperar para ver o que é que acontece.

Galaad disse...

A todos os que aqui comentaram:

Desafio-os a verem a reportagem que passou há cerca de 6 meses na Sporttv sobre a historia de vida do Pepa.

Vejam-na. E depois comentem novamente...

DeVante disse...

Galaad,

Não peças isso à malta...dá muito trabalho!

Aqui o que se quer é deitar abaixo.

Olha, um exemplo o Rodrigo. Foi comprado pelo Benfica e emprestado logo de seguida ao Bolton onde não era utilizado.

Todos caírem em cima (parece que o Bolton tem informações dos adeptos encarnados e por isso nem sequer utilizou Rodrigo).

Agora o Rodrigo já joga e joga bem...não se ouve nada...

É o Benfica

Jotas disse...

Se há caso em que concordo com as criticas a esta direcção, Pepa é uma delas, um jogador que tal como Jorge Ribeiro, tão mal falou do clube, nunca deveria ter voltado.
Julgo que para o cargo, havia gente bem mais competente e com um passado benfiquista bem mais digno.

Luis disse...

@Galaad

Para solidariedade temos a Fundação Benfica, para dar o exemplo de que temos agarrar as oportunidades do presente para um futuro melhor não precisamos de fazer um contrato de trabalho com ninguém. Pepa se é muito benfiquista vai 1 vez por ano à academia dar o exemplo da sua história de vida para sensibilizar os nossos jovens jogadores.
Mas como parece que há petróleo para os lados da Luz...