terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Respeitar quem não se dá ao respeito

Nos últimos dias vimos um presidente demissionário, candidatos a roçar o ridículo, uma entrevista em que o director desportivo arrasa o próprio clube e é despedido, o abono de família a sair depois de sete anos de muitos golos e muita falta de profissionalismo, um adepto a festejar o empate com a Naval como se tratasse de uma vitória na final da Liga dos Campeões, o treinador-forcado a saltar as barreiras quando o BoiQuerença se chegou a ele e o regresso do tradicional choradinho mesmo quando conseguiram empatar com um golo em fora-de-jogo. É possível ter respeito por esta gente?

Não sei se é, mas é fundamental ter respeito por eles. Mesmo que nem se consigam respeitar a si mesmos. Nos últimos anos, apenas por uma vez tive certezas absolutas em relação à vitória do Benfica sobre um Sporting abatido. Foi em Janeiro de 2006, com Ronald Koeman ao leme. Perdemos 1-3 em casa, depois de estarmos a vencer ao intervalo. Há jogos e jogos, depois há "o" jogo. Para o Sporting, mais que para o Benfica, o derby da capital assume actualmente uma importância cada vez maior, uma vez que do outro lado da 2ª Circular continua a existir aquele sentimento de anti-benfiquismo que se sobrepõe, não raras vezes, ao sportinguismo. Para o Benfica, o campeonato são trinta jornadas. Para o Sporting são duas.

10 comentários:

DMC disse...

E está tudo dito.
cumps

Éter disse...

É ir para lá com a cabeça no sítio e sem histerismos do género "isto está no papo", tanto da parte de jogadores e equipa técnica, como da parte dos adeptos.

Até porque do outro lado vai estar malta que pensa: "Basta o empate para sermos campeões... da Europa"

dzgfsdgsd disse...

Os objectivos do sportem são delineados assim:

1º Ganhar ao Benfica em casa
2º Na luz Ganhar/empatar
3º Ficar à frente no campeonato do Benfica
4º Ajudar os corruptos contra o Benfica
.
.
.
E por ai a diante, a única coisa que vêm é o Benfica

Gisela Baptista disse...

Até porque os derbys estatisticamente estão sempre a favor da equipa que está mais fraca por isso...concordo com tudo o que escreve: devemos respeitar o adversário e jogar no nosso melhor para GANHAR claro :-D

DeVante disse...

Lúcido!

Mas eu já estou embandeirado em arco...

Jotas disse...

Sinceramente, eu estou-me nas tintas para eles, apenas estão a ter o que merecem e como dizes, como podem eles exigir respeito se nem eles se respeitam?

Pedro disse...

JNF, nem mais. Nesse jogo do tempo do Koeman tb eu tinha como garantida nossa vitória e se o penalty sobre o Nuno Gomes logo a abrir a segunda parte fosse assinalado a dita não nos fugía...é apenas mais um dos vários episódios arbitrais q temos contra os verdes.

Eu sinto-me apreensivo. Como estou com o Estugarda no pensamento essa apreensão ainda está em stand by mas depois de amanhã começa a crescer. Não sei se me consigo explicar mas o facto de sermos tão superiores aumenta o impacto negativo de uma possível não vitória e isso deixa-me incomodado. Por isso, os nossos bravos, só têm que continuar a fazer o q estão a fazer: jogar à bola com a qualidade e empenho dos últimos jogos.

Pedro disse...

"Até porque os derbys estatisticamente estão sempre a favor da equipa que está mais fraca por isso"

Isso é um mito. Basta ver q o Glorioso tem muito mais vitórias que os verdes e foram poucas as vezes que estivemos pior q eles...

Gisela Baptista disse...

Caro Pedro,

Não sou eu que faço as estatisticas mas costuma ser assim eu não disse que IA ser ASSIM, até porque como benfiquista é obvio que só penso na vitória mas concordo que é preciso ter alguma contenção e jogarmos muito concentrados porque como sabes (ou devias saber) o campeonato do Sporting por vezes é só e unicamente vencer ao Benfica, este ano não é diferente pelo contrário devido à crise eles vão fazer de tudo para não perderem....
Mas claro que pode ser um Mito...
Saudações

SLB4EVER disse...

como Benfiquista cada vez ne dá um gozo doido de ouvir as declarações dos suberdinados do fêcêpê agora até o futre diz que os verdetes são o pai e a mãe para ele , não há duvida quando tocou a dinheiro deu á sola para o fêcêpê e depois para madrid e ainda veio chular o Benfica e o Sr. Jorge de Brito .
como Algarvio a unica coisa que existe de bom em Portugal é o meu glorioso Benfica.