quarta-feira, 9 de março de 2011

Objectivo: Liga Europa

O Benfica não chega às meias-finais de uma prova europeia há 16 anos. A última vez que tal aconteceu foi na grande época de 93/94, quando após uma campanha memorável na já extinta Taça das Taças, onde eliminámos o Bayer Leverkusen, sucumbimos aos pés do poderoso Parma de Sensini, Zola e Asprilla, num jogo marcado pela expulsão precoce de Mozer.

Desde então, as campanhas europeias do Benfica têm sido, regra geral, medíocres salvo quatro honrosas excepções. Em 1995, eliminados nos quartos da Champions pelo Milan, em 1997, eliminados nos quartos da Taça das Taças pela Fiorentina, em 2006, eliminados nos quartos da Champions pelo Barcelona e em 2007, eliminados nos quartos da Taça UEFA pelo Espanyol. Quatro vezes nos quartos, meias nunca mais. Desde 1994, o Porto, o Sporting e até o Boavista atingiram, em provas europeias, esse patamar que o Benfica não atingiu.

Hoje, sem o campeonato a servir de pano de fundo para desculpas ou outras preocupações, o Benfica tem o dever de voltar a estar no lugar europeu que merece. Dezasseis anos depois, há que matar novo borrego. O objectivo tem de ser a Liga Europa.

6 comentários:

mWo disse...

Caro JNF, no ano passado tmbm chegamos aos Quartos da Liga Europa frente ao Liverpool...mas não deixa de ter toda a razão quanto às nossas aspiraÇões!

AbraÇo e SaudaÇões benfiquistas!

http://benfica-world-order.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Uma pequena obeservação:

Não podemos dar descanço aos andrades para a liga, pelo menos para já, por vários motivos.

1º se não ganharmos os 2 jogos que se seguem eles podem ser campeões em nossa casa.

2º quanto mais rápido permitirmos que eles sejam campeões mais tempo eles têm para se dedicar à liga europa (e quem sabe até tentarem virar a eliminatoria da taça)

3º as derrotas, mesmo que uma competição esteja já perdida, afectm sempre a equipa.

RGC

Jotas disse...

Creio que já desde a algum tempo, que as nossas atenções de devem centrar nas provas em que dependemos de nós e que no fundo, são aquelas em que nos permitem tentar ganhar, isso evitaria a fadiga muscular em alguns dos nossos principais jogadores.
Hoje, atendendo ao enquadramento das competições europeias, não é impossível, lonhe disso, o Benfica chegar à final, é com esse desejo e essa fé que amanhã estarei na Luz.

David Duarte disse...

O PSG deixou varios titulares em Paris. Trata-se de um clube que, ao contrario do Benfica, tem de desdobrar em duas competições tendo no proximo fim de semana um jogo dificil com o Montpellier. Deixando Hoarau por exemplo fora dos convocados, o Kambouaré deixa entender que a sua prioridade é o campeonato. Ora o Benfica, se ha uma competição em que tem de dar tudo, é na Liga Europa.

O estado de espirito actual de Benfica e do PSG permite que a eliminatoria seja ja resolvida em Lisboa. Espero bem que sim para que a ida a paris seja uma festa para os emigrantes.

Alguém me sabe dizer se se prevê uma boa casa para hoje?

John Wakefield disse...

Excelente post.

Esse objectivo é dificil de atingir, mas ao contrário de outras equipas desta competição, podemos agora gerir bem o esforço dos jogadores. Temos boas condiçoes para seguir para os quartos, e depois, tudo pode acontecer.
Se chegarmos aos quartos, não gostava de defrontar o Manchester City ou Liverpool, que são indiscutivelmente mais fortes. Todavia qualquer uma das restantes, está também no nosso patamar ou inclusive um pouco abaixo.

JNF disse...

Cerca de 40.000 pessoas.