terça-feira, 1 de março de 2011

Pedro Henriques, explica lá isto:

O ex-árbitro Pedro Henriques, hoje comentador desportivo na TVI e no jornal O Jogo, sempre me pareceu uma pessoa séria e honesta. O seu talento para a arbitragem é discutível, pelo menos atendendo à qualidade dos restantes colegas. Tinha um estilo bem marcado, à inglesa, de deixar jogar, algo que é de enaltecer, especialmente num futebol como o nosso, onde qualquer toquezinho era assinalado como falta. Mas também me recordo de dois lances em particular: um em que não expulsa Caneira, na Luz, na época de Fernando Santos, por parar Miccoli que seguia sozinho em direcção à baliza, e outro que ainda hoje penso que nos custou o campeonato, falo da famosa mão do Miguel Vítor, na Luz, frente ao Nacional. Uma decisão errada que nos custou caro, uma vez que o Benfica ficaria com quatro pontos de vantagem sobre os rivais mais directos, tendo assim um boost moral que acabou por não existir.

Toda a gente erra, é normal. Já insistir nos erros e tentar justificá-los à força, parece-me estúpido. Pedro Henriques sabe as regras do jogo, regras essas que tenta explicar e passar no programa da TVI, sempre que questionado por Sousa Martins sobre os lances ou sobre situações hipotéticas. Agora, afirmar que no Benfica x Marítimo o lance da mão do defesa madeirense após cruzamento de Maxi não é passível de grande penalidade, é uma mostra gigantesca de desonestidade intelectual, ainda para mais quando este ex-árbitro já afirmou que, para ele, qualquer bola que batesse na mão ou no membro superior, independentemente da intencionalidade, deveria ser assinalada como falta. Espero que, na próxima segunda-feira, haja alguém com coragem para perguntar isto ao ex-árbitro.

2 comentários:

JS disse...

Foi exactamente algo parecido que pensei quando vi o Tribunal D'O Jogo. Ainda por cima tenho a sensação que a mão do Naval na 1ª jornada, ele considerou como penalti.

Dizer que o do Naval é e este não... "no comments".

(Não tenho a total certeza do julgamento que fez na 1ª jornada, mas tenho a sensação que foi nesse sentido até pela linha que costuma seguir.)

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=HdXpea1xuIs

É só verem isto que muda-vos logo a opinião desse árbitro