quarta-feira, 2 de março de 2011

Respeito

Sim, eu sei, o Sporting não ganha há 7 jogos, têm o plantel mais fraco da sua história. Sim, eu sei, o Benfica está fortíssimo, vem de 17 vitórias consecutivas, record na sua história. De qualquer das formas, é mais um jogo, é mais um adversário e há que o respeitar. Só assim se pode vencer. Vamos às grandes questões:

1 - Moreira ou Roberto?

Roberto, sem dúvida. Está num belíssimo momento de forma, está muito seguro e o Benfica tem sofrido poucos golos com ele nos últimos jogos. Só a presença de um segundo ou terceiro guarda-redes poderia servir de estímulo ao Sporting. O Benfica tem de entrar com os mais fortes se estiverem aptos, e Roberto faz parte desse lote. Sem desprimor para o Moreira, que é bom guarda-redes, Roberto é melhor e o Benfica está pertíssimo de vencer esta competição. Neste momento, não há razões para facilitismos, é apostar nos melhores.

2 - Airton de fora. Porquê?

É das tais coisas que não consigo compreender por muito que me esforce. O brasileiro já mostrou ter uma qualidade acima do normal, é bastante novo e além de médio-defensivo também pode jogar a lateral direito. Qual é o problema com o rapaz? Por que fica tantas vezes fora dos convocados, sem ter concorrência no banco?

3 - Quem precisa de descanso?

Só mesmo quem está cansado, não há motivos para poupar jogadores que estejam em boa forma. Por isso, eu apenas pouparia Nico Gaitán, que terminou dois dos três últimos jogos sem conseguir correr (Alvalade e Marítimo).

4 - Quem precisa de minutos?

Martins, claramente. Dá sinais de que pode ser alternativa até final do campeonato, mas para tal precisa de minutos. E sem Gaitán, recairia a minha escolha sobre o camisola "17", para que jogasse num dos flancos, com Salvio no outro. Jara e Kardec também podem ser hipóteses para a equipa titular, apesar de terem menos hipóteses. A sua inclusão não retira grande qualidade ao habitual onze titular, mas não deixa de ser um risco, e os comentários aparecerão caso o Benfica não seja bem sucedido.

5 - Cadê os reforços?

Carole e Fernández, reforços de Inverno, ainda não tiveram nenhuma oportunidade digna desse nome. Numa altura em que o Benfica se debate com algumas lesões e algum cansaço, era importante que os reforços já tivessem o mínimo de integração. Claro que lançá-los num derby tem tanto de arriscado como de louco, mas do que se tem visto, os dois reforços não fazem, para já, parte das opções de Jesus.

Sem comentários: