sexta-feira, 22 de abril de 2011

Notícias encomendadas

Não é surpresa para ninguém ver uma certa imprensa escrever determinadas notícias para agradar a um dirigente em particular. Há que demonstrar apreço pelos croquetes servidos nas Galas do Benfica. José Manuel Delgado e Vítor Serpa, os dois principais membros da pandilha d' A Bola, já tinham presenteado os benfiquistas com uma capa vergonhosa de intoxicação da opinião pública após a derrota por 5-0 no Dragão, onde as culpas eram atribuídas única e exclusivamente a Jesus. Hoje, as duas canetas de aluguer de Luís Filipe Vieira voltaram a escrever atribuindo culpas a tudo e todos, nomeadamente a Jesus, mas deixando de fora Vieira. Coincidência, não é? Reparem nestas pérolas:

«A verdade é que o próprio Jorge Jesus, homem que vive o futebol vinte e quatro horas por dia, terá equacionado o que verdadeiramente teria provocado esta súbita e dramática alteração no comportamento global da equipa. Ninguém sabe se chegou a conclusões concretas, mas aqueles que lhe estão mais próximos certamente que o ouviram falar dos erros de um começo de época desastroso, para o qual nem Jesus, afinal, estava preparado para enfrentar.»

Jesus é culpado. Ok, até é verdade. Agora, avaliando o modo como é dada a notícia, parece que estamos na presença de jornalistas da revista Maria. Reparem que primeiro "ninguém sabe se chegou a conclusões concretas", mas depois há a suposição de que "aqueles que lhe estão mais próximos certamente que o ouviram falar dos erros". Então? Sabem ou não sabem? E quem são esses amigos próximos de Jesus? São os do "diz que disse"? Dos que se inventam quando não há verdades? Cândido de Oliveira e Ribeiro dos Reis estão às voltas no caixão a esta hora.

«Não se pode dizer, portanto, que o Benfica tivesse podido contar com o apoio dos adeptos, nesta época de má memória para o clube da águia. A equipa sentiu-se muitas vezes sozinha numa luta cruel pela reconquista do capital de confiança (...).»

Chega agora o potpourri da estupidez. Hum... deixa cá ver. Então a equipa sentiu-se sozinha? É que eu lembro-me de um idiota pedir um boicote aos jogos fora. Eh pá, se calhar... E ainda me lembro de eu ter dito aqui, e mostrado por A + B, que atendendo aos números normais de espectadores nos estádios dos adversários e no nosso, o efeito do boicote estava a sentir-se na Luz! Perdemos, naquele curto espaço de tempo, 90 mil adeptos na Luz, tendo assistências inferiores a 30 mil adeptos contra o Olhanense e o Schalke. Fantástico.

Sobre o presidente, nem uma palavra. Se isto não são notícias encomendadas por Vieira, então não sei o que possam ser.

10 comentários:

ad.eternum SLB disse...

http://adeternumslb1904.blogspot.com/2011/04/day-after.html

Saudações benfiquistas

Anónimo disse...

Eu não gosto do nosso presidente...mas não foi só ele que esteve mal esta época. E que dizer dos sócios do benfica? Quando estava em disputa a passagem a uma final da taça de portugal, o que fizeram os sócios do benfica? Desertaram...afastaram-se da equipa. Tenho 1 filho a estudar na faculdade de gestão no alagarve, ganho 850 euros líquidos e mesmo assim sou sócio pagante do meu clube e compareço sempre que me é possível aos jogos que são realizados no Estádio da Luz. Como já li algures, somos os maiores disto, os melhores daquilo, temos 6 milhões de adeptos, mas em alturas cruciais não conseguimos encher o estádio da Luz. Se fosse no estádio dos corruptos, estava cheio. É vergonhoso ver benfiquistas deste calibre. Quanto a LFV penso que está na altura de ele ir embora...ele e outros dirigentes benfiquistas só dão tiros nos próprios pés. Mais um contentor de jogadores que tem como destino o estádio da luz! Caramba, comprem poucos mas bons! Quanto a JJ penso que ele deveria ficar...foi o melhor treinador do benfica dos últimos 20 anos.

DMC disse...

Agora disseste tudo JNF...
Mais do que agora estarmos a atirar tudo para fora e cada um disparar para o seu alvo, e não se chamar Veigas ou outros mas pessoas competentes e que sinto o clube, qual o papel dos adeptos, nomeadamente nós que por aqui escrevemos. Gostava que de alguma forma nos juntássemos para contribuir de alguma forma. Mais do que criticar, haver um plano, alguma coisa..estou cansado desta vida de benfiquista..
O que se sugere?
cumps
DMC

L. disse...

se isto não for uma teoria da conspiração, não sei o que a será.

falharam todos. assim como no ano passado acertaram todos.

e obviamente merecem, todos, a chance de melhorar no ano que vem.

JS disse...

JNF,

Acho que todos caímos um bocado na histeria pós derrota.

Acabo de ouvir na SICN o LFV e acho que desta vez apareceu a dar a cara e defender a equipa e treinador. Aliás, acho que se exprimiu muito bem e condenou as notícias de jornais.

Eu acho que o tempo do LFV já passou, mas aqui penso que não esteve mal.

Miguel Nunes disse...

Enquanto n limparmos os Xistras e afins, vamos sempre ganhar menos que o que desejamos. Mas, nao deixa de ser verdade que levámos um baile como nunca, na nossa própria casa.

JNF, nao sei quem anda a encomendar as noticias, mas sei que depois do 5-0 todos os dirigentes queriam a saida do JJ. So nao saiu pq o Vieira fez finca pé e disse q ia atras. Com medo que o Vieira saisse, todos os outros que já tinham feito a cama ao Jesus, recuaram.

Abraço (...de muito sofrimento...)

philippe disse...

completamente de acordo com o comentario que precede. 37000 espectadores???? isto é o Benfica???? se é entao o estado real do clube é muito mais grave do que pensava. e pensar que hà 15 anos atràs eu via o benfica na luz jogar com o real com 120 mil pessoas ou 90 mil contra o sporting! o que é feito de nos???os que vao ao estadio quando lhes apetece ou para se divertir sao benfiquistas 2 noites por mês... e claro (nunca se sabe, podem levar um soquinho ou uma pedrinha) nao se deslocam quando a selvajaria desce cà baixo: acho que é ai que perdemos muito da nossa identidade com o discurso do "somos diferentes" pois somos é cheios de medo! hà que ganhar os 2 proximos troféus, se nao for assim rua com JJ e LFV em 2012 e que venha o josé veiga com as bolinhas no sitio onde elas devem estar e que reanima a alma benfiquista e 65 000 no estadio TODOS os 15 dias como por exemplo o manchester, liverpool, arsenal, real, milao, barcelona,bayern... enfim clubes GRANDES como foi, houve um tempo, o BENFICA!

Daniel Milhano disse...

sendo eu um benfiquista adoro o blog! e queria deixar uma pergunta será que era possivel eu "publicitar" um pouco o meu blog aqui neste blog do Benfica? Se não, não há qualquer problema é totalmente compreensivél. Parabéns pelo seu blog e continue :D

JNF disse...

DMC(1) e PB(2):

1 - é nas AG's do clube que estas situações se resolvem, é lá que as ideias devem ser apresentadas. Isso se houver tempo, pois às vezes perde-se meia hora em bajulação ao presidente (vide Colaço).

2 - Acredita no que quiseres, mas há anos que aquelas duas canetas de aluguer estão na mão de Vieira. Ele dita, eles escrevem. Estas capas servem para sondar a opinião pública dos benfiquistas, é uma estratégia que já vem detrás com Camacho e com Quique ("Exibição Miserável" depois do Estrela 1-2 Benfica, lembras-te?). O final é sempre o mesmo: treinador na rua. E com Rui Costa se passa o mesmo, se for preciso queimar o DD, Vieira fá-lo sem problemas. Aquela capa no último dia de Agosto sobre a vinda de Hleb para o SLB ("Rui Costa foi buscar Hleb") é mais uma encomendada. Então o Rui não tinha sido afastado das negociações pelo próprio LFV, como afirmou numa entrevista?

Olho Gordo disse...

Esse Hleb tinha dado jeito este ano...