quarta-feira, 25 de maio de 2011

Olho na Águia: Nolito

Manuel Agudo Durán ou simplesmente Nolito, como é conhecido no mundo do futebol, nasceu a 15 de Novembro de 1986, tem 1,72 metros de altura e é extremo. Embora seja dextro, gosta de actuar pela esquerda.

Estava no Barcelona B desde Julho de 2008, apesar de já ter sido chamado para jogar pela equipa principal do clube catalão e de até ter marcado, como aconteceu frente ao AD Ceuta, num jogo a contar para a “Copa del Rey”, a 10 de Novembro (ver aqui) e foi contratado a custo zero. Diz-se que será apresentado este domingo.

Estive esta semana a tentar conhecer este nosso novo jogador e tenho que confessar que não estou tão entusiasmado como pensava que iria estar. Talvez as expectativas que tinha criado também fossem demasiado elevadas, até pelas referências que me fizeram.

É um bom jogador mas é diferente daquilo que esperava encontrar. Para melhor me exprimir, começo por falar no conjunto orientado por Luís Enrique. Tal como a equipa irmã, praticam os mesmos princípios de jogo e com o mesmo sistema, dando preferência a uma construção de jogo paciente, num estilo de passe curto. Gostam de jogar em posse, procurando trocar a bola através do sector defensivo e do meio campo. O jogador que mais sobe pelo lado esquerdo e que transporta a bola pelo flanco é o Abraham, que percorre todo o corredor, enquanto o Nolito procura-se movimentar nas costas dos defesas e próximo da grande área. Tem um bom instinto para o golo e gosta de realizar diagonais para conseguir o remate.

Ora, onde eu quero chegar é que, se a nossa táctica fosse semelhante à do porto, eu estaria mais descansado, pois o futebol do Nolito estava trabalhado para tal. Este parece-me ser mais um avançado móvel, do que um extremo que gosta de transportar a bola pelo corredor, de tabelar e chegar à linha para cruzar. Além disso, apesar de parecer ser um jogador agressivo e que pensa primeiro na equipa, não faz da aceleração a sua principal arma. Tal como o Gaitán, é um jogador que embalado provoca desequilíbrios ofensivos mas que não está habituado a estes terrenos.

Se me perguntarem se o considero um bom jogador, digo que sim, é. Mas eu gosto que se coloque os jogadores nas posições certas e não de os adaptar à táctica. Tal como o Nico e o Salvio, penso que o Nolito poderá precisar de algum tempo para assimilar nossos processos, para incutir novos princípios tácticos, no seu jogo. Princípios esses diferentes daquilo que ele tem trabalhado até hoje. Eu acredito que dará num bom médio esquerdo (ou direito) até porque gosto da forma como parte para cima dos defesas, naquele jeito meio desengonçado, mas também acho que precisa de algum tempo e de treino. Ou seja, na minha perspectiva, não era este o perfil do jogador a procurar. E é esta política de contratações descabida que tanto critico. O Benfica precisava de um médio esquerdo ao estilo do Guardado (o Corunha até desceu de divisão), precisava de jogadores já ambientados a processos semelhantes.

Existem carradas de bons jogadores, mas temos que saber comprar aqueles que vêm ajudar a equipa a ser ainda melhor, ou seja, aqueles que, através das suas características conseguem criar mais condições para que apareçam outros jogadores e para que o conjunto – parte mais importante do futebol – assim funcione como tal. É que, com o Nolito e Gaitán nas alas, depois não se venha dizer que o Cardozo não marca golos, ora.

Estilos diferentes, Nolito já para titular só faz sentido, caso estejamos a pensar alterar o sistema táctico para uma espécie de 4-3-3 ou 4-2-1-3, com extremos trocados e que façam diagonais para procurar o golo. Desta forma, já entenderia a saída do Cardozo, pois precisávamos de um avançado mais móvel, até porque os cruzamentos não iriam ocorrer com tanta frequência. Será esse o caso? Até agora, não me parece.

E não esquecer que precisamos da equipa a funcionar o quanto antes, que vamos perder alguns jogadores por causa da Copa América e que disputamos o acesso à Champions League.

Mas, uma vez mais, o Jesus precisará de tempo para colocar a máquina a trabalhar. Vamos esperar que depois não seja demasiado tarde, tal como aconteceu este ano, quando 19 vitórias consecutivas não foram suficientes para abanar um porto já campeão desde Setembro.

No entanto, quando estiver adaptado, pelo seu estilo e pelo seu instinto para o golo, também tenho a convicção que será menino para nos levantar muitas vezes do sofá/bancada/cadeira, para gritarmos golo, relembrando um pouco as fantásticas diagonais do Simão Sabrosa. Saudades.

Veredicto: Apesar de tudo e pela qualidade do jogador, aprovado.

19 comentários:

Anónimo disse...

Até concordo que este jogador possa precisar de tempo para assimilar os processos de equipa. Mas neste caso o titular será Gaitán e Nolito terá tempo para se adaptar. Ainda assim será uma adaptação mais rápida porque já está habituado à velocidade de jogo europeia. Por exemplo no caso de Gaitan isso não aconteceu. Pelo menos nesta posição penso que teremos 2 alternativas válidas. É quase apenas isso que falta ao Benfica da época passada. Alternativas aos titulares em algumas posições. Para além disso o que faltava era um médio box-to-box que pudesse jogar ao lado de Javi em jogos mais complicados. Com ruben recuperado e Matic também penso que estamos bem servidos. Quanto ao resto e mais importante é manter os melhores. É ai que quanto a mim está o grande problema da próxima época porque não acredito que Fábio e pelo menos mais um jogador fiquem.

Carlos disse...

mas o que vem a ser isto ?

O Botafogo oficializou a contratação de Elkeson ao Vitória, da Bahia. O presidente do clube carioca já tinha anunciado o médio como reforço, mas havia interesse do Fluminense, pelo que o acordo só foi anunciado nesta quarta-feira.

O Benfica foi associado ao negócio, como detentor de metade do passe, algo que foi confirmado por dirigentes brasileiros. No entanto, fonte das «águias» rejeitou qualquer ligação actual ao jogador.

Ainda assim, no Brasil, a comunicação social insiste no nome dos encarnados. O Lancenet escreve mesmo que o Benfica vai receber 2,5 milhões de reais, ou seja, pouco mais de um milhão de euros.

indira disse...

se fosses olheiro do clube estaríamos tds mt mal servidos,pois deixarias escapar os melhores jogadores.
Um olho na águia n chega,tens d utilizar os 2.

Mindfuck disse...

Concordo em tudo o que dizes. Nolito é um jogador perfeito no 433/4231. Mas JJ não mudará o seu estilo de jogo. Burro velho não aprende línguas, sem conotação ofensiva.

TheConQueR disse...

Basta dizer, qual a diferença entre nolito e Salvio? Salvio cruza muito na linha? Nao o vi fazer muitas vezes isso...

sabios7 disse...

jogadores bons para quê !
para estarem no estaleiro ou serem castigados pela liga azul!.

ou terem entradas como teve o salvio e quem ficou a perder, quem foi !
pois era isto que o S.L.Benfica NESSA altura vinha pedir explicações a FIFA e a UEFA como e assim vale partir tudo que seja do BENFICA não....

O polvo azul continua e a justiça vê mas não pune e tudo farinha do mesmo saco azul ....

A justiça em portugal esta pior que nas africas ....

John Wakefield disse...

O Guardado, ao contrário do que muita gente possa pensar, seria um reforço cirúrgico...
Ora vejam:

1- Gaitán pode ir para 10 caso Aimar saia.

2- Fernandez está de saída por empréstimo.

3- Peixoto não é extremo.

4- Coentrão pode desempenhar a ala esquerda mas também está de saída por venda.

5- Desconheço Nolito mas pelo que tenho lido na comunicação social, é extremo (actuava mais no lado direito). Todavia com este bom post do Edu, fico a saber que até poderá ser um avançado móvel. Logo nas 3 posições que poderá desempenhar, a de extremo esquerdo será a menos natural. E continuo a considerar o valor do jogador como uma incógnita...

6- Urreta é uma boa alternativa mas de segunda linha. Não foi feliz no seu empréstimo ao Deportivo da Corunha na época passada. Não creio que esteja ao nível desejado para ser titular indiscutivel no Benfica.

Se o Benfica reforçar devidamente as posições de médio direito e de médio esquerdo, vai crescer muito em termos de qualidade de jogo, bastando para isso o surgimento a breve prazo dos esperados automatismos.
O reforço da defesa e do ataque dependerá sobretudo das saídas que possam ocorrer.

Fly 13 disse...

Perfeita descrição das características do Nolito.
Não é um extremo à antiga,daqueles colados à linha,de cruzamento no pensamento... O Nolito é um jogador que procura espaços interiores,muito forte nas diagonais e no remate.
É um jogador que se entrega ao jogo,não se esconde dele,muito forte fisicamente.
Peca bastante no ultimo passe,algo que ainda tem muito a evoluir.
Em suma... acho-o um bom jogador,com muito potencial, mas uma incógnita devido ao sistema que usamos.
Parabéns Edu pela excelente análise.

JNF disse...

Carlos(1), indira(2) e TheConquer(3):

1 - Eskelson, ou lá o que é, é mais um Halliche, um jogador que foi do Benfica e que nunca vestiu a nossa camisola porque andou de empréstimo em empréstimo.

2 - excelente comentário, cheio de interesse. Não há mais disparates para dizer? É que no final desta época aposto que nos vamos lembrar deste triste comentário e rir a bom rir.

3 - A diferença é que Salvio é muito melhor que Nolito.

Edu disse...

Caro João Oiveira, embora considere ser um pouco prematuro percebermos o tipo de sistema táctico que iremos ter para a próxima época, a verdade é que dificilmente acredito em grandes mudanças, logo concordo que Nolito dispute o lugar com o Nico.
Mas repara, o Nico muito provavelmente estará na copa américa e o Nolito poderá ser o titular no apuramento para a champions.
Espero que não me interpretem mal, eu acredito no valor deste jogador. Apenas estou a observar de acordo com o nosso estilo de jogo e a nossa táctica actual.

Carlos, já reparei que o JNF já te respondeu à tua questão. Um grande abraço.

TheConQueR e João Vaz, vamos ver. Ainda é prematuro falar nisso ou compará-lo ao Salvio. Também seria injusto para com o jogador.

John Wakefield, se calhar não me expliquei bem quando falei em avançado móvel, se calhar deveria ter dito um avançado esquerdo. A diferença é que, enquanto um médio esquerdo normalmente procura ganhar a linha e dar profundidade ao corredor, para cruzar, o Nolito está habituado a outras características, a outro estilo de jogo. Este, por também jogar mais próximo do bico da área, do lado esquerdo, procura por diagonais ou por movimentações que lhe permitam aparecer para chutar.
E para ser médio esquerdo, na nossa táctica habitual, terá que modificar alguns aspectos tácticos do jogo, como aconteceu com o Gaitán e com o Savio. Mas como disse e bem o user João Oiveira, este processo até poderá ser mais rápido pelo simples facto do jogador estar mais habituado ao estilo de jogo europeu, é verdade.
Quanto ao Guardado, o quanto gostaria de o ver na nossa táctica habitual.

Na mouche, caro Fly 13, penso que estamos em sintonia e compreendeu o alcance das minhas palavras. Subscrevo também as suas e esperemos que o Nolito seja muito feliz no Benfica.

JNF, o rapaz até tem pormenores semelhantes ao Simão, fiz questão de acabar assim o post. Gosto do seu estilo e acho que também vais gostar. Tem talento mas precisa de ser um pouco lapidado, primeiro.

Um grande abraço a todos :)

indira disse...

Tudo bem!Estarei cá para te o lembrar.

Far(away) disse...

Uma boa análise. No entanto não estou tão preocupado com o facto de Nolito ter de adaptar-se a jogar mais recuado no sistema de JJ. Penso que não será grande problema pois ele tem as características ideais para o fazer. Vejo aqui o novo Simão, um jogador que olhos na baliza, que parte para cima do adversário, que ora procura a linha, ora flecte para dentro. Em suma um bom reforço.

Edu disse...

Ahahahah A parte do Simão, como podes ver, já me adiantei, caro Far.

Mas é mesmo verdade. A forma como procura pelas diagonais, o instinto virado para o remate, com o pé direito, do lado esquerdo, faz lembrar o nosso ex-20.

Quando à questão de jogar mais recuado, já disse o que tinha a dizer. Oxalá que sim

Abraço

Far(away) disse...

Não te adiantaste nada, que já o digo há meses largos (agora colocava aqui o boneco com a língua de fora, mas não dá, hehehe)

Marco Morais disse...

Alguém do Record deve ler o Eterno Benfica.

http://www.record.xl.pt/capas/default.aspx

Um abraço e continuem o bom trabalho

John Wakefied disse...

Edu, então o Nolito será um jogador que procura actuar mais no interior enquanto o outro jogador - Abraham (tb do Barcelona B) é que faz a ala esquerda com profundidade, indo bastantes vezes à linha e cruzando.
Pois agora percebo - Nolito é mais talhado para o 4-3-3 e não para o 4-4-2 (losango).
Isto reforça ainda mais a necessidade de avançar por Guardado, esse sim faz o corredor esquerdo com profundidade.

Alexandre disse...

Caro Edu,

Como já referi, a propósito de um texto do Far(away), gosto muito deste tipo de posts. É uma análise independente da imprensa, que pensa futebol, que pensa os jogadores, que faz uma análise crítica para ser debatida e não recados ou histerias por vir este e não vir aquele. Excelente!

No entanto, ficou-me a saber a pouco. É que acabaste por falar pouco no Nolito e mais no perfil de contratações em função do sistema táctico. Tudo interessante, diga-se, mas pouco Nolito.

Sobre o jogador, não conheço. Mas não me preocupa que ele se tenha que adaptar. Primeiro, porque esse é um aspecto que o Jesus tem sido eficaz. A qualidade posicional, defensiva e de jogo sem bola do Nico e do Sálvio (e antes do Di) é completamente diferente. Depois, porque acho que temos um bom sistema táctico base - ofensivo, atractivo e com capacidade defensiva. Nos clubes que têm uma identidade forte em termos tácticos, é normal que quem chega tenha sempre que se adaptar. Claro que há casos em que não corre tão bem (Éder Luís), mas prefiro ter identidade.

Ainda assim, acho que a questão das pré-eliminatórias da Champions é muito pertinente. Mas penso que o Nolito não é quem deve carregar esse peso sozinho. Há que solucionar a posição titular da direita, há que pensar se queremos ou não mais um ala e há que contar com os regressos do Rúben Amorim e do Urreta.

Saudações,
Alexandre

Anónimo disse...

Não se adequa ao sistema táctico do Jesus. Se se mudar para 4-3-3 então pergunto-me pela razão de terem contratado o Bruno César que não tem velocidade para extremo (maior problema do Gaitan e pelo menos um dos extremos tem que ter bastante velocidade)

Anónimo disse...

o JJ é que pensa que pode adaptar todos os jogadores como fez com o coentrao e depois dá asneira como foi esta epoca que acabou.
contratar jogadores daquela posiçao que se deseja e nao jogadores que podem fazer ou ser adaptados aquela posiçao. um dos erros foi este, sao jogadores que podem jogar em varias posiçoes mas no fim nao jogam bem em nenhuma.
jogadores com as caracteristicas para a posiçao e nao adaptaçoes, é facil.