sexta-feira, 27 de maio de 2011

Roberto é isto:

Inconstância. Não há palavra mais adequada para descrever Roberto. Primeiro, uma grande defesa, daquelas que fazem levantar um estádio e aplaudir o jogador. Depois, um grande frango, com penas e tudo, que entra no galinheiro. Roberto tem vivido nesta dicotomia durante a sua passagem pelo Benfica. As defesas brilhantes a remates de Baba, Elderson ou Lisandro Lopez contrastam com os lances em falso protagonizados com Orlando Sá, Guarín ou Hugo Viana. Numa posição onde é necessária frieza e discernimento mental para enfrentar os maus momentos, temos um jogadores sem a mínima capacidade para resistir à pressão, como o provam os frangos ou lances em que é mal batido, nomeadamente em jogos com adversários mais complicados: Porto (duas vezes), Sporting, Braga (duas vezes), Lyon e PSV, assim de cabeça.

Numa posição onde ser quer tranquilidade, temos uma bomba-relógio. Para mim a situação é bem clara e vem reforçar aquilo que disse no dia em que o espanhol chegou para vir defender as redes do Benfica: não é guarda-redes para o Benfica nem vale aquilo que se pagou por ele. Um guarda-redes deve ser mais avaliado pelos golos que consente e não tanto pelas defesas que consegue, que abundam em vídeos na internet até mesmo para guarda-redes medianos ou fracos. Por mim, tem guia de marcha.

20 comentários:

Far(away) disse...

Emprestem-no, já que vender será difícil.

Anónimo disse...

tudo isso e verdade, mas foi minado asism que fez um erro na pre-temporada. minado.

a 12 de julho houve um avencado que fez um artigo a dizer que ele era o problema e nao a solucao.

e isto para um rapaz de 23 anos que nunca tinha jogado num clube como o benfica e duro.

ainda assim, digo-te que foram mais as bolas impossiveis que apanhou e que o quim nao apanhava que os frangos.

agora esta queimado. ou vendemos, e nao consegues mais que uns 3 milhoes por ele, ou o emprestamos um ano a um clube espanhol para se revalorizar, porque la nao tem avencados na queima.

veremos quando comecam os avencados a atacar o arthur.

JediVermelho disse...

Lembras-te do Enke num jogo com o Dínamode Bucareste? Deu um frango e seguiu o jogo e os jogos subsequentes como se nada tivesse acontecido! Isso sim, é que deve ser um gr...

JNF disse...

Emprestar é o pior para o Benfica: ou ele se valoriza lá fora e quer ficar nesse sítio, porque não guardou boas recordações do Benfica, ou ainda desvaloriza mais e acabamos por vendê-lo ao preço da uva mijona. Por mim, vendia-se já.

Dizer que a culpa é dos jornalistas, dos adeptos, etc é uma tolice, com o devido respeito. Ou tem qualidade ou não tem, ou sabe ou não sabe e Roberto provou durante este ano que não sabe.

Anónimo disse...

Estou de acordo com o Anónimo da 15,47.
A imprensa queimou o Roberto, com o amen de alguns adeptos (burros) benfiquistas...

GM disse...

O Roberto nunca defrontou o Lisandro Lopez.

O Roberto falhou em momentos importantes e esteve bem noutros. O saldo foi negativo, e por conseguinte, é natural que se considere que o seu passe foi elevadíssimo.

Acho que Roberto teria um registo bem superior se trabalhasse com um treinador de gabarito.

red lamp disse...

ALGUEM MOSTRE ESTA FOTO DO JEJUS À DIREÇÃO E PONHAM O GAJO PRA FORA DO BENFICA:

http://4.bp.blogspot.com/-tqWLSg44ebQ/Ta-Bj56O-FI/AAAAAAAAAuI/oq9hV_f44N8/s1600/z9dsp.jpg

Ricardo disse...

Esta conversa de que Roberto foi minado, de que se não fossem os 7 anões a dizer mal dele ele tinha feito uma época excelente, é, desculpem o termo, parvo. E ignorante.

Um jogador ou tem qualidade ou não tem. Ou tem estofo ou não tem. Quem defende questões psicológicas do Roberto para justificar a época miserável que fez, das duas uma: ou é cego e completamente submisso a quem manda no Benfica e portanto tem de defender seja de que maneira for as acções dos dirigentes e treinador ou vive numa realidade alternativa em que os do Benfica são todos bons e está toda a gente contra nós e a culpa é dos outros e nós, se não fosse o Mundo acabar daqui a uma semana, seriamos campeões do Mundo. O problema disto? É que prejudicam o Benfica. Se a avaliação tivesse sido feita logo na altura - aliás, nem devia ter sido comprado, mas enfim.. - em que chegou, com a imediata substituição por Júlio César ou mesmo Moreira (qualquer um é mais seguro que o espanhol), o Benfica tinha feito uma época melhor. Não sabemos se teria chegado para vencer mais coisas mas sabemos que teria sido bem mais segura. Porque a questão do GR não é só a questão do GR. Uma defesa, uma equipa!, que sente pouca confiança no jogador que defende as redes da própria equipa, é uma defesa, uma equipa, muito mais insegura. E isso influi na prestação tanto individual quanto colectiva. A forma como o Benfica este ano não exerceu em muitos momentos do jogo uma pressão mais alta e compacta deveu-se muito às hesitações naturais dos defesas que não esperavam da parte de Roberto a compreensão do modelo. Mais: as bolas paradas. Claramente mexeram com a forma fantástica como, no ano anterior, a equipa as defendia. Porque reconhecia ao Quim a sabedoria de entrar a varrer se assim o tivesse de fazer. O Roberto não, vai não vai, fica a meio caminho, sai e não acerta na bola, uma tremideira constante.

Não dá. É pena que muitos só agora o vejam mas pelo menos que o vejam agora e não insistam mais neste autêntico negócio desastroso.

E, sim, não me venham com conversas de merda de que falamos muito no valor por que foi comprado. 8,5 milhões de euros? Mas estão a brincar com quem? Que merda de negócio é este? Alguém achou que o Roberto valia um valor despropositado deste? Mesmo que o homem foss emuito bom, teria sido um exagero. Assim, foi desastroso, foi ruinoso, foi uma vergonha. E, digo-vos, não me espanta absolutamente nada que apareçam notícias sobre este negócio. Não digo estas de ontem e hoje, digo no futuro. Só percebo este negócio à luz de alguém ter arrecadado uns milhões por debaixo dos panos. É que nem o Vieira é tão tapado para achar que o Roberto vale 8,5 milhões de euros.

Defendam o Benfica, caralho. Não defendam interesses próprios ou ilusões parvas ou conspirações demenciais. Coitadinho do Roberto? Coitadinho é de mim, foda-se.

saviolz. disse...

Disseste tudo. Tem defesas que nunca vi um guarda-redes fazer, mas depois também tens erros que nem um iniciado teria.

http://benficaanossapaixao.blogspot.com/ troca de links?

Baresi disse...

O Roberto fez esta época umas 10 defesas que mais nenhum guarda-redes em Portugal tem qualidade para as fazer.
O homem já estava queimado desde o primeiro dia, mas é claro que ele não tem culpa do valor que pagaram por ele.
Como bons portugueses, fomos atrás da máquina de massacrar o Benfica que está bem montada e oleada que dá pelo nome de grupo COFINA, que nos ultimos dias nos tem brindado com mais meia-duzia de pérolas.

O Roberto fez 41 jogos oficiais esta época, falhou no 3º jogo contra o Nacional, ao 11º com o Lyon, e só voltou a ficar mal na fotografia 23 jogos depois, contra o Braga (no jogo em que ele faz uma defesa monstruosa á queima roupa).

Todos os guarda-redes falharam, Helton deu uns 2 ou 3 frangos que me lembre de cabeça, Artur também teve jogos que falhou... mas foram protegidos...

Roberto teve sempre que lutar contra as suas falhas, e contra os 8.5M€ que tinha ás costas. E como nós para queimar jogadores somos uma máquina...

Só espero que seja qual for o guarda-redes que esteja na próxima época como titular na nossa equipa, espero bem que tenha á sua frente um conjunto de jogadores QUE QUEIRAM JOGAR Á BOLA E SE FAÇAM AOS LANCES.

Que não fiquem parados como o JArdel, Airtons, Sidneis, CArdozos, etc costumam ficar!

JESUS, este ensinamento é para ti e vai á borla:

ZONA MISTA CARALHO!!!

belgrado disse...

VAMOS ABRIR OS OLHOS E CORRER COM JEJUS:
http://4.bp.blogspot.com/-tqWLSg44ebQ/Ta-Bj56O-FI/AAAAAAAAAuI/oq9hV_f44N8/s1600/z9dsp.jpg

JD disse...

Ok, mas e achas q não pode ser ensinado?

Algumas das falhas prendem-se com as saida, e isso pode ser corrijido, nao?

Qto aos frangos propriamente ditos, acho q é fruto da intranquilidade q lhe provocaram desde o principio. Eu não me esqueço das casas e dos erros q o David Luiz e o resto da equipa cometeram defensivamente logo na pré-época.

Parece-me demasiado dinheiro para nao se tentar recuperar o jogador, até pq depois do q aconteceu duvido q alguem pague o q quer se seja q nos minimize o prejuizo.

JNF disse...

GM(1), Rearviewmirror(2) e JD(3):

1 - http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1359101

2 - Isso não é assim, falhou muitas vezes mais. Exemplos: cabeceamento do Vandinho a meio da baliza, saída em falso com o Postiga, frango em lance com Guarín, mete uma bola para dentro da baliza na Supertaça e podia ficar aqui uma tarde inteira a relembrar uma época traumática.

3 - O Moreira também tem inúmeros pontos fracos e não é com ensino que se corrige. Roberto reage lentamente demasiadas vezes, isso é uma das coisas mais difíceis de ultrapassar.

Mindfuck disse...

8,5M valia o Asenjo.

Olho Gordo disse...

Já o disse e continuo a dizer, Roberto é um grande Guarda-Redes e com capacidade para ser muito melhor.

Para todos os que dizem que ou se tem capacidade ou não se tem, só vos digo o seguinte. O Ronaldo só foi o melhor marcador do Campeonato Espanhol, o Pichihi, porque treina os seus "tomahawks" insessantemente. O homem treina e treina e treina até aquilo sair na perfeição. Querem mais? Há um gajo careca no Youtube que ensina a bater a bola à Beckham, à Ronaldo, etc... virtualmente ensina a chutar. Será um pre-destinado? Tão pouco. É capaz de ter jeito para a coisa, mas estão ali muitas horas de treino. O Roberto tem 23 anos. 23! Os Guarda-Redes atingem o auge do seu potencial entre os 28 e os 32. Será que são maldosos ou pura e simplesmente não querem ver? Se calhar vendiam-no ao Porto? Isso é que era... vê-lo crescer como jogador e depois era "Ah e tal! No Benfica não era assim."

Concordo com a manutenção no plantel a rodar em jogos das Taças ou mesmo emprestá-lo para Espanha. Agora vendê-lo? Nunca!

Acredito nele e no seu potencial. E faço-o porque amo o Benfica.

Admito que houve alturas em que não acreditei que o Coentrão não tinha qualidade para vencer no Benfica, mas que brilhava no Rio Ave e Nacional. Agora reconheço o meu erro. Mas nunca lhe nutri o ódio e o desprezo que as pessoas demonstram pelo Roberto.

Saudações!

Carlos F. disse...

Inconsistência e a palavra que espalha o percurso do Roberto.
Se debaixo dos postes Roberto é um Ás, nas saidas é claramente um Duque... Resolveu um par de jogos e prejudicou-nos tambem um par de jogos mas sempre em momentos crucias da epoca, sempre que Roberto dava um frango acabavamos por perder pontos, ja Quim quando dava um frango ja estavamos-mos a ganhar por 3 de diferença.

Esperemos que o Artur traga tranquilidade á baliza encarnada.

Saudações Gloriosas

Concordo completamente. O Fabio precipitou-se duas vezes ao dizer que gostaria de ir para o Real Madrid e no dia em que disse que assinava um contrato vitalicio, mas não nos podemos esquecer que esta epoca praticamente levou-nos as costas e como o S.L. Benfica financeiramente nao tem o poder do Real Madrid não o vamos conseguir segurar, pode ser que volte um dia...

Saudações Gloriosas

http://lusitanoencarnado.blogspot.com/

John Wakefield disse...

Não é uma decisão tão fácil como se pensa. Roberto esteve bem melhor do que a CS tenta fazer passar.
Se no campeonato, a sua contribuição acaba por resultar nula, se compararmos os pontos que deu e tirou ao Benfica, nas competições europeias, os resultados são distintos. Decisivo na França contra o Lyon (senão eramos goleados), na Alemanha com o Estugarda (fez 2 ou 3 grandes defesas), na França com o PSG e na Holanda com o PSV evita o 3-0 após uma asneirada de Maxi.
Falhou no jogo em casa com o Lyon e o PSV, mas foram erros sem consequência.

Mas é óbvio que o Benfica precisa mais do que um Roberto.
Precisamos de um gr que saiba aguentar com a pressão fulminante da CS. Tem que ser alguém muito forte psicologicamente porque os jornaleiros aqui não perdoam o mínimo erro.
E claro Roberto saiu muito caro e, compreendo a decisão dos dirigentes, se não desejarem continuar a alimentar este investimento...

Águia Preocupada disse...

Fruto de muitas contigências, Roberto mostrou não estar à altura dos pergaminhos do nosso clube. Pela sua (fraca) qualidade e pela fragilidade que provocou na defesa. Lembro-me de um jogo na Luz em que Luisão jogoutodo o tempo de lado no campo, para poder estar com um olho no Roberto e outro no meio campo adversário!
Assim não dá mesmo!
Por mim era vendido, pois mesmo que "cresça" quando voltar vai ter que viver com o estigma... e se tiver o azar de dar um franguito... então é que ninguém controla a situação!

GM disse...

O Roberto defrontou o Lisandro Lopez na Champions. Ok, ok. Passou-me completamente.

Anónimo disse...

Estranhamente, ou talvez não, há mais adeptos a defender o Roberto do que eu pensava. Concordo, de uma forma geral com o que eles disseram, mas, independentemente de tudo o mais, foi um jogador demasiado caro e isso pesou muito no seu rendimento. Tal facto levou a que a imprensa não perdoasse qualquer erro que cometeu e isso tornou-se numa autêntica avalanche. Lamento é que muitos adeptos tenham ido nessa conversa e tenham contribuído para adensar essas críticas. O jogador deveria ter sido protegido pela estrutura dirigente e ter o apoio incondicional dos adeptos. Todos os guarda-redes dão frangos. Alguém se lembra do saudoso Costa Pereira? Até ele deu frangos! E para quem tem memória mais recente, o próprio Michel Preud'homme. O Júlio César, no último jogo da Liga também teve dois erros: no segundo golo (do meu ponto de vista estava mal colocado) e no terceiro, falhou redondamente a saída ao centro. Roberto é ainda muito novo para um guarda redes. Tem muito que aprender e que amadurecer. Empréstimo é para mim a melhor situação dado o potencial que ele tem de crescimento. Não concordo minimamente com a política de comprar jogadores num ano e no seguinte correr com eles todos. Vou dar o exemplo do que se passa com o nosso principal adversário que protege os seus jogadores até ao limite. Guarin era um jogador a abater no ano passado e este ano foi considerado dos melhores jogadores. Mesmo que não gostemos, temos de copiar o que de melhor os outros fazem. Temos de proteger, valorizar e apoiar os nossos jogadores. Sempre!
MM