segunda-feira, 6 de junho de 2011

3 sugestões para a lateral esquerda!


É quase certa  saída de Coentrão, e por isso mesmo o Benfica precisa encontrar no mercado uma solução que faça com que a saída do caxineiro seja bem colmatada. Não será fácil, pois estamos a falar de um dos melhores laterais esquerdos do mundo, mas se existir critério e competência, é possível substituí-lo com sucesso. Deixo aqui 3 soluções, sem ordem de preferência, que na minha opinião, poderiam constituir reais mais valias no plantel do Benfica:

Cristian Ansaldi, 24 anos - Rubin Kazan

 

 Ansaldi é um lateral argentino que prima pea sobriedade com que defende, não deixando de ser acutilante no apoio ao ataque. Jogador polivalente, tem a vantagem de poder jogar nas duas faixas se necessário for, sendo que pode também desempenhar ocasionalmente o papel de médio mais interior. Seria uma contratação segura, com pouca margem de risco, mas não é propriamente um jogador barato. Ronda os 8/9 Milhões de euros, e era dinheiro bem aplicado.

Nacho Monreal, 25 anos - Osasuna


Monreal, é um produto das escolas do Osasuna e um dos melhores laterais da La Liga, estando inclusive sempre na calha para ser convocado à sua selecção. Aguerrido a defender, é um lateral que enche o olho pela forma como se posiciona no seu flanco, muito inteligente na marcação e com capacidade para ir à linha de fundo e sacar bons cruzamentos. O seu preço no mercado, não anda longe do preço de Ansaldi e justificaria igualmente tal investimento.

José Ángel, 21 anos -Sporting Gijón


Ultimamente conotado ao Barcelona, Angél é um jovem lateral que despontou no Gigón. Devido a esse interesse, o seu preço deve estar ligeiramente inflaccionado, mas o Sporting é um clube que precisa de encaixes financeiros, pois a sua situação económica não é famosa. José Angél é um jogador que mostra ter capacidade para se impor num clube de outra grandeza, fruto da sua anormal maturidade, o que faz com seja um lateral muito certinho na hora de defender. Não se inibe de atacar quando tem de ser e fá-lo com critério. Estará presente no Europeu de Sub-21 pela Espanha. Roberto Canella seu colega de equipa, também podia ser uma solução interessante.

Uma nota para o possível negócio que o Benfica pode fazer por Coentrão, 25 Milhões mais Garay. Tenho que dizer, que sempre fui contra a venda do Fábio, e aqui já o manifestei, mas um negócio nesses moldes não seria na minha opinião um mau negócio. Garay é um bom central, pessoalmente preferia atacar o Dedé do Vasco, mas ainda assim, não seria de todo uma má opção. O que acham?

P.S. Mais logo, Olho na Águia (Nemanja Matić).

24 comentários:

Ricardo disse...

Dos 3, o que melhor conheço é o Ansaldi e o que acho a melhor solução. Com este, mesmo gastando os tais 8, 9 milhões, o Benfica faria uma opção com muito pouco risco e de grande qualidade.

O Nacho vi pouco. Do que vi, pareceu-me ter qualidades mas pouco assertivo em termos ofensivos - e isto talvez seja injusto, porque depois de termos Coentrão vamos ter sempre um critério em relação ao jogo ofensivo do lateral-esquerdo muito acima da média.

O Ángel conheço melhor, mesmo que não o suficiente. Acho que sim, é bom, tem uma margem de progressão enorme mas eu preferia um jogador com mais experiência e mais rodagem ao mais alto nível.

Acho o negócio que hoje aparece (25+Garay) bastante bom. Mas tenho as minhas dúvidas que, de facto, se concretize. Se acontecer, será uma das raras vezes em que o Presidente fez valer os valores que tem. Mesmo mentindo, mas isso já não é novidade para ninguém.

John Wakefield disse...

São 3 bons nomes (embora em relação ao último, acho que seja ainda demasiado verde).

A esses 3 possibilidades, eu acrescentava mais uma:

Oscar Wendt (lateral esquerdo do Copenhaga - viria sempre a custo zero, fez uma excelente Champions)

Anónimo disse...

Se o negócio for 25M+Garay, acaba por ser bom (ótimo seria não haver negócio...) Estaria-se a avaliar o Garay em 5M. Parece bom. O Matic, também foi avaliado em 5M e aqui acho 1 exagero.

Quanto ao substituto, podia-se tentar o empréstimo do Maxwel, do Barça ou Bridge, do City. De qualquer maneira, o Carol parece-me o bom jogador e com jogos em cima pode agarrar o lugar.

GNR

Anónimo disse...

Acho um bom negocio o do Fabio, mas continuo a dizer que precisamos de mais um Central, ideal era ir buscar o Dede tambem ou o Toloi. Ficaríamos seguros nessas duas posições para a época toda.

Anónimo disse...

penso que o melhor lateral esquerdo que o Benfica poderá contratar será o Ansaldi... até porque o Rubin Kazan quer o Carlos Martins e isso poderia facilitar o negócio do Ansaldi... o Ansaldi custa entre 8/9 milhoes mas com o Carlos Martins no negócio poderia custar uns 4/5 milhões... não sei se o Dédé será grande reforço e se fosse davamos o eder luis e o felipe bastos mais algum dinheiro pelo Dédé e pronto! o sidnei tb era mt bom e dps viu-se o que se viu!

Obscure disse...

E o saí Coentrão, entra Guardado?

Bobe disse...

um desafio q t coloco, uma vez que conheces esses jogadores é destacares as principais diferenças destes para o Coentrão :)

Rui disse...

até que enfim vejo alguém preocupado com a posição mais carenciada deste novo Benfica versão 2011/12.

é que vamos perder um dos melhores do Mundo e temos as brilhantes alternativas Peixoto, Carole ou Shaffer.

anda tudo preocupados com avançados, extremos e defesas centrais e depois do que realmente faz falta ninguém quer saber.

Anónimo disse...

o ideal era contratar 2, o ansaldi e o monreal e fechava se logo aí a lateral.
o guardado é um grande reforço para o Enorme e se conseguirem o enzo perez esqueçam o salvio que nao faz falta nenhuma.
quanto ao negocio do coentrao, acho um grande negocio, 25 milhoes e ainda garay que faz falta junto do luisao.
mas mesmo assim o dede deveria ser contratado e saía o jardel, ficando com 4 grandes centrais luisao, garay, dede e miguel victor, podendo ate em casos extremos ter a opçao roderick e leo kanu na calha.

kramxel² disse...

Estás assim tão seguro do valor do Garay?

Eu ainda tenho muitas reticências...

Filipe Freitas disse...

Gostei da recomendação e a esses três juntava o colega de José Angel, o Canella. Todos excelentes soluções para a lateral esquerda. A que mais me agrada é sem dúvida José Angel que com 18 anos já me impressionava a forma madura com que atacava e defendia.

Quanto ao problema "central" condordo contigo a minha escolha recai no Dédé, que para mim é central para fazer carreira na canarinha, mas Garay não seria mau de todo.

Anónimo disse...

Não gostava do Garay no Santander, no Real oscilou bastante a época passada e nesta nunca se impôs - está num nível próximo do Albiol e isso não é animador para um clube que teima em não apostar na prata da casa - o central português mais promissor (Miguel Vítor) vai estar novamente tapado!
Vender o Coentrão por um valor a rondar os 25 milhões é um bom negócio, mas o clube esquece-se que na próxima época a selecção muito provavelmente estará no Europeu e acredito que nessa altura houvesse algum clube a chegar a oferecer uma proposta a rondar os 30m€. A prova está é que no mercado europeu há poucos jogadores velozes, fortes no um para um e a oferecer profundidade, golos e assistências como o Coentrão. O Marcelo do Real e o Bale do Tottenham são os únicos a este nível...
O Slb vende o seu melhor jogador e o único capaz de fazer esquecer o Di Maria - infelizmente nunca houve sagacidade para perceber isso. Bastava contratar um bom jogador que pudesse actuar a defesa e a extremo esquerdo. A opção por Peixoto, Gaitan, Fernandez e Carole (precisa de rodar) não foram felizes.
O Slb pode encontrar outro jogador seguro para a posição, mas não lhe peçam para fazer de Coentrão, que é o Bruno Teles do Vitória. Ao menos o clube rentabilizava grande parte da venda do Coentrão, coisa que no Ansaldi não acontecia...


"E o saí Coentrão, entra Guardado?"
Guardado é médio interior e dos bons!

Mindfuck disse...

O DE que eu escolheria é o M'Bengué do Toulouse, 22 anos, já passou de potencial a confirmação, é grande jogador. Desses três prefiro o do Gijon.

Quanto ao negócio do Coentrão prefiro 25M + Pedro Léon, e acabávamos com a tentativa de ir buscar o Salvio.
Com isso buscávamos o Dede ao Vasco a custo zero, pois temos 2 jogadores que lhes interessa (Eder Luis e Bastos) e ainda mais alguns que podiam dar uma ajuda (Felipe Menezes e Kardec).

Esta é a minha perspectiva, e penso que seja o melhor caminho, Garay tem um salário maior que qql jogador do nosso plantel, e se fosse bom não era quarto central no Real. Que vá para o Lyon.

Far(away) disse...

Também gosto do Wendt John, podia ser igualmente uma boa opção.

João Bobe, o Coentrão é melhor que qualquer um deles, talvez a nível defensivo o Ansaldi seja aquele que esteja mais próximo a nível de eficácia. De resto neste momento a comparação torna-se quase injusta.

Anónimo disse...

cheira-me que o Matic vai levar veredicto de chumbado...

berbeje

Far(away) disse...

Kramxel o Garay não seria propriamente a minha primeira escolha, mas é um bom jogador.

FilipeF, também mencionei o Canella. Embora prefira o José Angél.

Mentiroso disse...

Ansaldi seria dos três a solução mais consensual para substituir Coentrão. Mas isto não vai lá só com consensos e eu apostaria fortemente na prospecção do mercado francês, ou do espanhol, para encontrar o nosso futuro defesa esquerdo.

Quanto ao pacote Garay + 25 M não deixa de ser atractivo, dependendo em última análise do ordenado do argentino. Ainda assim, em termos de qualidade continuo a preferir o Dedé para parceiro de Luisão.

Anónimo disse...

Não sei qual o Garay que vocês conhecem, mas o que eu conheço é um central desatento e lento. Como diriam os rivais, só pode ser um excelente "melão" para o Slb "-.-

Anónimo disse...

gostava de perguntar ao autor do post o que acha do irmão do Luisão, Alex Silva. É parecido ao Luisão ou puderia complementá lo numa hipotética dupla de centrais e fazer uma dupla forte?
quanto ao lateral esquerdo também sou da opinião que são precisos dois, por isso indicava o Ansaldi e o Monreal, seria uma operação de custo elevado, mas a nivel desportivo era muito bom.

Far(away) disse...

O Alex Silva é um bom central, apesar de na europa ter falhado já por duas vezes. Não acho e respondendo à tua pergunta que podia ser um complemento ao Luisão, são jogadores parecidos, embora Luisão seja melhor do que o seu irmão mais novo.

Anónimo disse...

em relação ao Garay, é ou não um central rápido? já li que sim e também já li que não, qual é o veredicto?
é que o benfica precisa de um central rápido para complementar o Luisão.

Far(away) disse...

O Garay não é um central lento. Não é propriamente o Bolt, mas seria um bom complemento ao Luisão.

Alexandre disse...

Far,

Quanto à questão Garay só posso dizer que gosto muito dele. E gosto dele desde os Jogos Olímpicos quando o vi pela primeira vez. É um central com muita qualidade e dos melhores que o Benfica poderia conseguir no mercado, isto atendendo ao perfil de jogadores que temos ido buscar.

Com o devido respeito, o Alex Silva se tem vindo para o Benfica em vez de ter ido para o Hamburgo teria sido uma boa opção, hoje em dia só o recomenda quem não o vê jogar. Depois da lesão não voltou a ser o mesmo jogador.

Saudações,

Alexandre

PS: A saída do Coentrão é inevitável e compreensível. Acho que não era necessário o Coentrão estar todos os dias a referir isso, mas também não será motivo para ninguém se zangar. Que termine esta novela rapidamente.

Alexandre disse...

Boas,

As minhas desculpas a propósito do Alex Silva. Percebo agora que foi apenas uma pergunta. De qualquer modo, não pretendia ser um ataque. Foi apenas uma análise, até porque o jogador parece ser "boa gente"!

O Nacho não soa completamente a um Del Horno? Ou aqueles laterais sem interesse nenhum que o Lobo tanto gosta? Os tais defesas laterais. Fortes defensivamente e no posicionamento. Em relação a esse fiquei sem nenhum entusiasmo.