quarta-feira, 1 de junho de 2011

Eu bem avisei... #5

Com a saída de Di Maria, o Benfica perdeu não só o seu jogador mais criativo mas também o único elemento do meio-campo da equipa que conseguia dar grande profundidade ao jogo de ataque encarnado. Contratou, para colmatar a saída do argentino, um jogador do país das pampas de seu nome Gaitán, de qualidade inquestionável, é certo, mas cujo estilo de jogo e os terrenos que procura para as jogadas de ataque são muito mais semelhantes aos de Pablo Aimar do que aos de Di Maria.

in Uma questão de profundidade, 4 de Agosto de 2010

O Benfica iniciou a época sem o substituto de Ramires, substituto esse que Vieira prometeu trazer, e passo a citar, "em dois dias". Não veio. Largas horas têm dois dias.

in Elias? Para ontem? Era para Julho..., 4 de Dezembro de 2010

A 4 de Dezembro, ainda antes de se disputar a Supertaça, já se antevia a falta de profundidade dos flancos do SL Benfica. Uma equipa sem asas que tinha perdido o fantasista Di María e que não o tinha substituído convenientemente, pois apesar de Gaitán ser um bom jogador, não é um extremo puro como o compatriota. Existia ainda a promessa por parte da direcção em arranjar um substituto para Ramires em, e passo a citar, "dois dias". Confiámos com o resultado que se viu. Vieira andou a passear pelo Brasil, a sondar jogadores, mas depois de ter gasto 8,5 milhões em Roberto, mais 9 milhões em jogadores que não fariam parte do plantel em 2011 (Fábio Faria, Alípio, Rodrigo e Oblak), não sobrou dinheiro para contratar Wesley, craque brasileiro hoje ao serviço do Werder Bremen, nem Elias, na altura jogador do Timão, hoje no Atlético de Madrid. O Benfica teve a oportunidade e o dinheiro necessários para contratar qualquer um deles, mas desperdiçou ambos. Bravo. Magnífica gestão. Ainda hoje, passado um ano, estou à espera do substituto de Ramires. Eu e Jorge Jesus.

5 comentários:

71460_5/8 disse...

falharam mais as contratações ou os que estavam lá e que todos achavam que iam render o mesmo da época anterior? falo do Ruben (que por azar jogou quase nada) e do Saviola entre outros. é que o Gaitan e o Salvio foram boas apostas!

quanto custaram o Wesley e o Elias?

JNF disse...

10 e 7 milhões, respectivamente.

Todos estiveram pior, obviamente, mas a presença de determinados jogadores potencia o desempenho de outros. estes dois que eu referi poderiam ser os catalisadores do resto da equipa.

RUI RODRIGUES disse...

actualmente parece-me (repito parece-me) que temos "olheiros" a fazer o seu trabalho, ja que os jogadores que foram seguidos/contratados pelo benfica no passado recente tem qualidade, ex.de di maria, gaitan, jara etc mas para muitos outros faltou capacidade de negocial (os dois casos que citou wesley e Elias e ja nem conto com Falcao e James...) e nao me parece que por vezes o problema tenha sido dinheiro...ja que as vendas tem sido "gordas" mas o (re)investimento dessas verbas nao tem sido o melhor...com vendas de 25/30 milhoes, mesmo que o investimento fosse de 50% 12/15 milhoes seriam suficientes para comprar jogadores de qualidade...nao aconteceu com di maria, com ramires, com d.luiz...e nao vai acontecer com f.coentrao...

ps-ah compramos um redes de 8.5M!!

Anónimo disse...

Estou plenamente de acordo com JNF, principalmente com o facto de, no ano passado, durante o defeso, terem sido gastos milhões na contratação de jogadores que foram emprestados ou que não justificaram a sua contratação. Enquanto isso, as vagas deixadas por Di Maria e Ramirez não foram convenientemente preenchidas, deixando a equipa bastante desfalcada. Ainda a meio da época, durante o mês de Janeiro, foram contratados jogadores que não garantiram lugar na equipa, o que não se compreende. Com efeito, Fernandez poucos minutos jogou (parece ter sido uma contratação falhada) e Carole parece ter potencial para ser um bom jogador, mas ainda tem de evoluir muito. Portanto, a equipa não foi reforçada como deve ser. Por isso não admira que não tenham sido alcançados os objectivos que todos os benquistas desejavam. Vejamos se este ano vamos seguir o mesmo caminho.
MM

Anónimo disse...

Bem dito! Estou à espera do substituto do Ramires e do Di Maria (Gaitan, pelas características que tem, é mais substituto de Aimar). A acrescentar a estes dois problemas, temos os outros dois do ataque. Saviola está num nível muito baixo e o Cardozo é ponto forte e ao mesmo tempo o calcanhar de Aquiles do Slb...