sexta-feira, 3 de junho de 2011

Foi um prazer

Todos os ciclos têm um fim e hoje termina mais um. Depois de mais de quatro anos, sendo que desses, três e meio ao serviço do Eterno Benfica, é chegada a altura de me despedir dos relvados da blogosfera. É uma decisão que já está tomada há alguns meses, decisão essa bem ponderada e irreversível até pelo menos ao final do ano. Por uma questão de prioridades, não poderei continuar com o esforço de escrever aqui, quase diariamente, como vinha fazendo. Não se trata de estar cansado dos maus resultados do Benfica ou da penosa época pela qual acabámos de passar, são apenas questões pessoais que têm de ser resolvidas.

Queria agradecer ao Galaad, Sir e Shoky, fundadores deste blog, por me terem escolhido no já longínquo ano de 2007 para fazer parte desta grande equipa que se chama Eterno Benfica. Sem eles, muito dificilmente as minhas ideias e os meus pensamentos estariam aqui escritos, em mais de 1000 posts da minha autoria. Sem o empenho deles em manter o blog activo numa fase embrionária da blogosfera, não era possível que houvesse Eterno Benfica ainda hoje. Naqueles tempos, para atingir as 10 mil visitas, eram necessários quase 10 meses. Para atingir as 65 mil, foram precisos dois anos. E para que tenham noção do que a blogosfera cresceu, basta dizer que neste mês de Maio tivemos mais de 80 mil visitas. O que hoje se faz num mês, demorava mais de dois anos a atingir.

E este elogio estende-se, naturalmente, a outros grandes blogs mais antigos, belíssimos espaços onde se falava e discutia o Sport Lisboa e Benfica, que trilharam o caminho para que outros, mais recentes, tivessem sucesso. O meu "obrigado" a eles, muitos dos quais, infelizmente, já não existem, fonte de inspiração e exemplo de benfiquismo: A Ilíada Benfiquista, Diário de Um Adepto Benfiquista, Não se Mencione o Excremento, Mar Vermelho, Mágico SLB, Encarnados, O Ninho das Águias, Vedeta da Bola, Encarnado e Branco e Vedeta ou Marreta. Foi graças ao trabalho destes "velhotes" que há muita gente com blog, mesmo que muitos dos que actualmente se encontram no activo não tenham um décimo da qualidade dos "fundadores", excepção feita a cerca de dez casos honrosos. Parece que hoje se prefere falar do Porto que do Benfica nos blogs encarnados. Porto, Porto, Porto, Porto, Porto, Porto... já enjoa. Onde antes se via crítica construtiva, onde se pensava o Benfica, hoje há graxa e lambe-botismo. É pena ver no que se está a tornar a blogosfera, barómetro da falta de exigência benfiquista, espelho de um país que mistura o derrotismo crónico com o auto-elogio bacoco.

O que vemos hoje, entristece-me profundamente. A exigência dos nossos adeptos bateu no fundo. Tudo tem como termo de comparação os tempos de Vale e Azevedo, como se o Benfica tivesse apenas 20 anos de História. Mas não tem, apesar de alguns não o saberem. Preocupo-me com o facto de ter um presidente que era sócio do FCP, e que o foi durante 24 anos (se me fizessem sócio desse clube, poderiam crer que 24 horas depois estaria lá para anular a imundice), preocupo-me com o facto de termos vários dirigentes não-benfiquistas, para alguns dos quais outro clube é "uma religião", preocupo-me ao ver o apoio dado a gente como Valentim Loureiro ou Fernando Gomes, a amizade com o Salvador de Braga, etc. Mas pior que tudo, e já que gostam tanto de comparar os tempos de Vale e Azevedo, o que mais me preocupa é assistir à ideia de que quem critica é "um abutre", "um garotão", "um oposicionista", rótulos dos quais nem o próprio Gaspar Ramos se livra. Meus caros, dez anos é muito tempo. E se em dez anos se construiu um estádio (como o Beira-Mar), um centro de estágios (como o Porto), e aumentou um passivo para valores nunca antes vistos, não se ganhou quase nada. Eu quero ganhar. Eu quero vencer campeonatos. Eu não quero ganhar um de cinco em cinco anos. Eu não quero "novas oportunidades", "novos ciclos", "equipas-maravilha", "objectivos mais altos de sempre", não quero a vossa conversa, a vossa suposta superioridade moral, a vossa suposta transparência, o vosso choradinho no final da época em que se diz que a família sofre muito ou que se perdeu o tempo em que jogava às cartas com os amigos. Eu quero ganhar. No futebol, no basquetebol, no andebol, no hóquei, no futsal, no voleibol. Ganhar não é ficar em segundo atrás do Porto ou do Fonte Bastardo. Porque "ganhar" era a matriz do Sport Lisboa e Benfica, infelizmente destruída pelos nossos dirigentes desde os anos 90 e com o beneplácito dos sócios e adeptos. Como diria Francisco Sá Carneiro, sobre Portugal, mas aplicado ao nosso clube, "o Benfica não é isto, nem tem de ser isto".

Mas como dizia, foi um prazer andar por cá. Foi óptimo escrever mais de um milhar de posts, de comentar tantas vezes aqui e noutros lados, conhecer outros excelentes bloggers, discutir o Benfica. Foi muito gratificante. Os insultos, as piadas de mau gosto, os textos plagiados e as ameaças de morte não apagam os melhores momentos. Espero que os membros que irão assegurar a continuidade deste espaço (porque saio eu, mas o blog continua) vivenciem tantos e tão bons dias quantos os que passei por aqui. A eles, aos que ficam, muito boa sorte e muito obrigado pela disponibilidade demonstrada.

E obrigado a todos aqueles que ao longo destes anos têm marcado presença neste blog. É graças a vocês que nos sentimos capazes de continuar a escrever sobre o Benfica, é convosco que gostamos de discutir ideias, partilhar opiniões e esgrimir argumentos, mesmo nos momentos mais difíceis, mesmo quando parece que vem lá mais uma época de muitas frustrações, com muitas contratações e poucos reforços. Venham, leiam, opinem. É disso que nós gostamos.

Um forte abraço, bem haja.

25 comentários:

Far(away) disse...

Vou dizer-te um até já, não um adeus. Espero que consigas alcançar o que procuras, um abraço.

Anónimo disse...

Só faltava mais esta... é uma pena, JNF. A blogosfera fica muito mais pobre no debate de ideias e opiniões.

redjan disse...

JNF ... a verdade é que as tuas opiniões de BENFIQUISTA sempre foram lúcidas e de uma entrega e coragem que faz falta a quem defende o nosso Clube.
Tenho esperança de te ler de novo e em breve...

Redjan

José Vieira disse...

Lei de Gresham: a má moeda afasta a boa moeda.

Caro JNF, que seja apenas a tua (lei da) vida pessoal a ditar esta decisão.
Num momento em que abunda a má moeda, a ausência da tua clarividência e insuspeito benfiquismo será claramente notada.
Saudações Benfiquistas.

JD disse...

Parabéns pelo fizeste, valeu a pena!

Volta rápido, nem q seja a comentar posts!

antónio jorge disse...

Boa sorte e que a vida te corra bem.

Só mais uma nota: que raio de dirigentes é que temos nós?
No mínimo são incompetentes.... Já não bastava a época no futebol, ainda levamos com eles (fcp) no andebol(campeões), no basquetebol (campeões), no hóquei e no voleibol perdemos para o Fonte quê????
É uma vergonha...uma direcção miserável e incompetente.
Depois queixámo-nos das arbitragens, mas a verdade é que o espiríto de vitória é deles e não nosso..

Vladimir Kaspov disse...

Tenho pena, és um dos que mais gosto de ler. Tu e o Pedro do Mágico. Ainda mais num estado de histeria que se vai vivendo nos adeptos que até já chateia, a lucidez é sempre reconfortante.

Boa sorte e viva o Benfica.

Constantino disse...

Então pah, não tomaste o comprimido? Então agora leio o que? Fica já aqui a promessa: se dentro de 2 dias não voltares aos posts aqui, começo a ler o labaredas!!!!! E como eu há uma centena de leitores dispostos ao mesmo. A nossa saude mentale stá nas tuas mãos.

Miguel Nunes disse...

Péssima noticia.

Foi pelo pessoal da iliada (JAS e MAVS) benfiquista que criei o meu blog. Se eles não me têm falado disto da blogosfera, se calhar ainda hoje não sabia o q era LOL

John Wakefield disse...

Estiveste muito bem na maioria esmagadora dos posts que publicastes. É uma pena que a tua despedida tenha decorrido de uma forma assim tão brusca.

Boa sorte! Oxalá que voltes a comentar quando voltarmos a ganhar um grande título (sei que vai ser muito dificil para que isso aconteça em breve, mas acredito que acabaremos por conseguir)

João Machado disse...

Tenho pena que saias. Sou portista mas costumo ler este blog pelos teus comentários... Felizmente que nem todos os benfiquistas embarcam no seguidismo cego!

Esta até é de borla: enquanto a maioria dos benfiquistas (ou pelo menos aqueles no poder) não começarem a perceber que não é com carneiradas que lá vão, nós, portistas, continuaremos a vencer! O problema do Benfica não é o Porto. O problema do Benfica actual é o Benfica actual!

Vermelhusco disse...

Fico muito triste por isto. Os teus textos são os meus favoritos de toda a blogosfera encarnada.

Se este blogue faz parte da minha leitura diária é graças aos teus textos sempre bem fundamentados e lúcidos.

Espero que voltes ao activo logo que puderes!

Utilizador disse...

Lamento a tua saída, JNF. Foi um prazer ler-te ao longo deste tempo todo.
Mais do que nunca, são precisos benfiquistas como tu, que discutam sem rodeios, sem propaganda bacoca, sem traumas e sem complexos o clube.
O Benfica enquanto espaço de democracia, discussão e pluralismo está a caminho da morte. A partir disto, que não tenhamos dúvidas que será a morte do Benfica enquanto grande clube, porque como clube ganhador morreu no final do anos 80.
Fico muito assustado quando olho para o futuro.
Abraço e obrigado, JNF.

Galaad disse...

JNF,

O meu comentário já seguiu via mail.

Publicamente: JNF, MUITISSIMO OBRIGADO! POR TUDO!!!

Abraço, e até já!!!

Pedro disse...

Grande JNF, espero que te mantenhas na blogoesfera e que vás aparecendo para dar o teu bitaite. Serás sempre bem recebido!!

Espero que tudo corra bem na tua vida pessoal, q este afastamente seja por boas razões e um grande abraço!!!!

Ricardo disse...

Uma enorme perda. Uma enorme merda.

Pá, debato-me entre o respeito pela decisão e o ajoelhar-me blogosfericamente em prantos: "Não, não! Tu tens de continar! TU TENS DE CONTINUAR!".

JNF, um dos comentadores mais lúcidos, inteligentes, bons escribas que a blogosfera alguma vez teve.

Um abraço benfiquista.

Já agora: podias, como fizeste à realidade benfiquista, ter avisado disto há um ano. Estas notícias em cima do joelho causam-me urticária no coração.

JJD disse...

Sou um leitor recente deste blogue e como tal so lhe posso desejar sorte e saude.
SLB4EVER Rumo****

CP disse...

JNF: Para um Benfiquista, com quase seis décadas de vida, que se habituou a aceder a este blogue, no qual, por vezes, tem deixado alguns comentários aos teus comentários, passe a redundância, o que se me oferece dizer é que, a mim, e, creio, a muitos Benfiquistas que consultam o Eterno Benfica, nesta época prestes a findar, onde as derrotas pesaram no futebol e em várias modalidades, só nos faltava saber que vamos perder a leitura das tuas palavras, quase sempre acertadas. Assertivas. Lamento a saída, mas cada um sabe de si. Por isso, OBRIGADO pelos momentos de leitura e BENFICA SEMPRE!

Mentiroso disse...

Subscrevo o que disse mais acima o Ricardo. A tua saída é de facto “uma enorme perda, uma enorme merda.”

Saudações benfiquistas e até já.

Luis Santos disse...

Obrigado por tudo JNF...boa sorte para a tua vida pessoal e tenho a certeza que vais conseguir os teus objectivos..
Foi um prazer ter lido todos os teus posts durante estes anos todos e espero que um dia voltes a escrever sobre este grande colosso que é o BENFICA.
Saudaçoes benfiquistas e ate sempre!!

Anónimo disse...

Quero agradecer-te JNF pelos magníficos posts que li ao longo destes 2 anos(descobri este blog apenas à 2 anos), e um dos assuntos no qual mais concordei consigo foi com a parte do Benfica actual, eu como qualquer Benfiquista não quero ganhar de 5 em 5 anos, e, fico assustado com aumento brutal do nosso passivo e com a quantidade de dinheiro investido(mal investido), nós temos que ver bem "O Viera não é o Benfica!".
Eu ainda sou bastante novo, tenho apenas 15 anos e concordo com a parte de muitos dos blogs Benfiquistas estarem sempre a falar do Porto.
"Temos que reagir como os grandes e não chorar como os pequenos".

lj disse...

O Benfica hoje nao e um clube que negoceia jogadores para possibilitar o seu crescimento desportivo.

O Benfica e um entreposto comercial que tem tambem umas equipas para poder potenciar os investimentos.

Nao foi disso que me fiz socio, para tal comprava accoes da Sonae.

dezazucr disse...

JNF, a blogosfera precisa de todos nós, espero que reconsideres. As nossas opiniões, críticas e sugestão dão um outro dinamismo e força ao Benfica. Contigo estamos mais fortes e nunca serão opiniões divergentes que nos deverão tirar a vontade de escrever.
Espero por um outro artigo teu.

Anónimo disse...

Que tenhas sorte e que resolvas os teus problemas o mais rápido possível, JNF.

Um abraço .

Manuel Oliveira disse...

Caro JNF, era para ter comentado logo que li mas por falta de tempo não o fiz.
É uma pena que te afastes pois todos fazem falta, mas tu eras um dos bloggers de referência.
Nunca o disse, mas este foi talvez o primeiro blog benfiquista que comecei a ler muito antes de criar o meu.
Volta logo que possível.

Um abraço.