quarta-feira, 8 de junho de 2011

A importância de Luisão

Desde que chegou que Luisão tem conquistado dentro de campo o respeito dos benfiquistas. Não teve um bom começo, foi olhado com alguma desconfiança nos primeiros meses, mas pouco a pouco impôs-se e confirmou as credenciais que trazia do futebol brasileiro, ajudando a cimentar a longa tradição de grandes centrais canarinhos, desde Ricardo Gomes ou Aldaír, passando por Carlos Mozer.

Passaram 9 anos, é o sub capitão da equipa, uma referência incontornável na actual realidade benfiquista. Todavia de uns anos para cá, sempre que o mercado se abre, Luisão manifestou em algumas ocasiões, não tão poucas como isso, o desejo de sair, rumo a outro desafio, o que nunca acabou por acontecer. Em algumas dessas vezes, proferiu declarações que não caíram muito bem junto da massa adepta, mas assim que começava cada temporada, rapidamente tudo era esquecido ou colocado temporariamente para trás das costas, por causa do seu bom rendimento dentro de campo.

Pois bem, durante este defeso que acabou de abrir, não se tem falado muito da saída do «patrão», nem o jogador manifestou essa vontade. Seria uma autêntica catástrofe nesta altura, deixar que o camisola 4 fosse embora, ainda para mais com toda a indefinição junto dos outros centrais que pertencem ao quadros do clube. Luisão é a única certeza e esperança que os benfiquistas depositam na zona central da defesa, é um dos melhores centrais do mundo (sei que há quem não concorde com esta afirmação) e neste momento um jogador que não tem preço e que deveria ser declarado intransferível. O «girafa» é uma peça fundamental, à volta do qual se devia construir o «novo» Benfica, que é para velhos erros não se repetirem.

Vem aí uma revolução no plantel do clube, mas há que ter o cuidado de separar o trigo do joio, e de manter algumas referências que têm sido pedras basilares. Para além de Luisão, jogadores como Javi Garcia, Aimar ou Maxi Pereira cuja renovação tarda a confirmar-se (estou cada vez mais preocupado com este assunto), devem ser valorizados e considerados peças chave, do futuro Benfica. Não é possível fazer isso com todos, alguns jogadores forçosamente terão que ser vendidos por imposição da nossa má saúde financeira, mas uma equipa com poucas referências, com poucos jogadores de casa, é uma equipa sempre mais fraca. E exemplos recentes na nossa história corroboram na plenitude o que estou a afirmar.

11 comentários:

John Wakefield disse...

Eu nem queria imaginar a defesa do Benfica se para além de vender Coentrão, também perdesse Luisão.
Seria uma catástrofe...

Mas começo a ficar convencido que Luisão vai acabar a carreira no Benfica e ainda bem pois trata-se dum líder, cuja experiência é essencial para uma equipa que deve lutar por títulos.

Marco disse...

Totalmente de Acordo com o post

Anónimo disse...

O LFV já falou dele como o pai dos brasileiros no balneário. É um grande jogador!
Quanto ao Maxi, está mais do que claro que os andrades querem despachar o Sapunaru para fazer o truque. É aquela coisa de não conseguirem viver sem o Benfica.

Miguel disse...

Olá far (away), não podia estar mais de acordo. Luisão devia ser considerado intransferível, até porque para mim não é o nosso sub-capitão, mas sim o verdadeiro capitão. E foi sob a liderança dele que conquistámos uma Taça de Portugal, dois Campeonatos (em que teve uma importância decisiva, com golos também decisivos), três taças da liga e uma supertaça. Luisão é absolutamente imprescindível, e tudo terá de ser feito para o manter. Ao conjunto de jogadores que referiste, indico igualmente Cardozo, Saviola e Amorim, e mesmo Martins, por que não? Se podemos dizer que temos um "núcleo duro", ele assenta em redor destes jogadores. Já sei que muita gente critica o Cardozo, mas os golos que marcou e os anos que tem de casa fazem-no, a meu ver, um jogador imprescindível. Se ele sair debaixo de críticas, daqui a uns meses muita gente estará a lembrar-se da falta que ele faz. Porque faz. Embora não fosse nada mau ter no plantel um avançado com outras características, até para lhe fazer concorrência, o que é sempre saudável.

E outra coisa: Luisão foi convocado para a Copa América. Não fará a pré-temporada, e é provável que precise de férias, e portanto de mais tempo para ganhar forma. Neste momento temos um central: Jardel. Parece que (mais um erro clamoroso) querem emprestar novamente o Miguel Vítor. Isto deixa-nos com quem, para o início de época, no centro da defesa?

Saudações Benfiquistas.

Mentiroso disse...

As referências do Benfica dentro de campo são cada vez menos em quantidade e em importância nos raros êxitos desportivos que se vão conquistando. Luisão foi um dos poucos pilares que não tremeu na estrutura da última época e será à volta dele e de outros como Maxi, Javi Garcia e Gaitán que se construirá o novo Benfica.

A importância de Luisão na equipa é incontornável e para que aquele sector volte a ser intransponível só necessita de um parceiro a seu lado com a classe de David Luiz. Dedé poderá ser a aposta certa para um lugar que está em aberto.

Royalboyz disse...

Concordo com quase tudo menos a manutenção de alguns jogadores.Na minha opinião,o Aimar ten k partir,ñ pondo em causa a qualidade do futebolista,o SLB ñ pode manter jogadores k ñ estejam em condições fisicas de fazer pelo menos 3 jogos/semana ou k só aguentem 45 mins/jogo.O mesmo penso do C.Martins.
O nr 10 no esquema tático do SLB é importantissimo e requer um carregador de piano a tempo inteiro,como tal saíriam os jogadores já mencionados,e no sentido inverso entrariam B.César e D.Simão(com Miguel Rosa á espreita).Ah...e sem esquecer k o N.Gáitan pode ser trabalhado para o lugar.

Saudações benfiquistas

joaodolobo disse...

Grande jogador de facto. Enquanto portista, acho que ele, o Maxi e o Coentrão são os únicos jogadores do benfica que prefiro aos titulares equivalentes do Porto. Curioso que ainda haja benfiquistas que não lhe reconhecem mérito...

Anónimo disse...

Grande Luisão! Grande Líder! Grande Capitão! Mítico!

Para além de ser um central de categoria(digam o que disserem,é o único jogador que foi convocado pelos últimos seis (!) seleccionadores brasileiros), tem o toque dos iluminados nos momentos decisivos (nem preciso referir quais e até por isso se vê que é daqueles que ficarão para sempre na nossa memória).

No entanto não chegou há 9 anos. Foi no fecho das inscrições em 2003 (muito provavelmente perto de 31 de Agosto-com a época já em andamento, como não podia deixar de ser), e estreou-se com o manto sagrado, no Jamor (a Luz nova estava a ser construída) contra o Belém num jogo que estivemos a ganhar 3-1 e que acabou 3-3.
Apesar de mais uma desilusão (iguais a tantas outras a que infelizmente nos vamos habituando), vimos o nosso novo central estrear-se...a marcar.

A FICHA DO JOGO:


CAMPEONATO - 4ª jornada
2003/2004 (jogo nº 5) - 70ª participação no Campeonato (jogo nº 1889) - jogo oficial nº 3035

BENFICA 3 - 3 Belenenses
14 de Setembro de 2003 - 19:15 - Estádio do Jamor - Lisboa

BENFICA
Moreira, Miguel, Argel, Luisão, Ricardo Rocha, Petit (Andersson 45m), Alex, Tiago, João Pereira, Sokota (Roger 75m), Fehér (Hélder 89m)

Treinador: José Antonio Camacho
Marcadores: 0-1 João Pereira (27m), 0-2 Fehér (53m), 1-2 Sané (81m), 1-3 Luisão (86m), 2-3 Leonardo (90m), 3-3 Sané (90 g.p.m)

Far(away) disse...

Miguel partilho dos teus receios. Mais urgente se torna a contratação de um outro central de qualidade.

Far(away) disse...

Mentiroso, a tua sugestão é boa, oxalá o Benfica esteja mesmo para aí virado.

Anónimo disse...

o Luisão é o patrão, o lider da equipa do Benfica.
penso que ele um dia vai treinar o Benfica.
enquanto ele for uma mais valia não pode sair, nem pensar.