quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Capitão... O 21...


No já longínquo ano de 1994, no dia 13 de Setembro, o Boavista defrontava uns Finlandeses de nome meio esquisito – MyPa 47- para as competições europeias. Na equipa de Manuel José, já na segunda parte, salvo erro, foi lançado um jogador com idade júnior: chamava-se Nuno Ribeiro mas era já conhecido como Nuno Gomes. Ao fim de poucos toques na bola, marcou um golo. Como jovem que eu era, fiquei entusiasmado e comecei a acompanhar mais de perto a carreira do jovem Nuno, que ainda no clube axadrezado viria a fazer uma dupla temível com Jimmy. Enquanto o Nuno se ia impondo no Boavista e no futebol nacional, eu só dizia: espero que venhas parar à Luz.

E estava em de férias, no Brasil, na páscoa de 1997, quando em chamada telefónica com o meu Pai, ele me deu a notícia esperada: “O teu menino já assinou pelo Benfica! É nosso!”. Fiquei feliz! Muito feliz! Acreditava que o Benfica tinha contratado um avançado para muitos anos e, felizmente, acertei.

No verão seguinte, lá estive na Luz a ver o primeiro dia de treinos... Era uma parada de estrelas, um plantel que se tinha reforçado em grande com aquisições de Gamarra, Paulo Nunes, Taument, Scott Minto, Ovchinikov, Sanchez, entre outros, mas eu queria era ver o Nuno. O Nuno na altura era um puto, e como puto de 19/20 anos que tinha chegado ao maior clube português e um dos maiores do mundo tinha aquela mania característica da idade. Não era tão simpático no contacto com os adeptos, mas foi algo que em 2 meses aprendeu. Aliás, já o tinha aprendido, quando a 24 de Agosto desse mesmo Verão se estreou oficialmente de águia ao peito. Foi o início de uma odisseia de 398 jogos de águia ao peito!

O primeiro golo tardava, e tanto tardou que só chegou já a meio da primeira volta num jogo em Braga. Nessa mesma época marcou mais 21 golos, sendo de destacar o poker ao Varzim na Luz, e os 5 apontados ao Leça nesse mesmo jogo. Ainda nessa época marcou um golo assombroso de pé esquerdo diante do Belenenses, talvez dos mais belos que vi na sua carreira. Chegado ao final da época, com ordenados em atraso e uma pressão enorme vinda do norte para concretizar uma transferência que tanto desejavam por Contumil, o Nuno resolveu falar com a direcção do Benfica e, renovou o contrato. Posturas...

As duas épocas que se seguiram, foram na mesma onda: golos, golos, assistências, e mais golos e assistências. Mesmo com uma relação amor-ódio com o Terceiro Anel, como num jogo em 1999 em que passou 53 minutos a ser assobiado por alguns falhanços, mas quando aos 54 marcou o golo da vitória (o jogo ficou 1-0), olhou para o 3º anel e... encolheu os ombros. Era o humilde Nuno, o que ia dando pontos à frente, enquanto Preud’homme, e depois Enke, os tentavam garantir lá atrás.

Até que chegou o Euro 2000. O Euro do Nuno... o Super Nuno! E as liras levaram-nos o nosso Nuno daqui, um Nuno que após assinar um grande contrato com os Viola disse em pleno aeroporto, que por ele tinha ficado, estava muito bem no Benfica. Tão bem que, passados 2 anos, com o passe na mão e muitas ofertas mais vantajosas economicamente, resolveu voltar a casa, à Luz! Foi apresentado aos sócios ao intervalo de um jogo particular com o Grémio. Exultei de alegria! Um dos meus ídolos voltava.

Mas o Nuno voltou diferente. Já não era o matador que havia sido antes, mas continuava a ser um rei nas assistências, e com uma inteligência de jogo muito mais apurada, muito mais jogador de equipa, mais sofredor em campo. Infelizmente também voltou muito mais susceptível a lesões, lesões essas, que ainda foram bastantes, e te impediram de ficar no quadro dos ainda mais notáveis jogadores do Benfica... Mas mesmo na segunda passagem pelo Benfica há momentos que nunca mais na vida esquecerei.... Desde o primeiro golo na história do Estádio da Luz diante do Nacional de Montevideo, à expulsão em Trondheim onde foi das poucas vezes que o insultei, ao golo na Choupana no ano do regresso ao título, os golos no dragão que pude presenciar ao vivo, a apontar orgulhosamente para o escudo de Campeão, o golo em San Siro que meteu a minha câmara de filmar a andar à roda nesse templo do futebol, os golos naquele jogo louco com o Maritimo de 2004/2005, o dia em que o Benfica jogou com 12 no Bessa para ser campeão pois levaste a tua Laurita para a foto do 11 inicial, as lágrimas vertidas no restelo quando mais uma entrada bárbara de atirou para o estaleiro, o golo em Penafiel que foi algo de orgásmico... Tantas alegrias! Muitas mesmo...

Sabes Nuno, tu estás triste porque vais sair da tua casa, onde não quiseste um tacho. Querias ser útil, como nas últimas duas temporadas, apesar das poucas oportunidades, mostraste que podias ser... Mas não te deixaram. Mas também estás feliz, porque és reconhecido por aqueles por quem deste tudo: os adeptos! Nunca fugiste com a cara à luta, sempre deste o peito às balas em defesa dos teus: mandaste calar o pinto fazendo-o o ver que não estava em casa, enfrentaste um presidente, como Capitão, em defesa de um grupo de trabalho, trouxeste um plantel à terra quando comemoravam torneios particulares como se fossem títulos europeus. Tanta coisa haveria por contar!

É por isso que o Benfica te está agradecido, porque o Benfica é o povo, a sua génese popular e toda a sua imensidão de adeptos. São esses que nunca se esquecerão de ti, e que sabem que um dia vais voltar! Sempre disposto a dar o seu melhor, pois sempre foste assim. E porque o bom filho à casa torna, e a casa ali da Avenida General Norton de Matos é a TUA casa.

Obrigado Nuno.

21 comentários:

Far(away) disse...

Excelente post Joga Bonito. Foi bom ir recordando momentos do Nuno Gomes ao longo da leitura.

Rodolfo Dias disse...

Infelizmente, jogadores dessa grandeza e dessa mentalidade já não tem lugar no benfica do século XXI - com letra pequena, para diferenciar do Enorme Benfica.

Gabriel Garrett disse...

Muito bom post.
Hoje é um dia triste para o futebol nacional.

Cumprimentos,

Constantino disse...

Sempre fui adepto de Nuno Gomes no SLB (admito que pouco lhe liguei no boavista) e sempre achei estranho o facto de ouvir assobios por parte dos seus adeptos (allô Cardozo, entendes o que digo?) naquela batalha louca que o terceiro anel combate anualmente contra os avançados goleadores (não me lembro de ouvir assobios para os sokotas e karadas da vida, vá-se la saber porquê). De todas as histórias que lembro acerca dele, há 1 que me marca indelevelmente: o anuncio do seu regresso ao SLB no Palco Principal do Festival Sudoeste em 2002. De todos os 7 Sudoestes em que estive, foi a única vez que vi o futebol subir ao Palco Principal e foi com o Nuno (possivelmente houve outras vezes, mas ou eu não estava nesse ano ou então eu "não estava" nessa hora).

Unknown disse...

Do que me foste lembrar Constantino! Lembro me que tava a ouvir o som e a ver o jogo no Psicológico a comer um hamburger e ao intervalo o gajo é apresentado! Passado uns 20 minutos ouve se alguém da organização a pegar no microfone e a dizer : " É só para anunciar uma surpresa! O Nuno Gomes acabou de regressar ao Benficaaaaaaaaa"

Anónimo disse...

grande texto, parabens! saudações benfiquistas miki

Anónimo disse...

Grande, grande post.

Uma pena ver partir desta maneira o ''nosso'' capitão.

John Wakefield disse...

O Nuno Gomes, quando abandonou a Fiorentina, confessou que tinha um convite de um rival e que preferiu baixar o seu salário, embora viesse a ser um dos ordenados mais elevados do clube, para ir para o Benfica.
Tinha também propostas mais vantajosas de Inglaterra e até de Itália (falou-se muito do Totenham e creio que do Inter que era na altura o crónico 3º classificado, atrás de Juventus e AC Milão).
Mas, mesmo assim, preferiu regressar ao Benfica. Fez ainda 4 ou 5 épocas de bom nível. Mas a verdade é que Nuno Gomes neste momento já não era jogador para o Benfica,embora o clube continue a ter portas abertas para o seu ingresso no Staff - o que é extremamente justo.

Obrigado Nuno!

Gongas21 disse...

É um post simplesmente brilhante, arrepiante mesmo! Obrigado ao Joga Bonito! O Nuno foi ao longo destes anos o jogador k mais admirei (daí o 21 que tatuei no braço). Obrigado por este grande momento... afinal o Nuno é Grande!

PM disse...

Numeros do melhor avançado de sempre da história do Clube para muitos:
- 41 golos nos ultimos 5 anos. Luisão marcou 26.
- Nas ultimas 3 épocas antes de chegar JJ á luz, Nuno "Golos" marcou 20 golos em 73 jogos na Liga. 238 min para marcar um golo.
- Farias, o suplente que fazia o mesmo papel do nosso "simbolo" no FCP, marcou 34 golos em 3 épocas. 84 min por golo.
- Fica na história do Benfica como o unico avançado que jogou 12 anos com o Manto Sagrado ao peito, e nunca marcou um golo ao FCP na Luz.
- Cardozo em 4 anos está a 50 e poucos golos do Nuno Gomes em...12.
Não há duvida foi um crime, é sem duvida o melhor avançado do Sport Lisboa e Benfica

UmBenfiquista disse...

Um post que mostra bem o que o Nuno Gomes representa para o Benfica e para os Benfiquistas, muito mais que um jogador o Nuno é um de nós.

É vergonhoso a forma como este benfiquinha trata o nosso capitão, o Nuno também merecia uma AG invadida pelos adeptos mas os tempos são outros e neste benfiquinha não há espaços para Benfiquistas.

DeVante disse...

E o Nuno Gomes como útil que é, vai jogar nos corruptos na próxima época!!
Ah, deixa ver, ele como benfiquista vai recusar a proposta!

Será isso???

Quer dizer, como "símbolo" do clube, o Gomes pode escolher a forma como representar o clube...
Esta é mais uma história tipo do Quim. No Benfica tem de jogar, nos outros qualquer lugar serve, até para vir falar em merdas!!!

Sinceramente...

Edu disse...

Já sinto saudades. Que belo texto.

Kitnoce disse...

grande texto, muito emotivo

Papoila calmante disse...

Belo post Joga, muito bom.
Abraço

Anónimo disse...

Saiu bem caro ao Benfica! Recordo-o pelos falhanços clamorosos e pelo tempo passado no banco sendo um dos jogadores mais bem pagos no plantel. Realmente, depois das últimas duas épocas, o Gomes confundiu o Slb com a Santa Casa da Misericórdia, não?
Continuar para quê?
Foi preciso o Slb comunicar-lhe a decisão para ele dizer que quer continuar a sentir-se válido? Que se quer despedir dentro do campo? Mas como? A jogar duvido e se for para ser voz activa no balneário, então que contratem já o Octávio Machado que esse homem conhece os meandros do futebol como ninguém!
O Slb deve isso sim homenagear os jogadores que deram um contributo assinalável nas conquistas da equipa, essas com o Gomes sabemos que foram escassas...



p.s.-> os andrades escorraçaram o capitão jorge costa que contribuiu decisivamente para os títulos ganhos. certo que aquele clube nestes assuntos não é o melhor exemplo, mas esta é uma boa altura para deixarmos de ser tão ingénuos... Desportivamente, o Benfica continua intacto.

Anónimo disse...

Parabéns! excelente texto.

Anónimo disse...

ja vai tarde.
como é sequer possivel alguem querer a permanencia deste jogador no Enorme? isto nao cabe na cabeça de ninguem, é completamente ridiculo.
jogadores destes nao interessam a ninguem que queira ganhar titulos, será dificil ver isso?
ja prai ha 5 anos que este nao dá uma pra caixa, num clube profissional com ambiçao de conquistas, o nuno gomes ja tinha saido ha anos.
é muito bom ver que o Benfica finalmente começa a por os seus interesses desportivos à frente de compadrios, amiguices e porreirismos e começa a ser finalmente PROFISSIONAL.
JOGADORES PARA GANHAR TITULOS e nao nunos gomes, é o que o Benfica precisa.
mas será que voces falam a serio? um jogador que praticamente nada ganhou e esteve 12 anos a mamar sem render e ainda o queriam por mais 1 ano? está tudo maluco so pode.
mas voces sabem o que é o Benfica ao menos? no Benfica tem que ser pra ganhar sempre e custe o que custar, o Benfica assim o exige e obriga.


p.s: a mistica deste deve ser a do aqui é so pra ganhar dinheiro.
e ja vos aviso, se este vem para os jornais dar entrevistas à ressabiado, quero ver com que cara os defensores do nuno gomes vao aparecer por aí depois.
se calhar ja nao se vao lembrar que ate choraram de indignaçao e saudade com a saida dum jogador que ha anos que é um cepo e depois aí ja vao concordar com a sua saida LOL, mas nada que ja nao tenham feito, pois antes assobiavam e apupavam o nuno gomes desejando que nao pusesse os pes no relvado, mas depois quando deixou de jogar de repente aos seus olhos o nuno gomes transformou se num jogador magnifico que devia ser titular LOL
é por haver muitos benfiquistas destes que os malfeitores conseguem criar tanta confusao no universo benfiquista.

TENHAM JUIZO E NÃO DIGAM DISPARATES, QUE ATE VOS FICA MAL E AINDA DÁ MOTIVO DE CHACOTA PARA GOZAREM COM OS BENFIQUISTAS.
OS INTERESSES DO BENFICA SEMPRE PRIMEIRO, APRENDAM.

VIVA O BENFICA

Anónimo disse...

Fora de campo, o Nuno Gomes foi sempre exemplar e (como o Joga Bonito sabe) excedeu por vezes as suas obrigações como capitão do Benfica. E nem que fosse "só" por isso, merecia bem mais do que aquele comunicado, bem mais pequeno que alguns desmentidos. Em campo, esteve sempre longe de ser um dos meus jogadores favoritos, mas isso faz parte de tudo isto. MV.

Klaudio disse...

Àqueles que falam nos interesses do clube salvaguardados com a saída do Nuno Gomes, apenas posso dizer "NÃO SABEIS NADINHA DO QUE É O FUTEBOL NEM O BENFICA"

In4matico disse...

Um comentário:

"Sabes Nuno, tu estás triste porque vais sair da tua casa, onde não quiseste um tacho". (sic)

O Sr. Nuno Ribeiro não quis trocar um dos melhores vencimentos do plantel por um "mísero" vencimento de gestor da SAD do Benfica.

Uma pergunta:

O SENHOR EUSÉBIO da Silva Ferreira acabou a carreira no BENFICA?

Cumprimentos

Ricardo Pereira