sábado, 16 de julho de 2011

Torneio Guadiana: Benfica vs Paris SG

O Benfica não só venceu o Paris SG, por 3-1, como ainda deixou boas indicações, quer individuais quer ao nível de colectivo. Aimar, Gaitán, Cardozo, Nolito e Jara foram os jogadores mais em destaque do Benfica, no meu parecer. Os golos foram marcados por Cardozo (11m), Jara (64m) e Saviola (89m). O brasileiro Nené marcou, aos 15m, o golo do Paris SG.

Na primeira parte, Aimar e Gaitán confirmaram o excelente momento de forma que atravessam. O entendimento e os desequilíbrios provocados por ambos, permitiram levar o Benfica ao primeiro golo, concluído por Óscar Cardozo, que soube estar no sítio certo para empurrar a bola para o fundo das redes. Bruno César na esquerda parece-me um pouco fora do seu “habitat natural”. Pode ser por não estar fisicamente nas melhores condições, o que nesta fase é compreensível, mas tenho dificuldades em o imaginar a ir à linha para cruzar ou a promover desequilíbrios pela ala. Parece-me que este lugar será disputado por Gaitán e Nolito.

Do outro lado, Enzo também em fase de adaptação, prefere resguardar-se e jogar pelo seguro. Matic, embora demonstre que precisa ainda de melhorar significativamente nas tarefas defensivas, principalmente em alguns aspectos tácticos como no posicionamento e na leitura de jogo, vai ainda assim demonstrando que afinal pode vir a ser um bom reforço. Numa altura em que se pretenda equilibrar o meio campo, nos jogos fora e mais complicados, este pode ser um auxílio ao Javi Garcia, num 4-2-3-1. Embora tenha atributos fisicamente semelhantes ao Javi, é um médio que faz das lacunas do espanhol as suas forças e vice-versa, pois sabe sair a jogar e demonstra ter qualidade no passe. Falta então verificar como será a sua evolução em termos defensivos.

Na segunda parte, Witsel fez a sua estreia no lugar de Aimar. Com apenas alguns dias de águia ao peito, não se poderia ter pedido melhor. Jogou curto e pelo seguro e ainda esteve ligado ao segundo golo do Benfica, servindo Nolito que, por sua vez, colocou a bola no Jara, que nos proporcionou um belo golo de chapéu. Jara e Nolito tiveram em destaque pela raça como disputaram cada lance e empurraram o Benfica para a frente. O espanhol voltou a estar em destaque no terceiro golo, deixando alguns adversários para trás. Só não foi ele a finalizar a jogada porque Saviola se antecipou. Mas certamente que teremos mais oportunidades para ver as tais diagonais “à Simão” que o Nolito tanto gosta de fazer.

Falta falar no aspecto menos conseguido, o sector defensivo. É verdade que provavelmente nenhum destes quatro defesas será titular deste ano. Também é verdade que estiveram melhores que no último jogo. Mas ainda assim custa ver que, na primeira verdadeira oportunidade que o Paris SG dispõe, a zona central da defesa concede um buraco enorme e todas as facilidades para que o Nené marcasse. Venham os internacionais o quanto antes, sendo que o defesa esquerdo já cá deveria estar há algum tempo. Não sei a opinião do caro leitor mas eu que no inicio temi pela contratação do Artur, a verdade é que me tem dado segurança e parece-me que terá todas as condições para segurar o lugar.

Até aqui os jogadores levaram com a tradicional tareia física, sempre com bola, o que é importante. Tinham vários treinos e jogos em poucos dias e sempre com cargas elevadas. Claro que acusaram o esforço nos primeiros jogos, mas não me pareceu motivo para preocupação visto que aquilo que realmente interessa é que a equipa esteja pronta no jogo da pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Existem equipas que preferem adversários acessíveis, em pior forma física e que lhes permitam as tradicionais “cabazadas” da pré-época. Parece-me muito mais produtivo que se trabalhe com a carga elevada, com vários treinos com bola, com jogos frente a equipas a um nível físico ligeiramente superior ao que temos na altura e que se vá reduzindo a carga com o aproximar do jogo que realmente importa vencer.

Venha então o Anderlecht.

4 comentários:

Anónimo disse...

Adorei a penalidade que Javi Garcia apontou mesmo engraçada já tinha visto golos daqueles em vídeos mas nunca tinha presenciado em directo um golo destes é que a bola queria mesmo entrar nem mesmo a defesa a impediu de entrar.

Krak disse...

Gostei de ler e concordo com grande parte.
Só acho que o Artur também merecia uma palavra pela excelente exibição.

Anónimo disse...

O que me ficou do jogo é que o Jara está pronto para substituir o Saviola no onze. O Saviola está num nível muito fraco, não percebo a insistência... rentabilizem!

RUI RODRIGUES disse...

aimar, gaitain, jara e claro nolito sem duvida foram os melhores!
artur: deu-me segurança e tranquilidade...nada mais a dizer, quando um kepper nos transmite esta sensaçao...esta tudo dito!