quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Axel Witsel foi aposta em cheio!

Aquando dos rumores da contratação de Witsel, que surgiram na mesma altura numa fase posterior, aos rumores sobre o interesse do Benfica em Danilo, tive a oportunidade de dizer aqui que optaria pelo jogador belga sem pensar duas vezes. É o jogador que o Benfica precisava desde a saída de Ramires, alguém que defende e ataca com a mesma competência, que ora auxilia Javi nos momentos defensivos, ora é a muleta de Aimar, nos momentos ofensivos, dando-lhe linhas de passe, abrindo espaços, aparecendo muitas vezes em zonas de finalização, em suma, um jogador muito completo, um médio como há poucos por essa europa fora. Tenho criticado algumas opções do Benfica no mercado, mas também sei elogiar quando o clube é criterioso no ataque ao mesmo, quando efectivamente acerta em cheio no alvo que busca, tendo em vista o colmatar das lacunas do plantel. E Witsel, caíu na Luz, com um ano de atraso, percebe-se que com ele o Benfica, ganha mais tudo: Pujança física, equilíbrio defensivo, posse de bola, passes de ruptura, capacidade de remate.

Tenho lido por aí, que Witsel é sobretudo um 10 dinâmico e que por essa versatilidade faz qualquer posição do meio campo. Se o segundo principio é verdadeiro já o primeiro nem por isso. O belga é um jogador de ligação entre sectores, utilizando a numerologia, é um 8 moderno, alguém que preenche os espaços vazios do meio campo conforme o que a equipa vai pedindo. E só alguém com uma grande inteligência táctica, só alguém que saiba ler bem o jogo, o que ao nível da relva não é nada fácil, consegue ter o tipo de movimentações que ele tem nos vários momentos do jogo, capaz de na mesma jogada de equilibrar a equipa e imediatamente, após recuperar a bola, de também ele ser mais um desiquilibrador nas tarefas ofensivas o que torna o Benfica muito perigoso nas transicções defesa-ataque, apesar de haver ainda muito espaço para progredir. Witsel pode ser a chave para o regresso do "rolo compressor".

Mais, é alguém que quando é preciso segurar a bola, tem uma facilidade muito grande de a "prender", o que dá tempo a equipa para posicionar-se de forma adequada perante o adversário, permitindo aos jogadores mais defensivos respirarem e acertarem as marcações. As comparações com Ramires são normais, mas Witsel é um jogador com outro trato de bola, com outra técnica de passe, mas com igual capacidade de ocupar espaços sem bola e com igual facilidade de impor o seu físico durante as partidas. Apesar de tudo jogadores diferentes entre si, mas embora Witsel tenha tão poucos jogos no Benfica, se manter esta bitola, será um caso sério neste Benfica e um dos pilares da equipa. O segredo dos grandes jogadores é a regularidade exibicional, vamos ver se ele a consegue ter. Conseguindo, poderá marcar uma era, assim ele o queira.

14 comentários:

Baresi disse...

Com o jogo de ontem só fiquie triste com uma coisa: Não termos metido mais duas ou 3 bolas lá dentro.

Que futebol, que classe...

Quando os holandeses aos 80 minutos põem-se a trocar a bola entre eles, alguem que estava a ver o jogo comigo disse "Estes só agora perceberam que na Luz joga-se pro espetaculo"

Show!

só uam nota: onde andava este Emerson? A prova que ter dois jogadores de qualidade para cada posição só faz melhorar a equipa..

Far(away) disse...

Ontem foram 3, mas podiam ter sido 6 ou 7. A equipa no geral jogou bem. Emerson fez o melhor jogo desde que é titular, Aimar fantástico, Cardozo trabalhou muito para a equipa, os centrais estiveram sóbrios, Artur com muita segurança, Javi mais perto da sua melhor forma e Witsel, aquela máquina!

Anónimo disse...

far em cheio foi mais o bruno césar, ele é bem cheio

Far(away) disse...

É a sua morfologia, mas não me digam que é gordo, que não é verdade.

CsA disse...

Witsel é pedra chave em qualquer sistema táctico. No esquema 4-1-3-2 gostava de ver Witsel a fazer de Ramires.

Claro que assim Gaitan tem de ir para o banco, mas verdade seja dita o Gaitan anda apagadissimo! Nem ataca nem defende!

CsA disse...

E falando em B.Cesar, na forma em que anda Pablito parece-me que por enquanto não vai puder ter muitas oportunidades de jogar no centro do terreno como nº 10...

Dá prazer ver o Aimar espalhar magia e classe em campo!

NN_SLB disse...

Ver Witsel a jogar, lembrar-me um dos jogadores a jogar no miolo que mais gostava de ver, pese embora o clube onde estava , esse jogador era Lucho!
Acho-os muito semelhantes, embora o excesso de cabelo do Witsel atrapalhe no jogo aéreo xD

NN_SLB disse...

Em 4-1-3-2 , quem iria para o banco seria mesmo o Nolito, ou então jogava mais à frente no lugar do Saviola!

Quanto ao Emerson, espero que este jogo o faça evoluir para outro nível, agora que é visto com outros olhos, e pareceu-me que com confiança é um excelente lateral...

Miguel disse...

O Witsel é, na minha opinião, um jogador muito mais completo que o Ramires.

Anónimo disse...

n sei e pq incistem em comparar ramires com witsel ja que alem de jogadores diferentes , jogam em posiçoes no meio campo diferentes tb... tinham papeis distintos em sistemas taticos distintos... silvarini

Anónimo disse...

o far é tendencioso nas analises aos jogadores... só porque falou bem do b. cesar aqui, agora não quer dar o braço a torcer, e toda a gente vê que não tem rapidez e tá gordo...

Far(away) disse...

A facilidade com que se mente é incrível. O BC nem esta gordo, nem está lento.

Anónimo disse...

Concordo com o Silvarini. Sao dois atletas com caracteristicas totalmente differentes. Um e um dinamo imparavel, de boa mas nao excepcional tecnica e decente capacidade de passe, o Ramires claro. O outro e um talento tremendo que mescla tecnica e forca, juntamente com uma grande aptidao fisica e qualidade tactica.
Ambos excelentes mas Witsel e mais completo e incidentalmente melhor jogador.

Batigol

Anónimo disse...

cortar os comentários dos outros para ficar por cima sr. Far, tristeza, ao menos respeita a opinião dos outros