quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ganhar e exorcizar fantasmas

Logo mais o Benfica recebe o Twente no Estádio da Luz, para decidir finalmente quem segue para a fase de grupos da liga milionária. Depois de um empate a duas bolas fora de casa, estão todas as condições reunidas para carimbar o passaporte para a fase seguinte, mas atenção: Nada está ganho. Os holandeses mostraram ter valor na primeira mão, mostraram que podem colocar dificuldades ao Benfica e que têm dentro do plantel alguns jogadores que podem fazer a diferença. Contudo não podem existir desculpas, a obrigação é estar presente na fase de grupos, outro cenário seria quase catastrófico.

Pela convocatória de Jorge Jesus para o jogo, é relativamente fácil concluir, digo eu, que a equipa vai evoluir em campo, novamente num 4-2-3-1 e na minha óptica, de outra forma não poderia ser. Estranha a ausência de Jara todavia, entre os convocados, pelo que apenas Cardozo e Saviola serão opções para a frente de ataque. É certo que Gaitán ou Nolito poderão fazer uma perninha na frente se necessário for, mas não deixa de ser uma opção muito discutível prescindir de Jara, ainda para mais quando Mora não está inscrito para esta fase da competição e Rodrigo e Nélson Oliveira, ainda estão na ressaca do mundial de sub-20. Em relação ao jogo da primeira volta na Holanda, não faria mexidas nenhumas no onze titular:

 (Clicar para aumentar)

Alguma alteração a existir, seria a saída de Gaitán para a entrada de Enzo Pérez, continuo a achar que o Gaitán tem andado com algumas limitações físicas, mas em condições normais e apesar de ser um jogador que não cai no goto a toda gente, tem de ser titular, pois é um dos principais desiquilibradores da equipa. Tem é que ao mesmo tempo, assimilar bem o seu papel nos momentos defensivos, coisa que por exemplo, Nolito consegue fazer com mais acerto. Este tipo de jogos decidem-se nos detalhes e um simples erro pode significar a ruína. Seja dos jogadores, seja do treinador... O que quero dizer com isto? Se Jesus, por algum acaso apostar no seu 4-1-3-2, coisa que penso que não vai acontecer, vai correr riscos a mais, ainda para mais com um Javi Garcia longe do seu fulgor, da melhor forma.

Este jogo pode decidir o que vem aí na temporada do Benfica, tenho poucas dúvidas sobre isso. Um eventual afastamento da champions, poderia colocar a equipa numa espiral negativa com sérias consequências para o muito que ainda falta jogar. Uma eventual qualificação, por outro lado, pode ajudar a solidificar o Benfica enquanto conjunto, elevando o moral do plantel, mantendo toda a estrutura do clube motivada para atingir os seus propósitos principais. Uma pequena nota final para os adeptos: Deixem os assobios durante o jogo em casa, para isso melhor não ver o jogo, tenho dito! Façam a vossa parte, apoiem seja qual for o resultado.

10 comentários:

JFSLB disse...

Penso que serão esses os jogadores a entrar em campo, quanto à disposição táctica é que penso não será bem assim.
Eu com esses jogadores penso que o ideal seria inverter esse triângulo do meio campo, com o Javi como pivot defensivo (penso que é o que mais se adequa ao Espanhol) e o Witsel um pouco mais subido no campo.

Mas o que interessa é que o Benfica passe para a fase de grupos.

Saudações Benfiquistas

John Wakefield disse...

Concordo com as entradas de Witsel e Emerson no onze titular. Estamos à frente da eliminatória e por isso, precisamos de um jogador possante no meio campo ao lado de Javi e o belga é então solução. Por seu turno, Emerson está em melhor forma física do que o Capdevilla e também me parece ser a melhor opção.
Espero mais concentração no sector defensivo (não podemos conceder tantas oportunidades como fizemos nos 2 últimos jogos) e uma criatividade superior a nível ofensivo (espero que os jogadores de ataque deixem de ser muito inconsequentes).

Força Benfica!

Mentiroso disse...

Não há lesões, não há castigos, não há impedimentos de qualquer ordem no que diz respeito ao plantel. Digamos que o Benfica tem tudo para ser feliz.

Jesus joga a sua continuidade neste jogo e ele sabe-o. Um eventual revés - que nenhum benfiquista deseja, mesmo os mais críticos da direcção e do técnico - traria uma incomodidade incomportável com a sua a permanência à frente do Benfica. Com muito poucas hipóteses de sucesso na liga portuguesa e sem a liga dos milhões, Jesus terá de fazer pela vida nestes noventa minutos decisivos.

Todos ao estádio. Vamos apoiar Jesus, Cardozo e todos os restantes jogadores do Benfica.

NÃO AOS ASSOBIOS.

SLB4EVER disse...

Também me parece que seja isso. O Enzo pelo Gaitán penso que não até porque o Enzo ainda ñ conseguiu convencer.
A grande dúvida que tenho é acerca do Aimar, se ele está em condições para ser titular, pq vai ser um jogo bastante intenso. Se este não jogar de início apenas vejo 2 hipóteses obvias. A troca directa com o B.César ou avançar o Witsel entrando o Matic para a sua posição.
Seja qual for a escolha acho que a táctica será esta até pq apenas 2 avançados foram convocados.

FORÇA BENFICA

Far(away) disse...

John, coloquei o Emerson porque o Capdevila não está inscrito para esta fase. Senão tinha colocado o espanhol.

Anónimo disse...

Gaitan está a render pouco? Será de estar a jogar á direita?
Sim, mas qualquer Jogador que jogue no SLB tem que estar motivado para jogar em qualquer lado...

Mas sendo o Gaitan o nosso produto mais vendável e o que foi mais caro porque é que não está a jogar no sitio onde pode render mais?

Luis

Anónimo disse...

Peço desculpa, mas já por diversas vezes opinei sobre Gaitan. Considero estarmos na presença de um ótimo jogador, no entanto é da responsabilidade do treinador, incutir um espírito mais guerreiro e maior participação no jogo em benefício do conjunto.Quando interiorizar essa função, será um jogador intocável, independentemente das posiçoes que ocupe.


Desejo a todos uma noite GLORIOSA.

Saudações

pedro disse...

boas
acham mesmo que o teimoso do jorge jesus va mudar a tactica?
esse jogo benfica va perder,benfica esta a preparar a epoca ha muito tempo e benfica nao anda a jogar nada.marcam 1 golo nem se aguemtam.
o jorge jesus nao sabe motivar os jogadores juniores, urreta por mais que se esforce nao joga,era bem feito se fosse parar ao porto,benfica nao da valor aos jogadores trata os como lenços, usa deita fora, o zoro diz e disse bem, tal como o jorge ribeiro, e freddy adu.so deixo aki uma questao interessante, porque sera que é sempre com os jogadores de cor que a problema?interessante nao e?nelson, miguel, zoro, freddy adu , manuel ferandes,bynia. havera algum socio com mentalidade do salazar ainda?
bem espero que o benfica ganhe, a esperança é a ultima a morrer

TheConQueR disse...

Eu não acho que o Gaitan esteja a jogar mal, pelo contrário acho que é o único com alguma imprevisibilidade, o Nolito marca , mas faz sempre a mesma coisa, e parece-me que neste jogo não marca, e na minha opinião a equipa devia ser Perez na direita e Gaitan na esquerda, com Cardozo no centro, seria um meio campo mais de posse!

Jara não está convocado penso que seja uma confirmação do seu empréstimo ,a meu ver muito rentável, para ganhar maior maturidade no seu jogo, com ele deveria ir Urreta ,o que a meu ver abriria as portas a Salvio...

John Wakefield disse...

Ah tens razão, Far(away). Tinha-me esquecido que o espanhol não foi inscrito. Mas mesmo que tivesse sido, optava na mesma pelo Emerson. Não porque é melhor que o espanhol (todos sabemos que Capdevilla é superior), mas sim porque está em melhores condições físicas. O brasileiro não é nada do outro mundo em termos ofensivos (não apoia tanto os ataques efectuados pelo corredor esquerdo), mas parece-me ser eficaz a defender. O espanhol teve sérias dificuldades em travar Ludovic...