terça-feira, 16 de agosto de 2011

Um resultado que não deixa de ser positivo

2-2, foi o resultado que o Benfica arrancou na Holanda, frente a um adversário que colocou grandes problemas ao Benfica. Jorge Jesus emendou a mão e apresentou um esquema de 4-2-3-1 com Cardozo na frente de ataque, com vista a ter um meio campo mais reforçado. Mas o início de jogo foi problemático já que sofremos o primeiro golo, bem cedo no jogo e temia-se que a equipa se desergonizasse, o que não aconteceu. O Benfica soube manter a calma nesse período e soube reagir com carácter, dando a volta jogo com um grande golo de Cardozo e com Nolito a culminar uma bela jogada do ataque encarnado. Pensava-se então que o Benfica poderia ter o jogo controlado e até ao fim da primeira parte as coisas foram acontecendo, mais ou menos ao ritmo que o Benfica queria, apesar dos holandeses nunca desistirem realmente de atacar.

Veio o segundo tempo e aquilo que vimos foi um Benfica nervoso, bastante pressionado pelo Twente, que criou inúmeras chances de golo, vários lances de perigo, sobressaíndo um gigante Artur, a quem podemos agradecer pelo empate. Não fosse ele e teríamos saído da Holanda com um resultado negativo, foi fundamental a frieza entre os postes de Artur. Mas quando o guarda redes é o destaque, algo vai mal no resto da equipa. O Benfica desceu de produção nesta segunda parte, voltou a demonstrar, tal como em Barcelos, grandes dificuldades em controlar o jogo, mas o mérito tem que ser dado ao Twente que meteu dois jogadores que deram bastantes dores de cabeça aos nossos defesas. Ola John que veio dinamizar o flanco esquerdo e o ponta de lança austríaco Janko, os dois deram novo gás ao ataque holandês e após o 2-2, golo que devia ter sido anulado por falta sobre Emerson, adivinhava-se uns 10 minutos finais frenéticos.

Soubemos segurar o resultado e o saldo final tem que ser considerado positivo, um empate com golos neste tipo de eliminatórias é sempre bom. Mas há que ter a consciência que nada está ganho, que o Twente tem muito valor e que se tivesse ganho ao Benfica, teria que se aceitar esse resultado, dado o futebol que apresentaram no segundo tempo. O Benfica é melhor que o Twente não tenho dúvidas, temos um jogo em nossa casa para carimbar a passagem para a fase seguinte, mas nunca subestimando o valor deste nosso adversário.

Algumas notas finais. Óscar Cardozo. Quem disse que ele não podia render num 4-2-3-1? Eis a resposta. O paraguaio é um jogador fundamental para o Benfica, independentemente do sistema de jogo e ele também decide jogos, como se viu no golo que marcou. Witsel e Nolito deram novamente boas indicações, um pelo pulmão incansável no meio campo, outro por ter marcado novamente, 4 golos em 4 jogos. Mas o grande destaque deste jogo vai mesmo para Artur Moraes. Fantástica exibição do brasileiro, evitando vários golos feitos, dando segurança à equipa, demonstrado o seu valor. Há muito tempo que não via uma exibição assim de um nosso keeper.

18 comentários:

Pedro disse...

Far, lembras-te? Fui dos poucos a defender Cardozo na frente da equipa no 4231... ☺

É evidente q perdes a agilidade e técnica de Saviola mas ganhas poder de choque e de fogo e, muito importante, uma referência ofensiva para os artistas Nolito, Gaitan, Aimar e Witsel. Entre eles temos o tika-taka e depois Cardozo para fuzilar...

Miguel Coutinho disse...

Não percebi a substituição do Saviola pelo Aimar, ainda mais quando se trata de um jogador (Saviola) que tem sido uma completa NULIDADE já desde a época passada.
Parece que ninguém vê isto: nem o JJ, nem a comunicação social, nem sequer estes bloggers do nosso Benfica!...
Naturalmente que, pelo menos neste momento, o Cardozo deve ser titular em detrimento do Saviola e quando voltar o Rodrigo e o Nelson este jogador deve ir mesmo para a bancada!

Far(away) disse...

Lembro-me perfeitamente Pedro. Também nunca percebi o cepticismo de muita gente em utilizar o Cardozo nesse sistema.

manuelmonteiropt disse...

temos mtos e bons jogadores, temos um treinador que n sabe segurar um resltado, e ninguem que o aconselhe a saber ganhar

Pedro disse...

meio a zero chega. o futebol actual pertence às equipas cínicas... ou ao Barcelona. Mas como não temos nem Messi, nem Xavi, nem Iniesta, temos de ser cínicos.

Foi um excelente resultado, frente a uma equipa muito, muito difícil (perderam o campeonato para o Ajax no último jogo contra... o Ajax). Aliás, a todos os que dizem que o Benfica devia ter facilmente ganho hoje, esquecem-se que se o Twente não fez mais, é porque o meio campo defensivo do Benfica (grandes Javi e Witsel) não deixou. E que o Twente tem o mesmo orçamento para esta época que o Benfica. E que jogámos em casa deles. Portanto deixem-se de tretas.

Fomos cínicos e voltámos para casa com um excelente resultado.

Ah, e esqueci-me de dizer...

Banco do Benfica o ano passado: Kardec, Filipe Menezes, Weldon, entre outros do género.
Banco do Benfica este ano: Perez, Saviola, Matic, entre outros do género. Descubra as diferenças.

helderrocha disse...

um goleador como o cardozo, tem lugar em qualquer tactica em que haja ataque continuado

philippe disse...

completamente de acordo contigo miguel nao entendo essa aura que o saviola ainda tem. até consegue marcar mas falha imensamente. o maxi teve uma noite mà e para mim o matic tinha de entrar em lugar de aimar no inicio do segundo tempo para refriar os animos holandeses. infelizmente tivemos o ruben amorim que NAO ACRESCENTOU NADA, bem pelo contrario. enfim JJ é mesmo um pessimo treinador bom somente para um ano o primeiro e depois pode arranjar outro clube!
mas tenho por mim que o 4231 nao é dele mas sim do puxao de orelhas que ele levou com vieira e carraça hà dois dias: fim do teimoso!

Changeling disse...

Este jesus cada vez mais parece o quique.

Mentiroso disse...

Jesus quase conseguiu que o Benfica saísse derrotado deste jogo mas Artur não deixou. Com o resultado favorável e o Twente a crescer era imperioso fazer entrar Matic mais cedo. Nesses momentos de aperto foi Artur que salvou o Benfica com intervenções do outro mundo. Luisão esteve, mais uma vez, à sua (enorme) altura. É o grande patrão desta equipa.

Depois da saída de Coentrão e Salvio o Benfica ficou bem mais lento nos processos. Não temos equipa para jogar em contra-ataque. Saviola e Cardozo, tal como Maxi, são muito, muito lentos o que leva a que se percam inúmeras jogadas de perigo.

Anónimo disse...

Pretendo fazer uns breves comentários àquilo que acho que foi uma demonstração inequivoca de falta de coragem, relativamente a um resultado que tivemos na mão e que acabou por escapar-nos por falta de audácia.
Em primeiro lugar, enquanto funcionámos como equipa foi um regalo apreciar a circulação da bola e a forma fácil como chegavamos junto da baliza adversária. No momento em que procuravamos resolver individualmente, perdiamos o controle do jogo e o Twente ganhava ascendente. São casos do Saviola e Maxi Pereira e felizmente Gaitan saíu quando tinha esgotado o seu manancial de virtuosismo e técnica. Será um jogador fabuloso quando tiver a noção exata do que há-de fazer em prol da equipa. Hoje foi o caso.
Não posso deixar passar sem fazer uma referencia a Javi e Witsel, pois seria injusto não destacar o seu enorme papel no meio campo.
Gostei hoje, mais da pressão da equipa na intermediária adversária, já o mesmo não se poderá dizer da cabeça da área, tem de sair forçosamente alguém para o jogador portador da bola, para que o mesmo não tenha tempo de levantar a cabeça e escolher a opção. Gostei também da constante irrequitude de Nolito, embora julgue que precisa de trabalhar a melhor forma de executar os passes a rasgar. Isso virá com o tempo, mas sinceramente fiquei agradado como trabalha pela posse da bola, sempre em prol do conjunto.

Anónimo disse...

Concordo no essencial com o texto deste post. No entanto, não considero que Jorge Jesus emendou a mão ao mudar de sistema táctico. O sistema tem de ser o adequado à equipa adversária e ao tipo de jogo. Tratando-se de uma eliminatória, em que o primeiro jogo é em casa do adversário, que tem obrigatoriamente de vencer, acho que se impunha esta táctica. Contra equipas mais fracas da nossa Liga, acho que se impõe o 4-1-3-2. O Benfica tem de ter várias formas de jogar, conforme as circunstâncias, até para surpreender os adversários.
Considero que Cardozo é um jogo importante para o Benfica e não percebo a animosidade de muitos adeptos em relação a ele. Não é um artista como outros jogadores que temos. É um goleador nato. Penso que o Benfica deveria ter outro avançado com características semelhantes, possante, com remate fácil e, se possível, melhor com a bola nos pés. Não foi, infelizmente, o caso de Kardec.
Mais uma vez, considero que seria importante ter médios que rematassem bem de meia distância. Para além de Cardozo (que é avançado) não vejo mais nenhum jogador com essas características. E muitas vezes os jogos decidem-se dessa forma.
O primeiro golo do Twente, em remate de fora da área, foi algo idêntico ao segundo golo do Gil Vicente. Cá está a importância dos remates de meia distância. No jogo com o Gil, li muitos comentários a culpar a defesa do Benfica, alguns deles completamente descabidos já que culpavam Jesus por não ter posto a jogar Luisão (que estava castigado) e Maxi Pereira (que tinha acabado de chegar de férias). As culpas eram do Jardel e do Ruben Amorim. Hoje, com Luisão e Maxi Pereira em campo, o Benfica sofreu um golo nas mesmas circunstâncias. Quando se sofrem golos, não é só a defesa que tem culpas. Uma equipa deve ser um todo, que deve defender e atacar em bloco.
Se é certo que, na segunda parte, o Twente teve ascendente no jogo, e aí o Artur esteve em grande plano, também é verdade que o Benfica teve oportunidades para marcar mais golos. O Benfica não se limitou a defender e isso é positivo. É necessário que a equipa seja mais expedita a rematar. Por vezes, perdem-se oportunidades com passes a mais.
Para além de Artur, Nolito e Witesel, destaco ainda Javi Garcia. O homem luta que se desunha! Maxi Pereira, que costuma também ser um dos pulmões da equipa, parece-me bastante estoirado, até porque ainda não teve férias a sério. É possível que venha a ser uma época difícil para ele. Por outro lado, julgo que o Saviola a jogar no lugar de Aimar não resulta. Até preferia o Gáitan. E que é feito de Bruno César?
Reconheço que o Twente tem uma boa equipa e, numa eliminatória a duas mãos, o resultado de 2-2 em casa do adversário é positivo.
MM

vose jeiga disse...

Negativo:

-a falta de noção de ritmo de jogo e de inteligência do Benfica é preocupante. Com 1-2, o Benfica não sabe descansar com bola. deixa q o adversário coloque o jogo em alta rotação e depois vê-se o resultado. Hj se não fosse Sao Artur era saca cheia...

a falta de velocidade de saviola é sintomática e Rodri e Nelson Oliveira têm uma palavra a dizer já esta época.

Positivo:

Artur: gigante

Javi e Witsel: meio campo com estampa física de alto gabarito e qualidade técnica acima da média

Nolito: o Killer deste Benfica

Cardozo: confesso q o estilo pastelão me desagrada bastante, mas os números não mentem.

Bryan Ruiz e John: duas balas!! ruiz com técnica superlativa e john com velocidade supersónica.

p.s: hoje vi pela segunda vez um jogo de Pablo Armero da Udinese...q BESTA! agora é impossível pois a udinese não o vende a preço acessível mas possui uma velocidade e uma intensidade brutal...

David Gonçalves disse...

E o Capdevila tem que jogar o mais rápido possível; O Emerson não chega para o SLB

Nuno Pinho disse...

Algumas notas:

- Máxi Pereira não está bem fisicamente e por isso o Ola John fez dele 'gato e sapato'. O Amorim, tirando o erro, fez um bom jogo em Barcelos e devia ter sido o titular.
Do outro lado, o Emerson não me parece muito expedito a subir pelo flanco. Com isto quero dizer que se não são os laterais a subir pelos flancos o Benfica fica muito afunilado no meio, pois está visto que os extremos preferem movimentos diagonais...

- Hoje correu bem atacar pelo meio. A equipa tem jogadores imprevisíveis como o Nico ou Aimar, mas é bom lembrar que isto nem sempre acontece...

- Por muito espaço e tempo que tenha tido, o Cardozo tem muito mérito no primeiro golo. Está longe de ser o avançado ideal para a ideia de jogo do Jesus, mas continua a ser o melhor que temos. O Saviola combina melhor com os colegas, mas não se consegue impor.

- Artur esteve em grande novamente. Fez-me lembrar, com as devidas distâncias, a grandiosa exibição do Moreira contra o Rosenborg. Oxalá tenha enterrado por uns tempos as perguntas da imprensa sobre o Eduardo.

- A defesa do Twente pareceu-me muito permeável, mas eles também podem ter ficado com a mesma ideia da do Benfica. O resultado deixa a eliminatória a nosso favor, mas muitas cautelas a preparar o próximo jogo.

CsA disse...

Com a condição fisica em que apresentou Maxi Pereira é normal que aquele rapazito que entrou na 2ª parte tivesse partido aquilo tudo, tal era o passador...

Sinceramente não percebi a troca do Aimar pelo Saviola. Ali exigia-se a entrada de Matic ou B.Cesar, ou é imperativo que Saviola tem de jogar sempre?

Artur foi gigante em todos os aspectos! os comentadores da RTP1 bem que tentavam pegar em alguma coisinha, mas não conseguiram...

RUI RODRIGUES disse...

SR Miguel Coutinho:

finalmente alguem que partilha da minha opiniao! sempre gostei do saviola, mas actualmente (alias ja desde parte da epoxa passada) nao tem lugar no onze, fisicamente esta zero! que adianta ele fazer um drible se depois nao consegue dar seguimento a jogada porque nao tem velocidade...ainda ontem perdeu la um lance incrivel partiu em vantagem para a bola e foi batido facilmente...depois, excepçao feita a um remate ontem...alem de o fazer poucas vezes (rematar a baliza) parece que nao pode com a bola de tao fraquinhos que sao...resumindo: produz muito pouco!
quanto ao cardozo as opinioes dividem-se eu sou defensor de cardozo embora que reconheça que nem sempre é o avançado ideal, por vezes arrasta-se dentro de campo, mas é um jogador util e os seu numeros falam por si

saudaçoes benfiquistas

SLB4EVER disse...

Miguel Coutinho, RUI RODRIGUES ñ podia estar mais de acordo o Saviola após o 1º ano pouco tem feito tanto no ataque como a defender, no mínimo precisa de ficar mais vezes no banco .

Foi evidente q após a troca do Aimar com o Saviola a equipa ficou partida e que o Twente tinha mais hipoteses de chegar ao empate. Mas o treinador ñ consegue ver isto?
Mais uma vez se deixa fugir uma vitória q tinha sido bem merecida, a reviravolta foi muito bem conseguida mas essa troca de jogador e sistema mais uma vez impediu que se segurasse a vantagem. Já cansa, mas ninguém no clube faz com q o JJ se deixe de lirismos e bravatas q só nos prejudicam?

Anónimo disse...

A importância e qualidade do Cardozo, mais que no 1º golo, vê-se no 2º: Com uma corridita e um passe fácil partiu a defesa toda e edixou tudo aberto para o Witsel e Nolito.

Frigoliny