terça-feira, 27 de setembro de 2011

Na Roménia em busca dos três pontos...

Nota prévia: Na campanha passada na liga dos campeões, em todos os jogos realizados fora, o Benfica não conseguiu pontuar uma vez sequer, por isso este jogo assume uma importância ainda maior.

É preciso, depois do jogo com o Manchester United, cimentar os recentes bons resultados com uma vitória. Não me interessa a nota artística, apenas o resultado. 3 pontos serão fundamentais na busca do apuramento para a fase seguinte da liga dos campeões. Não tenhamos dúvidas, o Benfica é bem melhor que o Otelul Galati, mas neste tipo de competições é importante não subestimar nenhum adversário, sob risco de sairmos vergados com uma derrota, como aconteceu em Israel no ano passado. Entrar dentro de campo, desde o primeiro minuto em busca da vitória, respeitando o adversário, não caindo na ilusão de mais tarde ou mais cedo, tudo se resolverá.

Em relação ao onze inicial, poderão existir algumas mudanças. Ultimamente tem-se notado em Witsel menos fulgor, um certo cansaço físico, pelo que não será de todo descabido, se Jesus optar por "poupá-lo", entrando para o seu lugar ou Amorim (seria a minha escolha) ou Matic. No entanto, caso, o belga esteja mesmo em boas condições físicas, não fazia qualquer mexida no onze inicial:


Poderão existir outras nuances... Saviola poderá estar à espreita da titularidade, sendo que nesse caso relegaria Pablo Aimar para o banco? Isso tornaria a equipa menos eficaz na posse de bola, menos perigosa nas transicções rápidas para o ataque, mas por outro lado, poderia conferir, maior apoio a Cardozo, que no entanto, tem estado muito bem no papel de única referência do ataque. Bruno César é também uma carta que poderá estar em jogo, mas quer Nolito, quer Gaitán, parecem apresentar nesta altura um bom momento de forma, pelo que não acho que faça sentido mudar. Fazia sentido sim, abordando outra hipótese, metê-lo no lugar de Aimar, mas Jesus tem mostrado que conta com o brasileiro para as faixas do ataque.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Benfica neste jogo tem de entrar na sua máxima força. Não deve ser um jogo para fazer experiências ou para fazer descansar nenhum dos jogadores, a não ser que esteja no limite das suas capacidades físicas. É o caso, por exemplo, de Maxi Pereira que ainda não teve férias e vai precisar de descansar nalguns jogos, podendo ser substituído por Ruben Amorim. O jogo do próximo Sábado, contra o Paços de Ferreira, será o ideal para isso. Concordo que, no jogo de hoje, é fundamental o Benfica ganhar os 3 pontos. Há muito tempo que o Benfica não ganha fora de casa para a Liga dos Campeões. Julgo que a última vez terá sido quando Ronald Koeman era treinador. Para além do Otelul não ter nenhum palmarés a nível internacional, ainda por cima o jogo não se realiza em Galati. Por tudo isso, e porque tem uma equipa melhor, o Benfica tem a obrigação de ganhar. Mas como se refere no texto deste post, é preciso que o jogo seja encarado com seriedade e com determinação, para que não se verifiquem surpresas.
MM

John Wakefield disse...

O Benfica tem que ter paciência... Eu vi o jogo entre o Basileia e o Otelul. Os romenos defendem quase todos atrás da linha da bola e é difícil furar a sua barreira. Os suíços só conseguiram a vitória a 10 minutos do fim...
Os romenos têm um jogo ofensivo que se pauta por contra-ataques, remates a longa distância e lançamentos longos para a área.

O Benfica é superior... mas temos que ser eficazes. Creio que dominaremos o jogo a meio campo, mas vai ser difícil ultrapassar o "autocarro" romeno!