quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Um empate com sabor a pouco

O Benfica podia ter garantido na noite de ontem a passagem para a fase seguinte da liga dos campeões, mas ainda não foi desta vez que tal aconteceu. Jesus que esteve fora do banco, manteve Rodrigo como titular e apostou em Luís Martins como titular, mantendo Maxi Pereira como lateral direito. Cardozo e Saviola foram relegados para o banco de suplentes assim como Nolito, que ultimamente tem tido esse estatuto. O Benfica entrou bem no jogo e marcou cedo pelo pé quente do momento Rodrigo, assistência de cabeça de Gaitán. Pensava-se que seria o início de uma boa noite para o Benfica, mas com o passar dos minutos a equipa foi tendo menos fulgor, não criando muitas oportunidades de perigo para a baliza do Basileia. A dupla Matic/Witsel no meio campo chegou para as encomendas e o Benfica soube gerir de forma geral, bem a posse de bola, controlando o Basileia. Mas o que estaria por vir não seria esse reflexo...

A segunda parte voltou a trazer um Benfica mais nervoso, voltou a trazer uma equipa que deixou o adversário subir no terreno, empurrando a equipa mais para trás no terreno do jogo. Não foi um uma entrada particularmente boa  no segundo tempo e depois as duas primeiras substituições a meu ver foram mal feitas. A saída de Luís Martins que até vinha tendo uma estreia relativamente positiva podia acontecer, mas não para a entrada de Miguel Vítor... seria preferível deslocar Maxi para a esquerda e fazer entrar Amorim para lateral direito. Mas foi a saída de Aimar, que pertubou o futebol ofensivo do Benfica, a partir desse momento deixou de haver ligação entre o meio campo e o ataque, deixou de existir uma gestão da posse de bola, o meio campo do Basileia subiu em bloco e empurrou o Benfica para a sua grande área, marcando o inevitável dirira eu golo do empate. O Benfica não soube reagir bem ao golo sofrido e Nolito que depois entrou em jogo, veio tarde demais para o mesmo. As alas não estiverem em particular destaque, ne Gaitán nem Bruno César estiveram em evidência. Foi pena, porque poderíamos ter vencido.


Destaques individuais

Pablo Aimar: É o jogador nuclear desta equipa. Sem ele o Benfica perde muito na capacidade de gerir as partidas conforme aquilo que a equipa necessita. É ele quem acelera quando o jogo pede isso, é ele quem põe gelo no jogo quando se pede maior contenção...

Rodrigo: Voltou a marcar e voltou a mostrar que tem muito para dar à equipa. Muito oportuno, mas ainda sem fulgor para os noventa minutos. Mas está a deixar a sua marca...

20 comentários:

SLB4EVER disse...

Caro Far, não entendo a substituição do L.Martin, naquela altura pareceu completamente despropositada, 1º pq quem devia sair era o gaitán que já não se mexia para entrar o Nolito e depois pq a partir daí e sofrendo o empate era impossível não voltar ao péssimo 442 sem organizador de jogo.
Seria optimo ter o D.Simão no banco para substituir o Aimar ou o Witsel que não jogou nada, a equipa precisa mais de um 10 a fazer de organizador de jogo do que de um 10 segundo avançado como o JJ faz com o Aimar. Mas não é preferivél no banco ter o manco do Jardel.
Numa fase crucial estamos a retroceder, parece que o treinador está a querer arranjar lenha para se queimar...

Unknown disse...

A equipa foi mal gerida, pois com o estouro de aimar e a mudança táctica dos suiços, perdemos o meio campo. Embora estivesse a dar buracos devido ao seu incorrecto posicionamento e falta de ajuda em especial do bruno césar e do matic, que não consegue ser o pêndulo à frente da defesa, não estava lá no golo, a substituição pelo miguel vitor foi uma substituição queimada, pois ficámos sem capacidade ofensiva pelo flanco esquerdo, pois há muito que os alas estavam mortos. A saída de aimar para a entrada de cardozo foi uma camelada ainda maior, pois se já não tínhamos o controlo do meio campo, então ainda ficou pior. A entrada de nolito tardou, bem como a de cardozo, mas quem deveria ter saído não era o aimar. Espero que após a falência do 4132, não digas que o problema é o 442. O problema é a falta de ajuda dos alas e o facto de o médio centro não ter capacidade para 90 minutos no 4231, ou o segundo avançado não baixar no 442. O problema é que o matic não é um trinco nem conhece os movimentos que deve fazer em termos de coberturas defensivas. esses são os problemas estruturais do Benfica e não o 4231 ou o 442

Unknown disse...

PS - com este tipo de tempo e relvado, será que a opção bruno césar seria a mais adequada à partida ?

Far(away) disse...

O problema para mim é que Bruno César não é ala, antes médio ofensivo, mas pela lesão de Enzo Pérez e o inexplicável diria eu, afastamento de Nolito, anda a jogar nas faixas. O brasileiro é um óptimo jogador mas no centro, não percebo porque não é ele a principal alternativa a Aimar.

Anselmo Damasio disse...

Eu diria um empate com sabor a derrota.
Apesar do domínio do Basileia no inicio da 2ª parte, perdemos o jogo (perdemos porque empatar em casa com o Basileia é a mesma coisa) quando o JJ mandou efectuar aquelas duas substituições disparatadas e a entrada do Nolito pecou por tardia.

SAUDAÇÕES GLORIOSAS

O Cabinda disse...

Realmente incrivel como é que aquele anormal do 4º arbitro nao vê um boii a passar-lhe à frente dos olhos. Será possivel termos uma sequencia de 2 jogos seguidos com arbitros isentos???

NO ENTANTO, hoje há muita coisa a esclarecer.

- Como é que um adjunto não tira a samarra durante 90 m?

- Como +e que um adjunto não sai de debaixo do tecto do banco de suplentes durante 90m?

- Quem é responsavel pela troca do Luis Martins pelo Miguel Vitor? É culpa do iniciado que a equipa esteja mal? Eles nem estavam a atacar por aquele lado. Ha 2 semanas o Emerson levou um baile naquele lado e nao foi substituido.

- O responsavel pela saída do Aimar deve ser o mesmo de sempre. E o Fim do futebol benfiquista foi normal, nada que nao estejamos habituados a ver desde a PRIMEIRA JORNADA do campeonato.

- O mestre da tactica estava no hotel a ver a playboy channel ? Só pode, o picanhas, andou a fazer o quê exatamente no corredor direito?

- A equipa a amorfinhar-se e o anormal do Raul Jose(por isso é adjunto) não deu uma instrução pra dentro do campo. O adjunto hoje foi o Capitão, o homem que anda a levar a equipa e os colegas de equipa ao colo.

-O Universo rege-se por regras de justiça e a saída do Luis Martins, teve como consequencia imediata E OBVIA o golo sofrido, ainda o M. Vitor não se tinha posicionado em campo. Qual a mensagem que foi levada aos jogadores com esta substituição? A arte de queimar dois jogadores da cantera. Obrigado incompetente fala barato JJ !

Unknown disse...

Não ponho isso em causa Far, mas o Bruno César está habituado a condições metereológicas diferentes e a relvados diferentes e sinceramente parece-me sem resistência para fazer o que o gaitán fez durante 55 ou 60 minutos, ajudar o lateral. Acho que o nolito devia ter jogado de início, que o matic devia ter jogado no lugar do witsel e o amorim no lugar do matic.

Unknown disse...

a saída do martins é risível, pois ficámos sem a capacidade de atacar pelo flanco esquerdo e ainda por cima mamámos logo o empate e é como dizes far, o rodrigo é bom, mas não dura 90 minutos, pensando bem, quem é que dura ?

Anónimo disse...

o nolito cometeu o pecado de tar a marcar muitos golos no futebol afinal o futebol ta cada vez mais chato com essas manias dos mestres das taticas parece ke tao aa falar de xadrez e nao de futebol enquanto isso o abelha do gaitan eu simplesmente detesto esse jogador o jogador nao o homen inteligente a maneira como ele pos o pe a uma bola incrivel só mesmo pa kem nao viu e o witsel o bob marley do benfica quantos charros fumou antes do jogo parecia ke andava em vez de correr volta caarlos martins por favor

Baresi disse...

Fiz novamente 600km (ou um pouco mais) para ver este jogo, e a unica coisa que se salva nisto é o resultado... Com 3 pontos de avanço sobre os suiços(que na prática são 4), só uma catástrofe faria com que o Benfica não passasse á fase seguinte.
Seria preciso que o Benfica perdesse com o Manchester e o Basileia ganhasse na proxima jornada fora, e na 6ª jornada o Benfica só precisaria de fazer o mesmo resultado que o Basileia.
É estranho ver os adeptos do Basileia festejar este empate no fim como se fosse uma vitória... se calhar foi por praticamente garantirem o apuramento pra Liga Europa.

Falando do jogo apenas uma nota em relação a um "jogador" :

1- Nemana "o caralho que te f..." Matic.

É uma pouca vergonha. Perdeu 2/3 bolas em zona proibida, não tem a noção dos espaços que tem que ocupar (dificilmente com Javi garcia em campo o jogador do Basileia iria rematar com tanta á vontade á baliza de Artur para fazer o 1-1), não desarma, é lento quer no passe, quer na decisão quer nas movimentações, mau mau mau..., e só tenho a dizer mais uma coisa em relação a ele, SE O HOMEM FOSSE MESMO BOM TINHA FICADO NO CHELSEA!!! Se o homem vale os tais 5M€, porque raio o Villas Boas não ficou com ele, e foi buscar o raio do Oriol??
Faz-me lembrar o "saudoso" Michael Thomas, mas este tem 1.90m, e é branco.
Parece que estou a ver um concerto de música clássica, e pelo meio aparece um trolha a assentar tijolo...
Pra bem da minha saude, enquanto este caralho for convocado, não volto a pôr os pés no Estádio da Luz.

Sou obrigado a levar com o novo Jara, por teimosia de Jesus?? dass!!

PS. Não falo do árbitro, dos 10 minutos que Nolito jogou, do berro fisico da equipa, da substituição do Luis Martins... não falo de nada... Isso fica com os especialistas...

Anónimo disse...

O Benfica perdeu uma Oportunidade de mostrar aqui e agora que pode ser uma equipa forte e personalizada na Champions. Assim o que mostrou é que falhou num momento da verdade e que ainda não tem estaleca para estes jogos e ritmos. Em casa era para estar a ganhar 2 -0 ao intervalo e gerir na segunda parte. Mas não é com jogadores de rasto e experiençias novas que se faz isso.

Luis

Rui Sérgio Guerra disse...

Bom dia, “Far” e bloguistas! (Comment 1/2)

Agradeço e subscrevo a tua crónica, Gonçalo,… pecas apenas por… ”demasiado soft”!
Tens toda a razão – HOUVE MESMO DESLEIXO!…
Apenas realço que…HOUVE MUITO DESLEIXO… E DESONRA AO SLB,… DE NOVO!!!

Sou um sócio do SLB que vive aqui no Porto e, como calculam, por tudo o que se passou,..
'tou ainda a ferver... e muito!

Como cumpro com as m/ obrigações perante o Clube, tenho moral para,... EXIGIR SEMPRE... aos Técnicos e jogadores do SLB... RAçA, QUERER E AMBIçÃO DE VITÓRIA! SEMPRE!!!

Hoje, à parte os primeiros 15 minutos e pouco mais (OUTRA VEZ !!!), a exibição do Benfica foi,... MISERÁVEL E QUASE VERGONHOSA!
VOLTÀMOS A ADORMECER… DENTRO E FORA DO RELVADO!
Lamento muito mas... FOI MESMO... MAU DE MAIS PARA SER VERDADE...!
Negar isto é... falsear a realidade e até... OFENDER A HONRA E DIGNIDADE DO S.L.B.!

Excelente o RODRIGO, parabéns pelo óptimo golo e pela exibição! Cresce de qualidade jogo a jogo. Bom jogo do ARTUR (a segurança habitual) e de GARAY. Quanto a LUISÃO E AIMAR,… apenas SOFRÍVEIS, pois PODEM E DEVEM JOGAR E ORIENTAR BEM MELHOR A EQUIPA!

O resto dos jogadores,… de facto,… QUASE VERGONHOSOS! MAXI sem velocidade, voltou a “enterrar-nos” (“buraco” no 2°.golo!). L.MARTINS compreensivelmente apenas razoável: a expectável qualidade a atacar - aprende, ó cromo do Emerson! -, mas com muita inexperiência a defender, abrindo “demasiadas avenidas” no seu flanco. MATIC…lento e complicativo (não convence, ponto!). WITSEL…fraquíssimo; como é possível, ele que…é craque! GAITÁN e B.CÉSAR… MERECIAM DE FACTO UM VALENTE PAR DE ESTALOS…por tanto DESLEIXO!
Cardoso entrou… já cansado! Nolito, apareceu demasiado tarde… e com a equipa… MORTA!

JJ esteve PÉSSIMO, NA ORIENTAçÃO À DISTÂNCIA (aprenda mais essa, Sr.Catedrático!): equipa DE NOVO À DERIVA no pós-golo, c/ EXIBIçÃO MEDÍOCRE, SEM GARRA NEM CHAMA, tal como no desastre em Barcelos (após o n/ 2-0) e hà dias c/ o Olhanense, na Luz!
Com a equipa completamente de rastos em qualidade de jogo,… TIRA O AIMAR???
L.Martins não foi devida e atempadamente preparado e depois, c/ razoável exibição,… sai por M.Vítor ? Para quê, se Garay tapava bem a dobra ? Mais 1 substit. “queimada” estupidamente!

Quanto a Raúl José,… AMORFO E MEDROSO,…c/ inegáveis sinais de…FALTA DE ESTOFO!
Anda ali…”a fazer o quê”?! Ganha o que ganha para… “tirar notas e…carregar bolas”?! Boa!!!

Aliàs, esta má exibição era expectável pelo prisma e na sequência do B.Mar e do Olhanense.
Ok, já sei, …blà blà blà… nada está perdido, faltam-nos apenas 2 pts,… blà blà blà!
DISCURSO COMODISTA E MISERABILISTA,..QUE TRADUZ, DE FORMA REDUTORA… UMA BOA DOSE DE EXPLICAçÃO PARA O SLB DOS ÚLTIMOS 30 ANOS – um fidalgo que… QUASE SE ARRUINOU DE VEZ (aqui, por justiça, Mto Obg a M.Vilarinho + LFV +…)!
POBRE FIDALGO esse que,… na verdade,… POUCO,… MUITO POUCO TEM GANHO!
O resto… é patuá!
Ah… “O Papa e a Al Qaeda azul”…blà blà,…ok! E… 2 CL + 2 taças UEFA +… que tal ?!?!

Desculpem-me todos mas,… face às expectativas realistas (não mais!) e às motivações inerentes ao jogo de hoje:
- qualificação directa p/a 1/8 Final CL + 800.000€ + reforço da pontuação no Ranking UEFA,
- a quase garantia de ganhar o Grupo, pressupondo a vitória cá contra o Otelul,
(ou seja, na próx. eliminatória, 2ª.mão na Luz,… factor SEMPRE MUITO IMPORTANTE!),
- ASSUMPçÃO DE MAIOR PRESTÍGIO DO BENFICA…ACTUAL,… DO SLB… DE HOJE!
Com o devido respeito à História do Clube, já me saturam em demasia o prestígio e a glória… DO PASSADO! FOI BRILHANTE E HONROSO,… MAS É PASSADO… DE 30-50 ANOS !!!
- Ganhar hoje era…GANHAR JÁ O ACESSO À FASE SEGUINTE DA CL (e tudo o supracitado)
E…MARCAR POSIçÃO DE FORçA, LÀ FORA…E CÁ, nos avençados da Pedreira e Alvalade!

Um abraço daqui da Palermo lusa,
RSG

Rui Sérgio Guerra disse...

Bom dia, “Far” e bloguistas! (Comment 1/2)

Em resumo, GANHAR HOJE…ERA CLARA OBRIGAçÃO DO SLB!...E também porque:
- Temos uma dimensão de Clube muitíssimo maior que o FC Basel,
- Criava-se 1 MAIOR ESPÍRITO DE VITÓRIA E DE MOTIVAçÃO NA EQUIPA (e nos adeptos!),
- E,…MUITÍSSIMO IMPORTANTE,…O EFEITO DESESTABILIZADOR NOS ADVERSÁRIOS, IMPONDO-LHES 1 MAIOR RESPEITO…E QUASE RECEIO! (na CL e na Liga!).

Provou-se, DE NOVO, o autismo, a ridícula arrogância e as casmurrices irresponsáveis de JJ!
Ficaram claras, também reiteradamente, A FALTA DE LIDERANçA FORTE E DE QUALIDADE no Futebol do SLB! NÃO HÁ QUEM IMPONHA… RAçA, QUERER E AMBIçÃO DE VITÓRIA!
Seja JJ, RC ou LFV, ou…“o raio que os parta a todos”, EXIJIMOS GARRA…E NÃO A VEMOS!
MERECEMOS DEDICAçÃO, AMBIçÃO E RESULTADOS… E A EFICÁCIA É… EPISÓDICA!

Como isto é espectáculo, ou deveria ser,...QUE ESTE “MAU ENSAIO NA LUZ” PRENUNCIE…
… “ÓPTIMA ESTREIA NA PEDREIRA”… C/ CONT. NA LUZ face ao scp!

Para finalizar com ESPERANçA… E CONVICçÃO GLORIOSAS…,
… ACREDITEM,… CARÍSSIMOS CONSÓCIOS E ADEPTOS BENFIQUISTAS,…
A VERGONHA E MISÉRIA DE ONTEM À NOITE FOI…INTENCIONAL E ESTRATÉGIA DE JJ!
Conforme tive oportunidade de conversar com o Ricardo Araújo Pereira, depois do jogo,…
VAMOS GANHAR A MANCHESTER (ah pois é, bébé!)…ou… ok,… ganhamos cá ao Otelul!
Entretanto,… com tudo isto,…ENGANÁMOS “as alternadeiras” da Pedreira e de Alvalade!
VOCÊS VÃO VER,…VAMOS A BRAGA GANHAR…”15 A 1”… E REPETIMOS C/ OS “verdes”!

FORçA BENFICA!

Um abraço daqui da Palermo lusa,
RSG

Rui Sérgio Guerra disse...

Bom dia, “Far” e bloguistas! (Comment 2/2)

Em resumo, GANHAR HOJE…ERA CLARA OBRIGAçÃO DO SLB!...E também porque:
- Temos uma dimensão de Clube muitíssimo maior que o FC Basel,
- Criava-se 1 MAIOR ESPÍRITO DE VITÓRIA E DE MOTIVAçÃO NA EQUIPA (e nos adeptos!),
- E,…MUITÍSSIMO IMPORTANTE,…O EFEITO DESESTABILIZADOR NOS ADVERSÁRIOS, IMPONDO-LHES 1 MAIOR RESPEITO…E QUASE RECEIO! (na CL e na Liga!).

Provou-se, DE NOVO, o autismo, a ridícula arrogância e as casmurrices irresponsáveis de JJ!
Ficaram claras, também reiteradamente, A FALTA DE LIDERANçA FORTE E DE QUALIDADE no Futebol do SLB! NÃO HÁ QUEM IMPONHA… RAçA, QUERER E AMBIçÃO DE VITÓRIA!
Seja JJ, RC ou LFV, ou…“o raio que os parta a todos”, EXIJIMOS GARRA…E NÃO A VEMOS!
MERECEMOS DEDICAçÃO, AMBIçÃO E RESULTADOS… E A EFICÁCIA É… EPISÓDICA!

Como isto é espectáculo, ou deveria ser,...QUE ESTE “MAU ENSAIO NA LUZ” PRENUNCIE…
… “ÓPTIMA ESTREIA NA PEDREIRA”… C/ CONT. NA LUZ face ao scp!

Para finalizar com ESPERANçA… E CONVICçÃO GLORIOSAS…,
… ACREDITEM,… CARÍSSIMOS CONSÓCIOS E ADEPTOS BENFIQUISTAS,…
A VERGONHA E MISÉRIA DE ONTEM À NOITE FOI…INTENCIONAL E ESTRATÉGIA DE JJ!
Conforme tive oportunidade de conversar com o Ricardo Araújo Pereira, depois do jogo,…
VAMOS GANHAR A MANCHESTER (ah pois é, bébé!)…ou… ok,… ganhamos cá ao Otelul!
Entretanto,… com tudo isto,…ENGANÁMOS “as alternadeiras” da Pedreira e de Alvalade!
VOCÊS VÃO VER,…VAMOS A BRAGA GANHAR…”15 A 1”… E REPETIMOS C/ OS “verdes”!

FORçA BENFICA!

Um abraço daqui da Palermo lusa,
RSG

Anónimo disse...

Segundo jogo consecutivo em que a equipa "desliga" aos 20 minutos de jogo. Preocupante e desejável que tenha sido a ultima vez.

Não podemos ficar sem o Aimar e Gaitán ao mesmo tempo. Se 1 é substituído, o outro tem que ficar até ao fim. Sem os 2, ficamos sem ninguém que pense o jogo. Witsel estava mais preocupado a dar cobertura ao meio-campo defensivo.

2º parte miserável, do pior que vi esta época.

Espero ter sido só uma impressão, mas parece-me que o Cardozo entrou amuado...

GNR

John Wakefield disse...

Quando se facilita na Liga dos Campeões, as surpresas podem sempre acontecer... O MU tinha também empatado em casa com o Basileia porque se desleixou... Vejam também o que aconteceu aos nossos rivais contra aquela equipa cipriota! Na Champions não existem equipas fáceis.
O Benfica podia ter arrumado definitivamente a questão mas em vez disso concedeu liberdades ao adversário que não se fez rogado. A este nível, os erros pagam-se caro!
Se queremos ir longe nesta competição, temos muito que melhorar. Caso contrário, ficaremos pelos oitavos ou, no máximo, quartos de final da Liga dos Campeões (o que já seria positivo mas gostaria de sonhar com algo mais embora seja muito difícil).

Bruno Pereira disse...

Tem sido mau de mais...

http://orgulhosamentelampiao.blogspot.com/2011/11/uma-ver-go-nha.html

DeVante disse...

Estou com o Cabina...porra que o Bruno César irrita qualquer um! O gajo não defende nem pressiona ninguém e ninguém diz nada? Ah e tal que ele não é ala. Pois, o Gaitán também não era e todos andam a mandar vir porque ele não defende...mas ao Bruno ninguém diz nada?

O Miguel Vítor não é jogador para o Benfica, ponham isso na vossa cabeça. Do pouco que vi o Luís Martins fez um jogo positivo e, por isso mesmo, terá muito menos oportunidades...o que é uma pena!

Este era claramente um jogo para Óscar Cardozo facturar 3 golos na primeira parte...

L. disse...

http://www.marca.com/2011/11/03/futbol/equipos/barcelona/1320315532.html?a=479fb4ff9df52a0266f20b31b0d20ce7&t=1320328264

aos bota-abaixistas que sonham com um treinador perfeito que nos faça ganhar sempre quinje a jero, um grande vão comer cocó. isso não existe, sejam benfica, que para puxar para baixo temos os inimigos.

SLB4EVER disse...

@L
Ser benfiquista é acima de tudo amar o clube e ter o clube sempre acima de qualquer individualidade. Ser benfiquista não é perder o sentido crítico e ser uma ovelha sem opinião e deixar que erros básicos sejam eles de treinador, jogador ou dirigente passem sem contestação. Só assim se pode evoluir e evitar periodos negros como o nosso clube já viveu e sonhar regressar á glória do passado.
Isto claro que não é fazer críticas gratuitas ou mandar abaixo, é sim identificar e discutir os erros e tentar perceber por onde melhorar. A exigencia de todo o universo benfiquista, mas em especial dos sócios pagantes tem que ser proporcional á realidade do clube e investimento feito, este é o plantel mais caro de sempre do SLB, não é possível não ter isto em perspectiva e não esperar resultados e exibições minimamente á altura.
A perfeição não existe, logo a equipa e treinador perfeitos não existem no mundo real. Agora não fazer o melhor trabalho possivel devido a erros que se repetem e opções duvidosas não é simplesmente aceitável.
E ser um bom benfiquista de certeza que não passa por insultos labregos, se não concordas com algo, partilha o teu ponto de vista, isso não é nada.