segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O factor Cardozo...

Reparem nas últimas duas exibições do Benfica ante o Otelul e Marítimo. O que coincidiu? Coincidiu a equipa ter realizado exibições menos conseguidas e coincidiu Cardozo a marcar o golo da vitória em ambos os jogos. Coincidência? De coincidência nada tem. Cardozo depende mais da equipa do que outros jogadores para jogar bem, mas por outro lado, não depende totalmente da equipa para facturar e resolver partidas. Há quem o ame, há quem o odeie, mas em condições normais, Tacuara tem mesmo de jogar quase sempre a titular. O porquê é uma evidência...Marca golos, atrás de golos.

Jesus queixou-se de que na taça de Portugal a equipa foi muito perdulária... pelo que torna-se quase imperial perguntar, com Cardozo teria sido diferente? Nunca saberemos, mas uma coisa sabemos, não podemos substimar a importância do paraguaio para a equipa, goste-se ou não do seu estilo, é uma das peças nucleares da equipa tal como Artur, Luisão, Javi ou Aimar. É o goleador e deixem-me dizer-vos... sem ele somos mais fracos, disso não tenho dúvidas algumas. Não é por acaso que é o melhor marcador do Benfica desde que chegou à luz, não é por acaso que isso acontece.

16 comentários:

John Wakefield disse...

Eu acho que o homem de jogo foi o Javi Garcia, muito mais do que Cardozo. Teve um desempenho fantástico no meio campo e foi uma autêntica muralha que travou as investidas dos insulares. Também contou com o apoio dum quarteto defensivo que cumpriu com eficácia o seu papel e por isso, Artur foi um expectador.
Em relação a Cardozo, só cumpriu com a sua obrigação. Era mau demais se falhasse também aquele lance aos 85 minutos...
Assim sendo, Luisão fez pouca falta, mas a verdade é que Gaitán e até Nolito (este só alinhou os últimos 10 minutos e assistiu Cardozo no golo, para além dum isolamento perante Peçanha - fez mais que Rodrigo e Bruno César juntos em todo o jogo) são muito importantes neste Benfica. São os jogadores mais imprevisíveis para as alas, embora não se tratando de extremos puros...
É bom que o Benfica não abdique de Javi e Gaitán em Janeiro porque tal seria comprometer o campeonato...

Far(away) disse...

Também concordo que o Javi foi o homem do jogo, encheu o campo. Não foi isso que quis dizer, até porque Cardozo jogou mal. Mas lá está, jogando mal, consegue resolver e isso define os bons pontas de lança.

Zelxandre disse...

Artur, Luisão, Javi, Aimar e Cardozo são a actual espinha dorsal do Benfica e no Funchal (taça) apenas Aimar entrou no segundo tempo.

Constantino disse...

Gosto especialmente de ler: "Javi jogou muito bem, foi o melhor em campo... Cardozo apenas fez a sua obrigação...". Ficamos assim a saber que para o Cardozo é obrigação marcar golos, para todos os outros... tentem jogar bem, mas não façam disso uma obrigação.

Far, convem nao esquecer que o Cardozo não jogou no jogo da taça porque estava suspenso. Sei que tu sabes, mas pode haver quem venha a correr dizer que o JJ não tinha nada que o poupar.

Abraço.

Anónimo disse...

Hoje vou ser o primeiro comentador àquela que foi uma boa vitória com mais uma exibição deplorável de uma equipa que mesmo carente de três jogadores(cada dia torna-se mais evidente, um lateral esquerdo que se torna gritante, um médio ala direito que vá para a linha e não os adaptados, que infletem sistematicamente para o centro e invariavelmente cruzam de forma defeituosa e um médio ala esquerdo que tenho desempenho identico ao do lado contrário.

Já tive oportunidade de manifestar a minha opinião quanto ao futuro desta equipa a jogar da forma como nos tem vindo a brindar, com a complacencia do "catedrático", que continua a fazer dos outros lorpas, transmitindo a ideia que os desempenhos são calculados e de superior qualidade. Lanço-lhe um repto: "Não diga baboseiras"

Quero expressar aquí a injustiça que lavra nas análises de pseudo-comentadores. Atribuem desempenhos a jogadores que dissecamos durante os jogos e não temos dúvidas quanto ao menor rendimento e por sua vez colocam na penumbra outros que pelo seu empenho e dedicação devem servir de exemplo. Sim... estou a referir-me a Witsel, Bruno César,que se andaram a arrastar e não funcionaram a mais de 10 à hora e despreza-se um Javi Garcia que valeu por todos à exceção dos centrais e guarda-redes. Este homem já reservou um lugar de honra na minha consideração e digo o mesmo que Paulo Bento disse por João Moutinho..." Quando joga bem é excecional,quando não joga é quase excecional"

Para terminar quero transmitir o meu estado de espírito saudoso de um futebol entusiasmante, com permanentes trocas de bola em progressão e em que imperava o interesse do conjunto e não aquilo que nos é proporcionado atualmente.
Tenho de admitir com lamento, que este "catedrático" tem piorado o desempenho da equipa, pois desde há duas épocas só se tem assistido à degradação das exibições. Pode alegar em sua defesa que é aquele que mais jogos ganhou, no entanto ainda não ganhou nada de relevo como,aliás fica ligado aos recordes
negativos. É bom que faça uma auto-crítica e não só auto-elogios, porque muito francamento, só cai no ridículo.

POC disse...

A nossa equipa é: Artur, Garay, Javi, Pablo.

E do lado contrário: Jesus, Saviola e Emerson.

Até agora os nossos estão a conseguir aguentar, mas não por muito tempo.

http://simaoescuta.blogspot.com

Pedro disse...

E todos nós sabemos a forma como Cardozo foi impedido de jogar no Funchal para a Taça...

Quem diz mal de Cardozo não percebe nada de futebol. Ponto final.

Nuno Silva disse...

Concordo que o Javi foi o melhor ontem como o é quase sempre.
Quanto ao Cardozo, falhou é certo mas voltou a resolver e é essencial no 11 titular.
Faria melhor se tivesse jogadores a cruzar para a area e sobretudo se tivesse o apoio de todos nós. Custa muito ver e ouvir alguns na bancada a assobiarem o Homem que mais vitórias tem dado ao nosso Benfica. Devem ser os unicos adeptos no mundo que tratam mal aquele que lhes dá grande parte das alegrias nas vitórias.

Far(away) disse...

Acontece com Cardozo muito mais frequentemente, mas também acontece com outros jogadores. Os adeptos, neste caso os do Benfica, precisam colocar a produtividade do jogador à frente da sua forma de jogar, do seu estilo de jogo, da sua preferência.

Anónimo disse...

Depois de Manchester e Sporting, as pilhas gastaram.se. Esta pausa natalicia, na minha opinião, vem em boa hora.

Quanto ao jogo, claro que o Benfica pode e deve jogar melhor. Neste momento, porém, não temos nenhum jogador em grande forma. Artur, Garay e Javi, continuam muito regulares. Temos um bocadinho de Aimar (muito, comparados com outros) e pouco mais.

Off Post: Alguem dos eternos está inscrito no jogo LIGA VIRTUAL ZON SAGRES? Se sim, não seria boa ideia fazer uma liga "Eterno Benfica"?

GNR

JNF disse...

Eu gostaria de ter tempo para participar nestas coisas, a sério que gostava, mas...

se o Far quiser, ele que avance, eu é que não posso mesmo.

Rui Sérgio Guerra disse...

Boa tarde Far e benfiquistas,

Ganhámos,... óptimo!
Mais 3 pts e... next!

Mas, SUBSCREVO TOTALMENTE o teu post, bem como a maioria das opiniões expressas pelos outros benfiquistas que aqui opinaram.

Artur, Javi, Aimar e Cardoso foram, mais uma vez, (na ausência de Luisão e do Witsel habitual)... AS ÂNCORAS QUE GARANTEM O EQUILÍBRIO POSSÍVEL ao n/ SLB!

VOLTÀMOS A JOGAR MAL,... SEM CRIATIVIDADE, NEM VELOCIDADE,... AFUNILANDO SISTEMATICAMENTE O JOGO, COM EXCESSO DOENTIO DE TABELINHAS ESTÉREIS E... SEM REMATAR À BALIZA!

PARA CÚMULO,... e salvo as excepções supracitadas, às que acrescento o Nolito,... HÁ 1 CLARO DÉFICE DE RAçA, QUERER E AMBIçÃO!

CONTINUAMOS A TER... "3 CANCROS":
- alas defensivas sem categoria, nem velocidade (Maxi inclusivé, ainda que seja 1 óptimo profissional!)!
- não temos extremos puros! Enzo???
- JJ é, reiteradamente,... AUTISTA, CASMURRO E... LUNÁTICO, além de RIDICULAMENTE ARROGANTE nas recorrentes baboseiras que diz em público!

Para explicar "ESTES 3 CANCROS",... queiramos ou não,... gostemos ou não,... NÓS, SÓCIOS DO SLB, TEMOS O DIREITO DE PEDIR EXPLICAçÕES... E SOLUçÕES... À ADMINISTRAçÃO DO N/ CLUBE, nas pessoas dos seus responsáveis directos, LFV e RC!

Apesar de tudo,... CLARO QUE...
FORçA BENFICA!

Um abraço da "palermo lusa",
RSG

John Wakefield disse...

caro Constantino,

eu acho o Cardozo um avançado de boa qualidade, mas também não é inimputável e ontem não esteve muito bem. E um jogador da qualidade dele, não poderia falhar aquele golo aos 85 minutos, depois daquele desperdício escandaloso aos 35 minutos... Por isso, digo que apenas cumpriu a sua obrigação. Qualquer pessoa no lugar dele, teria pelo menos marcado 1 golo no jogo de ontem (e já não digo os 2 porque os falhanços incríveis fazem parte do jogo).
Por isso, dei muita mais ênfase à actuação de Javi que foi a que mais me impressionou, anulando qualquer ataque do Marítimo. Aliás, atrevo-me a dizer que o Benfica de ontem sem Cardozo poderia ter ganho, mas se não tivesse Javi, decerto não venceria...

Unknown disse...

Sem o Cardozo quem estaria lá para concluir ? Não viram isso para a taça ?

eusoulivre disse...

Cardozo tá lá para meter a bola na baliza --- é tipo Torres... cada um é o que é... faltam-lhe alas para lhe meter as bolas... que culpa tem ele?

Vermelhusco disse...

O Cardozo marca aos 85 quase com o empate e o Wakefield diz que sem Cardozo o Benfica podia ter vencido...

Claro. Com quem em campo? O Rodrigo também estava no jogo.