segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Um jogador do Carái!

Muita gente gosta de Artur, muita gente adora Witsel, mas aquele senhor discreto que joga ao lado de Luisão é que me enche as medidas. Ezequiel Garay foi a melhor aquisição do Benfica esta época.

Não o soubemos negociar, isso é um facto. Garay chegou ao Benfica pelo mesmo valor que foi vendido ao Real Madrid pelo Racing Santander em 2009. Dois anos em que praticamente não jogou na capital espanhola não fizeram com que o argentino perdesse cotação no mercado. Estranho? Não, foi apenas mais uma amostra de fraca capacidade negocial dos dirigentes do Benfica (Witsel é excepção). Independentemente disso, o central argentino foi uma aquisição certeira que permitiu dar um novo equilíbrio ao eixo central, para o qual já contribuía Luisão e, agora, Artur. Não é um defesa espalhafatoso como David Luiz, (que possuía um estilo bem diferente e que eu também apreciava), mas confere uma serenidade e confiança ao sector defensivo que não existiam no Benfica desde aquela dupla formada por Mozer e Ricardo. Além disso, sem ser extremamente rápido, está no sítio certo na hora exacta, pronto a cortar a bola a qualquer altura fruto de um posicionamento sublime. Sabe sair a jogar com a bola no pé e sabe lançar o ataque com passes longos e rasteiros para o extremo.

Garay, feitas as contas, objectivamente, vale muito mais do que aquilo que demos por ele. No entanto, pelo passado do jogador em Madrid, o Benfica deveria ter sido muito mais matreiro e ter conseguido arrecadar o jogador por um valor mais baixo. De qualquer das maneiras, é uma das melhores aquisições deste século e é um jogador que desejo ver por muitos e bons anos de águia ao peito, venha o dinheiro que vier.

18 comentários:

FMH disse...

Não te esqueças que não era só o Benfica interessado nele. E sinceramente não acho que se tenha pago muito por ele. Foi excelente negócio aliás.

Cumprimentos

L. disse...

um raciocínio enviesado.

saiu do real pelo mesmo preço que veio... e então? além de que não passou 2 anos sem jogar: fez 31 jogos oficiais, e se não fosse uma lesão que teve teriam sido mais. e ser suplente de pepe e carvalho não é vergonha e muito menos desvaloriza.

um jogador do real madrid que jogou 31 jogos em 2 anos, mostrou potencial e só tinha 24 anos quando veio para a luz, nao desvalorizou. pelo contrario.

5,5M por metade do passe? nao me parece realista pedir melhor. e espero que fique ca mais 3 aninhos, pois com o valor que tem sera dificil ficar mais tempo.

JNF disse...

Garay, no ano passado, fez o equivalente a 4 jogos completos. Como se pode achar que é bom comprar pelo mesmo preço?

xirico disse...

Na ânsia anti-vieira pareceu os anti-benfiquistas.

Unknown disse...

Todos nós sabemos porque custou 10M. Foi uma das formas de ceder na clausula do Coentrão. Acredito que se não tivéssemos comprado o Garay, o Coentrão teria sido vendido uns 6 a 7 Milhões abaixo da clausula.

dezazucr disse...

Ao lado de Luisão, até eu brilhava. É bom jogador, mas não é melhor nem mais importante que Luisão.

eusoulivre disse...

Garay, Artur, Nolito, Witsel, Rodrigo grandes contratações... o Preço provavelmente terá sido justo!

O GLORIOSO disse...

Ora finalmente aparece alguém a pensar como eu. Garay foi a melhor aquisição da epoca, pensava que era o único a ter o mesmo pensamento.
Garay é um central fabuloso digo mesmo dos melhores do futebol europeu. Tecnicamente quase perfeito (não é fintinhas, é saber receber a bola, passar, etc), posicionalmente fantástico, jogo aereo muito bom, enfim um central de qualidade imensa por exemplo tirando o Pepe e Ricardo Carvalho dá baile a qualquer outro central do Madrid. A sua dupla com Luisão é melhor do Benfica desde há muitos anos mas mesmo muitos anos.
Acho que o principal elogio a fazer é que hoje nem de borla o trocaria com o David Luiz.
Perante esta aquisição estar a criticar o preço e a direcção é sinceramente JNF descabido. Foi uma grande aquisição essa é que é a verdade.

JNF disse...

xirico(1), Germano(2), dezazucr(3) e O GLORIOSO(4):

1 - "ânsia"? Não, eu se quisesse criticar Vieira podia pegar em "n" situações. Pegar na do Garay seria parvo. "pareceu"? Não, criticar Vieira não é ser anti-benfiquista.

2 - Isso agora... são especulações. Não vem no comunicado, logo, é especulação. Como são as histórias do negócio do Ramires ou dos pseudo-amigáveis que temos com o Real e Chelsea.

3 - Não sei não. O Sidnei quando queria enterrar fazia-o à grande. E mesmo o Jardel. E outros...

4 - A questão é: foi bem feito? Sim. Poderia ser melhor? Também. O objectivo é mostrar que, na minha opinião, poderia ter sido feito melhor, apenas isso. Como já disse, se fosse para bater em Vieira pegaria noutras coisas.

Berrante De Encarnado disse...

Só não digo que foi a melhor aquisição porque existe um Nolito que veio a custo zero e, mesmo sem ter sido titular em todos os jogos, já leva salvo erro 10 golos e outras tantas belíssimas jogadas.

Mas Garay foi sem dúvida uma das melhores contratações, assim como a de Witsel. Garay tem mostrado muita categoria, confesso que me surpreendeu pela positiva.

Em relação ao valor: Quando ele veio também cheguei a escrever que 11M€, ou 5.5M€ por metade do passe, era na minha opinião muito. Já não penso assim.

Cumprimentos benfiquistas

UnumSLB disse...

4 - E o post também poderia ser melhor, se deixasses isso que já quase somente justificas "porque sim!" Essa embirração cada vez com menos sentido com quem dirige os destinos do teu clube e foi democráticamente eleito.

De resto absolutamente de acordo. Garay é sem duvida um dos melhores centrais a passar pelo Benfica. Mau mesmo é que dificilmente o manteremos muito tempo!

JNF disse...

Unum,

poder podia, mas não era a mesma coisa. Não é "porque sim", se não consegues perceber temos pena. Não é embirração, está devidamente fundamentado, se não gostas tens bom remédio, sabes onde é a saída.

Anónimo disse...

o garay custou 5,5 milhoes de euros, é jogador total do Benfica e nao so metade.
se o Benfica o vender, o real madrid tem direito a metade do valor da venda.
repito, se o Benfica o vender.
o Benfica é que decide, o Benfica tem o poder.
caro? tu deves ser um negociador impressionate...
que me interessa a mim, aos verdadeiros benfiquistas e ao Benfica ter que dar metade do que futuramente fizer com uma possivel venda do jogador, se o jogador me der a mim, aos verdadeiros benfiquistas e ao Benfica, conquistas, titulos e prestigio.

se tu queres que o Benfica ande cheio de dinheiro mas nao ganhe nada é lá contigo, nao fazes falta nenhuma.
o exemplo do real madrid é bem esclarecedor, muito dinheiro e nao ganha nada.

nós queremos um Benfica vencedor, sedento de conquistas e titulos, se pra isso é preciso dar mais algum dinheiro por jogadores, dá-se mais algum dinheiro.
o importante é ganhar, o nivel financeiro vem por arrasto, se o Benfica ganhar sempre, tera cada vez mais dinheiro.
e pra ganhar é preciso ter os melhores jogadores e os melhores jogadores custam mais, é uma questao de investimento certo, o retorno virá tanto a nivel desportivo como a nivel financeiro.

Anónimo disse...

Caro JNF, não concordo que tenha sido ma negociado. Que eu saiba, o Garay custou 5.5M, por metade do passe. E era um jogador com mercado, novo e em condições normais, titular da selecção Argentina.

Que eu saiba,as percentagens dos passes não jogam. Ter comprado 100% ou 50%, só é relevante quando um jogador é vendido. O Garay foi comprado para jogar muitos anos no Benfica (espero) e não para ser vendido e render dinheiro.

GNR

Mr. Shankly disse...

O Benfica revelou fraco poder negocial, no mesmo dia em que vendeu o Coentrão, pela cláusula, ao mesmo clube que comprou o Garay . Se tivesse vendido o Coentrão por 28 milhões e comprado 50% do Garay por 3,5 milhões já era bonito?

Tiago disse...

Garay tem sido a trave mestra do sector defensivo esta época. O mais regular, e com uma consistência fantástica.

Um craque, com postura anti-vedeta

NN_SLB disse...

O trunfo negocial foi teres a preferência pelo Garay, que na altura haviam clubes a dar 10 milhões por ele ( Tottenham ), e era sempre badalado nas equipas que precisavam de centrais!

A um preço menor não o conseguias...

DeVante disse...

Eu acho que o Garay é um grande central, o melhor que temos e, pode ser apenas um pormenor para muitos, está a mostrar dentro de campo que é o pilar da equipa...

Quanto custou só me interessaria se não estivesse a jogar bem...

Alguém se lembra quanto custou Tacuara? Ah pois...