segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Errar é o Mano

Perdoar é divino. E assumir é o quê?

Duarte Gomes errou ao não assinalar um penalty a favor do Porto por falta sobre Belluschi e assumiu o erro no Facebook, essa maravilha da tecnologia através da qual os grandes eruditos e o Cavaco Silva faz os seus comunicados de extrema importância para a nação. Numa sociedade perfeita, onde as pessoas agiriam de modo impoluto, a assunção do erro seria algo natural e saudável. Mas não vivemos numa sociedade perfeita. Nem as pessoas agem de modo impoluto.

Por isso, o que levou Duarte Gomes a assumir o erro?

Todos os árbitros erram, uns por incompetência, outros porque são/estão corrompidos e outros ainda porque o fazem de má fé. Contra o Porto só há uma possível. E conhecendo o percurso de Duarte Gomes, sabemos que é por pura incompetência que erra. Pediu desculpa. Pediria se errasse grosseiramente contra o Estrela da Amadora ou contra o Benfica, como já fez? A questão é mesmo esta. Duarte Gomes assumiu o erro porque tem medo. Medo das consequências. É possível acreditar num futebol onde os árbitros se sentem obrigados a pedir desculpa quando prejudicam um clube específico?

9 comentários:

John Wakefield disse...

O Duarte Gomes até confessou numa entrevista que era benfiquista mas também já nos chegou a prejudicar (não sei se aquele mergulho do Jardel na Luz foi com ele a apitar!). Contudo ele até não é dos piores árbitros que por aí anda, embora sendo mediano e capaz de decisões ridículas. Temo muito mais depressa o sr Xistra ou até um Paixão, árbitros que gostam de ser protagonistas e que estragam muitos jogos de futebol.
Contudo, temo que as pressões aliadas às últimas declarações de PC comecem a fazer efeito e talvez comecem a surgir os tão desejados penaltis reivindicados pelos portistas até porque viram-se "gregos" para ganhar os últimos 2 jogos...

JNF disse...

Foi sim senhor o árbitro do mergulho do Jardel, mas acho que estás a fazer confusão, John, o DG confessou ser sportinguista, creio. Sem certezas, mas fê-lo antes do SLB X SCP que apitou em 2010/2011.

John Wakefield disse...

caro JNF, acredite que também tinha essa ideia mas depois vi isto e fiquei confuso:

http://relvado.aeiou.pt/diversos/duarte-gomes-sou-adepto-benfica-exclusivo-226986

Se alguém inventou esta entrevista, então terá descido muito baixo... Mas na mesma, esse alegado Duarte Gomes confessa-se benfiquista... mas também, é como o Proença, já nos tramou umas boas vezes...
Ele não tinha nada que andar a pedir desculpas...

Unknown disse...

É verdade. O medo comanda a vida... de alguns!

Miguel Nunes disse...

Duarte Gomes confessou ser benfiquista, com cotas pagas até ao momento em que entrou para o 1o escalaão da arbitragem.

Anónimo disse...

Cardozo, contra o Marítimo, falhou um golo de baliza aberta. Falhou, como todos os seres humanos falham. Incluindo os árbitros. E estes falham por 5 ordens de razões, por ordem decrescente: mau ajuizamento dos factos (por estes serem de difícil interpretação ou porque o posicionamento não permite ajuizar convenientemente as situações), incompetência, por condicionamento (na dúvida, decidem em função do mais forte), má fé (contra um jogador ou uma equipa) e, em menor grau, creio eu, devido a corrupção.

Mas mais importante do que estarmos a falar sobre o erro de Duarte Gomes e do seu pedido de desculpas (que me parece legítimo), seria estarmos a discutir as inqualificáveis declarações do PC sobre essa grande penalidade não marcada.

Como já tive oportunidade de escrever, o campeonato aproxima-se de uma fase extremamente importante. Percebendo que o Porto poderá perder pontos nos próximos jogos (principalmente com o Sporting), PC já começa a fazer pressões sobre os árbitros. Estes, condicionados, decidirão a favor do Porto.

Devemos todos insurgirmo-nos perante esta situação!

MM

Pedro disse...

Não me lembro do Duarte Gomes (benfiquista??? lol) pedir desculpa por não ter expulso o Belushi depois de ter levado uma peitada deste nem sequer um mea culpa pela mais macabra arbitragem que alguma vez vi num relvado de futebol nesse inesquecível 2-2 na Luz contra os lagartos onde o ponto alto foi o famoso mergulho de jardel transformado em penalty...

Jotas disse...

Pois e ele foi também o mesmo que levou 3 peitadas do Belushi e nada disse no facebook

POC disse...

Consta que Duarte Gomes trabalha no BES. Ou trabalhava. E após o 2-2 contra os viscondes, num dos jogos mais incríveis de sempre, com aquele penalti sobre Jardel quando o jogador mais próximo dele estava a 24 metros de distância (e nós ganhávamos limpinho a jogar com Zahovic expulso), o Dudu foi aviado na sua empresa por um gajo da cantina.

É bom saber que ainda existem casos assim. Só é pena saber que já passaram anos demais e o Dudu já vem pedir desculpa ao Dono.
Parece que já se esqueceu...

http://simaoescuta.blogspot.com