terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Vamos dar tempo ao Roberto? Vamos pois!

Ai... bons tempos aqueles em que um adepto era acusado de ser um "mau benfiquista" por dizer que o Roberto nem servia para limpar as botas do Bossio. Eu sei, eu sei, mas a cegueira também tem limites, não é? Desde dizer que a culpa era da adaptação a um novo país (as balizas de Portugal são tão diferentes das de Espanha), passando pela desculpa esfarrapada de que era a comunicação social que estava a fazer dele um mau guarda-redes e acabando na sempre deliciosa afirmação "a culpa é dos benfiquistas que não o apoiam". Foram meses de sofrimento na Luz e fora de portas, no estádio, no café e no computador. E havia quem pedisse mais um ano de Roberto, quem jurasse que seria um grande guarda-redes. Ah, que delícia.

Obrigado Artur por nos livrares daquela pesadilla. Alguém tem saudades de Roberto? Só se for o Guarín. E os outros 134 gajos a quem o espanhol deu um frango.

22 comentários:

Francisco disse...

Hehehe, revejo-me a 100% neste post.

Anónimo disse...

Acho que este post deveria ter sido escrito exclusivamente numa óptica positiva. Ou seja, deveriam enaltecer-se as actuações de Artur (e, já agora, quantos foram aqueles que duvidaram da sua contratação?), em vez de se estar a “bater no ceguinho”. Para isso, já basta a comunicação social, assim como os detractores do Benfica (leia-se: os adversários do Benfica).
Sim, de facto, o Artur foi das melhores contratações desta época. Graças a ele o Benfica tem garantido pontos.
Saudações benfiquistas
MM

Anónimo disse...

Este ano temos o Emerson. Espero que Janeiro traga boas noticias.

Ansaldi e David Santon seriam boas soluções.

GNR

Anónimo disse...

patriarca disse:


X2

Só os "lambe" botas e os INIMIGOS do Benfica é que diziam bem desse Frangueiro.
Foi mau demais para ser verdade e a quererem enfiar-nos um "galinheiro" pela vista dentro. Enfim foi tempo que nunca nos esqueceremos, mas agora a "ÀGUIA" Artur VOA bem e alto.

Anónimo disse...

LOL Não acompanhas muito a Liga BBVA, pois não?

Anónimo disse...

sugiro que consigam arranjar as declarações onde o AVB diz que as equipas da Champions n deviam ir para a UEFA.

A propósito do Benfica, recordam-se?
Coloquem-nas quando for o sorteio, fica giro.

:-)

JL

JNF disse...

MM(1), Anónimo(2) e JL(3):

1 - Vamos ter muito tempo para enaltecer as qualidades de Artur, ele bem merece.

2 - Acompanho sim. Sei que o Zaragoza vai destacado na classificação com golaços do Postiga. E que o Roberto nem é o melhor GR chamado Roberto desse campeonato.

3 - Isso foi dito por AVB, não por Vitó'preira. Não faz grande sentido dado que ABV já cá não está. Se o seu Chelsea tivesse caído para a Liga Europa... aí sim.

JNF disse...

E já me esquecia: Roberto é o GR que mais golos sofreu na Liga.

http://www.marca.com/estadisticas/futbol/primera/clasificacion.html

Constantino disse...

JNF,

Eu que costumo levar estas coisas no gozo, adoptei com o Roberto uma postura bem séria: podia ter arranjado mil e uma desculpas para os falhanços dele, podia ter dito 67 piadolas acerca dele (porque dava para dizer 67 piadolas acerca dele), mas sempre disse "o problema do Roberto não é psicologico nem de confiança nem nada do genero. O problema do Roberto é técnico. Ele tem lacunas tecnicas e de posicionamento horriveis". infelizmente hoje posso dizer que não me enganei e por muito que vejam nele o salvador de saragoça, ele lá continua igualzinho.

Só um aparte: quando era puto joguei como guarda redes. Normalmente jogavamos no pelado, mas na altura do Natal tinhamos direito a 1 jogo no relvado do Municipal de Loulé, o que dava também direito a 1 semana de treinos de adaptação à relva no campo de ragueby da cidade (que fica a uns 20 minutos a pé do campo pelado, onde nos equipavamos). Num desses treinos, tive a triste ideia de me armar em campeão e ir de calções. Nesse dia o meu treinador de guarda redes (antes de me mandar de volta para o campo pelado mudar de roupa e voltar) disse-me algo que nunca esqueci e que para mim continua a ser regra: os bons guarda redes não treinam de calções nem jogam de manga curta!! (Roberto jogava sempre de manga curta, tal como o Quim)

Abraço.

JNF disse...

Essa história dos equipamentos de GR's tem muito que se lhe diga. Eu costumo jogar a GR naquelas futeboladas de amigos de domingo de manhã e nunca, jamais, em tempo algum jogo de calções. Nem com 30 e muitos graus. Tudo porque, uma vez, na escola, num torneio, levei calções porque ia jogar como jogador de campo, eis senão quando falta o GR e lá vou eu para a baliza. Ganhámos a final por 4-1 e eu ainda levei para casa um joelho em pior estado que o do Mantorras (o belo cimento da escola, saudades...) e muitas cicatrizes.

E esta maluqice de jogar de calções, no futebol a sério, atingiu o auge quando li numa entrevista o Barthez (um maluquinho que jogava sempre de mangas curtas e calções) dizer que as calças prendiam os movimentos do GR. Idiota. Ao Kiraly, aquele húngaro com que nos cruzámos no apuramento para o Euro-2000, não fazia problema nenhum, aliás, foi dos poucos que jogava sempre de calças.

Abraço.

Nuno Pinho disse...

Em quase todos os jogos, o Artur faz-me lembrar o Roberto...

DeVante disse...

Quem não engana é o Bruno César, este sim é um portento de jogador...ah, pois, é verdade, ele não é ala, onde jogava melhor seria no lugar do Aimar!

Por muito menos Gaitán foi assobiado e criticado...até o preço lhe foi fixado...

Por falar no lugar do Aimar, já repararam que todos os jogadores que vêm, jogariam melhor no lugar do Aimar? Pablo que é somente o nosso melhor jogador?!
Faz-me recuar no tempo e lembrar nos idos anos, onde todos os brasileiros que vinham só eram bons se jogassem no lugar do JVP...

P.S: Ninguém fala do Jardel? O gajo que deveria ser o nosso 4º defesa mas que não é e ainda por cima não deixa o "miúdo-da-cantera" MV jogar...este sim sem qualidades para envergar o manto sagrado até porque não seria titular em nenhuma equipa da primeira liga???

M disse...

jogo a guarda redes, sempre de calças e sempre com 2 camisolas (de guarda-redes pró estilo e outra de gola alta para a transpiração no pescoço, um gajo parado com vento geladito não é saudável)...o que me impede de ir esticadinho ao ângulo buscá-las, lá mesmo no cantinho, é mesmo o peso da barriga....

:)

Anónimo disse...

Se tiverem oportunidade e se virem interesse nisso, gostaria que pudessem abordar alguns dos seguintes assuntos:
• Eventuais reforços da equipa durante a próxima abertura de mercado;
• Eventual empréstimo de Nélson Oliveira, que vem sendo agora falado na imprensa;
• Possíveis adversários no sorteio da Liga dos Campeões;
• O facto de o Porto jogar, nalgumas jornadas, com equipas que jogaram na jornada antecedente com o Benfica, como sucede na próxima jornada em que vai jogar com o Marítimo que ficou com uma série de jogadores suspensos por amostragem de cartões.
MM

Pedro disse...

JNF, aqui não concordo ctg. Roberto falhou é certo, mais do que o expectável, sem dúvida. Mas o SLB, sem ele, continua a sofrer imensos golos. Será culpa do Artur?

E olha que o Rei Artur tb tem falhado. Felizmente tem tido a sorte de os seus erros não darem golo. Mas, sem dúvida, Artur resolveu um problema na baliza do SLB. Tem estado muito bem (como Roberto tb esteve durante boa parte da época) e, acima de tudo, tem dado muita segurança à equipa e isso é importantíssimo.

Não vejo o sucesso de Artur como uma prova do falhanço de Roberto. Vejo o sucesso de Artur como prova q a tranquilidade à volta de um jogador é fundamental para a sua afirmação.

Roberto tinha lacunas graves. Mas tinha um potencial brutal. E como sinto que as suas lacunas podem ser corrigidas com treino específico fico com um amargo de boca de ver tamanho potencial desperdiçado.

Nuno disse...

A este Senhor (Deus?) das balizas, nunca o vi jogar de manga curta e muito raramente de calções:

http://blogs.20minutos.es/quefuede/files/preudhomme1.jpg

Digam-me lá se o homem não tem pinta e uma fantástica cabeleira?

Anónimo disse...

JNF,
interessa menos quem o disse, e para o caso, mais quem apoiou o que foi dito e quem utilizou como arma de arremesso.

Mas respeito a tua opinião ;)

Vermelhusco disse...

Totalmente de acordo. Muito tive que aturar os "defensores de Roberto" que na minha opinião não eram mais que os defensores de Vieira pela tamanha burrice que foi a contratação.

JNF disse...

De Vante(1), MM(2), Pedro(3)

1 - O que é que o Bruno César tem a ver com o Roberto? E sobre o Jardel que queres que te diga? Que não consegue fazer a merda de um corte sem deixar a bola à entrada da área mesmo a jeito para alguém rematá-la?

2 - Todos esses temas serão abordados com excepção do último uma vez que foi por "sorteio" e além disso não é uma novidade, se é que me faço entender.

3 - O potencial mental do Roberto estava ao nível de um frango do campo. Péssimo. Um guarda-redes que alterne o excelente com o inconcebível não pode em tempo algum ser titular do Benfica. Artur tem falhas técnicas mas que não comprometem, pelo menos para já, o Benfica. O que o brasileiro nos deu é muito mais do que aquilo que nos tirou. Até hoje, só por uma vez esteve mal num golo sofrido (Guimarães).

Pedro disse...

JNF, imagina que a bola que largou na Holanda dava golo ou aquela azelhice com os lagartos dava golo...se calhar, a esta hora, a unanimidade em torno de Artur era totalmente diferente. E cada bola que lhe chegava era acompanhada por um bruá da bancada...concerteza q a tranquilidade seria totalmente diferente.

Fui um acérrimo crítico da contratação de Roberto pelos valores tornados públicos mas tb fui um acérrimo crítico de quem o atacava sem dó nem piedade dando-lhe culpas em todos os golos que o SLB sofria qd estava bem longe da verdade.

Entre um e outro prefiro Artur. Acho que o brasileiro nunca chegará ao nível daquilo que o potencial de Roberto lhe pode permitir mas tem uma presença e tranquilidade que Roberto não conseguiu alcançar (por culpas próprias tb). Comparando o Roberto é um carro que pode chegar aos 300 kmh mas que tem medo de passar dos 150. Artur anda tranquilamente nos 200 kmh.

:)

JNF disse...

Pedro,

"imagina que". Pois. Esse é o problema. Com Artur, essas coisas não aconteceram. E com Roberto sabemos o que aconteceu. Artur é sereno, tranquilo, condições essenciais a um GR. Raberto é tudo menos isso. Além de que o espanhol gozou de um apoio no estádio que nenhum outro GR teve na história do Benfica depois de dar tanto frango. Qualquer bola chutada ava direito a aplausos, qualquer defesa mínima era a loucura. Enfim, parecia que estávamos a lidar com uma criança.

Pedro disse...

JNF, é um "imagina" que não resulta da acção de Artur nem de Roberto. Estava nas mãos do destino pq aconteceram os erros. Foi sorte vs azar. É isso q refiro.

Esse "apoio" faz mais mal do q bem...