quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Apoiar por fora e já agora lá dentro também

A ideia em si, que muito provavelmente vocês já conhecem, é nobre e tem justificações mais que suficientes para que os adeptos não compareçam no interior do estádio do Feirense: vivemos tempos de crise, os bilhetes são excessivamente caros e há um claro aproveitamento dos clubes em relação ao Benfica e aos seus adeptos.

Mas a questão que eu ponho é a mesma que coloquei aquando do boicote patrocinado por Luís Filipe Vieira. Apesar de serem situações diametralmente opostas (Vieira não pediu um boicote contra os clubes adversários, ao contrário deste movimento), entroncam no mesmo ponto: e quem é que apoia o Benfica dentro do Estádio? Estamos num momento crucial da época. Três dos próximos quatro jogos são fora, com duas deslocações complicadíssimas a Coimbra e Guimarães e este jogo na caixa de fósforos da Feira, um estádio típico do período pré-2004 onde era muito difícil conquistar pontos (lembram-se do Mário Duarte, do São Luís, do Vidal Pinheiro, etc?). É, na minha opinião, fundamental que os benfiquistas compareçam em força em Santa Maria da Feira e que encham o estádio apoiando o nosso clube, apoiando os nossos jogdores. Lá dentro. É aí que se faz a diferença. Até porque a Feira pode ser a nova Trofa.

E do ponto de vista prático, a concretização deste projecto com êxito tem tanto de complicado como o Sporting vencer este campeonato. Sejamos objectivos: quem é que quer sair de casa numa noite de inverno e fazer vários quilómetros para ficar à porta de um estádio sem ver o jogo? Os benfiquistas que vêm à internet ler blogs não representam 0,5% dos benfiquistas de Portugal. E estas ideias nascidas na internet, sem a divulgação daqueles que são actualmente os grandes meios de comunicação (jornais e televisão), estão condenadas ao fracasso. Até porque, atendendo ao actual momento da equipa do Sport Lisboa e Benfica, parece-me impossível que os bilhetes não esgotem. Não é com duas mãos que se pára o Mar Vermelho.

Não me interpretem mal. Na minha lista de prioridades, a vitória no campo do Feirense é o objectivo mais importante. Atendendo ao enquadramento deste jogo, creio que é fundamental que os adeptos estejam presentes no estádio a apoiar a equipa. Desejo que este movimento tenha o maior dos sucessos possível até porque é uma ideia pertinente e que tem toda a razão de ser. Ficaria orgulhoso pelos benfiquistas que participariam (e que participarão) nesta iniciativa, mas a sua realização e arriscar não apoiar o Benfica num jogo tão complicado...

20 comentários:

Anónimo disse...

"Os benfiquistas que vêm à internet ler blogs não representam 0,5% dos benfiquistas de Portugal."

Vêem em vez de vêm.

Atenciosamente,

FZ

Unknown disse...

Eu pelo que percebi, a ideia não é o estádio ficar vazio por dentro, isso sabemos que é impossivel. A ideia que eu fico, é que eles querem o estádio cheio por fora.

Abraço

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Carissimos vejam os preços praticados no estádio da Luz para não sócios...

Anónimo disse...

"É, na minha opinião, fundamental que os benfiquistas compareçam em força em Santa Maria da Feira",,,

Ora isto é impossivel porque o estádio(?) só leva 6 mil e o que houvi esta semana?:

- Que o FC Porco paga a diferença entre a receita deste jogo e a receita se o jogo fosse em Aveiro.

- Que os bilhetes mais baratos foram guardados para os adeptos do....FC Porco.

GNR

Anónimo disse...

E pergunto eu, por que razão o Feirense recebe o Benfica em casa quando não o fez com os sapos e com os porcos? Porque é que houve mudança de 'politica'? Quem é que anda distraído? Vai ser só rir quando se souber...

POC disse...

É uma faca de dois legumes, como disse uma vez o Jaime Pacheco (disse, eu estava a ver na tv).

Revejo-me nestas atitudes. Estamos a ser roubados. É motivo para apresentar queixa na esquadra mais próxima.
Mas sou sincero, sou de Lisboa, não vou gastar um dinheirão na deslocação para depois ficar à porta.

Para ter algum sucesso, teríamos que ter condições: ecrãs gigantes nalgum espaço próprio.
E para termos algum sucesso, teríamos que ser muitos. E JNF tem razão: somos uma minoria. Por dois motivos:
- na blogosfera/net representamos poucos;
- metade das pessoas que vão ao Estádio nem o fazem com verdadeira paixão, estão-se a marimbar. São borlistas, têm dinheiro, querem espairecer.

Não me irei juntar em Santa Maria da Feira. Mas gostava muito que todos os benfiquistas que não estejam longe, marquem presença.

Aqui, quem tem de agir é a Direcção. Contacta as autoridades competentes e expõe a situação. E exige resolução.
Comparem-se os preços entre os outros e o Benfica. Aproveitam-se de nós.

PARA GANHAR NA FEIRA!

http://simaoescuta.blogspot.com

JNF disse...

FZ(1), eupenso...(2), GNR(3) e POC(4):

1 - obrigado pelo reparo, mas "olhe que não, olhe que não".

2 - São exageradamente caros, mas também não é aquela caixa de fósforos.

3 - Acho que se especula demasiado em relação a certas coisas. Boatos. Como se pode ver no link do post que remete para o post sobre os bilhetes para o FCP X SLB. Também se especulou na altura que tinhamos comprado os bilhetes para criar uma clareira no Dragão.

Sinceramente, não acredito nessa teoria.

4 - "Vamos fazer uma grande manifestação contra o Vieira, já temos 500 gajos inscritos". Depois aparecem 10. Estas coisas da net são assim, é muito fácil dizer "eu vou" e depois não aparecer. Afinal de contas não há problema, também não me conhecem.

Apoiamos(por)fora disse...

Caro JNF, excertos do "manifesto" para esclarecer algumas questões aqui levantadas:

"Para Santa Maria da Feira haverá uma primeira romaria como forma de divulgação, embora os bilhetes estejam já esgotados. Sim, estão a ler bem: vamos a Santa Maria da Feira apoiar o Benfica fora do estádio, aproveitando o momento para lançar o que se seguirá em todas as próximas deslocações que o Benfica fará até final da época."

"Com isto, queremos o quê? Para já, pressionar, obviamente. Para além disso, uma energia benfiquista que se espalhará por todo o país a apoiar o Benfica fora do estádio. Milhares de pessoas a cantar o jogo inteiro, confraternização - no fundo, os adeptos a escreverem Benfica da forma mais justa e honrada que conhecemos."

"É lógico que haverá sempre quem prefira ir ver o jogo dentro do Estádio - nada contra, menos ainda se o preço dos bilhetes descer consideravelmente."

apoiamosporfora.blogspot.com

JNF disse...

Tenho 4 questões a fazer:

1 - De que forma é que pensam que, cantando fora do Estádio, conseguem transmitir mais força aos nossos jogadores?

2 - Quão sustentável é pagar deslocações sejam de comboio ou carro pelo país fora para ficar à porta?

3 - Se o Benfica continuar a ganhar, continuarão do lado de fora ou vão "ceder" e entrar?

4 - Acreditam mesmo que conseguirão baixar os preços dos bilhetes se o Benfica continuar a vencer jogos até final do campeonato?

Cumprimentos.

DeVante disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=312451

Começou logo em força o colega do Adelino Caldeira na Liga...

Anónimo disse...

1. Duas causas justas: apoiar a equipa dentro do(s) estágio(s) e protestar contra os preços elevados dos bilhetes. Serão elas incompatíveis? Poderão não ser. Agora, também acho difícil alguém fazer quilómetros e quilómetros para ficar à porta de um estádio a apoiar a equipa cá fora. Mas quem o fizer tem o meu apreço.

2. É certo que o estádio do Feirense esteve a sofrer obras de melhoramento, pelo que a equipa teve de efetuar, durante a realização das obras, todas as partidas no Estádio de Aveiro. Ora, o Estádio de Aveiro tem lugar para cerca de 30 mil espectadores (informação disponível na internet), enquanto que o Estádio Marcolino de Castro, do Feirense, tem cerca de 5.500 lugares (informação também disponível na internet). Assim sendo, pergunto: não seria mais vantajoso para o Feirense jogar esta partida contra o Benfica no Estádio de Aveiro? Não teria uma receita substancialmente superior, mesmo com os preços mais baixos? O que leva, assim, o Feirense a jogar no seu estádio? Não é, certamente, por motivos financeiros. Caso fosse, então seria preferível para o clube jogar no Estádio de Aveiro. Portanto, esta história dos preços caros para que o clube possa ter uma maior receita é simplesmente uma treta.

3. Com esta lotação limitada do estádio, é muito provável que os lugares já estejam todos vendidos, porque este jogo é fundamental para o Benfica, muito mais do que para o próprio Feirense. Sim, porque este não é um jogo do campeonato do Feirense. Já para o Benfica, é fundamental que ganhe todos os jogos até para manter a vantagem que tem sobre o principal adversário. Principalmente até ao jogo a efetuar na Luz, no próximo mês de Março. A partir de agora, não pode haver deslizes.
MM

PS: Ontem, por mero acaso, vi o nosso jogador Nolito no stand da Santogal que fica perto da Praça de Espanha. À primeira vista, por causa do reflexo dos vidros, não reparei bem que era ele. Ao passar a esquina, olhei de novo. Ao ver que eu o reconheci, fez-me um aceno, sem me conhecer de lado nenhum. Quantos jogadores fariam um aceno a um anónimo nestas circunstâncias. É também por isto que gosto de Nolito!

Anónimo disse...

No meu comentário anterior, onde se lê "estágio(s)", deve ler-se obviamente "estádio(s)".
MM

Anónimo disse...

JNF percebo o seu lado da questão mas acho que passa ligeiramente ao lado daquilo que me parece ser ou valer o movimento.
Escapa-lhe o conceito de "ideal", e se este é regra geral "irreal", são as excepções que o tornam realidade. Claro que o conceito de seguir um ideal há muito se perdeu nos tempos modernos, principalmente no nosso país - as gentes vivem no comodismo facilitismo e descrença - mas cabe-nos a nós Benfiquistas lutar por ele e acreditar. Ser do Benfica (como o JNF sabe e sente com certeza no estádio) é isso, é acreditar, é mudar, é vencer. Assim o diz a nossa história desde a fundação. Peço-lhe que não tome o meu discurso por inflamado ou excessivo mas acredito que ser verdadeiramente Benfiquista contribui marcadamente para a formação de um carácter, e que, ao contrário do scp (mas isso é outro assunto) o Benfica representa o que de melhor há no nosso povo - cabe-nos ser o exemplo e acreditar e fazer.
Não me leve a mal este pequeno reparo que se deve mais às 4 questões que colocou, e que me pareceram um pouco desajustadas do tom muito acertado (e certeiro) do post. E acredite que valorizo muito aquilo que neste caso o JNF representa: o factor racional, fulcral na história do nosso clube - afinal um Benfiquista não se limita a sonhar: trabalha para realizar um sonho.
De resto, obrigado, parabéns e viva o Benfica!

Anónimo disse...

JNF, obrigado pela clarividência.
É uma iniciativa quase pueril.
Estamos na presença de posições antagónicas. Se o estádio já está lotado, acham que o >feirense (e outros que se seguirão) se sente minimamente "pressionado"?
Vejam lá se a direcção do feirense não começa a exlorar umas roulotes com cerveja e bifanas fora do estádio...

JNF disse...

Eu não confundo as coisas, percebo o ponto de vista, mas sabendo que o estádio vai encher (são só 5500 lugares ou assim parecido), não receiam que a vossa inicitaiva possa ser vista como "ah, eles protestam mas no fim, feitas as contas, acabaram por esgotar o estádio"?

Anónimo disse...

O JJ tem tanta confiança no Emerson, que á pouco deixou escapar que o Peixoto poderia ser titular e que lhe pediu para ficar.

Afinal o JJ pensa o mesmo que nós: O Emerson é fraco.

GNR

Anónimo disse...

Li, entretanto, na edição de hoje do jornal A BOLA (na última página), que o Feirense terá pedido, a semana passada, à Liga de Clubes (LC) que o jogo com o Benfica se realizasse no Municipal de Aveiro, de modo a ter um encaixe financeiro significativamente superior. Daí que o Feirense tenha colocado os preços dos bilhetes mais elevados.
No entanto, a direção da Liga não terá autorizado essa alteração!
Francamente, não entendo a decisão da LC, uma vez que não havia aqui nenhum favorecimento do Benfica em relação aos seus diretos rivais, já que, tanto o Sporting como o Porto, jogaram no Municipal de Aveiro.
Independentemente de tudo isso, e das eventuais maiores dificuldades da equipa do Benfica em jogar num campo mais pequeno como o de Santa Maria da Feira, o que interessa é que consiga ganhar os 3 pontos.
MM

Anónimo disse...

Cada lançamento lateral do Maxi é um penalti a nosso favor.

GNR

Apoiamos(por)fora disse...

"Alguma onda um pouco confundida com os nossos intentos tem-se levantado nos últimos dias. Parece-me que a ideia não foi bem entendida. Esclarecemos: ninguém está contra a ida de adeptos ao Estádio - pelo contrário, achamos que, quem pode pagar, deve ir e apoiar por dentro o clube. É até essencial que, numa altura em que o Benfica luta semanalmente por manter a liderança, tenhamos os estádios bem compostos ou mesmo cheios. No entanto, queremos deixar bem claro que não concordamos com os preços existentes e queremos pressionar os dirigentes dos próximos adversários a moderar as suas ideias. O Benfica é muito grande, dá para todos. Com a onda de entusiasmo, certamente terá estádios cheios até ao fim da corrida; será difícil que as coisas mudem radicalmente este ano. Mas a ideia só pode germinar se alguém fizer por isso. Não vejam nisto alguma afronta aos que pagam para ver os jogos (era só o que faltava!). Vejam nisto a forma de ligar os que podem com os que não podem - é essa a génese do Benfica. E encontrar-nos-emos antes e depois do jogo para uns copos. "

retirado daqui:
http://apoiamosporfora.blogspot.com/2012/01/benfiquistas-do-norte-ai-vos-esperamos.html

JNF disse...

No que a mim me diz respeito, não foi essa a interpretação que tive. Foi sim de a iniciativa ter poucas possibilidades de ter sucesso uma vez que é praticamente inexequível. No entanto compreendo os fundamentos do projecto e espero muito sinceramente que tenha sucesso. E por "ter sucesso" entendo Benfica campeão e preços mais baixos. Por esta ordem.