quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Como vocês tanto pediram...


Com a lesão de Aimar e de Witsel, abre-se uma janela de oportunidade para Bruno César como 10.
Muitos dizem que era a sua posição no Corinthians, na qual se tornou referência. Pois bem, o Corinthians jogava em 4-3-3 com o Bruno César a jogar como avançado nos flancos. Ocasionalmente, surgia uma variante em que, de facto, jogava como 10.
Percebo a vontade de o ver jogar no centro, ainda para mais com a lesão de Aimar e depois, da grande exibição na Marinha Grande. Espero que esta colocação na sua posição do "origem" não se converta numa desilusão e num contributo "a espaços" para o nosso futebol colectivo.
Mais do que fazer jogar a equipa, exige-se ocupação dos espaços, temporização de jogo, agressividade defensiva, etc etc etc. Exige-se uma grande variedade de recursos para jogar naquela posição, contando também com Matic a ocupar a posição 6 que não é o mesmo que ter Javi Garcia, que defensivamente é muito superior.
Portanto, só existe uma solução. Ser um jogo de sentido único, não deixar o Setúbal ter bola e superiorizar-se a meio-campo porque a nossa capacidade de recuperação defensiva, para além de ser mais lenta a meio-campo também é muito mais passiva com Bruno César e Matic.
Por fim, por muito boa exibição que Bruno César faça, só mesmo nos jogos em casa é que o colocaria na posição porque Witsel e Aimar dão outras garantias defensivas na posição. Não nos podemos esquecer que é o seu primeiro ano de Europa e a velocidade a pensar e executar no centro do terreno terá que ser superior à que pratica no flanco.

4 comentários:

Anónimo disse...

Se o Witsel recuperar, penso que só irá haver troca de Javi por Matic. Caso não Witsel não recupere, na minha opinião, Gaitán seria a melhor opção, jogando Nolito e Bruno nas alas. Se Gaitán não recuperar, podemos ter um problema: se jogar Bruno César á frente do Matic, ficamos só com Nolito para as alas. Se jogar Saviola atrás do Cardoso e Rodrigo, Matic fica muito só no miolo.

A solução que menos mexeria com o esquema seria troca por troca entre Witsel e David Simão.

GNR

John Wakefield disse...

Começo a ficar preocupado com o número de baixas para o próximo jogo.
O Benfica não deverá contar com Aimar e Javi Garcia, e ainda por cima tem Witsel, Gaitán e Cardozo em dúvida. E o presidente do Setúbal já anda por aí a dizer que vai ser o jogo mais fácil do seu clube até ao final da época. É claro que se trata duma declaração exagerada que poderia ajudar a espicaçar os jogadores do Benfica para uma grande actuação, perto do nível dos 8-1 daqui há 2 anos.
Todavia, temos que ganhar este jogo!

Apostas disse...

Uma oportunidade de ouro.. Contamos contigo para fazer a posição 10 na perfeição!

L. disse...

por acaso nunca o pedi a 10 - embora ache que o pode fazer muito bem. mas atencao, se jogar a 10... é em 433. com witsel e matic atras. nao e so com o matic.

preferia ver o gaitan a 10. mas nao deve recuperar. o aimar cheira-me que ainda recupera...