segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Don Joan Capdevila Méndez, el Gordo

Temos aqui um problema. Joan Capdevila chegou ao Benfica com a fama de ser campeão da Europa e do Mundo mas logo na primeira conferência de imprensa em que questionaram Jesus sobre a nova aquisição, o técnico português menorizou a contratação do lateral esquerdo. Assim nasceu uma história de amor-ódio ou de incompreensão que não sei classificar ao certo.

A verdade é que provavelmente não estaríamos a falar da condição de suplente de Capdevila caso Fábio Coentrão cá estivesse. Mas não está. Quem acabou por ficar com a vaga de Coentrão foi Aquele Que Não Deve Ser Nomeado. E a qualidade desse atleta é constantemente posta em causa, vistas as fragilidades óbvias que exibe para mal dos nossos pecados. Porque não consegue então Capdevila conquistar a titularidade? A resposta pode ter sido dada contra o Santa Clara. Capdevila não está em forma. Não falo da velocidade ou do "ter pulmão", duas características sobrevalorizadas nos laterais, o problema de Capdevila é outro: está gordo. Balofo. Obeso. Convexo. Cheínho. Largo. Barrigudo. Ascítico. Quase cirrótico. Está na fase pré-Ronaldo. E nenhum jogador (excepto o Ronaldo e o Ailton, vá) se pode apresentar nesta forma. O que não sei é se o actual estado de Capdevila é a causa ou a consequência de não jogar, mas de qualquer das maneiras tem de se apresentar em boa forma.

É uma lástima que esta situação tenha chegado a este ponto. Temos aquele que era, até há um ano, um ds melhores laterais esquerdos do mundo (e que era titular na maioria dos jogos do Villarreal, ao contrário do que se quer passar). Hoje é suplente de um marreta e a meu ver por culpa do treinador mas também por culpa do próprio atleta.

P.S. Sporting é a 4ª equipa mais baixa da Europa. Mais um título para os de Alvalade.
P.P.S. Sporting é a primeira equipa com uma sessão de autógrafos cancelada pela marca promotora. Mais um título para Alvalade.

14 comentários:

Toupeira Real disse...

A questão é boa. Pelo que vi no jogo com o Santa Clara, não me parece que seja gordura: é que o rapaz, com a entrada do Nolito, fartou-se de correr e apareceu duas ou três vezes na cara do guarda-redes. Estando próximo o fim do jogo...

JNF disse...

Nolito é como Savora: com ele, tudo melhora. O problema chamava-se Gaitan e esse exemplo será ilustrado no próximo post.

Anónimo disse...

Caro JNF,
Então qual é a solução? O homem não vai emagrecer, nem vai conseguir bater o recorde dos 200 metros para obesos até ao final da época… e está a receber o vencimento todos os meses.

Assim sendo, para bem dele e para bem das finanças do clube, que ainda é mais importante, o melhor seria chegar a acordo com ele para o deixar sair. Mas parece que o Benfica não o quer deixar sair por tuta-e-meia…
E como jogar, também não joga… parece que estamos num impasse.
MM

POC disse...

Depois de me terem roubado o telemóvel hoje, só mesmo os viscondes para me darem humor, porque alegria só o Maior.

A cena da Puma e o Franguício a evitar outra derrota fizeram-me minorar os estragos disto:

http://simaoescuta.blogspot.com/2012/01/perdoem-me-o-vernaculo.html

JNF disse...

Bem perguntado, MM. A meu ver temos de encontrar uma solução já em Janeiro. Se não a encontrarmos, é manter os dois defesas esquerdos. E é possível emagrecê-lo num instante.

Anónimo disse...

Gordo ou não, faz melhor lugar e de longe que aquele senhor. Como é possivel um jogador brasileiro jogar tão pouco?

GNR

lj disse...

Capdevilla nunca foi dos melhores lat esq do mundo.
Foi um erro contrata-lo, nao fazia sentido contratar um lateral da idade dele e que perdera a titularidade no Villareal para uma equipa de JJ, cujos laterais no Benfica se fartam de fazer piscinas.

A contratacao de Emerson fez sentido pelo preco - temos um lateral que vale o que pagamos, nem mais nem menos. Se o campeao frances aceita vender um seu jogador, ja com varios anos num campeonato com visibilidade na Europa, por aquele preco, nao podemos esperar que jogue o dobro do que pagamos.

Deviamos ter contratado um titular de caras. Nao se pode dizer que a saida de Fabio nos deixou surpreendidos. Mal preparados talvez, mas surpreendidos nao.

John Wakefield disse...

Exactamente. Capdevila não tem qualquer ritmo competitivo e por isso, é óbvio que seja preterido por um jogador banal que, pelo menos, esteja fisicamente apto para alinhar de início. Emerson também não é assim tão mau como pintam, mas é muito limitado e fico espantado pelo facto do Benfica não ter ainda adquirido um lateral esquerdo. Capdevila deve ser dispensado porque não faz parte dos planos de Jorge Jesus.

Anónimo disse...

Quero acreditar que o Benfica está a trabalhar para conseguir 2 bons defesas-esquerdos para o ano que vem.. digo 2 porque se vem um para ser titular e o emerson vai para o banco perde todas as poucas boas qualidades que tem. Emerson é daqueles que jogando ainda tem ritmo logo ainda disfarça mas se não joga perde-se...

BBVA disse...

Desde que o Emerson saia daquele lado esquerdo, vale tudo. o homem parece que só vê o nolito para passar a bola...

BBVA

Rui Sérgio Guerra disse...

Boas, JNF e benfiquistas,

Liminar, a tua ironia, caro JNF!
Sim,... ok,... para os "iluminados" como JJ,... agora o Cap até é... o "el gordo"!

A verdade é que,
... ou TEMOS DE ADMITIR QUE HOUVE GRAVES ERROS DE ATITUDE E DE PROFISSIONALISMO DO Cap NOS TREINOS (e aí é algo do foro disciplinar),
... ou RC e LFV COMETERAM E REITERAM O ACTO LESIVO AO SLB DE SEREM CONIVENTES COM RECORRENTES ACTOS DE "Gestão danosa" DE JJ (ostracização pessoal e manipulada de 1 activo do Clube)!

Resta ressalvar que:
1 - O "ACTIVO EM QUESTÃO" (Cap) DEVERÁ SER (face ao comportamento de JJ e ao silêncio cúmplice de RC + LFV)...,
um DOS MAIORES "BLUFF'S" DA HISTÓRIA RECENTE DO FUTEBOL ESPANHOL (Campeões da Europa e do Mundo!),…
c/ 1 passe a ter custado cerca de 2 M€ e condições contratuais “importantes”!
2 - Temos como titular "INTOCÁVEL" um jogador que seria, certamente, SUPLENTE (no máx°!) NA MAIORIA DAS EQUIPAS DA LIGA PORTUGUESA!

Ou seja, caros amigos Gloriosos,…
… tal como o Del Bosque & Ca.,..., NÓS, a esmagadora maioria dos benfiquistas (sócios e adeptos)… não percebemos mesmo patavina de futebol!
ELES,… OS DITOS ILUMINADOS E CATEDRÁTICOS DO FUTEBOL,… eles estão mesmo convictos da razão, lamentavelmente,… a deles!

Tal como todos vocês, caros benfiquistas, amo o n/ SLB e, como sócio que me honro muito de ser (e cumprir com as m/ obrigações nas quotas e no apoio incondicional ao Clube, SEMPRE!), lamento estas IRRESPONSABILIDADES COMPORTAMENTAIS QUE GERAM MAU AMBIENTE (na equipa… e no espírito dos sócios/adeptos) E REPRESENTAM MENOS-VALIAS COMPETITIVAS AO N/ BENFICA!
Isto,… quando deveríamos utilizar e potenciar TODOS os n/ recursos futebolísticos e organizativos para proteger… e tentar reforçar a n/ liderança do Campeonato!

Ah,… estamos a 24 de Janeiro,… faltam 7 dias para o fecho do mercado, pelo que… benefício da dúvida mas,… espero estar enganado,… creio que “a montanha vai parir 1 rato”!
Com a alienação ostensiva do Cap e a inexperiência do Luis Martins,… vamos continuar a ter 1 Def Esq° SEM A QUALIDADE QUE DEVE EXIGIR-SE NO SLB,… a prejuízo do… Nolito,… da n/ sanidade benfiquista… e, sobretudo,… EM PREJUÍZO CLARO DO N/ BENFICA!
A merecer ainda a n/ melhor atenção, NÃO TEMOS alternativas credíveis a Maxi… e a Cardozo!
(A.Almeida parece ter a qualidade de… Emerson (!), e o Nelson Ol. ainda está… “muito naïf”!).
Preocupam-me, e muito, ESTAS PRIORIDADES,… quando temos 1 quadro de… + de 60 jog.!!! (e os seus respectivos custos financeiros!).
Vamos recuperar… o Enzo Pérez… e o… Gaitán! São craques,… TÊM É DE… TRABALHAR!

FORçA BENFICA! COM RAçA, QUERER E AMBIçÃO… VAMOS ÀS VITÓRIAS! Mai ‘ nada!

Um abraço benfiquista daqui de Palermo,
RSG

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Talvez haja um certo exagero na análise... essa do barrigudo... quanto a Emerson deixo-o em paz... que quero um outro lateral esquerdo quero que eles parece que se estão a lixar, pois... de facto...
Que o Cap se deveria ir embora, sim deveria porque já todos percebemos é carta fora do baralho... que é uma coisa marada... é... o tipo custou 2 milhões de euros, não ao bolso do treinador pelos vistos... se alguém fez uma contratação sem autorização do treinador (ou contra as suas convicções)... eh pá isso deve ser discutido com enorme limpeza na Direção...

Anónimo disse...

ridiculo. capdevilla pode ter sido um belo lateral esquerdo, pode até ainda ser.

mas NUNCA, NUNCA, foi um dos melhores do mundo, é absurdo isso.

sempre foi apontado como o elo mais fraco da seleccao espanhola. tal como o emerson e, reconheco, o do actual benfica.

mas isso nao implica que nao se apoie o emerson de modo a fazer o melhor possivel. ate porque nao tem jogado mal. nao e um artista, nem sempre ganha os lances, mas o facto e este: quantos golos sofremos por culpa dele? nao mais que por culpa de maxi, garay, luisao ou artur.

JNF disse...

Agora descobriram que o Capdevila era o "elo mais fraco" da selecção espanhola. Descobriram. Porque em Espanha não achavam isso. Mas nós portugueses somos muito bons a descobrir coisas. Mas mesmo que fosse, era o titular. Já Emerson, numa convocatória do Brasil... só na PlayStation.