terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Força senhor presidente!

Depois da autêntica borrada que foi o mercado de transferências de 2010/2011, Vieira emendou a mão e trabalhou muito bem nesta pré-época. Dotou o Benfica daquele que é, a meu ver, o melhor e mais completo plantel do clube desde 1993/94. É certo que teve um grande azar (a lesão de Enzo Pérez) e uma situação completamente inesperada (o caso Capdevila), mas não é culpa sua. No entanto, há uma (duas!) situações por resolver e que devem ser tratadas assim que possível.

Falo dos casos de Enzo Pérez e Rúben Amorim. Os jogadores não estiveram bem: o argentino porque não tem uma razão de queixa que se saiba do clube e traiu-nos depois de tanto tempo a ser bem tratado; o português porque desrespeitou o treinador, ainda por cima em frente dos colegas. E no meio disto tudo quem acaba por sair bem deste quadro é mesmo Vieira, uma vez que tem mantido o silêncio e os casos deixaram de ser falados na comunicação social. No entanto, não é por não se falar nos casos que eles estão resolvidos. Não estão.

É agora que Vieira deve intervir (se é que ainda não interveio). E o que deve fazer? Face à qualidade dos jogadores, deve fazer os possíveis por reintegrá-los na equipa. Sendo os casos tão diferentes, a abordagem em cada um deverá ser distinta. Quanto a Enzo Pérez, Vieira terá de mostrar quem manda. O atleta tem cinco anos de contrato e ou fica a cumpri-los com a equipa principal após multa ou fica a correr no Seixal, sozinho, até 2017. Enzo não terá opções. Vai ter de escolher aquela que é a melhor solução para si e para o clube. Já com Amorim as coisas não se encontram no mesmo plano. É explicar-lhe que percebe que queira jogar mais minutos e que provavelmente terá essa oportunidade brevemente (e terá, o calendário vai começar a apertar), mas que não pode deixar-se dominar pelas emoções. Paga a multa, pede desculpas ao treinador e ao grupo e volta a jogar de águia ao peito. Jesus deve ser igualmente sensibilizado pelo presidente, não no sentido de dar minutos (as opções são da inteira responsabilidade de Jesus), mas sim de não retaliar contra os infractores. Estas são questões de tacto. Vieira precisa de saber lidar com elas. E acredito que conseguirá dar conta do recado.

A época é longa, precisamos de soluções de qualidade, vai haver tempo para todos jogarem. Tem de haver uma reconciliação para que os objectivos sejam alcançados. De outra forma, tudo será muito mais difícil.

9 comentários:

Afonso Machado disse...

Bom post JNF,
Vieira tem tido alguns erros no que ao campo meramente futebolístico( que é o que estamos aqui a tratar) diz respeito, mas quanto a esta época ele fez tudo para dotar o plantel de qualidade e nada lhe pode ser apontado, Quem contrata Artur, Garay,Witsel,Nolito,reforçando cirurgicamente sectores ( ainda Enzo, entrada de jovens jogadores da casa, Rodrigo...) merece um aplauso seja em que circunstância for.
Quanto ao caso Enzo, concordo inteiramente. Até aparecer uma proposta que cubra todos os gastos com o jogador e dê algum lucro, corridas à volta do Seixal ou joga pela equipa B na orangina.
Quanto a Rúben, aqui, como dizes, tem que se perceber melhor a situação, não é tão clara, era bom que pudesse ser reintegrado, mas será difícil, até porque alguns adeptos não sei se o irão perdoar. Mas é como digo, temos que perceber a situação a fundo para julgar Rúben. Se foi como se diz, a multa e pedido de desculpas resolve a situação, senão parece-me que vai haver aqui um caso com enormes proporções. Mas o regresso do André Almeida deixa antever uma resolução difícil, mas veremos...
Abraço benfiquista

POC disse...

Infelizmente os jogadores ganham sempre.

Ruben é um caso triste, quiseram fazer dele o benfiquista irrepreensível, mas naõ é. Portou-se como uma vedeta na recusa em treinar. E já noutras pequenas atitudes se notavam diferenças.
Para mim não serve. Ou pede desculpas a todos e luta por um lugar com humildade, ou vai fora. POr 3 milhões, vai fora.

Enzo mostrou não ter carácter nem cabeça. Até podia não se ter adaptado, mas tratava das coisas como um homem. Andou por cá a sortear camisolas do Estudiantes. Agora nem se digna a aparecer. Não serve, ponto.
Ou nos pagam 85% do que pagámos ou acabamos com a carreira dele. Entretanto há-de rescindir, mete-se em tribunal e vai jogando...

http://simaoescuta.blogspot.com

Anónimo disse...

patriarca disse:


Boa Abordagem á situação actual do Glorioso.
No entanto e no que diz respeito ao Enzo Perez a coisa pode não ser assim tão linear, pois o jogador "deixou-se" enredar pelo sistema do seu empresário e mesmo que Volte para o Benfica, como se espera ou então que o Benfica seja BEM RESSARCIDO no caso de não vir. É jogador do Benfica tem Contrato assinado E DE LIVRE VONTADE, portanto tem que haver algo grave para estas situações acontecerem e como tal o Presidente do Benfica DEVE ter REACÇÃO FORTE e FIRME e fazer valer os direitos do Benfica em primeiro lugar e tudo fazer para o Colocar a Jogar no Seixal, porque para os Sócios e Adeptos do Benfica, com raras excepções JAMAIS o Enzo Perez será um ídolo ou sequer um jogador que seja respeitado na Luz, quando é o jogador a NÃO RESPEITAR A INSTITUIÇÃO que que PAGA e BEM, está tudo dito.

Anónimo disse...

Concordo! Só dois aditamentos:

1. Se os valores que têm sido falados na imprensa sobre uma possível saída de Amorim para Itália são verdade, então que se venda rapidamente o seu passe e se vá buscar um jogar para reforçar, de facto, a equipa, pois que, efectivamente, a época ainda tem muitos jogos.

2. A situação de Capdevila também tem de ser resolvida, pois se nem sequer é opção para os jogos da Taça da Liga, então é melhor deixá-lo sair, porque não vale a pena estar a pagar-lhe o vencimento todos os meses. E vão buscar outro jogar, porque o Emerson não vai aguentar jogar todos os jogos.
MM

PS: Gostaria de saber se foi recebido o meu comentário ao post anterior, que não aparece. Obrigado.

Bicadas disse...

Concordo quase inteiramente.
Os interesses do Benfica estão em 1º lugar, e a solução será sempre complexa.
À partida a reintegração parece o melhor caminho. Parece. Mas só quem lá anda é que poderá estimar os impactos que isso teria no grupo. Se no caso do Amorim me parece haver espaço para ser bem acolhido e ajudar, já no que respeita ao Enzo não estou assim tão seguro, e o empréstimo poderá vir a ser a melhor solução, desejavelmente não ao Estudiantes, assim haja outro caminho.

Cumprimentos.

troza disse...

Só para dizer que concordo no caso do Enzo, discordo no caso do Rubem.

Doi ver um dos nossos fazer aquilo? Sim. Mas para o bem estar dos jogadores no balneario é preciso que só esteja lá quem estiver disposto a dar a vida para ser campeão.

O caso Capdevilla... ninguém me tira da cabeça que o jogador fez asneira e está a pagar por isso. E o plantel está unido. A quimica da equipa pode ser mais importante agora que a qualidade da segunda linha... portanto há que ter cuidado com estas situações. O Rubem por mim tinha as mesmas duas opções do Enzo... ou joga o que houver para jogar onde houver para jogar ou corre com o Enzo e com o Capdevilla no Seixal. Mas esta é a minha opinião e eu não percebo nada do assunto.

O que me parece é que até agora o presidente tem feito bem... tudo o que existe destes dois casos só se sabe o que os jogadores dizem e nada da parte do Benfica: os problemas resolvem-se cá dentro. E acho muito bem. Quanto ao resto, Jorge Jesus e toda a equipa tecnica e direcção saberão o que fazer e têm tomado as decisões certas até agora.

Rui Sérgio Guerra disse...

"Boa bola", JNF!
Nem mais!

Como sócio e sobretudo como benfiquista, gostava que as coisas assim se passassem, com assertividade de LFV e JJ, mas reconheço que... temo alguma falta de tacto e o autismo de... ambos!

Vamos dar o benefício da dúvida!
NÃO FAçAMOS O N/ "HARA-KIRI"!

Face às "forças mafiosas" sempre latentes,... SEJAMOS HUMILDES, UNIDOS, AMBICIOSOS E... INTELIGENTES!

Temos uma conjuntura muito, muito favorável no campeonato (obj°.n°1):
- SOMOS LÍDERES ISOLADOS!
- SOMOS A MELHOR EQUIPA, COM O MELHOR PLANTEL!
- ESTAMOS A JOGAR, CLARAMENTE, O MELHOR FUTEBOL!
- TEMOS O CALENDÁRIO MAIS FAVORÁVEL
- Os "adversários" estão EM CLARO DÉFICE, DE QUALIDADE DE FUTEBOL, DE €... E DE CONFIANçA (daí os "filmes" recentes, no Antro e no WC)! "Eles" apenas mantêm níveis altíssimos,..."as usual"..., de IMBECILIDADE E POUCA VERGONHA!

Abraço de Palermo,
RSG

JNF disse...

MM,

geralmente de dia não tenho acesso ao computador. O facto de o post aparecer ao meio-dia não significa que o tenha escrito a essa hora (escrevi-o ontem à noite mas programei para aparecer apenas às 12h00. Foi por isso. Os comentários do post anterior e deste foram filtrados por outro membro do blog que não eu.

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Grande post, análise perfeitissima, conclusões acertadissimas... assim seja... são dois a pedirem este tipo de solução... é uma coisa metafisica a que estou a aludir... eu sou um ganda maluco ;)))