sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Golo do Setúbal; Quem falhou?


Neste primeiro momento, podemos ver Emerson e Witsel na linha da bola e Matic no meio-campo. Daqui, viria a resultar o lançamento de linha lateral para a equipa do Setúbal, bola que viria a ser colocada nas costas de Jardel e para o mesmo jogador que se encontra mais próximo da bola, neste momento, que é Jorge Gonçalves. Emerson fica mal na fotografia neste primeiro momento porque não acompanhou o seu adversário directo.



Num segundo momento, é quando a bola se encontra a ser lançada para as costas da defesa. Pode-se ver a linha defensiva, neste momento, Jardel já se encontra atrás da linha para perseguir Jorge Gonçalves que não se encontra em fora-de-jogo porque a bola vem de fora do terreno de jogo.
Podemos ver Matic e Emerson bastante próximos, sem nenhuma marcação direta e também, um pouco mais à frente também circundado, Witsel. No círculo de meio-campo encontra-se Bruno César, um pouco atrás de Neca que dispunha de todo aquele rectângulo livre à frente de Luisão.


No último momento, momento do cruzamento. Jardel encontra-se como "defesa esquerdo" e Matic a posicionar-se no lugar de Jardel.
Não se vêem nas imediações da área, Bruno César ou Witsel, para mim, os dois culpados no golo. Porque não se souberam reajustar a uma situação de desvantagem na lateral e que viria a resultar naquele rectângulo, sem jogadores do Benfica, à frente da nossa grande área de onde viria a surgir o remate para o golo.
Portanto, num primeiro momento falha Emerson e por último, Witsel ou Bruno César que não perceberam a situação de inferioridade numérica à entrada da área. Matic, como podem ver, estava-se a colocar, e bem na posição de Jardel.

10 comentários:

dezazucr disse...

Bem analisado.
O triste é que quase todos os golos do Benfica têm sido sofridos por descompensações na entrada da área.

philippe disse...

boa anàlise mas penso que o maior culpado é o bruno césar que nao acompanhou o lance. o Witsel dificilmente poderia chegar à altura do neca no tempo em que ocorreu o lance. o Matic nao tem culpa nenhuma como disseste mas o ponto de partida é a falha de marcaçao do emerson que desequilibra totalmente a defesa. o resto todos sabemos se bem que o Neca teve uma sorte de cornudo no primeiro ressalto de luisao a bola vem logo na sua direçao e no segundo a bola bate na cabeça de luisao e desvia a bola da trajetoria antecipada por artur: é de facto muita sorte e isso prova que é dificil fazer golos ao Benfica sem ter muita sorte ou muito jogo... bom fim de semana!

Alexandre disse...

Excelente análise que só lhe falta um pequeno acrescento. Que é um pormenor, mas que também conta.

Luisão: não cortes de calcanhar para as tuas costas em balão uma bola cruzada!

Sim, foi um gesto de recurso, mas não foi muito feliz. Não invalida em nada o que escreveste, mas parece-me que não pode ser ignorado.

E mais do que procurar culpados, é procurar entender o que aconteceu colectivamente para que o Setúbal chegasse ao golo.

Abraço e belo exercício.

Anónimo disse...

Só não se fala do nosso grande capitão, que fez o que não devia: aliviar a bola da maneira que vimos para a entrada da área.

Se formos dividir a jogada em vários momentos, em cada um apanhamos um culpado. Um porque não acompanhou o extremo. Outro deixou centrar, outro cortou para o centro da área e ainda outro que deixou o Neca sozinho.

Concluindo: pequenos erros individuais e um grande erro do nosso grande capitão Luisão.

GNR

Constantino disse...

PB,

Num 1º momento apontei culpas ao Witsel por não ter feito o lugar de matic que tinha ido fazer o de jardel, que tinha ido fazer o de Emerson que tinha ficado para trás devido à velocidade a que a bola foi colocada em jogo num corte seu. Contudo, olhando as fotos aqui colocadas, tenho que admitir que o principal culpado será mesmo o Bruno Cesar, pois não fez o lugar do Witsel que se encontrava junto ao Emerson no momento do corte para fora e como tal nem com nitrogenio chegava a tempo à cabeça da área.

PS - o termos "fazer o lugar" não é de leigo, apenas me parece que uma pessoa como eu, que não é um grande profissional na arte da analise táctica, não deve ser autorizada a utilizar a palavra "bascular" e todas as degenerações da mesma.

Abraço.

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Sinceramente parece-me que o Matic tem demosntrado melhoras significativas, mas não leio o jogo na totalidade (leio o jogo por flashes)... solta a bola mais rapidamente e tecnicamente é mais evoluído que o Javi... no entanto Javi é um monstro de força e colocação no terreno...
Mas Matic tem potencial...

SLB4EVER disse...

A sequencia de imagens ñ deixa grandes dúvidas, incialmente Emerson e Jardel deixam-se antecipar, depois o B.César falha pq com a equipa desiquilibrada e no processo defensivo tinha que acompanhar o Neca que era o seu opositor lógico no desenrolar da jogada e certificar-se que pelo menos não rematava á vontade como o fez. Witsel e Matic estão bem posicionados e pouco mais podiam ter feito. Luisão infeliz no corte.

Baresi disse...

Estás a falar a sério? Matic não tem culpas?

Deixa cá ver, aquando do lançamento lateral, Jardel sai a Jorge Gonçalves (como deveria ser), Luisão fica para a sobra, e Emerson recupera no terreno para ir também a Jorge Gonçalves, porque tinha subido no terreno. Ou seja, no espaço de 2/3 segundos, Jardel e Emerson estarão a pressionar o jogador da bola.
Estão 2 jogadores do Setúbal nas imediações da área e estão 3 jogadores lá perto. Matic fica com os olhos na bola, e perde a noção de onde estão os adversários directos, deixando a equipa num 2 para 2.
Luisão tem culpa, Bruno César também pode ter (embora ele não ande no relvado de mota), mas Matic tem e muita, devido á sua deficiente abordagem ao lance.

Opa, eu ainda pensei que estava a ver mal o lance mas fui ao tvgolo e revi o lance 10 vezes. E a acção do Matic em todo o lance é completamente aleatória. Vai para um espaço que não tem ninguem, fazer sabe-se lá o quê, e repito, haviam 2 jogadores do Vitória a entrar na área, e ele não foi a nenhum.

SLB4EVER disse...

Rear, o Matic teve que cair para o lugar do Jardel que estava na lateral, o movimento não parece aleatório, se o avançado passa o Jardel em vez de cruzar (o Luisão e bem no seu lugar cortou mas não para o melhor sítio) ficava só com o o Luisão e o André Almeida pela frente na area e com outro avançado nas costas dos dois, Matic e bem colocou-se e bem nesse espaço de modo a garantir superioridade numérica, o B.César tinha todo o tempo do mundo para pelo menos incomodar Neca quando este rematou. A jogar apenas com dois médios no centro não se pode esperar que eles cheguem para todas as encomendas, os alas precisam de acompanhar os seus adversários directos para evitar desiquilibrios e espaços á entrada da área, Neca aproveitou e bem liberdades que não deviam ter sido permitidas, o B.César tem vindo a evoluir mas por vezes ainda tem destes lapsos, é o futebol na europa, tem que se ir habituando.

Unknown disse...

Que raio vai fazer o Matic ocupar um espaço onde não pode chegar à bola nem tem adversários ? Contenção não está a fazer pois não está a colocar-se entre um adversário e a baliza, tanto mais que Luisão vai impedir a entrada ao segundo poste. Matic está atrasado, pois quando vai fazer o lugar de Jardel (para quê ? com que intuíto?), já o cruzamento foi feito e o Luisão está a evitar a entrada no segundo poste, pelo que o único adversário possível é Neca, não pode continuar a querer correr para trás. Aliás, ele depois percebe e inverte a marcha tentando chegar a Neca, mas mesmo assim está mais atrasado que Luisão que se faz ao lance de forma incorrecta. Querer continuar a justificar as falhas tácticas de Matic é estar a pedir mais golos cada vez que ele joga a trinco.