sábado, 21 de janeiro de 2012

Segundas linhas

O jogo com o Santa Clara permitiu aos adeptos verem alguns dos jogadores que constituem a chamada "segunda linha" do Sport Lisboa e Benfica. E se houve alguns que surpreenderam pela positiva, ou melhor, não desiludiram, outros houve que demonstraram que nem hoje nem a 30 de Fevereiro estarão prontos para jogar pelo nosso clube. Nest post, analiso alguns jogadores que se destacaram pela positiva e pela negativa nesse encontro:

Eduardo - um bom guarda-redes não precisa de fazer muitas defesas aparatosas. Basta-lhe defender quando é chamado a intervir. É coisa de guarda-redes de clube grande e Eduardo tem isso. Ainda bem. Contra o Santa Clara salvou o Benfica por duas vezes, uma delas simplesmente incrível. Excelente sentido de posição. É claramente o melhor guarda-redes português no Benfica desde Bento.

Jardel/Miguel Vítor - não desiludiram o que é importante. São dois atletas que têm jogado pouco e que se estrearam como dupla pela primeira vez no jogo contra os açoreanos. Não deslumbraram e tiveram allgumas falhas pontuais, mas nada de grave. São dois jogadores importantes para o plantel uma vez que não criam mau ambiente e que correspondem às expectativas quando chamados (Jardel, este ano, esteve bem quando fez dupla com Garay e Miguel Vítor, em anos anteriores, demonstrou o mesmo por várias vezes).

André Almeida - é o lateral da moda de Jesus e é um defesa in: incapaz, incompetente, invulgarmente mau. Não há aqui patinhos feios, o gajo é mau e ponto final, ou precisamos de lhe dar as oprotunidades que o Escalona e o Rojas tiveram para demonstrar a sua valia? André Almeida nunca na vida conseguirá atingir o potencial de Emerson (que como sabem, não é um jogador do meu agrado). Não consegue receber uma bola em condições, não tem pezinhos para defesa e nem consegue fazer um passe de jeito. Por favor não brinquem com o Sport Lisboa e Benfica, reeintegrem o Amorim urgentemente e despachem este "jogador" para Leiria outra vez.

Saviola - A cada jogo que passa fico mais desesperado. O que é isto? 65 minutos em campo e uma jogada digna desse nome. Dá dó ver um jogador da sua qualidade degradar-se desta forma. Nem tem força nas canetas para se manter em pé e fazer um passe com bola corrida. Neste momento deveria ser o terceiro avançado do plantel e duvido que para o ano consiga manter esse estatuto face à previsível explosão de Nélson Oliveira.

Nélson Oliveira - jogo interessante do internacional sub-21 português. Nem sempre muito feliz, fruto da boa organização defensiva dos insulares e do pouco entrosamento dos jogadores encarnados, procurou sempre levar a bola e a equipa para a frente. Não apareceu tão encostado às faixas como Jesus, Ilídio Vale e os treinadores da formação lhe exigiam, jogando mais pelo centro, mas com a mesma capacidade de transportar jogo. O golo acabou por lhe sorrir, justamente, recompensando a boa exibição. Que seja o primeiro de muitos.

14 comentários:

Qui-GonJinn disse...

http://forumdaluz.blogspot.com/ adiciona! Comenta e segue-nos!

Anónimo disse...

Interessante. O Capdeevilla passa pelos pingos da chuva?

Para mim foi mais uma demonstração cabal da sua incapacidade para jogar ao nível profissional.

Onde está a valiação à sua prestação?

Pedro disse...

Eu gosto de analisar as segundas linhas quando jogam com a equipa principal: Jardel qd substitui Luisão ou Garay; Matic quando substitui Javi; etc...quando jogam muitas segundas linhas ao mesmo tempo, não há milagres, o fio de jogo é sempre fraco e reduzido. Sempre. Andamos nisto já há muitos anos e sabemos que assim é. Pode haver atitude mas a qualidade sai sempre afectada. Dá sempre para ver certos pormenores (como na pré época) mas análises muito profundas podem ser injustas...

Como tu aflige-me ver Saviola a jogar. Como é possível um jogador destes não ter qqr explosão? A forma como perde lances pq não tem pernas para correr é assustador...sim a genialidade está toda lá mas a força, a genica desapareceu toda e sem isso Saviola é um mero figacho do q foi pq não consegue por no relvado a sua genialidade.

André Almeida...atitude mas pouco sumo. Vou esperar mas está longe de me convencer. Mesmo como segunda linha...

JNF disse...

A "valiação" será feita num post à parte porque houve dois jogadores que se destacaram neste jogo: Capdevila e Gaitán. Terão direito a um post individual. Temos mais de 10 posts programados mas que ainda não acabámos ou postámos por falta de tempo. No entanto é de salutar a sua visível satisfação pela exibição de Cap no jogo com o Santa Clara.

Berrante De Encarnado disse...

Capdevila assim não é titular, nem no Benfica, nem no Villareal, como aliás já não o era antes de vir para Portugal.

Nem tenho sequer coragem para descrever a condição em que ele se encontra. Obviamente que a Jesus ele não engana com faz a alguns adeptos, com aquelas subidas no fim do jogo a dar a ideia de que está em forma. Jesus está com ele todos os dias. É pena que alguns benfiquistas não tenham percebido isto logo nas primeiras vezes que ele calçou.

BOM POST

Cumprimentos benfiquistas

xirico disse...

O Saviola é só um dos melhores jogadores do Benfica.Como começou muito cedo em alta competição está a ficar sem velocidade mas compensa com a inteligência que demonstra.É um jogador essencial para atacar o titulo e fazer uma analise dele só por este jogo é desonesto.Não gosta dele,ok,tudo bem,está no seu direito.

JNF disse...

O Saviola está assim... há ano e meio.

John Wakefield disse...

Concordo com quase todas as avaliações que fizeste, caro JNF. Todavia, e embora não considerando o André Almeida um jogador ao nível do Benfica, não nos podemos esquecer que estamos a falar dum jovem com margem de progressão. Ele pode amadurecer e com a sua polivalência, pode ser útil daqui a médio/longo prazo.
Em relação a Saviola, é inadmissível o seu rendimento em campo. Se continuar assim, espero que seja vendido no final da época.

Bcool973 disse...

Acabemos com as nmentiras. Na época passada Saviola marcou 14 golos!!! nas competições oficiais.
Além de saber como se movimenta em campo e como há de deixar jogo para os companheiros, é ver vários passes dele, que com outros artistas teria podido destacar-se, agora quando Saviola joga quando a equipa já tem o resultado ou quando está com uma equipa toda suplente que não faz chegar o jogo suficiente, porque não tem jogadores que saibam jogar no futebol curto e entre linhas de Saviola, apenas apostando em lançamentos em velocidade, e a verdade é que ele perdeu a capacidade de explosão que mostrou na primeira época, dificilmente poderá destacar-se. E sim, também Saviola não tem conições para futebol físico, mas ponha o Jesus Saviola a jogar com Aimar, Nolito e Witsel e verão o rendimento dele aumentar exponencialmente.
Não compreender é não perceber a utilidade de Saviola e desaproveitar um jogador que pode dar muito rendimento. Embora concorde com algumas coisas esta análise revela uma miopia aguda ou alguma má vontade.

Bcool973 disse...

Quanto ao andré Almeida desiludiu-me. Já o vi jogar e bem na selecção sub-21, mas a verdade é que no Benfica muito pouco fez até agora. Em vez de insistirmos com adaptações, porque não ir buscar um Ivo Pinto, acho que é assim que se chama o lateral do Leiria, e ter uma alternativa que não tem que ter ser uma adaptação ?
Essa condenação também me parece exagerada, mas preferia vê-lo a jogar noutra posição onde conhece o posicionamento que necessita de ter.

NN_SLB disse...

Opa estejam calados, Emerson melhor que A.Almeida? Eu não vi o jogo contra o Santa Clara , mas o Emerson é um tronco com olhos, não ha nenhuma jogada que ela consiga fazer bem com os colegas, colocasse quase sempre mal na defesa, não tem garra, não sabe cruzar, NADA, até eu era melhor, a única coisa que Emerson tem de jeito é a estatura física , que é perfeita para um DE, mas em termos psicológicos e técnicos não vale nada!

A.Almeida em termos físicos só lhe falta um bocado de caparro para ter o mesmo que Emerson fisicamente, agora técnica ele tem mais que o Emerson ( nada de extraordinário ) e psicologicamente tem alguma garra, agora tal como Amorim, não tem rotinas de lateral, nem as manhas dessa posição, tal como não tinha Coentrão do inicio e sendo mais fácil para ele , pois ja estava habituado as laterais e ter de apoiar caso o lateral suba, já um MÉDIO não tem essas noções tão cedo pois está habituado a ter alguém atrás!

Com isto não defendo que o A.Almeida seja um lateral de futuro mas tem de se lhe dar tempo para ganhar rotinas, já que ele no Leiria jogou como médio...

JNF disse...

"Opa estejam calados, Emerson melhor que A.Almeida? Eu não vi o jogo contra o Santa Clara"

parei aqui. Então não vejas mesmo o jogo para não teres uma enorme desilusão.

Anónimo disse...

Suponho que o comentário que enviei por volta das 15:30 não terá sido recebido, pelo que me permito enviá-lo a seguir:

A análise de cada jogador está feita neste post. Posso discordar num ou noutro ponto, mas isso não é relevante. Salvo erro, só faltou a análise ao Capdevila. É óbvio que se nota que é um jogador que tem categoria. Duvido é que consiga percorrer os 100 metros do campo, para lá e para cá (ou seja, ir à frente e recuperar a posição), a um ritmo elevado durante todo o jogo. Aliás, não percebo se aquela calma e lentidão que transparecem na sua forma de jogar têm a ver com a necessidade de gerir o esforço ou se são resultado da experiência que possui que dão uma falsa ilusão de lentidão.

Mas, para além da análise individual, o que me preocupa essencialmente enquanto adepto é a fraca exibição da chamada “segunda equipa”. Se não fosse a entrada de Witsel e de dois dos magníficos espanhóis, Nolito e Rodrigo, já que o outro (Javi Garcia) já lá estava, aquele jogo com o Santa Clara podia dar para o torto. Essa segunda equipa tem de jogar muito mais.

MM

PS: Agora, ao ler os outros comentários, é que constatei que a análise ao Capdevila será feita noutro post. Fico a aguardar.

JNF disse...

Pelos vistos não foi recebido. Peço que quando postam um comentário verifiquem que aparece uma barra amarela com letras verdes no topo da caixa de comentário a confirmar que o comentário foi enviado.