terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Negócio (II de III)

A minha paicência não se esgotou hoje. As sucessivas afrontas com que a actual Direcção tem brindado os adeptos já se tornaram um hábito e, pior que isso, toleráveis por parte da maioria dos benfiquistas. A cultura de exigência está morta. Estamos amorfos. Tudo é permitido, tudo é tolerado. E o caso Rúben Amorim vem revelar não só a falta de disciplina neste Benfica como ainda uma incapacidade gritante em lidar com problemas.

Comecemos pela parte disciplinar. Amorim é culpado, está fácil de perceber. Mas a culpa não morre com ele, estende-se aos outros dois protagonistas desta palhaçada: Jesus e Vieira. O primeiro porque em termos de relações interpessoais é um autêntico desastre. Não sabe como lidar com outras pessoas, não sabe interpretar e sente uma necessidade de criar conflitos em que todos ficam a perder. O segundo porque, sendo o chefe maior do clube, não consegue resolver esta situação da forma que seria mais simples e óbvia. Qual seria? "Rúben, deixa-te de merdas, pede desculpa ao grupo e ao treinador e volta ao Seixal para treinar e seguramente que serás opção válida para Jesus novamente. Caso não queiras, ficas a correr em Almada até Junho de 2013 e não vês Europeu, Mundial ou o que quer que seja. Agora escolhe.". Simples. Mas não há presidente com tomates para isto. Consegue lidar com o caso Enzo Pérez mas não consegue com Amorim. Inacreditável.

Pior que isso, vai negociar o empréstimo do jogador com o Braga. Sim, o Braga do Salvador, do Mossoró, do Alan, dos apagões, das bolas de golfe, dos insultos, da música da tourada, das simulações, do túnel. Esse mesmo Braga. Neste momento, a autoridade para os benfiquistas apoiantes de Vieira criticarem Quim e Nuno Gomes por terem escolhido os bracarenses é nula. Quim e Nuno eram jogadores livres, desempregados, desprendidos de qualquer obrigação para com o Benfica quando negociaram com o Braga. Vieira, por iniciativa própria (ou será que alguém lhe apontou uma arma à cabeça?), encetou negociações com o clube de António Salvador. O Benfica resolveu oferecer um presente chamado Amorim ao Sporting Clube de Braga. Não por seis meses mas por ano e meio.

27 comentários:

Anónimo disse...

Isto vendo e analisando de fora, a sua opiniao e aceitavel. Mas ninguem aqui fora sabe o que de facto aconteceu. Nao tirar conclusoes com dados insuficientes ou incorrectos.
O que me doi imenso e ver o Ruben UM ANO E MEIO naquela expelunca fdp do viera.
Mas nao me admirava que o Ruben pedisse ao Veira para ir ao Braga do que outro clube, pois e unico clube que pode lutar contra os primeiros 8 pontos do benfica e 3 do porto, acesso a Liga dos Campeoes. Epa o Ruben so sera campeao este ano se o Benfica for e ele sabe disso.

POC disse...

Como ousam criticar o Querido Líder?

Os títulos (poucos) não apagam certas vergonhas que se passam...

Ainda o Djaló:
http://simaoescuta.blogspot.com/2012/01/violencia-nos-testiculos-amnistia.html

Anónimo disse...

Dass!!!Estamos em primeiro carago!!!Deixem de arranjar problemas.
agora vamos apoiar a equipa já esta tarde!

P.S. Se achas que está tudo mal e consegues fazer melhor candidata-te ao lugar.

troza disse...

Só não percebo uma coisa que dizes: Jorge Jesus é mau nas relações interpessoais mas, por mais incrivel que pareça, tens um grupo unido e motivado de jogadores no SLB... coisa que nAo tinhas há muito... e o treinador também tem mão nisto e, claramente, pões este espírito de equipa à frente do resto e é como deve ser.

De resto concordo contigo. Até era melhor ter o Rubém Amorim no Sporting que em Braga... se bem que o Porto vai é a Braga... mas, para isso, emprestavamos ao Marítimo.

Só gostava de saber a troco de quê, mas isto é realmente muito mau.

JNF disse...

AH! ÉPICO! JÁ CÁ FALTAVA UMA ANIMALÁRIA DESTAS:

"P.S. Se achas que está tudo mal e consegues fazer melhor candidata-te ao lugar."

Anónimo disse...

é verdade caralho, temos de nos unir. Nas eleições logo votámos. Agora precisamos é de estar unidos

JNF disse...

troza,

questão muito bem levantada. Na minha opinião, é pelo seguinte:

1 - estamos em primeiro lugar e levar uma liderança firme quando se está em primeiro é muito mais fácil do que quando as coisas correm mal (lembraste do início de 2010/2011?).

2 - os jogadores habitualmente suplentes não são de levantar ondas. São características intrínsecas destes atletas. Jardel, MV, Almeida, Matic, mesmo Rodrigo e os miúdos portugueses. Não são jogadores de reclamar minutos até porque a diferença de qualidade para o restante plantel é óbvia.

3 - no entanto é de salientar que continuam a ocorrer casos de indisciplina: Luisão no verão, Enzo e Amorim agora.

4 - uma liderança como a exercida por Jesus tem destas coisas. Tudo parece muito certinho e correcto porque há mão de ferro, mas assim que as coisas passam do limite... kaboom. E depois há o problema de JJ, ao contrário de Mourinho, não saber dar a volta a estas situações.

Obrigado pelo comentário, muito pertinente.

POC disse...

Portanto quando se está em primeiro perde-se sentido crítico e deixamos que o orgulho vá de vela?

No dia do Golpe Estatutário, fui lá para votar em branco.
Faço a minha parte, mas nem isso me descansa.

Pedro disse...

"Consegue lidar com o caso Enzo Pérez mas não consegue com Amorim"

E pq? Sabes o que penso de Vieira mas se calhar aqui tem poucas culpas. Se calhar foi Amorim que não deu qqr abertura para que o assunto se resolvesse intra-muros.

Já o empréstimo ao Braga...não se percebe.

Afonso Machado disse...

Pessoal, calma.
Precisamos de ter cabeça fria. LFV poderá ter errado, mas agora não adianta de nada penitenciar ninguém. Decisão tomada, boa ou má no futuro iremos perceber e julgar Vieira e seus súbditos por causa desta e outras situações similares.
Amorim fez uma escolha, D.Simão também, baseadas nas propostas que tiveram. Não curtimos minimamente o Braga, resta-nos lutar contra quem é do Braga! Claro que entristece, mas porra temos melhores que Amorim e basicamente porque são nossos atletas! Já vi comentários a dizer que vamos perder o título! Irra... E o que se faz bem? Nos últimos anos tiveram sequer um plantel parecido com este? O que não quer dizer que não concorde com o conteúdo do post, mas epah que se dane o Amorim! Calma e muita cabeça. Percebo a tristeza, mas mais do que LFV, Amorim é que nos prejudicou, e se calhar nem temos bem noção do que ele disse. Reintegrar um jogador tem que ser bem reflectido. E não se pode comparar Amorim a Enzo!! Amorim conhece a nossa realidade caramba, é benfiquista, está adaptado! Conhece o treinador, tem obrigação de fazer melhor e de respeitar mais do que ninguém a instituição! E o que disse na selecção? E os comentários que tem no início da época? Epah adorei o Amorim enquanto cá esteve, agora é do Braga e assim será respeitado!!
Abraço benfiquista

JNF disse...

Se assim fosse, Pedro, o Amorim que ficasse a correr em Almada.

RB disse...

JNF,

Não percebo uma coisa...
Dizes que o JJ é "em termos de relações interpessoais é um autêntico desastre". Check!
Mas para o LFV a solução seria pôr o homem a correr em Almada até 2013? Com o Enzo até percebia isso mas com o Ruben? Achas que o gajo não tem amigos dentro do plantel? Essa solução seria bem acolhida no grupo?



Também não consigo engolir o Ruben no Braga, ainda mais por ano e meio mas calma! Nenhum de nós tem conhecimento do que realmente se passou! O que o Pedro disse acima é válido.
Mais. Para este menino foi a segunda, a primeira foi na selecção em que fez declarações completamente deploraveis! E foi readmitido no grupo!
Porque não concordamos com o destino não vamos fazer do Ruben um mártir porque não o é.
Tinha hipotese de jogar no clube do coração (acho q posso dizer q todos nós o fariamos pro-bono) mas este menino acha que é melhor que Witsel, Aimar ou outros? Quer jogar a 6? Já sabe que com JJ não calça aí, faltam-lhe centimetros!

Também defendi muito a Amorim e gosto de ver Benfiquistas no Benfica mas tem de aprender que ele não manda! Sgundo se fala o Aimar também não teve uma relação muito fácil com o JJ inicialmente mas soube com calma e tempo dar-lhe a volta e sempre com humildade de saber respeitar os seus superiores!

Ao ruben desejo-lhe felicidades pessoais (não para o clube que vai defender) e espero que não lha aconteça como ao Nuno Gomes porque dessa forma o único tiro nos pés seria dado pelo próprio!

Só para terminar este caso e o do D. Simão (+ situação Éderzito) podem ter muitas leituras! Vamos aguardar.

p.s. Verificação de palavras "ressentr". Nada mais indicado!

Anónimo disse...

Tudo isto é ridículo.
Amorim nunca iria calçar mais com JJ portanto teria que ser ele a sair e não o técnico, certo?

"Ah, e o crl, mas foi para o braga...".
Não se pode lamentar o facto de braga ter sido outrora uma cidade de benfiquistas e não se fazer algo para a reconquistar. Decidam-se.
E não foi apenas o Benfica a ser maltratado em braga nas últimas épocas, foram principalmente os jogadores, entre eles o boi do Amorim, insultado, empurrado e cuspido no túnel onde agora não se importa de trabalhar.
Amrim vai jogar num campeonato que conhece e numa equipa (com visibilidade) que o favorece, ao ponto de poder despertar a cobiça de outros clubes, ganhando com isso...o Benfica.
Amorim estava em fim de contrato. Pergunto: preferiam vê-lo no porto?
Os jogadores podem escolher o clube onde jogar mas apenas o podendo fazer nos clubes que neles demonstrem interesse. Para além de braga (e porto?) não sei por que outros poderia optar.

Unknown disse...

Segundo dizem os jornais, a ida do Amorim para Braga foi negociada em Maputo pelo LFV directamente com o Salvador, enquanto ambos estavam a tratar de negócios de índole pessoal ...
É só mais uma acha para a fogueira ...
Sinceramente, se o Capdevilla tivesse a personalidade do Amorim, também já estava no caralho, porque o Jesus é um cretino na gestão de pessoal e consegue criar antagonismos insanáveis ...
Não tiro o mérito ao Jesus enquanto treinador, mas tem muitas lacunas na gestão de pessoal e custa-me que a estrutura não saiba resolver estes casos ...
O que Enzo fez é bem mais grave, Amorim desrespeitou o Jesus, por se sentir desrespeitado, mas Enzo desrespeitou o clube que lhe paga certinho ...
Quanto aos negócios com o Braga, a Britalar, ou o Salvador, se calhar não vão ficar por aqui ...
O problema do amorim não é a excepcional qualidade dele, é a falta que ele vai fazer enquanto alternativa numa época que promete ser cheia de jogos sté ao fim da época ...
Já agora, quem será o substituto do Maxi contra o Nacional ?

Jotas disse...

Qual a preocupação de Amorim ir para o Braga? Deixem quem está no futebol trabalhar, no fim da temporada faremos o balanço. Julgo que neste momento, o importante é de uma vez por todas, os benfiquistas unirem-se num enorme apoio ao Benfica, que o ajude na concretização do grande objectivo que é a conquista do título, isso sim deve ser a nossa preocupação e aquilo que nos deve unir.

POC disse...

Ninguém pára o cimento, ninguém pára o cimento, ninguém pára o cimento allez ohhhh.

PMM disse...

Mais um post a dar em tudo e todos, isto num momento em que todos temos de nos unir para o titulo. Imagino se tivessemos 5 pontos atrás dos Corruptos, se tivessemos 3 ou 4 derrotas, Meu Deus.
Apenas um reparo quando fala que Jesus é nas "relações interpessoais é um autêntico desastre".
Esse foi um mito criado por quem gostava de o ter como seu treinador mas por 2 vezes levou negas que todos pegaram até os Benfiquistas. Que eu saiba nunca ouvi um jogador de Jesus que tenha falado mal dele. Se souber de algum refira, mas não tenho conhecimento isto de um treinador que tem 20 anos de carreira. O que sempre ouvi e li de seus antigos jogadores é que Jesus foi dos melhores treinadores que tiveram nas carreiras, que foi dos melhores a nivel tactico, que aprenderam com ele mais num ano que quase toda a carreira e isto mesmo de jogadores que foram dispensados por ele. Acham que se ele fosse "autêntico desastre" nas relações interpessoais todos falavam bem dele? Então devem todos ser masoquistas só pode ser. Por exemplo o Peixoto poderia falar cobras e lagartos do Jesus e então porque é que o elogia? E o Carlos Martins que ainda agora fala o que fala do Jesus? Mas não, o Jesus é mesmo mau nas relações com os jogadores. Já o referi o Ruben devia estar eternamente grato ao quem lhe permitiu jogar no Benfica e chegar á Selecção e muito Jesus tentou protege-lo quando as vergonhosas declarações quando fez nº (nem no banco esteve) na equipa do Paulo Bento.
Por exemplo já ouviram ou leram o que Schevchenko chegou a dizer do Mourinho e o Ibrahimovic do Guardiola. Esses então também seriam nas relações interpessoais um autentico desastre, não?

JNF disse...

O substituto de Maxi será Miguel Vítor ou André Almeida. Ou seja, ou jogamos com o Miguel Vítor ou entramos em campo com menos um.

JNF disse...

Ó PMM...

vamos lá promover a união para chegar ao título. Aqui no trabalho já estamos todos de mãos dadas a fazer uma corrente humano, e por aí, como é que isso vai? Mas qual é o celeuma por se dizer isto? Ou querias que abanasse a cabecinha como os yes man do presidente ou do treinador ou de quem quer que seja?

Olha: Lopes da Silva. Procura, informa-te.

Quanto ao Mourinho, podes pesquisar ali na barra lateral, no motor de busca, o que se disse há uns tempos.

PMM disse...

Caro JNF escusava de ser ironico. Já vi que não gosta de ser contrariado.
Tudo o que escrevi por muito que custe é a realidade. Não há treinadores perfeitos e referi o caso os 2 melhores do Mundo que não agradam a todos. Todos tiveram problemas com jogadores o que é normal. Tem graça que o caso desse Lopes que fala é uma acusação ressabiada de doping isto quase 20 anos depois de acontecer e quando Jesus tinha acabado de ser Campeão e o dito cujo era treinador do Bragança. Enfim é muito louvavel o que fez tem todo o merito o malvado do Jesus. Repito o que leio e sempre ouvi foi elogios e mais elogios ao Jesus vindo de toda a parte, de quase todos os jogadores mesmo de jogadores como o Sergio Conceição (diz que foi dos melhores que teve e ele teve por essa Europa fora). Se ele era mau na reação com os jogadores acho muito estranho esses elogios, mas se o caro pensa o contrario tudo bem.
Jesus é o melhor treinador do Benfica nos ultimos 30 anos, é o melhor treinador em Portugal e Português só Mourinho é superior. O que ele fez no clube é fantástico e espero que fique muitos e muitos anos.
Mas por exemplo mesmo que isso fosse verdade prefiro o "desastre nas relações interpessoais" do Jesus ao bem falante, grande amigo e brilhante nas relações com os jogadores do Quique Flores, do Camacho, do Fernando Santos, do Koeman, até do Trapattoni.
Já agora só para saber nas ultimas eleições votei em branco por ficar envergonhado como Benfiquista das atitudes do Presidente Vieira, que não concordo com muita coisa que fez e faz, que já o critiquei até em Assembleias Gerais. Isso do abanar a cabeçinha falhou o alvo meu caro mas não sou cego e este ano trabalho muito bem no plantel (principalmente na decisão de continuar com Jesus) e os resultados são muito bons.
Vamos entrar em meses decisivos e precisamos de todos para o titulo isso não tem nada a ver com criticas ao presidente ou não.
Fique bem com o BENFICA CAMPEÃO.

JNF disse...

Bem... esse comentário foi à Bimby, já vem tudo misturado. Pena é que espremidinho não esteja aí, tudo distorcido e com coisas que nem falei. Comparações que nem se relacionam com este caso, enfim, um chorrilho. Isto da interpretação é lixado.

Unknown disse...

só agora vi o destaque a um comentário meu, muito obrigado, mas apenas me limitei a escrever o óbvio

JNF disse...

Mas tem sido muito difícil constatar o óbvio para certas pessoas.

FZagalo disse...

Discute-se aqui pouca coisa, JNF denoto uma certa antipatia pelo Presidente Vieira e pelo Mister Jesus, e escrever que é "um desastre nas relações interpessoais" é no mínimo estranho, tendo em conta a longa carreira de treinador que tem já várias dezenas de anos... Já treinou uns 10 clubes, centenas e centenas de jogadores, e ainda agora o Carlos Martins e César Peixoto em entrevistas só têm coisas boas a falar dele, mesmo tendo sido dispensados.
Nos últimos anos a direcção do SLB tem melhorado muitíssimo, está-se a fazer um excelente trabalho, que só precisa de continuidade.
O caso Amorim foi bem resolvido, peca por tardia quanto a mim, pois desrespeitou o treinador várias vezes, e consequentemente o clube que lhe paga certinho todos os meses. Comentários como o que teve na selecção, quando foi fazer de boneco (nem do banco saiu) a dizer que ainda bem que o paulo bento não pensava como o Jesus, é de menino mimado, de benfiquismo tem pouco. O empréstimo com renovação é boa solução, porque poderá potenciar-se e o Benfica realizar uma futura venda. (pode também acontecer como ao Nuno Gomes, ver os jogos do banco e jogar alguns minutos por jogo). É verdade que não há nenhum substituto de igual valor para o Witsel, mas o JJ poderá sempre optar por jogar com Enzo ou Bruno César/gaitán (tornando claro ainda mais ofensiva a equipa). Claro que o Amorim pela sua polivalência vai fazer falta.
Já a entrada de Yanick parece-me uma excelente oportunidade de negócio, jogador com valor e muito potencial... Seria importante emprestar Nélson Oliveira para rodar ainda este ano...

No mais, estamos em 1º lugar, nos oitavos da champions, 5 de avanço dos corruptos, tudo em nosso favor... Resta apoiar esta equipa! Melhor equipa desde 94!

Parece-me que o SLB está neste momento a quebrar a triste hegemonia dos corruptos, e nos próximos anos antevejo um domínio glorioso.


Saudações benfiquistas,

FZagalo (Coimbra)

JNF disse...

FZagalo,

não gosto do Vieira e não tenho problema nenhum em dizê-lo. De Jesus tenho vários elogios para fazer quanto ao ponto de vista da mentalidade e da dinâmica de vitórias, mas quanto à relação com os jogadores... enfim.

Martins e Peixoto não foram dispensados por Jesus, como afirma. Martins percebeu que dificilmente iria ser titular e procurou um sítio para sê-lo. Peixoto não ficou contra a vontade de Jesus.

Quanto a discutir-se pouco... não sei. Parece que hoje fiz 3 posts sobre diferentes perspectivas, causas e consequências do caso Amorim. Acho que não é pouco. Quanto às suas opções tácticas, relembro que foi nesse esquema também conhecido por "vamos deixar o Javi ficar sozinho no meio campo defensivo partindo a equipa em 2" que perdemos imensos jogos importantes.

Unknown disse...

foda-se qual é a dificuldade de perceberem, se perdemos alguém que dá alternativas, o mínimo que se podiam pensar era em arranjar alguém parecido com ele para o substituir e parece-me que o andré almeida está demasiado verde para isso, porque não o trocaram com o salino até ao fim da época se queriam fazer um negócio com o braga ?

POC disse...

@Bcool973, eu também prego muito, mas a maioria não me ouve. Se calhar se eu fosse um "notável"...
Quando o Benfica está na frente ou mais ou menos, não se pode dizer nada pah...aprende. Porque logo depois aparece alguém a dizer "preferias o Vale e Azevedo, é?".
Fodasse, só dá vontade de perguntar onde está o benfiquismo destas pessoas.

Comparam-se com a mediocridade. Por isso é que temos o Benfica que temos nos últimos muitos anos. É por isto. Ou também por isto.

http://simaoescuta.blogspot.com