domingo, 8 de janeiro de 2012

Obrigações, perigos e vantagens da liderança

Obrigações: mantê-la até final. O Benfica tem o melhor plantel deste campeonato. Equilibrado em todos os sectores, com várias soluções, tem obrigação de ganhar praticamente todos os jogos até ao final da Liga. A equipa é séria, adulta e sabe gerir os momentos do jogo. Ganhámos Garay, Witsel e Artur, três jogadores chave que além da técnica e da táctica têm um estofo mental de campeões. Aliando a estes um Luisão, Javi, Aimar e Cardozo em grande forma, temos uma espinha dorsal de equipa de classe europeia. Pensando jogo a jogo, com muita seriedade, não tenho a mais pequena dúvida de que seremos campeões.

Perigos: se os holofotes ainda não estavam totalmente apontados para nós, estarão a partir de agora. Líderes isolados, o alvo a abater. Não só por Sporting e Porto, com estes últimos a dominar a teia que é o futebol português, mas também por todos os outros clubes, os chamados pequenos. Não que uma vitória contra o Benfica dê mais pontos que uma vitória sobre o Setúbal, Olhanense ou Feirense, mas o orgulho e a ambição de vencer o mais amado e maior clube do país é um factor importante. E não o digo por fanfarronice. Aliás, nem sou eu quem o diz, são os próprios adeptos dessas equipas.

Vantagens: estamos à frente, partimos em vantagem e temos o calendário mais fácil. Se é certo que jogaremos com os mesmos 15 adversários que os nossos rivais, não é menos verdade que teremos o calendário mais acessível fruto de já termos ido aos Barreiros, Braga e Dragão. Já o Porto, por exemplo, terá de ir a Braga, Barreiros e... Luz. Olhando ainda para o banco do Porto, vejo uma figura sinistra, pequenina e, mais importante que isso tudo... incompetente. Podendo parecer que não, o nosso título pode passar por Vítor Pereira.

13 comentários:

Dylan disse...

Continuo a achar que o corredor direito do Benfica podia ter mais opções.

H disse...

não confirmei, mas acho que estás enganado. na segunda volta jogamos no Dragão e não ao contrário.

Unknown disse...

JNF,

corrige aí a gafe, nós fomos aos barreiros, braga (axa) e Dragão. Não a Alvalade como referes.

Abraço

Pedro disse...

ò H então não te lembras do empate 2-2 no Dragão?

Danilo Oliveira disse...

Para o H.

Se nao confirmou, porque escreveu?
Na realidade ja fizemos o que nos competia indo empatar 2-2 ao antro da corrupcao.

quanto a posta de pescada, 100
% de acordo. Dependemos de nos e temos sem sombra de duvida a melhor equipa. Saibamos estar a altura dos acontecimentos.

PS: mil desculpas pela falta de acentos. Teclado estrangeiro...

Anónimo disse...

1. Três verdades, com especial realce para a segunda (atenção aos PERIGOS, de facto todas as equipas vão esforçar-se ainda mais para ganhar ao Benfica e, portanto, cada jogo vai ser uma final) e para a terceira (as VANTAGENS de ir à frente com o que isso implica de psicologicamente positivo para a nossa equipa e negativo para os principais adversários que não podem mesmo escorregar, porque se escorregarem podem não conseguir levantar-se).

2. Quanto ao plantel e tendo em conta o jogo de ontem, permito-me ainda destacar mais três aquisições deste ano:
• Rodrigo (embora não tenha sido adquirido este ano é o primeiro ano que está a jogar na equipa), que fez um esplêndido jogo (para mim foi o melhor em campo), com dois golos e uma magnífica assistência para Cardozo;
• Bruno César, que sempre que tem sido chamado à equipa tem correspondido positivamente e que ontem fez um grande golo e esteve nas jogadas de mais dois golos, tendo feito uma grande exibição (o melhor da equipa a seguir a Rodrigo);
• Nolito, pela sua garra, pelos desequilíbrios individuais que provoca com as suas fintas mirabolantes e pelos golos que tem marcado, embora ontem não tenha estado tão bem como no jogo anterior.

3. Permito-me ainda destacar, embora isso possa não ser uma opinião unânime, o papel da equipa técnica do Benfica liderada por Jorge Jesus que, quanto a mim, tem tido um papel determinante na qualidade de jogo do Benfica. Em contrapartida, e nesse aspecto concordo com o teor do post, quase que temos um aliado em Vítor Pereira. Mas, atenção, o problema do Porto tem também a ver com a falta de um atacante de jeito. Se esse pormenor for rectificado é possível que a equipa melhor, independente da (falta de) qualidade do treinador. E é preciso não esquecer, no que diz respeito aos PERIGOS, as influências de bastidores que, a partir de agora, se vão acentuar.
MM

dezazucr disse...

O nosso título passa sim pelo Jorge Jesus, o senhor aliás, que desde que chegou, com todas as suas teimosias, gaffes, erros e humilhações, colocou o Benfica a jogar o que não jogava há 20 anos e devolveu a crença legítima pela qualidade de jogo e objectividade (vitórias e pontos) aos adeptos.

Anónimo disse...

Por uma questão de justiça e uma vez que sou um dos mais críticos do Emerson, reconheço que ontem fez uma exibição boazinha.

Não foi ele que trouxe o rolo compressor para a 2ª parte (na minha opinião foi o MAXI), mas terá feito seguramente a exibição mais conseguida.

GNR

Jotas disse...

Meu quero, o Benfica tem como dizes, um longo e arduo caminho pla frente, cheio de armadilhas que terá forçosamente de conseguir ultrapassar.
Em teoria, tem um calendário que o favorece, mas só com a atitude do jogo de Leria se tornarão fáceis, daí eu repetir, que o esntusiasmp e apoio dos adeptos, nomeadamente na Luz, onde tem faltado público, criando um autêntica onda vermelha, poderemos tornar tudo mais simples, contudo, recusam-se euforias, não só não se justificam, como são normalmente inimigas da perfeição.

Rui Sérgio Guerra disse...

Parabéns, BENFICA!
Parabéns JJ E JOGADORES, estiveram globalmente bem, alguns deles excelentes, como Artur, Maxi, Witsel, Rodrigo e, sobretudo, Bruno César.

Realço ainda os 4 golos, todos eles espectaculares!

Tenho sido bastante crítico de Emerson, opinião que teria todo o prazer em mudar; hoje, honestamente, gostei! Assim, sim, vejo alguma qualidade!
Maxi também melhorou bastante.

Resumindo,... boa exibição, convincente vitória e... SOMOS LÍDERES!

Começou agora... OUTRA GUERRA!
Vão tentar torpedear-nos... de toda a maneira e feitio! TEMOS DE SER FORTES E... ESTAR UNIDOS!

MAIS DO QUE NUNCA, NESTA ÉPOCA,
SEJAMOS HUMILDES, MAS AMBICIOSOS.
ESTEJAMOS FOCALIZADOS, SEMPRE, NA(S) VITÓRIA(S) E, UNIDOS PELO N/ AMADO BENFICA, VAMOS FAZER DE CADA JOGO UMA FINAL A GANHAR!
SE ASSIM FOR,...
... A 10 DE MAIO (creio estar correcto na data),
... ENCONTRO MARCADO NA LUZ,...
C/ O TÍTULO NAS N/ MÃOS!

Off-topic:
Caro Danilo Oliveira, (09.Jan.2012 - 09:12),
Também tenho 1 teclado estrangeiro (suiço) e, de facto, colocar os assentos agudos (´) é um grande desatino, visto que a maioria dos graves (à, è) têm tecla directa.
Normalmente, a solução é:
"ctrl + alt" (em simultâneo)
+ a tecla directa do assento.

Um abraço de Palermo,
RSG

JNF disse...

Emerson entrou mal no jogo especialmente no aspecto defensivo, deixou passar duas bolas que deveria ter cortado. Mas recompôs-se e esteve bem especialmente a atacar. Provavelmente a melhor exibição frente a uma equipa não-grande.

Afonso Machado disse...

JNF, muito bom post. Se bem que nós somos sempre o alvo a abater, mas realmente agora estamos, como dizes, debaixo de todos os holofotes. Só tenho algum receio de relaxamento por parte dos nossos jogadores, espero que nunca aconteça e isso é um perigo interno.
Mas temos, de longe e em teoria, o calendário mais acessível, Coimbra, Guimarães e Alvalade são os mais tenebrosos testes fora, sendo que em casa podemos resolver o campeonato a nosso favor.
Com cabeça e tranquilidade, em Maio festejaremos.
Abraço benfiquista

H disse...

enganei-me. my bad. assim que comentei fui verificar a informação. simplesmente minutos antes não resisti a partilhar o que achava mesmo ( embora erradamente) no momento.

à custa disso agora já tenho uma melhor noção do calendário na segunda volta.

Para o Pedro: yah nem sei como me passou :P

Para o Danilo Oliveira: Não te tenho de dar explicações sobre o que escrevo, nem quando o faço (se antes ou depois de confirmar o que seja). Chama-se má memória o que aconteceu.