sábado, 25 de fevereiro de 2012

Não há muitas palavras para descrever isto

Puff! Dois joguinhos, duas exibições medíocres, invenções, más leituras de jogo, incompetência técnica, indisciplina táctica, falência psicológica, a confirmação de que o mercado de Janeiro foi uma palhaçada, um presidente que ainda não percebeu que há uma estranha relação causa-efeito entre falar e o clube perder pontos e um treinador incapaz de inverter a situação. O Benfica saltou de um avião e não levou para-quedas.

E agora, Jesus, já sentes a pressão? Anedótico. Em vez de chegarmos ao clássico com 5 pontos de vantagem, vamos entrar em campo em igualdade pontual (isto se o Porto vencer amanhã o Feirense, e vai, com certeza). Bravo, Jesus, bravo. Num campeonato tão mau, perder cinco pontos em dois jogos contra equipas que não jogam um centavo é inacreditavelmente mau. Perdemos uma vantagem de cinco pontos para o Porto, e este não é um Porto qualquer: é o do Vítor Pereira. Do Vítor Pereira. Do Vítor Pereira. Não brinquem comigo.

Não há muitas palavras para descrever isto. Nem palavras nem vontade. Estou farto do loserismo no Benfica. O pior burro é o que não quer aprender. E todos os anos cometemos os mesmos erros a nível directivo e a nível táctico. Pior que isso, hoje temos o rei na barriga, injustificadamente. Pior que sermos perdedores é sermos convencidos sem a mais pequena razão para tal. Hoje atingimos um nível de patetice extremo. É obrigatório inverter esta situação já na sexta-feira, sabendo de antemão de que o êxito no clássico traz mais responsabilidades sem dar conforto e uma derrota faz com que tenhamos de pensar em quem vai à frente e em quem vem atrás. Vejam lá se querem ser campeões ou se querem acabar em terceiro lugar.

30 comentários:

benfiquista a serio disse...

caros amigos benfiquistas,

já cansa! é sempre o mesmo filme! nas alturas decisivas falhamos! que se contrate um bom psicolgo ou então um treinador que perçeba de psicologia. não podemos baquear mais nestas alturas decisivas.
somos roubados descaradamente e a nossa direção e o treinador nada! há tempo para defender o bruno alves e para falar das derrotas do porto contra o manchester e dos arbitros nada. somos uns anjinhos! já tinha antevisto isto na segunda-feira.
o mourinho para ganhar este ano ano anda desde o ano passado a desmacarar os arbitros espanhois das beneces do barcelona. deu ou não deu resultado, já tem + 10 pontos que o barça.
o nosso treinador e a nossa direção que aprenda ou tenha vontade para mudar este estado de coisas. é sempre a mesma coisa, somos roubados e nada. quanto já tivermos sem hipoteses de ganhar o campeonato é que LFV e JJ vão falar das roubalheiras. foi assim o ano passado, depois de sermos roubados nas 1ºs 5 jornadas só vieram falar quando já estavamos a 9 pontos.
continuo a não perceber a forma de marcar cantos, continua-se a não aproveitar esses lances que dão muitos golos. contrate-se o hugo viana ou miguel veloso só para marcar cantos já que os nossos jogadores não há maneira de aprenderem

John Wakefield disse...

O Benfica não pode falhar na próxima sexta-feira porque se o fizer, na minha opinião, hipotecará definitivamente as hipóteses de ser campeão. Um empate (0-0 ou 1-1) pode dar-nos a liderança mas o futuro permanecerá totalmente incerto, tendo a equipa ainda que ir a Alvalade, a Olhão, a Vila do Conde, a Paços e a Setúbal, para além de receber o Braga e o Marítimo. Serão estes jogos mais difíceis que nos esperarão.
Se perdermos, teríamos que recuperar 4 pontos, visto que o Porto para além dos 3 pontos de avanço, teria confronto directo.
Se vencermos, a realidade será ao contrário e aí será a vez do Porto a ter que recuperar os 4 pontos, dando assim manobra para um resultado negativo em Alvalade.
Também é verdade que mais valia vencermos o Porto e perdermos pontos nestes 2 jogos (o que nos assegurará uma vantagem de 3 pontos mais confronto directo), do que termos vencido em Coimbra e Guimarães e perder com o Porto (o que apenas nos conferia uma vantagem de 2 pontos e sem confronto directo). Por isso, não podemos falhar na sexta. É tudo ou nada! Vamos encher a Catedral!

ps: Em relação ao jogo de hoje, é de lamentar a arbitragem manhosa do sr Hugo Miguel (2 penaltis por marcar a favor do Benfica) bem como a primeira parte medonha da nossa equipa que só teve 2 oportunidades decentes. Acordaram na segunda parte e aí merecíamos ter vencido, mas quando se dá 45 minutos de avanço ao adversário, não há muito mais a dizer...

Mojo disse...

Desde o fim do mercado de Janeiro que senti que as coisas não estavam bem. Decisões completamente ridículas e uma sobranceria injustificável.
Com esta derrota hoje(é uma derrota!) acabamos de perder o campeonato, O Benfica, desculpem, ESTE Benfica, não tem estofo de encarar a pressão do Porto (mesmo o do vitó, meu deus, o vitó!) e com o Braga a uns virtuais 2 pontos as coisas começam a tornar-se muito preocupantes mesmo para manter o 2º lugar.
Tudo se vai decidir sexta feira, mas já entrámos a perder e é bom que os jogadores e adeptos tenham consciência disso.
Quanto a Jesus, já perdi esperança, não há mudança.
O tempo o dirá.

Anónimo disse...

mas por acaso o benfica jogou mal???

estou longe de ser o fã nº1 do jesus, mas hoje o benfica teve azar.

se ganharmos ao porto somos os maiores de novo!

CAP CRÉUS disse...

O JJ é um anormal convencido!
Já fomos é o que é!
Pior que perder o campeonato é perder para o fdp do pijamas!
Do Pijamas, porra??

Mentiroso disse...

Bruno César: Vende-se

Emerson: Dá-se

Cardozo: Daaasssseee

Anónimo disse...

O Problema é termos a nivel directivo MERDA MERDA MERDA NA SAD. Dispensar Amorim e ficar com Matic so cabe na cabeça de quem?

Anónimo disse...

A introdução deste blog espelha bem aquilo a que temos assistido ao longo das jornadas e até hoje.

Não há mais pachorra para suportar este pseudo treinador, que depois de uma exibição horrorosa tem o descaramento de vir para a conferencia afirmar que fizeram uma grande exibição. Eu não assisti a esse jogo, pois o que me foi dado presenciar foi uma equipa sem ideias, cada um a querer resolver os problemas por si, incapacidade técnica, psicológica e estrutural. Bem, foi mau de mais para ser verdade.

O meu maior receio é ver confirmado aquilo que venho alertando há bastante tempo e que diz respeito à nula capacidade de o nosso meio campo construir jogadas que proporcionem o fornecimento de bolas em condições de concretização ao ataque.
Como tenho inveja da dinamica dos meios campos do Marítimo e Braga...não têm nada a ver com o empastelar dos médios da nossa equipa.

Como já venho chamando a atenção há muito, é revoltante e ao mesmo tempo nauseante a forma como se executam as bolas paradas...simplesmente lamentável.

Não iremos concerteza atingir os objetivos porque não conseguimos intervir no mercado de inverno, para colmatar deficiencias por demais evidentes e aí há responsáveis e têm nome.

Qualquer exito que resulte do embate que teremos com os maiores corruptos e controladores de mundo, não conseguirá branquear esta humilhação vergonhose a que o "catedrático" nos sujeitou.

Anónimo disse...

Hj foi roubar á descarada. 2 penalidades por marcar e na 2ª ainda consegue transformar o lance em falta do Aimar. Na última meia hora deixou de assinalar faltas a nosso favor e foram muitas que deixou passar. Isto é a descarada! Parece que agora com o fernandinho no poder volta-se ao tempo em que tudo é permitido, grandes fdp, merda de país entregue a corruptos que venderam a mãe á primeira oportunidade, só apetece é mesmo partir para a ignorancia e começar a partir as trombas a uns quantos.

Da nossa parte tb não percebe dar uma parte de avanço e hj o Cardozo e tb o Aimar nada fizeram, junte-se a isto o Gaitan que mais uma vez foi uma nulidade e o Bruno César que qd mais era preciso mais disparates fez o o Nolito que vindo do banco tb nada fez e o resultado é este, mais pontos perdidos. O Nélson Oliveira podia ter marcado, foi infeliz, mas a verdade é que bastava ter em campo mais 2 ou 3 com a atitude e garra com que ele entrou e a vitória era nossa.
Entrar Djaló com o Saviola no banco?

O convencido de treinador que temos em dois jogos consegue perder uma vantagem de 5 pontos. Nem é preciso dizer que temos que ganhar o derby pq nem merece a pena olhar para o calendário, contra os curruptos todos vão abrir as pernas, contentando-se com os traques que o peido velho tem para oferecer, o SCP com o Sá Pinto dúvido mas tb duvido muito que tenham equipa para lhes roubar pontos e mesmo que isso esteja a acontecer á sempre um ladrão disposto a inclinar o campo para o lado do seu amo.

Enfim se este ano se deixar fugir o campeonato torna-se óbvio que este treinador não tem estofo nem categoria para o GLORIOSO e tb se vai ter que perguntar ao presidente se ele está mesmo interessado em conquistar títulos, pq com as decisões do mercado de inverno fico na dúvida, mas querem ganhar alguma coisa ou o que interessa é as negociatas de jogadores e os negócios com Salvadores e outras figuras que apenas querem o mal do nosso clube?

VIVA o BENFICA

João aka.. João disse...

Quem, num campeonato tão fraco, e a competir contra corruptos, desperdiça 5 pontos de vantagem em apenas duas jornadas, simplesmente não merece ser campeão!!!

PS: Ó jasus, vai-ta foder com os gaitans, os césares e os emersons!!!!!

benfiquista a serio disse...

quando temos um treinador e um capitão que veem defender o anjinho da besta bruno alves. vejam só o quão nos prejudicou, já vai em três jogos sem o rodrigo (pq em guimaraes ele não estava 100%), era só o jogador em melhor forma.
quando temos um treinador que quando estava no braga e jogava contra nós falava em playstations e agora somos roubamos descaradamente e nada diz.
já não tenho pachorra para isto.
só uma pergunta será que JJ quer mesmo ser campeão no nosso clube? é que desde que ele encostou à parede LFV aquando da renovação do seu contrato deixa-me duvidas.
e o nosso presidente continua apoiar corruptos para a FPF e liga e considerar amigos salvadores e oliveiras, será também que quer ganhar titulos no nosso clube?

são estas duvidas que hoje mais que nunca tenho. como é possivel estar 5 pontos à frente dos corruptos e em dois jogos perdemos essa vantagem. eu na seginda feira passado já previa isto e comentei que este ano já era. todos os anos é sempre a mesma coisa.
como diz o grande viriato de viseu já estou farto de losers.

Anónimo disse...

Vêm aí dois jogos decisivos para esta época (contra o Porto e contra o Zenit). Se os ganharmos, tudo será possível! Se os perdermos, vai tudo por água abaixo… não tenhamos dúvidas! Esta situação poderia ter sido evitada. Deitar fora uma vantagem de 5 pontos em apenas dois jogos, é inconcebível. Sabia-se que esses dois jogos eram fundamentais, pelo que deveriam ter sido encarados com todos os cuidados e com grande determinação. Mas foram encarados com alguma sobranceria, principalmente o jogo de Guimarães. No jogo com a Académica, desperdiçámos a primeira parte, onde a equipa jogou muito lentamente. Apesar de tudo, a sorte também não está a proteger a equipa, como aconteceu hoje, já que tivemos oportunidades mais do que suficientes para ganhar o jogo. A pressão agora está do nosso lado. Sem dúvida! Será que a equipa conseguirá reagir a essa pressão? Concordo com o apelo do Jonh Wakefield: vamos encher a Catedral e apoiar a nossa equipa! Eu estarei lá!
MM

joão carlos disse...

Anónimo hoje não foi azar, tivemos foi uma equipa descrente mal trabalhada psicologicamente tal como no jogo anterior

Anónimo disse...

epa deixame descarregar a minha frustaçao por favor a essa hora o merda do jorge jesus em vez de andar preocupado por o porto ter enrabado 4 do belenenes de manchester sim jj es um merdas um tripeiro disfarçado sem pudor em prejudicar o benfica devias tar preocupado em ser campeao mais nada idiota de merda e o lfv ke morraaas longe hipocrita de merda vao todos po caralho ja disfarçar nem sabem nao kerem o benfica campeao kerem o outro clube campeao todos os anus assumem cobardes de merda o ano passado foram campeoes com 21 pontos de avanço niguem se preocupou com o campeonato competitivo ah e tal ta BOM COMPETITIVO AGORA sim e ke ta bom competiçao a "serio" epa palmas parabens ke campeonato extraordianrio e melhor ke o inlges pa filhos de um cabrao ate a minha mae sabe de futebol mais ke voces todos jojota de merda vai po porto cabrao de merda nao me fças partir o pc cinicos de merda sao todos uns iniquos cinicos

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

"vejam lá se querem ser campeões ou acabarem em terceiro lugar"... boa descrição... volto a pedir á malta para ver o jogo que o porto fez em Manchester (mas por favor esqueçam os golos, vejam só a movimentação dos "macaquinhos" do norte)... para poderem perceber a minha enorme azia!

O problema até nem foi a intervenção do treinador porque a Académica não conseguiu fazer népia... o problema é que entramos em jogo com 10... ontem o Luis Martins tinha dado um jeitão... ele e o Pérez...
O Cardozo está fora dela (precisa d e ir para o banco)... nós temos lá um puto dos juniores que se calhar é capaz de ir á linha de fundo e centrar (nem me lembro do nome dele - nem vou investigar... acho que é Ruben qualquer coisa)...
Dja é segundo avançado não tem cultura de linha de fundo... mais uma contratação de Merda (não o rapaz ou as pessoas que decidiram - A DECISÃO, foi uma decisão de merda)... com 4 avançados de altíssimo gabarito fomos buscar mais um....

Joase disse...

O JJ ontem teve uma culpa do caralho.

Se calhar teve culpa em meter o Nelson. Se não tivesse metido o Nelson este já não falhava golos patetas. Mas se não tivesse metido o Nelson, também tinha culpa porque não colocou o Nelson.

O JJ se calhar tem culpa porque o melhor marcador estrangeiro do Benfica lembrou-se de não marcar.

O JJ se calhar teve culpa, que um cabrão de preto não marcasse duas grandes penalidades.

O JJ se calhar tem culpa que o Nolito ao acabar o jogo, tem uma oportunidade flagrante e este se lembre de rematar de primeira.

O JJ tem uma culpa do caralho, quando a Académica pura e simplesmente defende.

O JJ tem uma culpa do caralho, num jogo em que deveríamos ter goleado a bola não tenha entrado.

De facto é como dizes, "o pior burro é o que não quer aprender".
Ou acrescento que o pior burro é o que não quer ver.

JNF disse...

Joase, para ti abro mais uma excepção porque a figura de urso é uma cena que te assiste. Temos um jogador completamente rebentado, o Bruno César, que faz os 90 minutos. Temos outro que sabe segurar a bola na frente e Jesus coloca-o a central na transição defesa-ataque organizada, o Witsel. Pára com essas figurinhas de idiota sff.

jose garcia disse...

JNF,

mas não é verdade que a equipa do Benfica ontem fez mais do que o suficiente para conseguir vencer?

JNF disse...

Fez. Mas este Benfica é um aluno com excelentes capacidades que não sabe usá-las. O recuo de Witsel para uma posição entre os centrais na segunda parte é anedótico. Um dos poucos que sabe ter bola fica enclausurado entre Garay e Jardel. Depois, a entrada do Djaló é outra surreal. Jesus esteve bem ao colocar Nélson Oliveira, mas nunca ao retirar Matic. Viu-se a quantidade de chances claras de golo que a Briosa teve. Aimar jogou demasiado perto de Cardozo.

JNF disse...

Falta frieza a esta equipa. Como dizia Trapattoni, falta mentalità. São uns borrados do ponto de vista psicológico.

Anónimo disse...

Todos erram. Inclusivamente os melhores treinadores do mundo. Mourinho, Guardiola, Ferguson, etc... Eu prefiro ter o Jesus a errar de vez em quando do que um merdas qualquer que erre muito mais. Estamos em primeiro e temos uma equipa competitiva. Se nos jogamos com o matic e com o emerson, o porto joga com o maykon, chegou a jogar com o Souza...
Não há treinador que aguente é com jogadores que falham inúmeras ocasiões e árbitros incompetentes.
Temos é que nos preocupar em apoiar a equipa. No final do campeonato é que se fazem as contas e se percebe se a época foi positiva ou nao.

Nuno Pinho disse...

Se o Benfica de ontem foi mau, nem sei como classificam o FCPorto do Vítor Pereira durante toda a temporada... a verdade é que aquela gente, com mau ou bom treinador, está "protegida" e sabe arrumar campeonatos. Alguém se lembra do Adriaanse?
Onde é que o Jesus leu mal o jogo?
Lançou o Oliveira e tirou o Matic. O Witsel passou a controlar o meio-campo e se desceu mais, deveu-se à Académica ter passado a jogar com extremos e a não colocar 10 atrás da linha do meio-campo. O que era melhor? Continuar com o mesmo onze e queimar mais uma parte do jogo sem criar situações de golo perante uma Académica muito defensiva?
Aceito se me disserem que a ideia de tirar o Matic encontrou duas ou três contrariedades: o Aimar está "naquela" fase da época, o Cardozo idem e o Bruno César foi incapaz de organizar a equipa para o ataque. Eventualmente admito que lançar o Djaló em campo foi um erro, mas esse já vem do fracasso que foi a reabertura do mercado. O Jesus é um alvo fácil, mas não pode servir de culpado para tudo...

JNF disse...

Joase(1) e Nuno Pinho(2):

1 - os teus comentários vão para onde o sol não brilha. Acho-te imensa piada quando te fazes de virgem ofendida. Relê as tuas participações neste blog e pensa duas vezes, se conseguires.

2 - O Porto do Vítor Pereira, provavelmente o treinador mais incompetente que me lembro de ver no Porto, arrisca-se a ser campeão. Perdemos cinco pontos por erros do treinador e por os jogadores se terem borrado.

Nuno Pinho disse...

O FCPorto tem um orçamento megalómano e não consegue produzir uma boa exibição. Frente ao Man.City fez um jogo apenas aceitável, em parte porque esta equipa ficou com a eliminatória decidida em 20 segundos. Contra nós, não se esperam facilidades. O Vítor Pereira está a prazo, mas as atenções, como seria de esperar, vão estar voltadas para o Jesus. A imprensa tem a lição bem estudada. Só espero é que o Jesus não lhes ofereça motivação extra e saiba preparar a equipa para entrar em campo sem quaisquer tipo de complexos.

JNF disse...

Joase, nem te dês ao trabalho, mal vejo o teu nick apago logo, nem vejo o conteúdo. Aqui não entras mais.

SLB4EVER disse...

Nuno Pinho os grandes erros do JJ não foram neste jogo foram antes, com o Zenit e com o Guimarães, podes agradecer a equipa ter ido jogar em Guimarães rebentada graças ao grande palenamento do mestre para esta fase. Podes agradecer ao mesmo o Rodrigo ter rebentado de vez pq jogouy 90 minutos em Guimarães já rebentado. Se a equipa chegou a este jogo em crise de confiança a isso podes agradecer ao JJ. efectivamente neste jogo nas substituições apenas errou no Djaló, quem é ele ao pé do Saviola? Para tirar o Aimar colocava o Saviola. Mas continua-se a ver o Aimar a jogar a avançado a correr e no choque com os centrais, afastado do lugar onde devia ter começado; á frente do Witsel e do Matic. Agradece tb a equipa jogar sempre no 442 independentemente dos jogadores disponíveis.
Ah e tb podes agradecer a ele e ao LFV não termnos praticamente meio campo, parece que o importante era agradar ao amigo salvador do braga, toma lá o Amorim, D. Simão tb ñ se percebe a saída, pouco joga e se o Witsel lesiona e o Matic, xau meio campo, se praticamente não existe aí deixa mesmo de existir.

Quanto aos porkos curruptos eles podem não ter treinador e avançados e não jogar nada mas controlam descaradamente os bois de apito, apenas chegaram a esta altura encostados porque logo de início tiveram as ofertas dos costume em Guimar~es e em casa contra o Gil.
Hoje se for preciso tens a equipa do feiurense a jogar a passo contra eles e o vendido do apito a dar a ajudinha que for necessária, não duvides. Esse clube nunca pode servir para uma comparação nesses termos.
O SLB para ser campeão nunca mas nunca pode facilitar, é sempre contra tudo e contra todos, ainda não treparaste que vale tudo? É apagões, bolas de golfe, arbitros e fiscais e tudo o que aquelas mentes podres se lembrarem.
Não podemos é ser nós, clube, começando pelo treinador e presidente a armadilhar o nosso caminho e infelizmente, voltou-se a repetir erros que já foram mais do que os toleráveis no ano passado.
Brinquem que hão de se deitar na cama que estão a fazer.
BENFICA SEMPRE

Pedro disse...

Caro JNF e Benfiquistas,

Ler os post's deste blog, acalma-me, faz-me por vezes pensar...uff ainda bem que não sou só eu a pensar...

Desde ontem conversei que conversei com vários Benfiquistas e a conversa deles foi de todos a mesma...já perdemos o campeonato, vamos perder com os corruptos...é sempre assim...a maior parte de nós tem uma atitude derrotista como tu acusas alguns e eu concordo, eles e estes são todos uns borrados...cheguei a chatear-me com alguns por causa desta merda de conversa.

Ontem antes de começar o jogo quando vi a equipa disse para o meu colega, hoje já não ganhamos outra vez...e porque?

Temos na vez um treinador, temos um inventor casmurro e por vezes acho que burro, teimoso, que só tem garganta e que depois paga pelo que diz...

Aimar ao lado do cardoso? anedotico, um gozo para todos os Benfiquistas, com saviola e nelson no banco...
Tirar o aimar e deixar o bruno no lugar...anedotico, um gozo...acabou ai o jogo para nós...
Por mais que queira bem ai yannick, substitui o saviola com um mês a treinar com a equipa...viu-se, gozo, anedotico...
Digo-vos a Vós que pos aqui passais com bons post's, não me custa perder, custa-me perder assim, por pura incompetencia...será dificil ver que a equipa tem jogado sempre com dois pontas de lança e feito jogos brilhantes e ontem não jogou porque? será dificil perceber que o aimar tem que jogar do meio campo para a frente e não a avançado que não tem espaço para jogar e fazer jogar...ontem pela primeira em muitos anos apeteceu-me deixar de pagar as cotas, porque estou farto de incompetência.
Um competente não é aquele que acerta de vez em quando é aquele que sabe errar menos....

Apesar da profunda desilusão que sinto, a minha alma Benfiquista fala mais alto e estou convicto que este ano será nosso..

Força Benfica

Live1904

Pedro Veloso disse...

JNF, com todo o respeito, e tenho muito pelo me habituei a ler neste blog de excelente qualidade, ver no empate de ontem culpas do JJ é de uma desonestidade intelectual a toda a prova. Por exemplo, sejamos frios e racionais: quem tem mais responsabilidade, Nelson Oliveira ou Jesus? Um tem responsabilidades de finalização, o outro (JJ) de colocar a equipa a jogar e criar oportunidades. Quem não fez o seu papel? Só faltava agora também não se poder criticar o Nelson por ser da casa. Mas nem uma referência. Ou ao Peiser que foi enorme. Por amor de Deus...o Nuno Pinho explicou, às 13.08, palavra por palavra, o que se passou ontem. Mas deve (ele e eu) ser seguidista do Vieira e JJ. Já agora, o que acho uma palhaçada é isso sim ninguém da direcção, treinador ou jogadores, falar da arbitragem.

JNF disse...

Pedro Veloso,

explica-me então o seguinte:

1 - o recuo de Witsel, um dos poucos jogadores que sabe segurar bola, foi feito com que intenção?

2 - a entrada de Djaló era para...

3 - retirar o único médio defensivo permitiu inúmeros contra-ataques perigosos da Académica. Qual era a intenção?

Ok, vamos analisar o futebol do Benfica em Coimbra antes e depois da entrada de Nélson Oliveira. Conseguimos?

Pedro Veloso disse...

JNF, tentando colocar-me na cabeça do Jesus:

- Witsel: fez-se o mesmo que com o Gil Vicente em casa no 2º tempo, a precisar de ganhar tirou-se o médio defensivo e recuou-se um jogador que, para além de também ter cultura táctica, garante outra posse de bola e técnica naquela zona. Basta lembrar jogadores como o Pirlo, que jogaram muitas vezes naquela posição por ter boa capacidade de construção logo na primeira fase de saída. No fundo, é como se a perder por exemplo o Barça arrisque e recue o Xavi (ele até começou a 6 na carreira!), tirando o Busquets e metendo mais um avançado. Não sei porque é isto extraordinário. Em Guimarães acusou-se JJ do inverso, de não arriscar. Enfim, é a sina dos treinadores.

Djaló: Toda a gente viu que Aimar saiu, porque estava a ficar roto, ou de repente fingimos que ele pode jogar sempre 90 minutos? A dúvida está no substituto. Em termos tácticos acho que a alteração foi correcta, porque colocar Saviola a 10 e manter o Bruno à direita seria, isso sim, suicídio. Outra questão é se o gajo que entrou para direita (Djaló) é boa aposta nesta fase - eu acho que não, está sem ritmo nenhum.

- Sobre a retirada do médio defensivo, já respondi. A intenção era arriscar, vc sabe isso tão bem como eu! Ou queria deixar as coisas correr? Claro que isso expõe mais atrás, é uma verdade de La Palisse.

- Sobre o Nélson. Claro, a equipa melhorou muito com ele, pois ele é craque. Mas também porque alguém decidiu pô-lo lá, que foi o treinador e por isso tem mérito. Depois o Nélson abriu o livro, mas falhou muito na finalização, infelizmente.

Esta minha análise serve no fundo para tentar demonstrar que, pelo menos na minha opinião, o treinador tem sempre uma razão para tomar cada decisão. O problema no caso do JJ é que aparentemente há decisões que deixam de ser racionais e ser mais de feeling, tipo insistir no Emerson. Mas não nas substituições durante o jogo. Um abraço