quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Uma entrevista de nada, sobre nada

Benfica na liderança, Vieira na cadeira da Grande Entrevista da RTP. Há aqui uma relação causa-efeito. Temos assistido a isto quase todos os anos. Sempre que o Benfica se encontra na mó de cima, Vieira desloca-se à televisão para falar aos súbditos. Já estamos habituados. Só espero que, como vinha sendo hábito, a seguir ao presidente botar faladura não venha uma derrota.

Quanto à entrevista há dois pontos gerais a destacar. O primeiro passa pela preparação do presidente, simplesmente impecável. Nota-se que alguém anda a fazer o trabalho de casa na Luz. Vieira e Jesus não parecem sofrer, de momento, da incontinência verbal que os caracteriza. Há alguém que ensina o presidente e o treinador a olhar para o sítio certo, a responder com a entoação correcta, a gerir os silêncios, a fugir às perguntas incomodativas e a dar respostas mais ponderadas. Disto gostei muito. Do que já não gostei tanto foi do segundo ponto, a entrevistadora. Não que não seja agradável à vista, mas a senhora simplesmente não serve para aquele tipo de programa. Uma jornalista que se contenta com um "não comento" várias vezes sem ripostar ou insistir na mesma questão não é uma boa jornalista. Vieira, bem, evadiu-se de algumas questões e nem foi forçado a responder.

Quanto aos principais temas abordados na entrevista:

Recandidatura: evasivo. Mas todos sabemos as suas intenções. Disse que ainda tem muito trabalho a fazer no Benfica mas não assumiu que se candidatava. Quem tiver dois dedos de testa sabe o que vai acontecer.

Aimar: evasivo. Disse que queria mas que não podia entrar em loucuras. Deixou a porta entreaberta mas não a escancarou. Acho que todos sabemos o que Vieira e Aimar querem (eu pelo menos sei e a questão não está nos valores do contrato mas sim na duração do mesmo). É uma estupidez este dossier não estar encerrado.

Rodrigo: para ficar, para renovar. Excelente.

Enzo Perez: de volta à Argentina para ver a mãe que se encontra numa situação delicada, segundo o camisola 35. Espero que não esteja tão mal quanto o filho do Anderson.

Arbitragem: no minuto a seguir a ter dito que o futebol era composto por gente séria, Vieira deu a entender que os árbitros não eram sérios. Remeteu-se ao silêncio porque estamos na liderança. Acho que aqui foi demasiado defensivo, devia ter deixado a ideia que está atento ao que se passa e ao que se vai passar.

Papel de Rui Costa: evasivo. Mas parece que o Rui é um cão de loiça na estrutura do Benfica. Vieira diz, Vieira decide, Vieira manda. Para quem tinha dito que ia passar a delegar ainda menos, está a cumprir.

Jesus: está apaixonado pelo Benfica e vai continuar de águia ao peito. Só na cabeça de um doido (ou de uma entrevistador mal preparada) é que Jesus seria, neste momento, despedido ou posto a andar. Aliás, nem me parece que, face às ambições de JJ, que ele queria sair para um clube que não lute pela Liga dos Campeões. E desses clubes, nenhum me parece minimamente interessado no concurso do técnico português.

Liga a 18: manifestou-se contra porque iria acabar com a Taça da Liga (até porque em Inglaterra... ah, não, esqueçam) e porque os melhores resultados das equipas portuguesas na Europa se devem à redução da Liga para 16 clubes (nota: Boavista semi-finalista da Taça UEFA em 2003, Porto vencedor da Taça UEFA em 2003, Porto vencedor da Liga dos Campeões em 2004, Sporting finalista vencido da Taça UEFA em 2005 e melhor prestação do Benfica na Europa nos últimos 20 anos em 2006 tudo com 18 clubes).

Vendas: temos de vender para continuar a ter uma gestão sustentável. Aceitam-se apostas: Gaitám, Cardozo, Javi ou Rodrigo?

Olivedesportos: Evasivo. Disse que tinha um valor em mente abaixo do qual não aceitava assinar contrato. Quanto é? Não sabemos. Mas está mais que visto que a ligação é para continuar, como os meios de propaganda de Vieira já fizeram questão de demonstrar.

Época 2012: nada está ganho e podemos ter um percalço a qualquer instante. Muito bem neste ponto.

Mea culpa: pediu desculpa e assumiu os erros cometidos em 2011/2012, dando o mérito do título ao Porto. Muito bem, um líder tem de saber assumir os erros. Mas assumi-los 9 meses depois e quando se vai na liderança é demasiado fácil.

Apaziguador: manteve a compostura quando se falou em Golfinho Lopes e do outro. Um líder deve ser assim mesmo.

15 comentários:

xirico disse...

Realmente vimos entrevistas diferentes.Cada um com a sua.

xirico disse...

Estou de acordo que preferia ter a BenficaTV a gerir os nossos direitos mesmo que perdêssemos dinheiro ao princípio.Assim iremos vender por 27 a 28 milhões ao Olibeiredo e não lhe cortamos o poder absoluto que era o que sucederia se não lhe entregássemos os direitos.Par o ano as porkalhadas vão continuar.Se eles ficássem apenas com poder relativo teriam mais cuidado.Para mim será o grande erro de LFV,que até considero que se está a tornar em um bom presidente.Mas os meus votos não são cheques em branco.Aguardo cenas dos próximos capítulos.

POC disse...

Aprendeu alguma coisa.
Mas afinal o que foi lá fazer? Foi efectivamente, um Nada.

http://simaoescuta.blogspot.com

Anónimo disse...

Já me esquecia que temos 1 presidente. Assim é que deve ser. Trabalhar na sombra, sem grandes alaridos e deixar as luzes para o JJ e jogadores.

Quando digo trabalhar na sombra, não classifico o trabalho como seja bom ou mau.

Espero que ele volte lá, era sinal que íamos á final da xampions.

GNR

JNF disse...

Conta-nos lá o que viste, xirico.

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

O que eu gosto mesmo é da sua amizade com Joaquim Oliveira ( e já agora também do Salvador )... dizem práí que esse senhor Oliveira (cala-te boca)... nós os que combatemos com energia e coragem a corja corrupta em Portugal... ser amigo de Joaquim Oliveira é muito --- Porreiro Pá! Nada contra o Homem é só aquela cena da coerência de sermos muiiito sééériooos de não nos darmos com malvados... só naquela!

Ai, ai, ai,ai... e andam aí uns Otários (adeptos de claques que colocam a sua integridade em risco para defender o seu clube, o seu presidente de pedradas e coisas assim...)a apedrejarem-se uns aos outros chamando-se isto e aquilo aos "outros" e se calhar o nosso primeiro almoça e janta com o "inimigo"... isto é que é uma cena malvada heim?!

Alerta para os jovens que alinham nessas cenas de claques e tal: Os jogos de poder ultrapassam toda a lucidez não cuidam de nada nem de ninguém!!! A maior parte das vezes somos marionetas nas mãos de gente séria mas pouco recomendável... só naquela... é claro que há malta que vai para isso numa de adrenalina, mas isso é outra história... olho aberto people...

Bobe disse...

O meu nojo perante a Olivedesportos é por estas coisas:
http://grandachalana.blogspot.com/2012/02/culpa-e-do-cortador.html

entretanto aproveito para vos pedir que me adicionem à vossa lista de blogues. Abraço.

De resto, concordo que está muito mais contido.

JNF disse...

Adicionado!

PMM disse...

A melhor entrevista do Presidente, de facto quem o viu e quem o vê.
Não há duvida o João Gabriel está a fazer um trabalho fantástico ao conseguir transformar Vieira e Jesus em homens "racionais" sem maluquiçes, nem fanafarroniçes. Há 3 ou 4 anos diria que ninguém nos iria parar, que o titulo estava mais que ganho, que o objectivo é a Champions, etc.
Aliás até a entrevistadora foi escolhida a dedo, muito bem a utilizar as armas do Corrupto lá de cima.
Quanto ao conteudo concordo com tudo escrito apenas que sobre a recandidatura não foi evasivo. Anunciou a mesma por outras palavras (o que o Corrupto faz há decadas) o que equivale a possivelmente mais 3 ou 6 anos a presidente. Ate´creio que esta nem terá adversario pois ganhando como vamos ganhar o Campeonato dificilmente alguém quererá ser "carne para canhão" em Outubro.

Águia Preocupada disse...

Apenas quero contrapor um pequeno se não!!!
Vieira fez mea culpa? Olhe que não. olhe que não! Vieira descarregou todas as culpas do fracasso do ano passado em Rui Costa... Claro como água! Não disse o nome?! E era preciso? Então quando diz que: "Tive que mudar algumas pessoas e agora sou eu que assumo tudo", estava a querer dizer o quê? Que afastou RC por incompetência e agora corre bem porque ele, Rei Sol, omnisciente, tudo controla!!!
Só não disse foi que andou 10 DEZ ANOS a esbanjar milhões em centenas de jogadores que nada deram ao clube (mas a si devem ter dado chorudas comissões) e o RC nem estava no Benfica, andava por outras paragens...
Foi uma entrevista fraca, desnecessária, nula e fora do contexto da actual situação do clube!
Mas o ego do Rei Sol não tem limites, tinha que alardear que é ele o Maior, que é ele que manda em tudo!!! Ora toma!
Mas concordo que melhorou um pouco a perfomance. A entrevistadora também não puxou muito por ele! Ainda bem para nós!
Ah! Não preciso que me diga que ainda nada ganhámos. Ou pensa que somos todos mentecaptos? Pensa que está a dar lições a criancinhas!!!

Um Estranho disse...

Principais temas:

- óbvio que se vai recandidatar...

-Aimar vai renovar..e aposto com quem quiser...

- Rodrigo vai renovar...Se vai ficar já é outra história...

- Enzo Perez vai e já não vai voltar...

- Não vale a pena falar de arbitragens...Para quê? Não vai mudar grande coisa...

- O Rui Costa está lá, faz parte da estrutura...Mas não me esqueço que foi ele que foi buscar o Quique Flores...

- Jesus é teimoso, mas também é um dos melhores treinadores de sempre que tivemos...

- Liga a 18 seria o ideal...

- Só quem não quer ver é que não percebe que temos de vender jogadores...E no mínimo que possam dar 50 milhões... Jogadores que façam esse valor há muitos e não necessariamente que joguem no Benfica...Temos jogadores emprestados...

- Olivedesportos...Só quem não quer ver o filme é que não vê...25 milhões e vai ser a Olivedesportos...O resto é utopia...

- Pediu desculpa e esteve bem...Só fanáticos é que poderiam dizer que o FCP não foi um justo vencedor...

- E queriam o quê? Que falasse mal do Godinho Lopes? Há já muitos anos que o Sporting não é do nosso ampeonato...


Rui Serra

JediVermelho disse...

Pena n terem perguntado ao presidente o seguinte:
- Como explica a sua amizade com Salvador?
- O que se anda a fazer no Seixal?
- E Rui Costa ainda está na Luz porquê? Para não por em perigo a sua reeleiçãO?

xirico disse...

Por exemplo enquanto tu vês uma agência de propaganda eu vejo uma agência de comunicação inteligente.Isto é suficiente para marcar a diferente visão que temos(se me é permitido).

Tiago disse...

Eu só escrevo para falar do assunto Rui Costa porque é o que me gera mais confusão..

Não viram a parte em que Vieira disse algo como "Ele agora está mais perto de mim, por isso.".. Não ouviram algo como isso?

O Rui Costa o ano passado era director desportivo e administrador da SAD, o que é muito para uma pessoa só. De certeza que não conseguia ser ambas as profissões a 100%. Agora se ele está a administrador da SAD ligado ao futebol, para mim, é um posto mais superior do que ser director desportivo. Para além de estar com a equipa de vez em quando, é ele que trata de grande parte das contratações com o Vieira, etc..

Agora dizer que o Rui Costa tá lá só a fazer numero, para mim é uma de duas coisas, ou quem diz isto é contra o Presidente Luis Filipe Vieira, ou é daqueles adeptos que tem que encontrar sempre algum defeito..

O próprio Rui Costa se não se sentisse útil já tinha ido embora a muito, isto porque eu acredito que ele é Benfica e quem é Benfica está no Benfica porque GOSTA.

Tiago

JNF disse...

Não sei se percebeste o que eu quis dizer com agência de propaganda. Eu não estava a falar do que Vieira diz, mas sim do que algumas pessoas dizem muitas vezes contra o que pensam ou pensavam para agradar ao querido líder.