sexta-feira, 23 de março de 2012

Emerson vs. Capdevila

Nove meses depois do início da época, ainda paira a incerteza sobre qual o melhor defesa esquerdo do Benfica. Os motivos do afastamento a que o campeão do mundo Capdevila foi submetido permanecem uma incógnita, dado que, para Jesus, o espanhol é um "profissional exemplar". Mas não é sobre a titularidade de um e o afastamento de outro que versa este post. É sim sobre as qualidades e defeitos de ambos os jogadores, numa tentativa de compreender porque razão Jesus opta por um e não por outro, se a vertente futebolística prevalecer sobre a disciplinar.

Comecemos então por Emerson. O brasileiro proveniente do Lille não é propriamente rápido, tecnicista, aguerrido ou combativo. À primeira vista, o melhor atributo que vejo em Emerson é a presença física e a capacidade de resistência durante 90 minutos. Pergunto-me, no entanto, de que é que isto nos serve se, passados nove meses, continua sem conseguir compreender as ideais e o futebol de Jesus. Mais preocupante que não ser um jogador à imagem de Jesus é o facto de Emerson continuar a cometer erros básicos, tanto no processo ofensivo como no defensivo. No ataque, não sabe quando largar a bola. Ainda no jogo com o Beira-Mar, Jesus desesperou com o camisola "3" por duas vezes quando este soltou a bola para Gaitán ainda no meio-campo defensivo tendo a possibilidade de seguir em progressão. Pior, não consegue dar profundidade ao flanco: para chegar à linha é um martírio e se tem a possibilidade de tirar um cruzamento espera o suficiente até chegar um adversário para interceptar a bola. É a antítese do jogador que Jesus gosta. Defensivamente disfarça, e disfarça é mesmo a palavra correcta. Circulam teorias fantásticas pela internet de que o Benfica não sofre golos por culpa de Emerson. Como? Não? Assim de cabeça, em jogos muito importantes, Emerson deixou a sua marca, com mais ou menos culpa nos seguintes jogos: Trabzonspor, Twente, Porto, Braga e Marítimo fora, Setúbal e Nacional em casa. De cabeça. Se fosse verificar jogo a jogo, provavelmente teria mais material para relatar. Acresce o facto de ter abordagens completamente bizarras e primárias aos lances. Revejam o golo de James Rodriguez na Luz. De que é que o nosso lateral esquerdo fica à espera para sair ao caminho quando o colombiano está prestes a entrar na área? Meter o pé, custa muito? Para terminar esta colectânea de disparates, ainda tivemos o privilégio de ver Balboa fazer farinha de Emerson. Priceless. Quem elogia Emerson fá-lo com base em quê? Gostaria de perceber, mas, objectivamente, elogiá-lo é completamente absurdo.

De Capdevila esperava mais. Conheço-o desde os tempos do Deportivo e, não sendo um craque, que não é nem nunca foi, pauta as suas exibições por qualidade e discrição, mas sempre bem quando chamado a intervir. No entanto, esperava mais do pouco que vi (e que deu para ver) do espanhol. Já se sabia que era lento, mas tão lento é que não. Será por não ter mais minutos nas pernas? É uma explicação possível, mas um jogador de futebol também tem de saber cuidar-se, e Capdevila desleixou-se nesse capítulo. Ainda assim, dentro de campo, o seu rendimento é indubitavelmente superior ao de Emerson. Defensivamente é um jogador seguro apesar da já referida ausência de velocidade (onde, ainda assim, não perde muito em relação ao colega de sector), compensando com a concentração e bom posicionamento. Ofensivamente é um jogador inteligente e, uma vez mais, apesar de não ser veloz, sabe subir e incorporar-se mais pela zona central descaído para a esquerda, onde faz combinações, dentro da área, com o ponta-de-lança ou com o médio esquerdo. Não precisa de ser rápido, basta ser inteligente e saber ler o jogo.

Não encontro motivos, no que ao jogo jogado diz respeito, para se preferir Emerson a Capdevila. Jesus há-de ter os seus, mas não os explicará nem a nós nem aos jogadores, como fez questão de referir. Siga então esta discussão do defesa esquerdo, desde que o Benfica ganhe até podíamos jogar com o Raul José. Mas que me parece óbvio que é mais fácil ganhar com um do que com outro, isso parece.

1 comentário:

Anónimo disse...

capdevilla e emerson são os dois maus. carole é mau. fernandez é mau. shaffer é mau. quem os comprou?