sábado, 3 de março de 2012

O Artista

Jean Dujardin deu vida à personagem criada por Michel Hazanavicius em O Artista, grande vencedor da 84ª edição dos Oscars. Pedro Proença reinterpretou na perfeição o papel de Artista. Duvido que seja apenas medo intrínseco ou necessidade de agradar ao Papa. Proença tem um Europeu para arbitrar e sabe a que campainhas tocar para as portas se abrirem. Não me surpreenderia se visse este artista a apitar uma das meias-finais. A atitude em campo não deixou margem para dúvidas. A forma como permitiu que Janko fizesse 6 faltas (e outras que ficaram por apitar) sem ver amarelo, a forma como protestou com Miguel Vítor poucos minutos depois da entrada em campo do internacional sub-21, o fechar de olhos ao lance de Witsel que antecede o 2-2, a dualidade de critérios gritante, o golo de Maicon em fora-de-jogo... inacreditável. E para culminar esta bela exibição, a expulsão de Emerson é algo surreal. Vê o primeiro amarelo por dar a bola a Moutinho. Acho engraçado que quando há falta, um jogador da equipa infractora costuma pegar na bola, andar uns metros e atirá-la alta para o adversário. Não acontece nada. Emerson deu-a a Moutinho rapidamente, nem a chutou para longe e vê amarelo. O segundo amarelo surge numa falta em que Emerson toca primeiro na bola. Tem piada porque, observando o critério de Proença durante todo o jogo, aquela falta nunca seria motivo para amarelo. Então porque foi Emerson amarelado? Fácil, fácil, fácil.

Parabéns a Pedro Proença por decidir o campeonato português. Infelizmente é uma sensação de déjà vu.

16 comentários:

benfiquista a serio disse...

tudo isto só mostra a incompetencia de jj e lfv.

este resultado não me admira nada, já estava à espera disto desde guimarães.

como é possivel o nosso clube ser respeitado quando não se dá ao respeito. é apagões, é bolas de golf, é roubos dos arbitros, é desrespeitos da comunicação social e dos adversários, é emprestimos de jogadores a inimigos, é amizades com salvadores, com olibeiras e com facturas gomes, é branqueamentos de agressões encomendadas (besta alves), é contratações de traidores como jorges ribeiros e pepas, é silencioso total sobre todas estas faltas de respeito, é conivência com tipos que só querem o nosso mal, é albergue de pessoas inuteis (como todo o respeito pelas pessoas mas na verdade não acrescentam nada)como sheus, carraças, nenes, validos, paulos gonçalves, novo director da comunicaçao (ex-braga), é centenas de treinadores da formação e não apostar em quase nenhum formando, é culpabilizar à 12 anos vale e azevedo (para mim um dos melhores presidentes do benfica) de tudo de mal que acontece no benfica, é descartar joses veigas que estavam a fazer um bom trabalho etc., é descartar treinadores como trapatonis e carlos mozer (homem que sempre defendeu o benfica, é glorificar ex-presidentes como fernando martins queb vendeu a alma ao diabo e a paga disso são as estadias dos corruptos no altis, é as idolatrações de jogadores banais como gaitans, moreiras, é contratações de centenas de jogadores pagas a peso de ouro para emprestar até fins de contratos sem mais valias (eder luis, enzo perez, menezes, felipe bastos, yebdas, kardecs, nunos coelhos, fernandez, diaz, caroles, jaras, etc, etc.), é com megalomamias como querer ser campeões europeus com equipas que sofrem todos jogos golos infantis,
perante todas estas incompetencias como é possivel ganhar titulos!

SLB4EVER disse...

Quando o Djalma já com amarelo derrubou o Maxi na linha disse a quem estava comigo que a jogador nosso dava o amarelo, emersom fez falta, mas Hulk tinha o Miguel vítor na cara, só um vendido filho de uma grande %&$# ia expulsar este depois de perdoar a Djalma.
E depois para culminar sofremos o goloo da DERROTA em CLARO FORA DE JOGO, iá é o SLB que é levado ao colo pois claro.
É preciso boicotar tudo o que possa dar dinheiro a esta escumalha crimninosa que governa o futebol nacional, se o futebol profissional fort abiaxo, azar, para farsas vou ver teatro, não me façam de estúpido que não admito, avençados ganhem respeito pq se não forem os vossos donos a vos dar de comer muito vão sofrer, não sustento escumalha currupta que faz serviços para criminosos já bem conhecidos que gerem o futebolp tuga a seu belo prazer.
TEM piada vir um ministro desculpabilizar as atitudes xenófenas dos crac mas que continua a não querer ver a farsa que é o futebol nacional, nunca nos enganaram e vão cair...
SLB sempre, escumalha vão pela sarjeta abaixo, continuem a usufruir das ajudas curruptas, mais eu me vou rir no final...

Anónimo disse...

Permite-me discordar contigo acerca do filme. Este filme de onde está o Benfica não é o Artista, mas mais O Senhor dos Aneis, após a vitória de sauron (uma alegoria para pinto da bosta), em que o proença é o líder dos nâzgul... infelizmente nesse filme não aparece nenhuma Eowyn para lhe espetar uma espada nos cornos do boi (é mais ela ser espetada por um orc qualquer dos superdragões por dentro)... nem com mourinho conseguiríamos alguma coisa.

Neste país, o crime compensa.

PM

Anónimo disse...

O artista é o Jesus, porra! Se temos razões de queixa do Proença, também os gajos têm. Antes de mostrar o primeiro amarelo do jogo (a um gajo do Porto) já nós podíamos tê-los visto (faltas do Maxi e do Cardozo). E o fora de jogo do 3º golo dos gajos é um daqueles chamados "foras de jogo na televisão". No estádio ninguém se apercebeu, e em caso dúvida a FIFA manda deixar seguir.

Não, nada disso, e não me venham com desculpas de lagarto! A ganhar 2-1 era de arrumar com o jogo ou segurá-lo, até porque os gajos pouco estavam a jogar (só que têm o Hulk, que o Jesus diz que há muitos no Glorioso..).

Acaba por ser triste a cena da antecipação do jogo para uma 6ª feira: o gajo mais atingido por isso - o James Rodriguez - acabou por nos quilhar...

E estou pessimista para 3ª feira (por falar nisso: é melhor não assobiarmos o Bruno Alves, pois isso pode dar-nos galo...).

Se perdermos este campeonato será das maiores vergonhas que já vi! Há 3 semanas tinhamos 5 pontos de avanço e agora estamos a 3!!!

Anónimo disse...

Sou Luiz Sousa
Perderam, mas podiam ter empatado ou ganho...foi futebol!
Erros existem e o slb e o FCP tb ja foram beneficiados e prejudicados, com consequencias nos resultados finais.
Maos na bola que nao são penalty ou no braço que o são, foras de jogo anulados que dariam golos e outros validados que nao resultam em nada...
Foi um jogo e venceu oFCP, no Dragão empatou o slb...
Campeonato interessante ate ao fim !!

CAP CRÉUS disse...

Acho que tens razão, mas demo-nos à morte. Ou não?
Já fomos e é a maior vergonha de todas.
Termos 5 pontos à maior e sermos comidos pelo fdp do pijamas!
Nem sei o que dizer mais.

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Ui deixei de dar para o peditório futebol...!

JNF disse...

benfiquista a sério(1), David(2), CAP CRÉUS(3):

1 - Vale? A sério?

2 - No estádio ninguém se apercebeu? Essa é boa. É que eu, no sector 26, tive a certeza de que estava em fora-de-jogo. Eu e tantos outros que lá estavam. E discutir amarelos como esses quando o Porto marca dois golos ilegais é surreal. Queres discutir amarelos? Então explica-me porque é que o Cardozo vê um na primeira falta que faz e o Janko acaba o jogo com seis faltas e nenhum amarelo.

3 - O Benfica pôs-se a jeito, como já aqui tinha dito noutros posts. Mas hoje perdeu apenas e só porque houve Proença.

Pedro disse...

JNF, aqui não tens razão. Emerson dá um toque na bola para o lado afastando-a do local onde tem que ser cobrada. Erro de amador, erro q mostra a total incompetência q existe no nosso clube em lidar com estas coisas.

Com este árbitro, num jogo destes, os jogadores tinham que estar muito bem treinador e preparados e mentalizados para não fazerem disto. Proença nunca deixaria escapar um amarelo daqueles e nunca, era tão óbvio, q após aquele amarelo Emerson seria expulso. JJ não percebeu ou não quis perceber...

JNF disse...

Pedro, lê o texto todo. O exemplo que dou é em comparação com o que TODOS os jogadores de futebol fazem quando há uma falta: pegam na bola, andam uns metros e atiram-na por alto.

Pedro disse...

Lá está. Esse erro é o erro que se comete no SLB...achar q há igualdade. Não há, JNF. Não há.

Temos "leis" diferentes e temos que saber minimizar os efeitos de tal...eu sei que deve ser frustrante para um jogador mas não sei como é que Nolito não levou amarelo por protestos...o gajo passou-se completamente várias vezes. Não pode acontecer. A equipa tem, desde o estágio de pré época, ser TODOS os dias preparada para isto. Todos os dias, a cada treino, tem que ver videos (os benfiquistas arranjam isso de borla sem problemas) da actuação dos árbitros, da mesma forma q treinam remates têm que treinar a forma como lidar com estes árbitros. Fazer o que Emerson fez é um erro inaceitável para quem vê este nosso futebol há 30 anos...inaceitável. Fazer aquilo, refilar, etc...já sabemos q somos penalizados como outros não são. Cardozo é expulso por dar um murro na relva, Emerson é expulso por dar um toque na bola para o lado e depois fazer uma falta. Falta essa q jogadores do fcp, com amarelo, fizeram iguais ou piores em zonas do terreno bem mais perigosas sem a devida punição.

Ninguem no SLB percebe isto. E sem perceberem isto NUNCA daremos o passo em frente...e mais JNF, digo isto com vontade de chorar, o pior está para vir. A nossa queda...ui...se o fcp for (e foda-se, alguém acredita q não será??) campeão com este treinador a nossa queda será gigante...Vieira já avisou que a crise está aí à porta, temos um passivo de 411 milhões de euros...vais ter q vender e nem sempre seremos capazes de encontrar jogadores como Witsel, Rodrigo ou David Luiz....os benfiquistas q preparem o coração pq o que aí vem...

benfiquista a serio disse...

caro jnf,

o vale e azevedo defendeu sempre o benfica. rasgou contratos que nos ligavam ao mal. não perçebo como, desde à 12 anos, lfv vem sempre falar de vale e azevedo. por acaso, ele e vilarinho, os "salvadores do patria" o que ganharam? titulos 2 em 12. dividas muitas como se comprovam os cerca de 20 milhões de euros anuais em juros, estadios e centros de estagios feitas mas já foram pagos?
o que eu sei é que o nosso glorioso clube, actualmente apresenta muitas mais dividas do que na era vale azevedo que tinha as contas congeladas (herança do "mui nobre e bem feitor damasio").
vale e azevedo foi o unico a enfrentar verdadeiramente o sistema e por isso foi preso, foi ele quem apostou no outrora tradutor mourinho, foi com ele que os corruptos ganharam 0 campeonatos. não perçebo tanto ódio por parte dos benfiquistas a um homem que, em minha opinião sempre defendeu o benfica contra tudo e contra todos incluindo alguns pseudo benfiquistas que só se servem do benfica para proveitos próprios

Anónimo disse...

Concordo com alguns dos pontos de vista do post.

Devo dizer que o jogo de ontem foi daqueles em que mais gritei e protestei, em que mais vezes me levantei da cadeira e em que mais esbracejei. De tal forma que, naquele lance em que Cardozo falha o golo, passando praticamente a bola ao Helton, estiquei o braço e enfiei, sem querer, um murro no Senhor que estava ao meu lado, de tal modo que ele quase que ia caindo. Isto não é ironia, nem ficção, corresponde à realidade. Outro dos efeitos do jogo é a rouquidão que tenho hoje. Serve isto para dizer que a emotividade do jogo foi tanta que há determinados pormenores que já não tenho presentes.

Mas vamos às questões de arbitragem.
O Janko fez, de facto, bastantes faltas. Nem que fosse por acumulação de faltas, deveria ter levado cartão amarelo. Tive a oportunidade de dizer isso durante a realização do jogo.
Não me apercebi do motivo do primeiro cartão amarelo mostrado a Emerson. Já quanto ao segundo, pareceu-me, na altura, que foi correctamente mostrado. Ainda só tive a oportunidade de ver o resumo do jogo no noticiário e não vi motivo para alterar essa posição.
Não me apercebi do que aconteceu a Witsel no lance do segundo golo do Porto. Gostaria de saber o que se passou, até porque ele ficou lesionado e não pôde dar o seu contributo nessa jogada, ficando o meio campo desprotegido por causa dessa situação.
No lance do terceiro golo do Porto, no local do estádio onde me encontrava, não deu para ver o fora de jogo. O Senhor que levou o murro e que estava com um rádio deu logo a informação que tinha sido fora de jogo. Nas imagens que já vi, o fora de jogo é nítido.
Na parte final do jogo, o Djalma não marcou um pontapé de baliza, deixando a bola para Helton, de forma a passar tempo. Quem levou o cartão foi o Helton. Não deveria ter sido o Djalma? Aliás, acho que este mesmo jogador já tinha feito uma falta merecedora de cartão amarelo, o que seria o segundo.
Muitos outros lances acho que foram mal decididos nos quais acho que o Benfica terá sido prejudicado, pelo menos fartei-me de protestar, o que não é nada habitual.
Não vi nenhuma mão do Cardozo merecedora de grande penalidade. Na televisão, vê-se que há uma bola que lhe bate involuntariamente na mão, não dando azo à marcação de uma falta.

Em conclusão, acho que a arbitragem prejudicou nitidamente o Benfica. No entanto, não acho que tenha havido premeditação por parte do árbitro. Nesse aspecto, discordo de alguns amigos meus benfiquistas.

MM

JNF disse...

MM,

o primeiro amarelo a Emerson foi por ter chutado a bola para longe (e por "ter chutado a bola para longe" entenda-se passou-a ao Moutinho que estava a 5 metros).

Witsel é derrubado por Djalma, salvo erro, sendo que deveria ter sido assinalado livre para o Benfica com segundo cartão amarelo ao angolano.

Anónimo disse...

JNF,

Já ouvi dizer, não sei com que base, que o primeiro cartão amarelo mostrado ao Emerson terá sido por palavras dirigidas ao árbitro. E esse ponto de vista parte do princípio de que a entrega da bola ao Moutinho não seria motivo para a amostragem de um cartão.

Como já disse, gostaria de ver a jogada completa do segundo golo do Porto, desde o momento em que Witsel ficou estendido no campo. As imagens dos resumos só mostram a parte final do lance. É que a lesão do Witsel é para mim determinante para o golo do Porto. Se houve falta, o golo do Porto foi irregular e trata-se de uma falha grave da equipa de arbitragem, tão grave como a do terceiro golo.

MM

JNF disse...

MM,

pode ser tudo visto aqui.