domingo, 25 de março de 2012

Temos de falar, Jesus

Se é bem verdade Capela está na origem do desaire em Olhão, Jesus não deixa de ser cúmplice. A realidade é que o nosso treinador voltou a errar na abordagem à partida, à semelhança do que aconteceu em Guimarães e em Coimbra. O Benfica não soube aproveitar o facto de o Olhanense se apresentar muito desfalcado (Mexer, André Pinto, Cauê e Wilson Eduardo) e não consegiu dominar o encontro de forma clara e inequívoca, achando que mais cedo ou mais tarde o golo acabaria por chegar. Foram cerca de 70 os minutos dados de vantagem aos algarvios. Nem vou referir o estilo de jogo, que foi pavoroso, basta-me ficar pela atitude e pelo triste comportamento evidenciado, uma vez mais, fora de casa. Por que motivo é que não jogamos de forma razoável (já nem peço bem) longe da Luz? O que foram estes três últimos jogos?

E parece-me que os efeitos da Champions começam a sentir-se em demasia, tal como aconteceu com Koeman. O objectivo tem de ser o campeonato. Claro que, estando numa posição tão simpática na maior prova de clubes a nível europeu, não devemos neglicenciá-la, mas aquilo que podemos mesmo ganhar é o campeonato e é aí que devemos colocar as fichas. Agora pode ser tarde. Tarde demais.

5 comentários:

CP disse...

Caro JNF, o JJ pode ter algumas culpas no cartório, mas a verdade é que há uma série de jogadores que parece que desaprenderam de jogar. O Rodrigo desde que levan aquela pancada do Bruto Alves nunca mais foi o mesmo; o Nolito mantém o mesmo tipo de jogada desde o princípio da época e os adversários já sabem como lidar com isso; o Gáitan, não joga metade do que jogava antes de se ter lesionado; o Javi deixou de atacar a bola tal como o fazia e quando o faz é castigado com um amarelo logo nos primeiros minutos, o que o limita; do Saviola, nem é bom falar; o Nelson Oliveira continua inconstante e pouco esclarecido no momento de rematar ou passar a bola. E poderia estar aqui a mencionar mais uns tantos. Não é apenas o Emerson que se mantém como patinho feio, pois nestes últimos jogos há mais patos. A Liga dos Campeões poderá ter influenciado a forma como JJ faz a abordagem ao jogo, mas quem lá está dentro também não dá sinais de que quer e pode remar contra a maré. O último Benfica-Porto mecheu mais com os jogadores - pelo menos houve empenho - do que os últimos jogos do campeonato. Desde Guimarães que tem sido quase sempre uma miséria. Ganharam em Paços, mas com as dificuldades que sabemos. Não pode haver primas donas, tal como pretendia ser o Amorim. E a verdade é que essa pretensão começa a sobressair em algumas cabeças.
Saudações benfiquistas. E CARREGA BENFICA!

André disse...

JNF, enquanto o JJ mantiver a regularidade táctica dos 2 homens no meio campo, ou seja, sem organizador de jogo, o Benfica só consegue fluir jogo a partir de rasgos individuais. Neste momento o nosso jogo é refém do Maxi, porque é o único que consegue imprimir velocidade e desequilibrar a rigidez táctica dos adversários. O VP viu bem isso na terça ao colocar o A. Pereira a médio, mas com a ausência do Fernando o Aimar saiu bem da marcação imposta e o Maxi não precisou de subir tanto. Enquanto JJ não corrigir este aspecto, continuaremos com um futebol muito pobre e sempre à espera que o nosso defesa direito desequilibre(!) ou de uma bola parada. Já para não falar da ausência de soluções aos titulares da defesa e meio campo. Com este estilo de futebol, em que a bola nunca "descansa" nos nossos pés, os jogadores, sem surpresa nenhuma, apresentam índices físicos preocupantes.

PS: Não me apetece falar do Emerson.

Anónimo disse...

Sabia-se que a Champions é uma prova exigente. Não temos substituto para o Aimar, para o Javi, para o Garay, para o Maxi, nao temos lateral-esquerdo. O Saviola que tacticamente é genial, decidiu optar pelo seu lado de fumador, o que nos deixa carenciados de gente inteligente dentro da área. Quem comprámos em Janeiro? Damo-nos ao luxo de ter um jogador com 9 golos no campeonato no Paços de Ferreira. O que merecemos?

Anónimo disse...

Parabéns André.
Vejo finalmente alguém com noção do que é futebol. Não é preciso ser "catedrático", para perceber que a equipa está amarrada a um meio campo sem maleabilidade. Com este figurino teremos dificuldades na maior parte dos jogos, além de que vejo muitas vezes estorvarem-se uns aos outro e até disputarem a bola mais que um, impedindo-se mutuamente de ganhar o lance. Esta sistematização ganha-se nos treinos, coisa que duvido que seja abordada. É sintomática a proliferação da individualidade, sem que alguém chame a atenção de que os jogos se ganham como equipa, exigindo-se que o conjunto trabalhe solidariamente. Não é nada disso que tenho presenciado para meu desagrado e desespero até. Pior do que isso é as perdas de bola nessas ações, que por norma resultam em calafrios.
Estou desgostoso demais para calar esta mágoa, no entanto preservo na memória a excecional postura do Luisão, do Maxi(que jogador!!!) e Xavi.

José Ribeiro disse...

No ano passado, fui duro com JJ, depois de algumas "misérias" que colocaram "nódoas" inapagáveis na história gloriosa do Benfica. Quantos recordes negativos se alcançaram na época anterior? Acho que falta "um bocadinho assim" ao J. Jesus para ser um grande treinador e/ou para treinar um GRANDE Clube. Em termos económicos, tem tido o mérito de "rentabilizar" jogadores, mas para os adeptos isso é muito pouco. Incapacidade, quase total, para ganhar ao FCP; aposta sistemática em jogadores estrangeiros; dispensas difíceis de entender, sobretudo de jogadores portugueses; teimosia em apostar, erradamente, em atletas que não reúnem condições para ocupar o lugar: no ano passado, em Roberto (e assim se foi a Liga), neste ano, em Emerson, pelo menos. ue aconteceu ao Nolito do início de época? O Rodrigo nunca mais reaprendeu a jogar, após a lesão? O Carlos Martins não fazia falta? Quantos Clubes da Liga têm um defesa-esquerdo igual ou pior que o SLB? O Capdevilla, mesmo que não seja melhor, não deveria jogar, ao menos alternadamente, até para repartirem as culpas e não sobrar tudo para o Brasileiro? O Saviola ainda tem lugar no Benfica? Mesmo quando só entra uns minutos, já não consegue correr... O Hugo Vieira, do Gil, não era uma boa aposta para uma dupla com Cardoso? O Ludovic, do Feirense? Que se passa com as aquisições? Não anda o Benfica a descobrir jogadores (bons, em alguns casos) para irem reforçar o FCP? A Estrutura do SLB tem muita culpa em parte destas situações... Se o Jesus não ganhar ao Braga, se não ganhar a Liga e/ou passar, ao menos, às meias finais deveria ir embora. Substituto? Já, no ano passado tinha um em mente: Rui Vitória (estava ainda no Paços de Ferreira). Mas deve haver outros. Tal como defesas esquerdos...
E não fica nada bem ao Benfica andar a arranjar desculpas para os falhanços: justificar o empate em Olhão, onde pareceu que só nos últimos minutos, com dez, é que quiseram ganhar, com a expulsão do Aimar (na minha opinião, justa, por se tratar de uma entrada perigosa, mesmo sem saber o grau de intensidade)é querer arranjar ums desculpa para mais um fracasso. E fracassos é o que mais tem havido ultimamente, basta lembrar que, em três jornadas, o Benfica passou de 5 pontos acima do 2º para 3 abaixo do 1º. Também me parece que é um exagero que o Aimar apanhe 2 jogos, ficando fora dos jogos, que podem ser decisivos, contra o Braga e o Sporting. Nisto, o famoso "sistema" continua a funcionar, veja-se o caso do jogo do FCP, em Paços de Ferreira, ou a "palhaçada" dos "bloqueios". Pareceu-me que o Sr. Hugo Pacheco também é (foi) um bom "bloqueador"... "Benfica sempre"! De preferência, com BENFIQUISTAS e não "mercenários".