quarta-feira, 11 de abril de 2012

em primeiro lugar

Antes de mais, uma explicação: a imagem acima vem emprestada de um blogue que em tempos pediu aos Benfiquistas que expressassem numa palavra a sua relação com o Clube. O NOSSO Clube: Sport Lisboa e Benfica.
Revejo-me em quase todas elas. Estou certo que muitos de vós também.
De seguida: não meço o Benfiquismo de cada um. Quem é Benfiquista sabe-o. Sente-o. Vive-o.
Abordo e leio a GloriosaEsfera sabendo que aqui e ali aprendo mais sobre a vida do meu Clube, sobre a entrega e Paixão de milhares de Benfiquistas. Estou de acordo com uns, em total desacordo com outros. Mas ... onde vejo vontade de ajudar a perceber e de engrandecer o Benfiquismo .. nesse espaço sinto-me bem, sinto-me em casa. Posso discordar, mas vejo com gosto uma opinião sincera de quem sente e AMA o Benfica.
E agora, vamos ao que me traz por aqui. Um repto:

TODOS, mas TODOS nós que amamos este Clube podemos fazer mais e melhor. Sempre. Todos os dias. Cada um em seu lugar, em cada um o Benfica em primeiro lugar.

E, se todos somos iguais, uns há que pelo papel que desempenham no momento, deverão parar para e questionar-se: estarei no caminho certo?

Começando no presidente Luis Filipe Vieira. Que tendo levado a cabo, com sucesso, a missão de trazer de volta o Benfica ao seu lugar, de clube respeitado e temido pelos adversários, depois de uma era em que uma figura sinistra tanto escureceu o horizonte deste gigante que SOMOS, não pode adormecer à sombra desse feito. Não pode ignorar que tem consigo e atrás de si o mais poderoso exército de gente de TODO o povo, do mais humilde ao mais brilhante cidadão. MILHÕES são MILHÕES e assim devem ser contados. Milhões dispostos a erguer e manter o Benfica no mais alto patamar, a reclamar, neste País de gente indiferente a quase tudo, o respeito por uma história secular, o respeito pela VERDADE na vida e no desporto, tão escandalosamente ignorada por uma corja de gente que faz da batota, da pequenez e do oportunismo o seu modo de vida. MEDO DE QUÊ, Presidente Luis Filipe Vieira? Escolha o caminho do Benfica e da verdade e terá ao seu lado o mundo, o seu e NOSSO mundo, um mundo de MILHÕES de anónimos mas orgulhosos soldados. NADA, mas NADA acima dos interesses do nosso Clube. NENHUM, mas NENHUM medo mesmo de qualquer adversário. Seja ele poderoso em seu mundo de batotas, seja ele um submisso e oportunista da pequenez da justiça em Portugal. Seja ele o lobo mau saloio, seja ele o falido e invejoso vizinho, seja ele um arrivista que descobre o sucesso pelo atalho da serventia como recompensa. Escolha Benfica sempre, Benfica acima de tudo e entenda de uma vez por todas que não somos povo de ter medo, somos povo de o acompanhar e gritar bem alto o nome do nosso Clube.
E saibam os Benfiquistas, todos os Benfiquistas, que nesse momento não será tempo de dizer uma coisa e fazer outra. Serão os dias de cerrar fileiras e travar o combate que tanto ansiamos. DERROTAR os fracos de espírito e fazer da rivalidade algo sério e honesto.


Jorge Jesus ? Bom treinador! Teimoso, mas bom treinador. Pena que não tenha ainda percebido que foi o Benfica que fez dele campeão e não o contrário. Pena que tenha tiques de Mourinho, os piores tiques de Mourinho, e que não lhe saiba copiar as virtudes. Pena que ache que consegue ver tudo e os outros nada. Pena que não entenda de vez a ENORMIDADE deste Clube. Onde ganhou, porque é bom. Onde ganhou limpo, onde outros ganham no nojo da fruta. Pena que a sua teimosia o torne incapaz de crescer como treinador. Pena! Pena! Que não entenda que no dia em que perceber de vez onde está, quando verdadeiramente conseguir ser Benfiquista, que nesse dia interiorizará que importante neste Clube é Cosme Damião, é o símbolo, o lema e os MILHÕES que o amam mundo afora, e que nesse dia se tornará verdadeiramente um treinador de dimensão que está afinal ao seu alcance. Entende Jorge Jesus que és apenas um, mais um, treinador que teve a honra de comandar a melhor e mais bela equipa do mundo. Que outros houve que no seu tempo tiveram de se contentar com uma realidade muito diferente e carregada de incertezas e pouca disponibilidade financeira. E que alguns deles, injustiçados pelo momento de fraco orçamento, souberam no entanto entender que acima de qualquer ambição pessoal está o Clube onde qualquer um sonha um dia poder estar. E, deixando essa teimosia que te agarra ao mundo pequeno de clubes pequenos, de gente que se acha maior que o Clube que serve, deixando essa teimosia, talvez te possas tornar eterno na nossa gratidão. E isso não se consegue com um campeonato aqui e dez disparates desnecessários ali.

Rui Costa: Poderia começar a falar de Rui Costa e tão depressa não me calar. Do menino que chegou a este Clube, onde se fez Homem, onde se fez Jogador. Traria lances mágicos e momentos irrepetiveis do seu futebol. Falaria das lágrimas que verteu quando marcou um golo ao Clube do seu coração. Poderia. Poderia. Poderia. Passado. Passado. Passado. Onde estás Rui Costa ?

Poderia falar em Carraça, em Manuel Sérgio, poderia abordar as figuras que em programas de televisão parecem ser úteis ao Clube. Parecem ! O que há de novo nestes anos em que a podridão e a pouca vergonha avança contra nós? Quem estuda o fenómeno ? Quem sabe como combatê-lo ? Como vencê-lo ? Pelo Clube. Pelo Benfica ! Para o Benfica !
Fosse eu fantasma sem rosto nem cara e ainda assim quereria AMAR o Clube. Que ninguém soubesse o meu nome ou me conhecesse as feições e ainda assim daria por bem entregues TODOS os momentos passados a defender este AMOR. Aprender com Cosme a amar o Benfica, será assim tão difícil? Empregar a inteligência, o trabalho, a devoção, tudo em nome desta causa que é o Benfica. Custa assim tanto? A todos vós? A todos nós ?

Shéu: Não te esquecemos NUNCA. Não conseguimos. Não devemos. Não podemos. És NÓS todos, na tua postura de entrega total. No Benfiquismo que pões em todos os momentos em que o Clube precisa de ti. Como gostamos de ser como tu! Tu aí. Nós aqui!

Ontem atendi o telefone a um amigo. Benfiquista. Queria desabafar e comentar o Benfica. Não, não e não, disse-lhe. Porque não o vejo ser sócio do Benfica. Nem ir aos jogos, a todos os jogos. Porque lê a imprensa que não desmascara o nojo que é o futebol português. Porque vê canais que não respeitam o Clube nem a verdade. Não o deixei falar comigo sobre o Benfica. ' Mas eu sou do Benfica ' - disse-me. Não, não és. Achas que és, dizes que és, mas onde estás TODOS os dias? Porque o Benfica existe TODOS os momentos da nossa vida, não somente quando perde e nos apetece desabafar e descarregar, não somente quando nos leva ao Marquês para junto de milhões como nós. Ser sócio do Benfica custa cerca de 40 cêntimos por dia. Menos ainda para quem vive longe. Ser sócio do Benfica é pertencer ao Clube. Dar-lhe algo de nós, mais que o dinheiro em si. 40 cêntimos por dia. Haverá mesmo quem não consiga fazê-lo? Viver em Lisboa e não ir ao Estádio porque está a chover, porque o jogo não é interessante, porque dá na televisão?????? É o mesmo que amar aos bocados e apenas nos dias felizes. Não ... não é amar. É negociar o amor. E o BENFICA não se negoceia. Ao Benfica damos TUDO, pedindo em troca apenas que nunca ninguém se esqueça de Cosme e seu exemplo. Cosme Damião. Órfão. Pobre. Fundador deste gigante e humilde ao ponto de não se alcandorar a presidente. Por isso mesmo, por essa alma, nunca morreu dentro de nós.

E de ti?????

Amanhã é outro dia. Como ontem, como hoje, dia de AMAR e pensar no Benfica!

23 comentários:

João Durão disse...

Excelente, foi tudo dito aqui, mas..... Ninguém é, nem mais nem menos Benfiquista por ser ou não sócio, porque quem é do Benfica, vive o Benfica, cada um há sua maneira.

redjan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
redjan disse...

João, entendo a sua opinião, mas creio que se alguém tem a mínima oportunidade de ser sócio, e se verdadeiramente sente o Clube, deve e quererá um dia por certo sentir essa pertença. Não meço o Benfiquismo por aí ... mas muito gostaria que alguns milhares de Benfiquistas se pusessem a eles mesmos esta questão. Saudações Benfiquistas.

Anónimo disse...

caros benfiquistas

boa noite, bem so tenho a dizer que aquilo que se tem ouvido do jorge jesus é manobras do pinto da costa para o proximo ano estar no fcporto. Primeiro começaram a dizer que victor pereira ia embora e depois jorge jesus.
- eu nao defendo luis filipe vieira, mas ele tem razao quando se diz que benfiquistas tem memoria curta.Jorge jesus é teimoso e tem seus defeitos mas sair do benfica?mas anda tudo maluco ou que? campeao nacional,vendas astronomicas de jogadores , meias finais da taça uefa,quartos de final liga dos campaeos,taça da liga.O ano passado o maior culpado foi luis filipe vieira, nao contratou jogadores para colmatar saidas.Esse ano á uma coisa que aqui nao se fala,o benfica joga sempre contra um autocarro,com benfica todos jogam atras, mas com o porto tudo na frente.O ruben amorim tem que respeitar treinador,treinador é que manda,capdvilla e campeao do mundo e nao fez essas birras(professional) e ruben ficou todo ofendido por nao ser titular?cesar peixoto foi a mesma merda,jogadores nao tem paciencia para o jorge jesus, so veem dinheiro na frente e quando sao titulares querem logo sair do cluube.Sim e verdade que benfica nao aposta em portugueses,mas os portugueses fazem birra pa sair,ja os internacionais nao fazem(mais professionais).depois temos as historias dos arbitos,ate na liga dos campeoes ha palhaçada,jorge jesus a meu ver tem que ficar,no porto ele limpara tudo, e acreditem nisso,lembrem- se ninguem esta acima do benfica,mas nao nos precipitar.

Bruno disse...

Grande tristeza vai na minha alma. Dava tudo pelo Benfica este ano e pelo vistos lá vamos outra vez ganhar a tacinha de lata que n serve para nada.
juro, Não sei que dizer, estou mesmo desanimado por ver aqueles f.. da p...do norte e os do outro lado da circular gozarem no youtube com o Benfica.
Abraço
Bruno
http://paraladasquatrolinhas.blogspot.pt/

Calvin disse...

começas por dizer que não medes o benfiquismo dos outros mas o último paragrafo é todo ele um juizo de valor sobre um benfiquista diferente de ti.

desconfio de quem acha que sabe o caminho da verdade e que possui a fórmula única de "ser benfiquista".

pena. é um texto de opinião que até considero válido até ser manchado pela intolerância.

cumprimentos

Bruno Pereira disse...

Uma salva de palmas.

http://orgulhosamentelampiao.blogspot.com

Vitor disse...

Caro presidente da casa do Benfica Tap,e se o és,uma razão forte te levou e levamos a sê-lo...és um Benfiquista modelo,dos tais que engrandecem o Benfica...concordo em absoluto com tudo o que dizes,e sobrescrevo por baixo...e por aqui me penitencio de ainda não ser sócio...sou-o da Casa TAP,é um começo!

Continua com a coragem de pores a nu,o que muitos escondem debaixo da "mesa"!
Abraço

RoboCup9 disse...

Excelente Post!! Uma verdade acutilante abrangente e apaixonada do nosso Glorioso Benfica!!
You'll never fly alone Redjan!!

Johnny Rook disse...

Fiquei sem fôlego a ler. É muito forte esta msg.

Gostei acima de tudo desta passagem: "Ontem atendi o telefone a um amigo. Benfiquista. Queria desabafar e comentar o Benfica. Não, não e não, disse-lhe. Porque não o vejo ser sócio do Benfica. Nem ir aos jogos, a todos os jogos. Porque lê a imprensa que não desmascara o nojo que é o futebol português. Porque vê canais que não respeitam o Clube nem a verdade. Não o deixei falar comigo sobre o Benfica. ' Mas eu sou do Benfica ' - disse-me. Não, não és. Achas que és, dizes que és, mas onde estás TODOS os dias? Porque o Benfica existe TODOS os momentos da nossa vida, não somente quando perde e nos apetece desabafar e descarregar, não somente quando nos leva ao Marquês...É o mesmo que amar aos bocados e apenas nos dias felizes. Não ... não é amar. É negociar o amor."

Que grande verdade, excelente síntese.
Isto é do pior que o Benfica alberga dentro de si. Este é um dos grandes males do Benfica. Seríamos bem mais felizes se estes pseudo tivessem nascido osga ou porco.

Henrique Salvador disse...

Olá.
Sou Portista e por isso mesmo provavelmente o meu comentário não será lido.

O Benfica é um grande clube , tem hoje um grande plantel onde nada falta , e um treinador com carisma .Tem um presidente que arrumou a casa e bate-se forte pelas conquistas, alcançando algumas de forma gloriosa.

Sou Portista e naturalmente não gosto do Benfica , mas reconheço a sua força.

O Benfica não está hoje no 1º lugar contra muitas previsões de algumas semanas atrás. foi prejudicado em alguns jogos , eu digo que foi, mas também foi beneficiado noutros jogos.
Vocês consideram-nos o clube dos corruptos e tem no fundo as suas razões , nós achamos que o Benfica controla a liga , os Sportinguistas dizem o mesmo em relação aos 2 clubes , e outros clubes se queixam igualmente. Se todos nós acreditamos no que dizemos então isto está tudo feito e o futebol é uma coisa podre.
Vocês acham que as nossas vitórias são compradas , nós achamos que as vossas vitórias são encomendadas. Este é um pensamento que eu não quero ter no futebol , todo o erro faz parte do jogo , num jogo que também tem sorte e azar .

Lutem por um futebol mais discutido , pela sua beleza táctica e todo o tipo de movimentos técnicos , em vez da enorme discussão à volta dos árbitros, dos lances polémicos , e do lançar das suspeitas.

Faço um apelo aos benfiquistas se sabem de alguma coisa de ilegal no futebol , então queixem-se à polícia , porque todos nós queremos um futebol limpo. Se vocês não sabem mas os vossos dirigentes dizem que sabem , pressionem para que eles denuncie os infractores , para acabar de uma vez por todas com estas suspeitas , que todos temos.Ou apenas estamos a esconder as nossas frustações.

Passem bem.

Anónimo disse...

Sou Luiz Sousa
Parabens pelo post e pela paixão ao clube, mas como a palavra que mais apareceu foi PAIXÃO (ironia com o nome do arbitro)...é normal que as pessoas se deixem levar pelos sentimentos de cada momento (erradamente) e quando a equipa não puxa, o "povo" não segue.
Talvez não devesse ser assim, mas...é a realidade.
Quanto ao JJ, a fruta ajudou a norte, mas tb houve muito a ajuda-lo, feito por "outros lados"

João aka.. João disse...

O meu comentário foi removido? Não disse nada de mal.. não percebo..

Bobe disse...

Esse pensamento é redutor. Ninguém é mais nem menos benfiquista. Se alguém prefere a tv deixa-o lá estar, nem que seja pq os direitos televisivos tb são importantes...

João Durão disse...

Ora bem, eu até posso pegar no meu exemplo, eu não sou sócio, mas duma coisa não me podem acusar, ser mau Benfiquista, não o sou, considero-me um Benfiquista de corpo e alma, ao nivel de todos os outros grandes Benfiquistas, sócios e não-sócios, nos bons e nos maus momentos do Benfica, estou lá, não sou um daqueles que só está presente quando o Benfica ganha.
Mas percebo perfeitamente e acima de tudo, respeito, a sua opinião.

Saudações Benfiquistas

JNF disse...

Quem responde aos post é, por norma, o seu autor, mas há aqui duas questões em que posso já adiantar-me:

Henrique Salvador(1) e João(2):

1 - aqui, independetemente da cor clubística, serás bem recebido se vieres para discutir ideias (como fizeste). Exiges provas? Tens todas no Youtube.

2 - Não sei se o comentário chegou à nossa caixa de filtração. Eu não apaguei nenhum comentário e penso que o redjan também não, pode simplesmente não ter chegado. Se foi escrito durante a manhã ou tarde de hoje, então de certeza que não recebemos uma vez que só a esta hora é que cheguei e fui eu quem fiz a verificação dos 24 comentários que recebemos (passaram todos excepto um do Johnny Rook por ser repetido. Espero ter esclarecido a dúvida.

Henrique Salvador disse...

JNF

Eu sei que o que existe no Youtube , mas tudo isso foi a tribunal e ninguém foi condenado.

O que eu vejo é que à acusações de todos os lados , de todos os clubes , não me parece que o Pinto da Costa seja o único mafioso no futebol .

Ainda agora um dos vice-presidente dos Sporting foi constituído arguido , eles que se acham sempre tão puros e totalmente fora da ilegalidade.

Anónimo disse...

Factos. Um dirigente do Sporting mandou depositar 2mil euros na conta de um fiscal de linha.

Tudo o resto é suposições.

Está na hora dos blogs do Benfica denunciarem este facto, pq se foi p tramar ou não, ng sabe. Ou ha algum papel a dizer para q era o dinheiro???

Q se denuncie!

redjan disse...

Fico feliz por perceber que a mensagem passou na sua maior parte.

Calvin: entendo o teu comentário e talvez eu não tenha sido totalmente explícito numa coisa: não julgo nem meço o Benfiquismo de quem se afirma Benfiquista. Mas reservo-me o direito de junto de um Amigo na minha vida, lhe puxar as orelhas pela sua incoerência em certos momentos. Acredites ou não ... vai tornar-se sócio do Benfica.

Henrique Salvador: Qe estranho deparar com tanta franqueza num adepto do FCP ( e aqui as maiúsculas seguem por respeito ao modo como entraste e falaste ). Tenho alguns amigos adeptos do teu clube. Em alguns momentos, raros, conseguimos imaginar o futebol limpo e com uma rivalidade saudável. Se assim for ... talvez valha a pena a coragem dos adeptos TODOS que desejam esse cenário.

Obviamente não apaguei nenhum comentário. Li e aceito a opinião de todos e mantenho a minha: é HORA de ser Benfiquista até ao limite.

Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

Boa Noite,
Sou Luiz Sousa - Tb Portista...como o Henrique... e revejo-me em muito do que ele disse, pois é uma opinião racional de pessoas, como muitos de no´s, que gostam muito de futebol e dos nosso clubes, mas têm capacidade de ver o que se passa, na nossa casa e nas dos outros.

É por isso que gosto de dar uma volta por alguns blogues vermelhos e naqueles onde a "logica" existe, volto...outros apenas vou quando o slb (vá...SLB) perde...pois tem piada...como alguns dos "nossos", mas como perdemos menos, suportamos melhor a derrota.

Continuem a manter o nivel do blog e terão portistas a ver e comentar!

Abc

RJC disse...

Se o Benfica são milhões, são milhões de não sócios, que não vão estádio e que vêm a imprensa e os canais de televisão sem complexos de perseguição, porque a vida não é só Futebol. De outra forma o Benfica seriam apenas alguns milhares. E os que vão ao estádio ver o futebol e não vão aos pavilhões ver o Hóquei e o Volei ? Ou o atletismo ? E o Rugby ? Tens visto o nosso Rugby ? Ou o ser do Benfica é só ir ao estádio ver o Futebol ? Ser Benfiquista é compreender que o Benfica é um clube que serve para unir as pessoas em todas as suas diferenças. Cada um é do Benfiuca da maneira como quer, e ninguém é mais do Benfica por ir ao estádio ver o Futebol !!

redjan disse...

Luis Souza: Interessante o modo intelectualmente honesto como abordas a questão. Nos momentos em que abertamente discuto futebol com amigos da minha vida, e se no caso estão presentes verdes e azuis, consigo reconhecer os méritos e virtudes de cada um. Acredito que a história do FCP não se resuma a uma facção onde vale tudo. Como acredito que hja Sportinguistas que não resumam a sua existência a odiar o Benfica. Pena é que a violência sem lei ( escrita e de atitudes ) acabe por não permitir uma rivalidade viva e dinâmica. O meu pai era Sportinguista e com ele passei das melhores tardes da minha vida, provocando e aguentando jornadas épicas.

RJC: Totalmente de acordo. Não meço, não censuro, nem acuso. Mas quando trato com amigos hegados, que sofrem e pulam apenas em horas seleccionadas, aí mostro-lhes o erro da sua opção.
Bem observada a questão das modalidades. Por acaso, e já euq pergunta, acompanho por vezes o rugby, até porque o pratuquei. E ir ao Pavilhão, faço-o variadíisimas vezes, porque ver aquela camisola faz-me gostar de qualquer desporto. Sou por isso mais ou menos Benfiquista? Parece-me que nunca coloquei essa questão .. menos ainda a quem vive o Benfica à sua maneira. E acredito que esses, saberão estar quando é preciso, e não estarão de certeza no permanente bota-abaixo. Como falei .. TODOS poderemos fazer mais, cada um em seu lugar. O seu comentário, mostra-me que gosta e que se preocupa. Logo ... é dos meus!

Anónimo disse...

My family members all the time say that I am
wasting my time here at net, but I know I am getting know-how
every day by reading such fastidious posts.
Here is my weblog - barclays premier league transfer news liverpool