domingo, 8 de abril de 2012

"Opinião livre e independente"

Era com este chavão que Hugo Gilberto fechava todas as emissões de Zona Mista. Pois parece que, afinal de contas, a opinião de João Gobern não era assim tão livre e tão independente. Estava condicionada pelo facto de ser benfiquista. Não compreendo o escândalo de que se criou à volta desta situação. João Gobern é benfiquista, como todos, na RTP e fora dela, sabiam e festejar um golo do seu clube quando o colega de estúdio está a falar e quando as câmaras deveriam estar a focar Bruno Prata não tem qualquer problema. João Gobern estava em "off" e não deveria ser castigado por isto.

Mas mais grave que isto, a RTP esquece-se que tinha João Gobern no programa como comentador e não como jornalista ou moderador. Supondo que a razão para o despedimento de Gobern seja a parcialidade que demonstrou e a afinidade que o liga a um clube, neste caso o Benfica, pergunto-me se a RTP Informação não quererá despedir todos os outros comentadores, de futebol e sobretudo política, que fazem comentários no seu canal. Mas mais importante que isso, se calhar a RTP deveria estar mais atenta ao que os jornalistas ditos "imparciais" dizem durante as transmissões de jogos e nos programas de debate. Exemplos? Tantos... a parcialidade de Pedro Martins nos Sporting x Benfica em futsal, a azia de Tadeia sempre que joga o Benfica ou o péssimo profissionalismo de Hugo Gilberto que modera em tons de azul o Trio d'Ataque.

P.S. Não se pense que digo isto por simpatizar com Gobern ou por o comentador ser benfiquista. Podem perceber melhor a minha opinião aqui.

6 comentários:

Anónimo disse...

A "imparcialidade" e "isenção" que eles querem sabemos nós muito bem quais são, tanto que, segundo li na gloriosasfera, o substituto de João Gobern é... Miguel Guedes(!!!!). Está tudo dito... Agora a menos que transmitam jogos do Benfica ou mostrem um filme daqueles mesmo BONS e IMPERDÍVEIS, a rtp nunca mais contará comigo para as suas audiências (também é verdade que já não via muitas coisas da RTP, era principalmente o Zona Mista ou o Trio d'Ataque, quando calhava, mas agora nem isso).

Cumprimentos.

J.

Anónimo disse...

1. A “zona mista” é um programa que vejo habitualmente. Não sei o que se passou nesse programa, porque estive a ver o jogo Benfica-Braga ao vivo. Também não li nada sobre o assunto e nem fazia a mínima ideia que o João Gobern tinha sido afastado do programa, o que, a confirmar-se, considero ignóbil. Não vou pronunciar-me sobre o assunto, porque não disponho de informações sobre o sucedido.
2. Mas, de facto, não é uma novidade que o João Gobern é afecto ao Benfica. E se o Bruno Prata não é do Porto, pelo menos parece. Em todo o caso, isso não era impeditivo de o programa ser interessante. Aliás, do meu ponto de vista, as opiniões opostas só beneficiavam o programa.

PS: Também sou um não aderente à Sport TV! O problema é os jogos do Benfica fora de casa. Vamos ver como será no futuro. Caso contrário, não sei se manterei a resistência!

Anónimo disse...

Caro,

Uma nota preliminar a dizer que sou portista. Obviamente que todos são de algum clube, mas, não me parece correcto que durante um programa e pelas próprias palavras de apelo á isenção por parte desse senhor se assista a uma manifestação deste tipo. Não me parece atentado nenhum á liberdade mas somente coerência com a posição ocupada, neste caso a de analista independente. Sendo assim, desde já lhe digo que, ou prefiro o modelo americano: que apareçam no programa de cachecol do próprio clube ou que consigam ser aquilo para que são pagos: ISENTOS. Sou contra o convite ao Miguel Guedes e digo-lhe já que me entristece ver figuras pelas quais guardava alguma consideração pela moderação se tornarem verdadeiros facciosos durante estes programas: Miguel Guedes, Júlio Machado Vaz, e afins. Cumprimentos

Anónimo disse...

If you desire to obtain much from this paragraph then you
have to apply these methods to your won webpage.
Feel free to surf my web-site ... transfer news central twitter

Anónimo disse...

I like the valuable information you provide in your articles.
I'll bookmark your weblog and check again here regularly. I'm quite
sure I'll learn plenty of new stuff right here! Good luck for the next!
Also see my site :: latest football transfer news

Anónimo disse...

Yes! Finally something about alabama football news.
my webpage: arsenal transfer news