segunda-feira, 2 de abril de 2012

Os homens não se medem aos palmos

Nem os defesas centrais, que são "humanos como as pessoas". Se Jardel não tem estado tão mal quanto pensava que poderia estar, a verdade é que podemos ter o "bom" em vez do "suficiente". Mas só se Jesus quiser. Miguel Vítor, com pouco mais de 200 minutos em jogos oficiais esta temporada, fez uma enorme exibição contra o Braga (aquele corte no início da segunda parte... fantástico!) e provou aquilo que muitos benfiquistas vêm dizendo e que Jesus tem negado com a sucessiva colocação do jovem português como quarto central do plantel.

Muitas vezes surge a questão da altura como um handicap que joga contra Miguel Vítor (1,83m). Sinceramente, não percebo porquê. Nem eu nem estes centrais de top:
  • Franz Beckenbauer: 1,81m
  • Ricardo Carvalho: 1,83m
  • Roberto Ayala: 1,77m
  • Charles Puyol: 1,78m
  • Sérgio Ramos: 1,83m
  • Carlos Gamarra: 1,80m
  • Gabriel Milito: 1,79m
  • Gabriel Heinze: 1,78m
  • Thiago Silva: 1,83m
  • Ivan Ramiro Córdoba: 1,73m
  • Fabio Cannavaro: 1,76m
  • Domenico Criscito: 1,83m
  • Thomas Vermaelen: 1,83m
  • Micah Richards: 1,80m
Se Miguel Vítor tivesse mais oportunidades e a chamada "boa imprensa" que outros jovens centrais portugueses têm, caso de Daniel Carriço, um tronco com pernas sobrevalorizado por ser da Academia do Sporting, a esta hora ou seria titular no Benfica ou já estaria a jogar num bom clube europeu, resultado de uma grande transferência. Não tenho dúvidas de que Miguel Vítor é muito superior a Jardel. Da mesma forma, tenho a certeza que Miguel Vítor é um dos cinco melhores centrais da Liga (superado apenas por Luisão, Garay e Otamendi) e que, já que está tapado por dois excelentes colegas e por uma embirração de Jesus, deve sair para um clube onde possa ser titular e chegar ao patamar que merece.

20 comentários:

Pedro disse...

O MV é um belíssimo central e tem aquela "alma" que o faz diferente dos outros. O gajo tem uma entrega ao jogo fantástico e uma atitude competitiva acima da média para a sua idade. Não é de agora, é desde q se estreou.

Mais uma das manias de JJ q prejudica muito a equipa...

André disse...

Se te desses ao trabalho de pensar em vez de disparar contra tudo e todos, se calhar percebias porque é que tendo Jardel e MV em condições joga o primeiro.

E não estou a dizer que o Jardel é melhor, claro.

JNF disse...

Elucida-nos com o teu brilhantismo, André.

Anónimo disse...

carlos gamarra: 1,81 m

Anónimo disse...

peço desculpa,o gamarra ja la estava...
Sinceramente não sei! creio q nenhum dos 2 está a altura do Benfica! e a estar preferia o MV pq é da NOSSA formação!!
O problema, e temos de admitir isso, é que os nossos adeptos não dão tempo aos jogadores para errar (e isso para um jogador que vem da formação pode ser fatal...)

JNF disse...

Independentemente de ser ou não da formação, o Miguel Vítor é um belíssimo central. Mesmo sem ter uma estampa física impressionante ou uma qualidade técnica por aí além, é muito certinho e CONCENTRADO.

Anónimo disse...

Nem mais. Ao estilo "old school", para JJ um central tem que ser alto. Só assim se percebe o fetiche por Roderick, um central medíocre, bem pior que Jardel. O pior nem é a má imprensa, é a má opinião entre os próprios benfiquistas, que não entendo. Nunca vi MV a enterrar, sinceramente!
Já Jardel, cujo ponto forte é o jogo aéreo, já o vi ser comido pelo Custódio (!!) e pelo Mangala, sem sequer saltar.
Quando sofremos o golo contra o Chelsea disse a um amigo que com MV em campo Torres não tinha passado...mera convicção, é certo mas convicção.

John Wakefield disse...

Muito sinceramente, o Miguel Vítor teve um ou outro lance em que ia comprometendo a equipa, então no último, a bola não entrou por pouco. Eu considero que o miúdo tem muito talento mas precisa de mais ritmo de jogo. Neste momento, optaria por Jardel que tem mais minutos de jogo, isto se Garay não recuperar o que é o mais provável.

jcnaguiar disse...

hmm engraçado referir-se ao Carriço, mas deixa-me dizer-te que carriço está em grande momento de forma e está um senhor jogador, mas la está... a inveja de nao se ter nenhum produto da academia que costume ser aposta regular no 11 do benfica deve ser complicado de digerir, no entanto, MV merecia mais e melhor do que o estatuto de 4º central.

Anónimo disse...

Otamendi?

Deus te perdoe.

PS: Sou portista.

JNF disse...

Carriço é merda. Tudo o que for acima de merda é exageradamente elogioso, lamento informar. Mas lá está, se é da academia Puma tem de ser bajulado até ao infinito. Contiuem assim, nós agradecemos.

Otamendi é o melhor central do Porto, de longe. E na Liga, quem é melhor que ele? Polga? Jardel? Rolando?

Anónimo disse...

jnf. alguma vez estiveste ao lado do miguel vítor? ele nem 1,80 tem. eu tenho a altura dele e tenho 1,78.

dito isto, é um bom jogador que espero que fique no plantel do benfica mais dez anos, por ser da casa, por ser tuga, e por ser bom. mas nao para titular. quanto ao jardel, a verdade e que esteve num plano muito positivo e nao foram poucos os jogos que fez.

regressando a questao emerson: capdevilla deve jogar ate ao fim da epoca, e a minha opiniao.

mas diga-se: foi o primeiro jogo realmente bom dele desde que chegou.

JNF disse...

1,78m?

Quem dá menos?! Isto é um leilão invertido? Não, o MV tem mais de 1,80m, lamento.

Quanto ao Jardel, basta ler o que escrevi no post: um é suficiente, o outro é bom.

JNF disse...

http://www.slbenfica.pt/Futebol/Plantel/Jogador/tabid/1066/PID/623/SeID/2/Miguel%20V%C3%ADtor.aspx

Site do SL Benfica, informação sobre a altura do MV.

H disse...

nem vou comentar as opções do Jesus na defesa... basta dizer-vos que fico doente sempre que o Emerson joga. E quanto ao Jardel, não esqueço o dia em que deixou o Custódio roubar-nos uma final da Liga Europa.

Outra coisa, alguém me sabe dizer porque é que nunca consigo registar no forum ser benfiquista?

Saudações,
H

JNF disse...

H,

se estás com problemas em registar-te no fórum, o melhor é enviares um mail para a administração do site a pedir informações/explicações:

info@serbenfiquista.com

Anónimo disse...

Não percebo tanta polémica.
Gosto do Miguel Vítor! Ainda no Sábado fez um grande jogo. Sem dúvida, dos melhores jogadores em campo. O problema é que já não tínhamos o Garay e agora não temos o MV, o Jardel e, quem sabe, o Luisão.
Falando de Jardel, acho que tem desempenhado bem o lugar. No jogo com o Chelsea poderia ter sido herói caso tivesse marcado aquele golo de cabeça. Também não se pode dizer que tenha sido vilão, já que, no golo do Chelsea, as responsabilidades são partilhadas com outros jogadores. Fora isso, teve bem nos restantes jogos em que tem vindo a ocupar o lugar de Garay.
Faz sentido dizer que deveria jogar MV em vez de Jardel? Eu preferia que fosse o MV. Mas não me escandaliza que seja o Jardel. Por isso, volto àquilo que referi inicialmente: este assunto não merece uma polémica.
E algumas comparações que são feitas entre jogadores de nível idêntico são meramente subjetivas.
O que, de alguma forma, merece séria reflexão é o facto de o Benfica não ter uma equipa B, para potenciar alguns jogadores jovens e para solucionar problemas pontuais que possam surgir na equipa principal, como sucede atualmente com os defesas centrais praticamente todos lesionados. Em Portugal, o Marítimo é a única equipa que faz isso e tem tirado bons proveitos dessa situação.
MM

Bobe disse...

John Wakefield, é impressão minha ou referes-te ao lance em que ele se lesionou?

Sinceramente não estou a lembrar-me de ele alguma vez ter tido um deslize.

Miguel A. disse...

JNF, eu também prefiro o Miguel Vítor, mas já se percebeu que o JJ nunca acreditou muito nele. E foi uma pena, e um azar do caraças a lesão do MV. Estava a fazer um grande jogo e isso poderia motivá-lo ainda mais para o jogo de amanhã.

Miguel A. disse...

Falta o Baresi na tua lista, JNF. Abraço.