quinta-feira, 5 de abril de 2012

Quim e Nuno Gomes

Quim e Nuno Gomes, jogadores do Braga, ambos campeões nacionais ao serviço do Benfica por duas vezes, tiveram recepções bem diferentes no regresso à Luz. O público presente no nosso estádio soube distinguir dois jogadores e duas atitudes.

Quim foi enxovalhado. Desde que foi "despedido" por Jesus em directo na RTP N poucos dias depois da conquista do campeonato em 2010, que tem proferido palavras pouco simpáticas para com o clube que lhe deu títulos e currículo. Saiu sentido com Jesus e percebe-se porquê: ninguém gosta que a sua dispensa seja anunciada da forma que foi. Mas Quim não soube (e aqui é que pecou) distinguir o treinador do clube. É que os adeptos, sim, os adeptos é que são a massa e essência de um clube. Não é o treinador, mesmo que se chame Eriksson, Camacho, Trapattoni ou Jesus. E em vez de calar, Quim preferiu canalizar o seu ódio para o Benfica, ódio esse que se viu em campo contra o nosso clube no sábado passado. Quantas vezes viram Quim protestar furiosamente com um árbitro ao serviço do Benfica? Viram a sua atitude na Luz contra o Benfica? Quim não aprendeu muita coisa sobre o que é o Benfica ao longo dos seis anos que esteve no clube. Hoje, tenho pena que tenha sido o nosso guarda-redes durante tanto tempo, que tenha travado a ascensão de um miúdo talentoso e que tenha mordido na mão de quem lhe deu de comer.

Já o caso de Nuno Gomes é bem diferente. Do ex-capitão nunca se ouviu uma palavra amarga ou de ressentimento para com o clube que defendeu durante 12 anos. Quando questionado sobre o Benfica, procurou um distanciamento que acaba por ser normal, dado que está ao serviço de um clube que concorre com o Benfica pelos mesmos objectivos, mesmo que esse clube não admita. No entanto, o enorme respeito que Nuno tem pelo clube faz-se sentir. E quem o conhece pessoalmente sabe que continua a gostar do Benfica como se cá estivesse. Pode não ter nascido com o clube no coração, mas aprendeu a gostar. E defendeu-o sempre com unhas e dentes, afrontando personalidades que são temidas por todo o futebol português (ver o caso de Pinto da Costa, por exemplo). Quem não acredita e não percebe o porquê dos aplausos com que foi brindado aquando da entrada em campo, que observe a sua atitude no golo do Braga: baixou a cabeça, ajeitou o cabelo e regressou ao meio-campo sem olhar sequer para os colegas. No final do jogo, foi o único jogador bracarense que esteve no centro do relvado a cumprimentar os jogadores do Benfica. Doze anos de Benfica, três como capitão de equipa, 398 jogos, 166 golos, 10º jogador com mais presenças oficiais pelo SLB, 9º melhor marcador da História do clube, exemplo de benfiquismo. Se ainda não perceberam porque foi aplaudido, nunca perceberão.

11 comentários:

amigo do emerson disse...

E os nossos, actuais, que envergam agora a nossa camisola, assobiados na Luz. 'Tá muita bem pah. Força.

PMM disse...

Acho que o JNF não entendeu algumas criticas que se fizeram pelos aplausos ao Nuno Gomes.
Em relação ao Quim está tudo dito de uma personagem rasteiro, velhaca, ressabiada, estupida que é o que é devido ao Benfica. Esteve aqui tempo a mais e como o carissimo tenho pena os anos que aqui esteve mesmo tendo na altura defendido.
O Nuno Gomes como disse é diferente e teve atitudes diferentes. Mas o que aconteceu sabado é irrealista. Então estava-se num jogo fundamental para o clube a 10 minutos do fim com 1-0 e antes de um lançe de perigo (que até deu golo) vai-se aplaudir um jogador adversário? Ali o Nuno Gomes era mais 1 jogador do Braga como as bestas do Viana, ou do Mossoró portanto era encara-lo como tal. Já viu que até poderia ter marcado ele proprio o golo e vai-se aplaudir? Nem que fosse o Eusébio, ou o Rui (o famoso jogo do golo foi na pré-temporada o que é diferente), no jogo importante não há amigos, ou homenagens são adversários e mais nada. No fim do jogo tudo bem e até mesmo não tendo sido um grande admirador do Nuno ele será sempre da nossa história por isso achei bem os aplausos que teve no fim do jogo porque foram merecidos. Agora durante, Meu Deus mais do que tudo está o Benfica é isso que importa.
Lembro-me bem dos regressos de outros simbolos á Luz. O Chalana pelo Belem e o Diamantino no Setúbal. Quase não houve aplausos pois ali estavam como adversarios, no fim sim o 3º anel tributou-lhes uma bela homenagem como deveria ser.

JNF disse...

amigo do emerson(1) e PMM(2):

1 - Belo nick. E concordo. Acho lamentável que se assobie um jogador do Benfica, mesmo que seja o Emerson.

2 - Começando pelo fim: o que se fez no passado, por ter sido feito no passado, quando o Benfica dominava, não significa que esteja correcto. Na minha opinião, não estava. Jogadores como o Chalana e o Diamantino mereciam ser aplaudidos aquando das suas entradas em campo. Quanto ao caso do Nuno Gomes em específico, tanto ele como os adeptos e os jogadores bracarenses sabiam a quem os aplausos se dirigiam: ao Nuno Gomes enquanto ex-jogador do Benfica. Não ao jogador do Braga nem aos seus colegas. Foi um acto de reconhecimento pelo que deu ao Benfica. E se havia altura em que devia ter sido feito, era ali.

José Lemos disse...

Boa reflexão!

JediVermelho disse...

Quem se "atira" ao Nuno Gomes é ingrato! Um ex-capitão, que envergou a camisola com dignidade e soube defendê-la com qualidade! Por muito que custe a alguns, Nuno Gomes foi dos melhores jogadores do Benfica nos últimos 15 anos! E se foi dispensado por JJ foi só pelo critério do técnico! Nada mais! Ele está com 36 anos, não podemos esperar que ele seja titular no Braga. E até isso usam como arma de arremesso contra o nosso ex-21! Um homem que chegou a capitão com todo o mérito! Que se manteve connosco nos piores anos! Espero que LFV o faça regressar, que lhe dê a chance de transmitir o que é ser Benfica! Quanto ao bando de ingratos que o atacam, aprendam o que é o Benfica!
Já Emerson, para merecer não ser assobiado, tem de mostrar mais qualidade! Muito mais durante mais tempo!

Bernardo disse...

finalmente alguém a escrever aquilo que penso. obrigado JNF!

mas alguém julga mesmo que os jogadores do braga ficaram todos motivados e super confortaveis no campo, porque o nuno gomes foi aplaudido? nunca jogaram à bola. ficaram confortaveis desde o inicio foi pela falta de um ambiente mais aceso ao longo dos 90 minutos. ambiente que já quando foi o porto para a liga achei fraco.

o nuno gomes e outros como ele merecem ser aplaudidos quando entram no campo. devemos-lhe esse respeito e essa homenagem. e não se aplaude uma jogada dele ou um golo dele. é simplesmente a entrada dele em campo. o jogo está parado ele entra, é aplaudido. o jogo prossegue e...até parecem peixes dentro de um aquário!!! :D

Anónimo disse...

se o nuno gomes tivesse sido assobiado quando entrou em campo, estaríamos a esquecer o que o benfica é, e a diferença entre sermos todos do porto, ou do benfica, seria nula.
não podemos ser ingratos para as pessoas que nos deram muito. quando o nuno gomes entrou, mesmo tando o jogo tremido e sendo o jogador do braga, aplaudi-lo apenas provou que somos e seremos sempre melhor que os outros.
Com o quim, também penso que devia ter sido aplaudido, pois apesar de tudo podiamos ter sido superior ao que ele diz. Tanto ele e o nuno gomes foram corridos da luz pelo jesus.

Bicadas disse...

Boas,

Caro JNF estamos quase completamente de acordo. Para mim ganhar é importante, mas não é tudo, por isso fui um dos que, no sábado, aplaudiu o Nuno quando entrou. Foi nosso capitão, com 12 anos de casa e um jogador que sempre admirei, opinião que muitos Benfiquistas não partilhavam.

E é aqui que surge um ligeiro desacordo em relação ao Quim.

Nunca o assobiei e mesmo no sábado tentei moderar-me e só me saltou a tampa quando ele abusou no anti jogo. Quim sempre teve muitos detratores no Benfica, muitos mais que o Nuno, e foi lidando com isso enquanto pode. Não concordo com as atitudes dele, acho apenas que tem atenuantes - já aqui me referi ao episódio lamentável e de que senti vergonha, quando ele estava no chão a receber assistência e o estádio em peso gritava pelo Moreira. Nem imagino o que isto possa significar, mas certamente não contribui para que ele olhe para o Benfica com carinho.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Em relação ao Nuno Gomes, concordo o que foi escrito, o mesmo acontece com o Quim.

Acrescento no entanto o seguinte:

Ambos terminavam o contrato. Ao contrário do que se fez passar, JJ disse a Quim que renovava, mas que iria ser suplente do GR que o Benfica iria comprar. Quim não quis ficar nestas condições. Foi á vida dele.

Com Nuno Gomes passou-se mais ou menos a mesma coisa. Sei que JJ queria que ele ficasse. Mas não jogaria mais do que tinha jogado. Nuno Gomes achava que podia jogar mais no Braga e ir ao Europeu. Nem joga, nem vai ao Euro.

GNR

Pedro disse...

Sobre Quim nada mais a dizer excepto que enquanto por cá andou arranjou sempre conflitos quando não era titular...

Sobre Nuno Gomes, é tudo muito bonito mas, há sempre um mas. Ele escolheu ir para o Braga um clube que o recebeu no passado com pedradas e bolas de golfe, um clube que faz parte do polvo com o objectivo de derrubar o SLB. Foi opção dele...de mais ninguem. Para mim isso choca com o "benfiquismo" q defendem. Se houvesse molhada como no passado de que lado ele ficaria???

JNF disse...

Ficaria de fora, de certeza.

Quanto à escolha, para onde poderia ir se SÓ recebeu convites do Braga e do Puebla?