domingo, 22 de abril de 2012

Eusébio, dá um chuto nesta crise

«Vieirista é aquele que apoia o Benfica, pois Vieira é o presidente do Benfica, básico e elementar.»

Não interessa quem nem onde se disse a imbecilidade acima escrita. O que importa analisar é a transmissão desta inverdade ao longo dos anos. Para muitos benfiquistas, a defesa do presidente do clube é algo tão valioso quanto a própria vida. Tudo bem, estão no seu direito. Já a tentativa de silenciar e ridicularizar quem critica Vieira atinge, neste momento, níveis épicos de patetice. Não vi o Benfica vencedor e dominador dos anos 60. O único Benfica que conheci foi o dos anos 90. E para meu espanto, o salvador Vieira, em termos de títulos, pouco ou nada melhorou em relação ao registo da década de 90. Mas conheço a História deste clube, que tem na sua génese e na sua matriz a palavra "vencer". E no dicionário de Vieira, publicado pela primeira vez em 2001 e com novas edições em 2003, 2006 e 2009, "vencer" é uma palavra que não aparece. Por isso, por não conseguir colocar o Benfica no lugar que merece, tem de sair. É a minha opinião. Onze épocas ao serviço do clube: Porto - 8 campeonatos; Benfica - 2 campeonatos; Sporting - 1 campeonato. Pior fica se observarmos o número de troféus oficiais: Porto - 22 Benfica - 8; Sporting - 7, com a possibilidade de atingir os 9 ainda está época. Obrigado pelo primeiro mandato, o único verdadeiramente bom, mas estes últimos anos têm sido francamente maus. Fim de linha para ti também, caro Vieira.

Mas voltemos ao cerne da questão, à imagem e à frase que dão origem a este texto. Dezenas de pessoas na blogosfera, e por extensão milhares de benfiquistas lá fora, condenam os graffitis em que se critica Vieira. A única coisa que critico nas inscrições feitas é o facto de terem sido efectuadas em propriedade privada. Não discuto o conteúdo, até porque demonstra bem o meu estado de alma. O que eu não me lembro de ver é a mesma onda de indignação quando a situação se passou com Vale e Azevedo. Há pouco mais de dez anos, havia, como hoje, revolta e indignação. E também houve graffitis. E gente a apoiar Vale e Azevedo. Bendita internet cujo uso generalizado, especialmente no que ao acesso a blogs e fóruns diz respeito, só se tornou comum depois de 2005. Porque se houvesse, em 2000, a afluência às redes sociais e a todos estes novos meios de informação que temos hoje, se calhar veríamos os mesmos defensores de Vieira, que dizem nunca terem estado com Vale e Azevedo, a defender o pobre londrino esfomeado. São ciclos que se repetem, muitas vezes com as mesmas personagens a desempenharem os mesmos papéis. Afinal de contas, há dez anos, «Vale e Azevedista é aquele que apoia o Benfica, pois Vale e Azevedo era o presidente do Benfica, básico e elementar.», certo?

O benfiquista é um animal estranho. É capaz de dar 40% numas eleições a um corrupto perdedor mesmo depois de virem a público todas as intrujices em que esteve metido, quando concorria com um candidato apoiado por Eusébio e que trazia Mário Jardel na manga. E também vai ser capaz de reeleger um trafulha perdedor que atropela os estatutos do clube e que se serve da posição que ocupa para subir na vida sem dar ao clube um décimo daquilo que o Benfica lhe dá.

P.S. Como não gosto de alimentar novelas, nem estas nem as da TVI, o post abaixo deste fica sem comentários. Quem tiver alguma coisa a dizer, que o diga por email (eternobenfica@gmail.com). Agradecemos a compreensão. Ao redjan, obrigado pelos anos em que colaborou com o Eterno Benfica. Volta sempre.

18 comentários:

Qui-GonJinn disse...

O benfiquista é um animal estranho. É capaz de dar 40% numas eleições a um corrupto perdedor mesmo depois de virem a público todas as intrujices em que esteve metido, quando concorria com um candidato apoiado por Eusébio e que trazia Mário Jardel na manga. E também vai ser capaz de reeleger um trafulha perdedor que atropela os estatutos do clube e que se serve da posição que ocupa para subir na vida sem dar ao clube um décimo daquilo que o Benfica lhe dá.

Lúcido e elementar!

paulo Chagas disse...

Não concordo contigo...acho que estas a chamar estupidos aos socios do Benfica e muitos ate o são mas não me parece que possas comparar o Vieira com o Vale...o LFV cometeu erros como é obvio mas tb fez muita coisa positiva que não vou aqui enumerar...o que eu digo em relação a toda esta situação dos canticos anti-LFV e graffitis eles vão ajudar a criar na imprensa assuntos que vão abafar e branquear a forma como o CRAC ganhou(roubou) este campeonato...fico á espera que apareça alguem credivel e disponivel para debater com o LFV nas proximas eleições o que acho que não vai acontecer pq nem toda a gente esta disponivel para entrar neste lodo podre que é o Futebol portugues...

JNF disse...

Burmelho, uma vez mais, em português, a ver se é desta que percebes:

"P.S. Como não gosto de alimentar novelas, nem estas nem as da TVI, o post abaixo deste fica sem comentários. Quem tiver alguma coisa a dizer, que o diga por email (eternobenfica@gmail.com). Agradecemos a compreensão."

Se queres falar sobre o assunto, manda mail.

Sérgio Fonseca disse...

Eu não critico quem critica. Mas tenho de criticar a forma e o timing das criticas.

Caso não tenham reparado fizemos um grande jogo. Mais uma jornada em que demonstramos ser melhores que os corruptos e eles com mais uma vitória garantida da forma que já conhecemos. Já é um clássico. Depois disto na comunicação social não se fala de nada sobre o grande jogo do Benfica ou de mais um roubo no Dragão. Fala-se e vai falar-se durante toda a semana sobre as criticas ao presidente. Ainda há minutos Rui Santos estava só a dizer porcaria. A dar a entender que o Braga foi roubado porque não se deve expulsar jogadores aos 20 minutos mesmo que eles tenham faltas para isso. E nós deixamos andar. Ainda muita coisa vai acontecer para nos tirarem o 2º lugar.

Quanto às criticas em si é legitimo qualquer um fazê-las. No entanto acho estranho que não tenha existido essa veemência depois dos roubos de que fomos alvos. Será que também não posso dizer que a claque está conivente com o sistema? Se Vieira apoiou as pessoas que lá estão e não fala e a claque nunca manifestou nada contra e não se insurge com roubos nem tem iniciativas quanto a isso posso dizer que estão a fazer exactamente o mesmo que o presidente.

Enfim que venha mais um grande salvador. Mais um que finalmente vai virar o sistema do avesso enquanto nem a justiça portuguesa o fez.

JNF disse...

Sérgio,

as claques já mostraram cartazes com palavras de ordem contra a Sporttv. Quanto ao resto, de que serve agora jogar bonito? No futebol, o que interessa é ganhar e nós tivemos 5 pontos de vantagem que desperdiçámos por nossa culpa e por culpa alheia.

redjan disse...

JNF. Como de costume, leio um post teu e encontro um espaço onde defendes ideias e pontos de vista assentes em argumentos válidos.
Poderia passar um dia a trocar ideias com Benfiquistas, e tenho a certeza que com muitos aprenderia mais e mais alternativas e caminhos. Defendo o Benfica com a garra que uso para preservar uma das coisas que mais amo.
O ' Eterno ' tornou-se para mim um ponto de referência na troca de ideias.
A única coisa que me fez partir, foi o modo como a figura de um Presidente do Benfica foi nomeado. Há limites, mesmo nos momentos em que a paciência e o crédito que concedemos a outros se esgota. E esse limite foi claramente ultrapassado, na forma de uma referência em termos maus demais Não se trata de nada pessoal. Nem sequer de estar de acordo ou em desacordo com a linha base de quem deseja e vê a mudança de liderança como algo inadiável.
Se um dia fizéssemos um Forum em torno do papel de LFV no Benfica, milhares de argumentos colheriam apoiantes e opositores. Não vou no entanto aqui, neste comentário, trazer ou deixar ideias em sua defesa ou ataque.
Não quero deixar de pedir desculpa pelo facto de não te ter enviado em primeiro lugar um email com
a minha decisão.
Agradeço as tuas palavras e aprecio o modo como tão bem geres este espaço.
Saudações Benfiquistas a todos,
Redjan
Um leitor assíduo deste espaço.

rui disse...

Sao 10 anos,sao 2 titulos de campeao,nos anos 90 ficamos em 4 e 6..mas ainda em 2007 tambem ficamos em 4,estivemos 4 anos sem ir á champions,nao levamos 7 em vigo mas ja tivemos uma campanha miseravel na LE quando conquistamos 1 ponto na fase de grupos e ainda perdemos em casa com o metalist num jogo que tinhamos que ganhar por 8 a 0...perdemos o titulo para o porto em plena luz, Ja fomos tambem arrumados da taça de portugal por varzins desta vida....temos o passivo a crescer cada vez mais,temos cada vez menos gente no estadio,nem nuns 8 final da Lc esteve cheio.....Estes anos ainda foram piores que os anos 90 pois tive que assistir ao porto ganhar mais titulos europeus que nos campeonatos,e agora arriscome a ver o sporting a fazer o mesmo...mas eu pergunto eu grito eu berro aos ventos...O QUE MAIS É PRECISO PRA VOS FAZER ABRIR A PUTA DOS OLHOS?? SERA PRECISO VOS ABRIR OS OLHOS Á MARRETADA E VOS METER AS COISAS LA DENTRO?? CHEEEEGA!!!! NAO APOIEM NEM VOTEM MAIS EM DERROTADOS E FALHADOS!! BASTA DESTA CULTURA DO MEDO..AH,ANTES DESTE ERA O VALE E AZEVEDO E AGORA VEM OUTRO,A HISTORIA DO BENFICA NAO FOI SO FEITA DE VALES E VIEIRAS PORRA.

Anónimo disse...

Para o peditório das imbecilidades, ainda que ditas angelicamente, não dou.

É-me evidente a divergência entre Benfica e LFV.

Anónimo disse...

«Vieirista é aquele que apoia o Benfica, pois Vieira é o presidente do Benfica, básico e elementar.»

Perdão?!...

Os nazis tinham a mesma postura perante Hitler, confundindo-o com a Alemanha.

Deu no que deu.

Anónimo disse...

"...fico á espera que apareça alguem credivel e disponivel para debater com o LFV nas proximas eleições o que acho que não vai acontecer pq nem toda a gente esta disponivel para entrar neste lodo podre que é o Futebol portugues..."

A única razão porque isso não acontece, não é por falta de gente para dar uma pedrada no charco, sobretudo no Benfica que é o clube com mais apoio popular.
A razão porque não acontece (e já o escrevi noutro comentário) é porque o LFV antecipou (imagine-se bem) a data das últimas eleições, para uma data favorável do ponto de vista do calendário futebolistíco. O mesmo fez com a convocatória da última AG, que "só" decidiu a passagem do estádio para a SAD, em que já se conheciam as suas intenções, mas o Maquiavel de serviço esperou por um momento hiperbólico da equipa para dar a golpada.
E agora aposto (mas aposto mesmo) que a data das próximas eleições vai ser decidida assim:
1) vai esperar pelo calendário da liga (que graças ao sorteio condicionado já sabe que nas 1ºas jornadas não apanha rivais directos).
2) se tiver um arranque favorável (adversários fáceis) as eleições serão em meados de Outubro, quando andar-mos a golear o feirense, setúbal...
3) se as 1as jornadas trouxerem um Braga, Maritímo ou Nacional fora...então as eleições serão antecipadas para setembro, com o espectacular argumento de que é para não destabilizar a equipe.

De uma maneira ou de outra deve ser suficiente (graças à última revisão dos estatutos) para não haver oposição, e assim já sabemos o que se segue: o mesmo resultado desportivo de 2012, aprox 60 jogadores com contrato profissional para que o mestre da táctica "potencialize" 2, por cada 10 que ele e o LFV compram naquelas noitadas de insónias em que vê os jogos dos campeonatos estaduais no Brasil, 2 ou 3 vendas muito apropriadas para capitalizar, e sobretudo a cereja no topo do bola para 2013: a renovação com a Olivedesportos! Ah...como é bom voltar a casa!
ass. aalto
PS - é uma vergonha ter que ouvir o treinador da mais cara equipe de sempre do futebol português, vir defender um presidente no after-match, e uma ofensa aos adeptos. Jesus: será que não percebes que a razão porque não te mostramos os lenços brancos...é porque não adianta nada!!! Não és tu que tens que sair...é o fazedor de reis! De nada adianta ires embora para vir outro como tu!

Pedro disse...

"não me parece que possas comparar o Vieira com o Vale"

Não se pode mesmo. O segundo defendeu o SLB contra a Olivedesportos..o primeiro tornou-se num dos homens mais ricos do país.

JNF, o malandro Vale e Azevedo mantinha o forum aberto no site oficial do clube, um forum onde ele era apelidado de muito pior do que dizem hoje sobre Vieira. E nunca o fechou ou censurou. Vilarinho ganhou as eleições e rapidamente as maroscas do grupinho de q ele era mero testa de ferro vieram a público e o tal forum foi imediatamente encerrado. Ok, os benfiquistas não desistiram e foi criado um forum mas como esse forum tb era incomodo para esta pandilha o site q o albergava foi comprado por uma certa empresa e a censura passou a ser lei. Mas o outro é q era o demo. O outro que aceitou um debate contra TRÊS opositores seus ao mesmo tempo. Realmente...

nunomaf disse...

JNF,

Nessa altura a gloriosaesfera era uma ímberbe criança e não tinha o impacto que tem hoje. Aliás tenho a impressão que a grande maioria dos sites relacionados com o Benfica foram criados após isso, ou nessa altura mesmo.

Apesar disso e se bem me recordo esses escritos também originaram polémica e clivagens, e até alguns actos cobardes de intimidação.

A repercussão é que era outra e o sentimento também, pois havia a noção de que o Benfica estava na penúria e estávamos no início do jugo da SPORCOSTV.

Hoje estamos no fim desse jugo e a situação económica é outra (uns dizem pior outros dizem melhor, mas é diferente de certeza) e o Benfica tem uma dimensão ao nível patrimonial também diferente.

E os nosso estatutos também são diferentes...

Muita coisa diferente mas a nível de resultados desportivos não houve a evolução esperada nem a prometida (que quanto a mim são duas coisas bem diferentes e que a seu tempo irei tentar explicar).

Anónimo disse...

A pior coisa que pode acontecer ao Benfica é a continuação de LFV & Cia. Mais do mesmo no horizonte, ou seja: FCP a ganhar a sério, e o Benfica com simulacros de taças e torneios de pré-época.

E tal é quase certo, tal a formatação dos estatutos de Benfica no que respeita à acessibilidade para uma candidatura presidencial.

Unknown disse...

Tem que se acabar com essa limpeza de carácter do vale só porque não se gosta do vieira.

Nos tempos do vale, os opositores eram coagidos e agredidos nas ag's.
Quem criticava vale criticava o Benfica (revêm o paralelismo entre a cultura da figura do presidente misturada com o clube?).

Para quem desmente esses tempos de falta de democracia, digo eu, que fui várias vezes ameaçado no Estádio da Luz pelos apoiantes do Vale, pois contestava a gestão perfeitamente idiótica que ele permitia a sornas e outros quejandos.

Muito me custa ver que hoje, os mesmos que defendiam Vale até à morte, até ele perder as eleições, agora defendem Vieira até à morte, provavelmente até ele perder eleições e criticam todos e quaisquer sócios que critiquem o presidente do Benfica. (atenção que o defender até à morte é uma metáfora)

Vieira é mau presidente, por ser incompetente a levar o Benfica aos êxitos, e tem tiques de déspota que não aceita contestação, muito à semelhança do que Vale fazia.

Eu sou pelo Benfica e sempre que os presidentes prometem e não cumprem, que não atingem os resultados, que instauram a cultura do contra mim é contra o Benfica, que compram paletes de jogadores todos os anos e não criam bases para serem constantemente campeões, são presidentes que não me merecem os meus votos.

Sou sócio há mais de 25 anos e devido ao golpe estatutário não me posso candidatar, não que o queira, pois não procuro protagonismo, mas à minha semelhança está o Rui Costa, que também é sócio há mais de 25 anos e também não se pode candidatar a presidente - os que defendem Vieira acham isto bem ?

O Benfica nunca teve um Presidente mais de 10 anos e não foi isso que impediu a sua glória. Presidentes vão e vêm e quando se provam incompetentes para atingir os objectivos do clube o melhor é darem lugar a outros.

Não se preocupem que alguém há-de aparecer no meio dos mais de 215.000 sócios efectivos, mesmo com a abstrusa restrição.

PS - a propósito do golpe estatutário, tenho pena que não tenha sido aprovado que nenhum presidente o possa ser por mais de 3 mandatos, pois isso sim defende o Benfica. Por uma questão de higiene democrática, é um imperativo que o Vieira não se candidate, ou pelo menos que os sócios do Benfica lhe dêem um chuto no rabo.

Danilo Oliveira disse...

nunomaf,

Fim do jugo do Oliveira? Sou como São Tomás de Aquino: Ver para crer.

Dimensão patrimonial? As famosas pedras da calçada não é?

Os estatutos são uma das maiores vergonhas deste "novo" Benfica.

Continuando neste rumo, iremos lentamente definhar... Já falta pouco para o ponto sem retorno.

Aguilar disse...

A Terra Prometida do Benfica segundo o «evangelista» LFV continua a ser uma miragem...

E ele lá foi aproveitando para blindar a sua posição no Benfica.

Hoje observo que o Benfica foi conduzido a um deplorável «estado de sítio» pela presente direcção: forum do clube censurado, censura sobre as faixas das claques no estádio, estatutos formatados e alterados por conveniência pessoal por aprendizes de ditadores, etc, etc...

Reina um ambiente de caciquismo num clube que é o clube do povo por excelência.

E ainda há quem queira fazer passar tudo isto por normal, aceitável e razoável.

Uma lástima.

Miguel disse...

Sei que não tem a ver com este post, mas não resisto em relembrar as declarações do Nostradamus dos tempos modernos, Jorge Jesus, no final do jogo contra o Chelsea:

"O Chelsea não terá qualquer hipótese contra o Barcelona". "Não têm a mínima hipótese."

São muitos anos disto.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Parece-me que sermos vieiristas é no minimo estranho... será mais razoável sermos BENFIQUISTAS!?!!!

Esta direção só pode ter o apoio daqueels que têm algo a ganhar com ela... porque resultados = (quase) ZERO...

Mas cada um sabe de si... lembro-me das criticas a Vale e Azevedo pelos camiões de jogadores... e Robertos (????) e Oblaks a 4 milhões... MAS SOMOS OTÁRIOS OU QUê irmãos????

É só!!!