terça-feira, 15 de maio de 2012

Fernando Tavares em discurso directo

Redigido por Fernando Tavares, ex-vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica entre 2003 e 2008, responsável pela pasta das modalidades, no fórum Ser Benfiquista:

«Nota aberta a Rui Gomes da Silva,

Evitando entrar na discussão do péssimo e lamentável princípio de ver um dirigente do Benfica num programa de debate televisivo, queria deixar-lhe três notas:

1) As suas intervenções provam as deficiências da estrutura profissional do futebol. As suas intervenções são sistematicamente fracas e sem qualquer tipo de conteúdo. São vazias de conhecimento. O senhor não têm a mínima ideia do que é o Benfica, nem tão pouco o que é necessário para gerir uma equipa profissional de futebol que possa atingir a desejada hegemonia desportiva. Está convencido que é através de ataques públicos à arbitragem que vão impedir que o Benfica continue a ser prejudicado. Mas afinal quem deu o apoio incondicional a Vitor Pereira? Que trabalho está a ser feito no interface com outros clubes que possa impedir que por exemplo Sérgio Conceição, Pedro Emanuel, Nuno Espírito Santo e Fernando Couto, sejam treinadores na primeira Liga? Como explicar o caso Manuel Sérgio? Como explicar o escandaloso abandono da equipa de futebol e do seu treinador em Vila do Conde? Em alternativa a colocar nos media o Director de Comunicação e o treinador a defenderem o indefensável, não teria sido melhor actuar na prevenção e verdadeiramente actuar numa plataforma de unidade? Quem encomendou as críticas públicas ao treinador Jorge Jesus que sistematicamente colocavam em causa a sua continuidade? Será que é o único culpado? António Carraça afirmou que é melhor ficar em segundo do que em primeiro com batota. Eu diria que é melhor ficar em primeiro e impedir que os outros façam batota. É isto que eu espero de uma retaguarda profissional. Com esta estratégia de propaganda o Benfica vai continuar a perder. O Benfica não ataca a verdadeira razão, ie a liderança ou a falta dela. O que me assusta nas suas intervenções é a incapacidade de reconhecer o verdadeiro problema. O seu ciclo terminou...o vosso ciclo terminou.

2) Afirma conhecer o Senhor José Veiga. Conhece mal. José Veiga não está a por detrás de nenhum movimento de oposição. José Veiga tem ideias claras em relação ao futebol do Benfica e está disponível para um dia voltar. Não está obcecado pelo poder. O senhor é que está obcecado em atacar uma pessoa que serviu o Benfica com jogo rasteiro. Já que fez uma referência a José Veiga podia ter referido que em 2009 não descansou enquanto não conversou com ele sobre a necessidade de trabalhar uma alternativa a LFV. O senhor mudou de casaca por amor ao poder. Vê o Benfica perder e continua agarrado ao poder. Não fale do que não sabe nem fale pelos outros. Aqui não há testas de ferro. Há pessoas que sentem e conhecem o Benfica. Os senhores querem destruir o espírito democrático que sempre imperou no nosso clube. Tenho que reconhecer que estiveram perto. Fico satisfeito por verificar que jovens benfiquistas não se conformam. Regateiam e desmontam teses como a do milagre financeiro. Eles sim representam o verdadeiro espírito benfiquista. Não se conformam com a destruição dos valores do Benfica nem com um clube perdedor. O senhor em vez de substimar devia respeitar e refletir.

3) Permita-me que eu lhe dê uma lição de estratégia. O problema do Benfica para além da liderança prende-se com uma estratégia errada. Enquanto o nosso principal rival tem uma estratégia de produto, ou seja, focada no futebol o Benfica pela mão do Sportinguista Soares de Oliveira tem uma estratégia de marca. Os senhores estão convencidos que a marca resolve tudo. Como dizia bem Manuel Sérgio, como é possível construir uma marca sem ganhar? Enquanto outros estão focados na equipa de futebol nós anunciamos protocolos com agências funerárias. Talvez este seja o vosso enterro.

Saudações Benfiquistas
Fernando Tavares»

29 comentários:

Tiago disse...

Vinha colocar isso aqui agora JNF.

Talvez a mais arrasadora intervenção que me recordo desde que o vieira subiu ao poder.

Está na hora de mudar! Vamos a isto, Benfica!

Anónimo disse...

Ajuda-nos a salvar o Benfica !

Anónimo disse...

Brutal. Grande homem, grande Benfiquista...

Se foi disto que o Por Ti Benfica andou à procura o meu obrigado a essa malta, e um pedido de desculpas por algumas duvidas que levantei.

Salve-mos o Benfica,
Avança Fernando!

Nuno Bártolo disse...

Permitam me que aplaude de pé :P

Nuno Bártolo disse...

Aplaudo de pé esta intervenção.

JNF, obrigado pela partilha.

Aproveito também para dar-te os parabéns pelas criticas construtivas feitas.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Pode ser Fernando Tavares, mas sem Veiga, por favor, sem Veiga... Veiga Não... Veiga Não!!!!!
Ligações perigosas ao inimigo... é como o Gomes já não gosta do pintinho... eu não quero gente dessa no nosso querido benfica!

Anónimo disse...

Quem, Fernando Tavares? Jose Veiga? Então mas este Fernando Tavares esteve lá de 2003 a 2008 e nunca disse nada ao presidente que por acaso era o mesmo que Rui Gomes Silva, defende e está há menos tempo na direcção do que o tempo que esteve Fernando Tavares. A estratégia boa ou má tem sido a mesma, Fernando Tavares em 5 anos concordou, ou estava agarrado ao poder? Oh Fernando, deves pensar que andamos todos a dormir.
João Araujo

M.C. disse...

Não foi este senhor que em 2008 despediu dois treinadores campeões a saber Beto Aranha do Futsal, e Alexander Donner do Andebol, e abandonou a vice-presidência das amadoras alegando motivos profissionais ?
Convem conhecermos os dois lados da moeda não acham ?

Águia Preocupada disse...

É hora de darmos as mãos a estes senhores que tem coragem para desmascarar este poder medíocre e sobretudo PERIGOSO que impera no nosso clube.
É agora ou nunca!
Fala-se que as Casas do Benfica andam a organizar um almoço de apoio a Vieira. Perante isto, seria interessante saber-se da veracidade e do local. E surpreender esse almoço com uma manifestação pacífica mas esclarecedora do perigo que esses apoios encerram.
É preciso fazer o contraditório. Esclarecendo os membros das casas e fazendo-os compreender o quão errados andam.
Deixá-los "trabalhar" e "manobrar" à vontade é que não pode ser!

John Wakefield disse...

Tem muitos pontos coerentes... Ninguém pode negar isso...

Anónimo disse...

sem dúvida um grande texto, para os mercenários e pavões como o referido lerem...e se porem a andar.Já falei aqui sobre esse pavão e a cumplicidade dele com quem autoriza a sua presença no programa.

Todos sabemos um pouco sobre o Veiga, eu sei um bocado, mas gostava de lêr qualquer coisa por aqui sobre o Veiga e a possibilidade de um dia voltar a entrar no SLB.
No único ano que lá esteva com uma equipa de miséria, ganhamos com várias engenharias suas e não só...estou certo que se calhar em termos financeiros seria a ruína, mas a nível desportivo provavelmente um êxito...que dizem?

Os meus sinceros agradecimentos ao autor do texto, belíssimo texto.Obrigado por ajudares a transmitir o que são os valores do Benfica.

Live1904

Tomé Azevedo disse...

E o homem que corre os blogs todos!

Por ti Benfica!

JNF disse...

João Araújo(1) e MC(2):

1 - e aquele "maldito" Humberto Delgado? Sabes quem era?

2 - Beto Aranha? Não fales do que não sabes. O Beto Aranha decidia tantas coisas no futsal do Benfica quanto tu decides agora. Foram os jogadores que pegaram naquilo e levaram o Benfica ao título de campeão. O Donner tem outra história, vai ver aos arquivos do blog.

Filipe disse...

Uma análise esclarecedora do que se passa no Benfica: sem rumo, sem estratégia, a apoiar as pessoas erradas e sem capacidade de inverter o estado das coisas...e essas coisas são: a Liga, a Federação, o Conselho de Justiça, o Conselho de Disciplina, toda a teia que o Pinto da Costa conseguiu montar em trinta anos.
Os favores continuam a pagar-se e por muitos anos que passem as "instituições" continuam a agradecer para o resto da vida...
A ser verdade que o Proença vai à final da Liga dos Campeões, tb acredito que haja influência e que para o ano os favores continuem a pagar-se...
Também é verdade que há uma vaga "misteriosa" de técnicos "made in Porto" que pode trair a verdade desportiva.
Não haja dúvida que o esquema está bem montado... Até quando?

Unknown disse...

Bom texto. mas não passam de palavras.

Continuo com a minha opinião. Anda-se a fazer campanha sem candidatos.

Abraço

Rui Sérgio Guerra disse...

Enquanto existirem...
"maçãs agarradas à árvore"... (qual "tacho" e "palco n°1" das spotlights... o SLB!)...,
... bem pode "chover até os cães beberem de pé",...,
... gear até ficarmos "cotas"...,
... ou termos 1 Sol infinito...!

Acreditem, caros benfiquistas,...
... O SLB É APETECÍVEL DE MAIS!...
E..., RARAMENTE TEMOS GANHO!!!...
IMAGINE-SE... 1 SLB DIGNO DA SUA HONRA... E DA SUA HISTÓRIA!
(ok,... até aprox. 1990! Pois...!)

Provas? Permitam-me, então:

1 - Até ao ano de 2000,... quem era o Sr. LUIS FILIPE VIEIRA, à escala nacional?

R: - O "Kadhafi dos pneus",
ou - O "artista do Alverca"!

2 - E... DOMINGOS SOARES OLIVEIRA ?
R: - Quemmmmmmmmm??????
- "aquela osga"...?

3 - E... RUI GOMES DA SILVA ?
R: - Quemmmmmmmmm??????

4 - E... CARRAçA ?
R: - Quemmmmmm??????
- "outra osga"...?

5 - E... JOÃO GABRIEL ?
R: - Quemmmmmmmmm??????


etc...

Seria então, (até hà poucos anos!) bem mais expectável que,...
num Português "algo vernáculo",...
fosse largamente comentado algo tipo:

"Ai!!!... Ai, FODA-SE!!!
QUEM SÃO ESTAS AVES RARAS TODAS??
Que puta de poleirada na n/ Luz!"

Respeite-se o Sr.Luis Filipe Vieira, é titular em funções no SLB, foi democraticamente reeleito! E merece-nos, ainda, o crédito da obra estrutural, maugrado a CALAMITOSA GESTÃO DESPORTIVA... e MUITAS DÚVIDAS SOBRE O PASSIVO CONSOLIDADO DO SLB... (aprox. 500 M€!!!)!

Custa-me apenas entender, no Sr.LFV,... que:

- É 1 HOMEM DE FAMÍLIA RECONHECIDAMENTE EXEMPLAR!

- É 1 CIDADÃO SENSÍVEL À COMUNIDADE (Fundação SLB, apoios pós-cheias no Funchal,...)!

- Tem 1 cargo muitíssimo exigente,
É PRESIDENTE DO SLB!

- Como foi possível, ao longo
destes últimos 12 anos,...
... tornar-se NUMA DAS MAIORES FORTUNAS DE PORTUGAL?

Ok,... óptimo pra ele!

... Mas... e os outros "parasitas"?
FODA-SE,... digo eu!
... ADVANTIX contra todos... E RUA!

DEVOLVAM-NOS O N/ BENFICA!
O SLB... aos benfiquistas!

Abraço,
RSG

Anónimo disse...

mas já agora...elucidem-me por favor:
QUAL FOI O CATACLISMO QUE O VEIGA TROUXE AO BENFICA?

- foi ir buscar o Trappatoni? que com uma equipe de carregar pela boca foi campeão?
- foi o ter conseguido sem um único EURO que Miccoli e Karagounis jogassem no SLB, com o Karagounis a ficar mesmo nos quadros da equipe?

Bom mesmo é ir à Argentina buscar o Enzo Perez por 5,5 M€, e meia dúzia de semanas depois mandá-lo de volta, e este proclamar agora aos quatro ventos que a prioridade é ficar na Argentina!

E o Veiga é que é ladrão?

VAI ROUBAR PARA A ESTRADA GOLPISTA, e leva estes papagaios medíocres contigo. Fico revoltado ao olhar para a televisão, e saber que esta gente é paga no SLB com o nosso dinheiro. LADRÕES! 1000 vezes Ladrões!

ass. aalto

POC disse...

@Germano Bettencourt, concordo.
De qualquer forma, poderão achar cedo para dar esse passo, talvez estejam a abrir caminho...

Aguilar disse...

Rui Gomes da Silva tem o perfil completo para suceder o BUFO que mina o Benfica pelo interior.

Na época passada, vários temas discutidos exclusivamente na direcção do clube eram comentados por dirtigentes portistas alguns minutos após o fim das reuniões de direcção do Benfica. Alguém tomou medidas para averiguar tão vergonhosa e atentatória atitude? Nada.

Com esta gentalha lá instalada o Benfica vai continuar na senda do Sporting.

Lamentável.

Kostag disse...

A P O I A D O ! ! !

BENFIQUISTAS: ACORDEM, ABRAM A PESTANA, ANDAM A DORMIR HÁ 10 ANOS!!!

Johnny Rook disse...

É Natal?

Nasceu o Menino?

Também ressuscita?

Anónimo disse...

Germano dizes tu, é a tua opinião, vale o que vale como a minha! ;)

JNF disse...

M.C.

depois do que escreveste no outro comentário, estavas à espera que passasse? Boa viagem, pah.

JNF disse...

Bicadas,

apaguei intencionalmente o primeiro comentário, o segundo foi por engano. Passo a explicar: seja com o Vieira, com o Veiga, com um árbitro, um jogador nosso ou comigo (que já me aconteceu), o que escreveste no final do comentário não pode passar. Já aconteceram problemas graves numa situação semelhante.

Queres falar mal do Veiga? Estás à vontade, vem e diz o que achas dele. Para que não fiques com uma ideia errada, digo-te já que não gosto da personagem e que não sou, nem de perto nem de longe, um apoiante dele. Mas os dados que colocaste no final do teu comentário, não os posso publicar. Espero que comrpeendas.

Bicadas disse...

OK, percebo.

Mas é apenas um mal entendido. A "morada" que coloquei não é, naturalmente, da verdadeira casa do Veiga.

Aliás, apercebi-me de que poderias ter essa percepção logo após ter enviado o comentário. Acabei por colocar praticamente o mesmo texto no Ontem mas já com explicação: a morada que apresentei é a do Campus de Justiça, ou seja do tribunal.

Cumprimentos

Anónimo disse...

excelente carta aberta,coerente nas suas criticas,nos Benfica temos de desmacarar e enfraquecer o sistema e nao com queixinhas de puto mimado,nos mal fomos prejudicados deviam falar logo pois em Portugal quem nao chora nao mama,em relação ao Jose Veiga ainda nao percebi o que mts benfiquistas tem contra o homem qnd conseguiu blindar um balneario imune a critica pois nessa epoca plantel deixava a desejar,sabe os podres do futebol e do sistema e sabe combate-los com declaraçoes a ferir de morte o sistema,a dar a cara e o peito as balas quando perdiamos,a criticar arbitragem ferozmente relembro o jogo contra o FCP em que Petit marca aquele golo ao Baia que nao foi validaddo pelo Vigario Benquerença,pois nunca o Pinto da Costa cometeu tantos erros na sua gestao desportiva como nesse ano(3treinadores),um homem que quando teve o problema com o fisco pos o lugar a disposiçao nao esteve agarrado ao poder... Nao consigo perceber tamanha perseguiçao,temos de ACORDAR!!!!

Anónimo disse...

Agradeço a frontalidade e a forma como se expos na opinião publica e comentou a estratégia seguida pela actual direcção.

Acho que a estratégia da actual direcção foi bem pensada e executada nos primeiros 6 anos. Neste momento já necessitamos de outro rumo, outra forma de alcançar o que queremos para o benfica. Notamos que estamos numa fase complicada de ponto de viragem seja com estas pessoas eleitas ou com outras que saibam dar continuidade e aproveitar o que de bom foi feito.

Luis

Gandy disse...

Fernando Tavares!!!! Quem?! O homem que despediu Campeões, que colocou modalidades na segunda! Nem pensar!!!

Esta posição em redor de Veiga repugna-me. Quem é Veiga. Um Dragão de ouro!!! Ganhou um título como director desportivo, no ano em que rebentou o apito dourado, e que o fcp trocou de treinador quatro vezes!!!

Anónimo disse...

Marvelous, what a webpage it is! This weblog provides helpful facts to us, keep it up.
my site: chelsea fc transfer rumours transfer news