sexta-feira, 25 de maio de 2012

Papas e bolos

Vieira falou e falou bem. Este é o tipo de discurso que gostaria de ver num presidente do Benfica perante a situação actual no futebol português. Mas a distância que separa as palavras dos actos é abissal. E o que motiva o discurso, bem como o momento em que é proferido, também merece um olhar atento.

Se este discurso tivesse chegado de um benfiquista indefectível, acima de qualquer suspeita, candidato às eleições pela primeira vez, eu aplaudiria. Mas já conheço o senhor Vieira há mais de dez anos. E nestes dez anos, com particular destaque para os últimos cinco, Vieira sempre me pareceu mais interessado na vida pessoal que na vida activa do clube, intervindo nesta pontualmente, aparecendo mais vezes nos bons que nos maus momentos, sendo que nestes últimos aparecia não raras vezes tarde demais.

Acerta no discurso, falha no timing. E porquê? Porque enquanto o Benfica era sistematicamente roubado na Liga 2011/2012, manteve-se calado. À espera do quê? Não sei bem ao certo. Os benfiquistas não se interrogam quanto a este ponto? E rejubilam porque agora, no fim de mais um campeonato perdido, surgiu o discurso que tenta afogar as mágoas do falhanço? Vieira é presidente há quase dez anos. É useiro e vezeiro nestas situações. Acreditam que é agora que as coisas vão mudar? Ou este é um discurso em forma de papas e bolos para preparar aquela coisa que vai acontecer em Outubro?

E se o Benfica não tivesse ganho o campeonato nacional de basquetebol? Remeter-se-ia ao silêncio tal como fez com o futebol? Apostava as fichas e acendia as velinhas pelo campeonato de hóquei? Mandava o João Gabriel falar ao jornal A Bola ou pedia ao Delgado para que deslocasse à Luz, a Angola ou ao Brasil para ler as perguntas feitas pelo próprio Vieira?

A minha pergunta aos benfiquistas é muito simples. Depois de Vieira ganhar as eleições, porque as vai ganhar, obviamente, o que vai acontecer ao discurso, atitude e, mais importante que tudo, ao número de títulos e sucesso desportivo do Sport Lisboa e Benfica? Vai continuar tudo na mesma, ou "desta vez é que é"? O que se segue a um mandato desportivo falhado? Palavras, leva-as o vento. Títulos, conseguem-se com competência. Em Vieira há palavras mas não há competência para os títulos que quero.

16 comentários:

Unknown disse...

Compreendo tudo o que dizes.

Contudo, deixa-me dizer, que quando leio um comunicado do FCP, o qual contem algumas verdades, apesar do discurso demagogo, fico a pensar, qual o interesse do Porco lá de cima em elaborar um discurso, não anti-benfica, como sempre o fez, mas anti-vieira. É um discurso para ser levado a cabo, não pelo porco, mas sim por alguém que se candidate contra o Vieira.

Qual o interesse do Porco? E que isto deixa-me realmente de pulga atrás da orelha!

Abraço

JNF disse...

E exceptuando Vieira, qual foi o presidente do SLB mais atacado por Pinto da Costa e pelo Porto?

Luis Rosario disse...

2 objectivos:

Dar novo impulso à guerra foculporto| Benfica, da qual as gentes desse clube necessitam para manter o ódio e intensidade nos confrontos.

Atacando LFV existe convicção de que os Benfiquistas irão apoiar Vieira contra foculporto, em vez de questionarem a sua liderança.

Esta guerra comprada interessa a ambos os presidentes, só não interessa ao Benfica.

Jotas disse...

Lamento muito mais que alguns benfiquistas que andaram por aí com pinturas no nosso estádio, que andaram por aí com escritas de contestação, relembrando algumas promessas feitas no calor do entusiasmo por LFV, que me desculpem, mas o seu grande contributo ao Benfica, foi dar azo a que a direcção do Porto, usasse essas frases para atacar o Benfica, espero que estejam satisfeitos.
Aqueles que vieram em defesa dos autores desses grafites, defendendo que era um direito que lhes assistia e era na nossa casa que deviam protestar, caso não se lembrem, disse por diversas vezes que não estava em causa o direito à indignação, mas sim o modo como ele estava a ser usado e que este tipo de acções, só contribua para aqueles lá de cima se rissem e usassem isso em seu benefício, pois bem, aqui têm a resposta, parabéns pelo vosso contributo dado ao Porto.

Anónimo disse...

Vale e Azevedo

JNF disse...

Jotas,

lamento, mas eles riem-se é da ausência de campeonatos e Taças de Portugal. E quem deu azo a isso sabemos quem foi.

Luis disse...

Esta investida completamente fora de tempo, de contexto e numa altura em que influencia em nada o desempenho desportivo só tem uma leitura, na minha análise, que é a seguinte:
- Diz-se o que os benfiquistas querem ouvir;
- Promove-se um sentimento de união face a um opositor comum à direcção e aos adeptos;
- Criada esse sentimento de união e não contestação em plena época de transferências, vende-se Witsel, Gaitan e, possivelmente, Garay;
- Vieira consegue o que quer, mais dinheiro;
- Esfrangalha-se uma equipa em vez de a reforçar e será mais um ano ver os andrades ganhar.

Se os árbitros já jogam de azul, ao vendermos os nossos melhores jogadores estamos à espera de quê? Milagres?
São mais 10 anos de Vieira e amigos a encher o bolso...
Queremos vitórias, queremos títulos! Querem dinheiro? Vão mas é trabalhar que é o que faço todos os dias!!

B. Pereira disse...

disseste tudo, Cole

Nuno Pinho disse...

O comunicado de imprensa do FCPorto roçou o ridículo, pela forma como assimilaram a declaração do LFV, cuidadosamente endereçada a um destinatário não identificado, mas insuspeito. Ainda assim, deixo algumas notas:

- A escumalha lê blogues sobre o Benfica (a parte sobre os textos de anjos e arcanjos é tão denunciadora!)

- As afirmações do LFV que eles citam são exactamente as mesmas que apareceram pintadas nas paredes. Afinal foram ou não pintadas por benfiquistas?

- Estão demasiado preocupados com o LFV. A táctica "dividir para reinar" é insuficiente para explicar tamanha dose de veneno endereçada ao presidente.

- Não sei a posição de outros benfiquistas, mas não sinto a mínima inveja pelos títulos do FCPorto. Ganhar este último campeonato, da forma como eles ganharam, tinha para mim o mesmo sabor que teve a Taça da Liga, depois do famoso erro do Lucílio Baptista. Ou seja, mais valia não ter ganho...

- Burro é quem acredita que os camiões de títulos não foram ganhos com estratagemas ou que a saúde financeira deveria ser maior face ao número de vendas de jogadores do clube rival.

- Dizer que o discurso de LFV foi um incitamento à violência é mesmo de quem não consegue justificar o ódio ao Benfica. Esses mesmos, como é que classificariam isto:
http://www.record.xl.pt/Arquivo/interior.aspx?content_id=339700
?

- Nota-se no comunicado o tom de queixume - ou será complexo de inferioridade? - e medo. Quero pensar que a não renovação com a Olivedesportos será mais um dos muros a cair. Ainda há muito trabalho pela frente para serem criadas condições do Benfica ter as mesmas chances de lutar por títulos. Não renovar com a Olivedesportos é apenas um excelente primeiro passo - a transmissão não autorizada da final de basquetebol pelo Porto Canal foi um sinal muito difuso, não acham?
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=332809

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Eu penso que o Cole escreveu uma coisa com nexo... ora olhem bem aqui para cima e leiam com cuidado... estratégia, Outubro... vitória e pronto continuemos na nossa vidinha... vejam lá se não é???

Anónimo disse...

Este presidente é uma vergonha. Este cromo foi condenado em tribunal por roubo. Condenado a pena de prisão. É verdade.

71460_5/8 disse...

há uns que conseguem títulos no supermercado...

ivo disse...

Sinceramente já estou farto de um presidente que só sabe responder a ler um papel.

Quero um presidente que mande as bocas por instinto e que despreze o clubezinho do norte e o ladrão que os lidera

Mentiroso disse...

Yartey: Uma pérola desaproveitada.

http://youtu.be/cBi7zwXFLQw

Forte, rápido, tecnicista e goleador. Não é inferior ao Ola John (um excelente reforço, refira-se).

J.D. disse...

E para quando um post sobre o Ola John?E que se passa com os posts que estavam a ser feitos sobre a análise da equipa e possiveis reforços?

Anónimo disse...

tolice. actos? que actos? que pode vieira fazedr contra a teia de interesses, o compadrio, o dominio da arbitragem com ramificacoes na uefa? se ele falasse mais durante o campeonato... eramos roubados na mesma! o benfica e vieira ja tentaram tudo! falar dos roubos todos os dias, falar as vezes, nao falar, e o resultado E SEMPRE O MESMO.