segunda-feira, 4 de junho de 2012

Preparar 2012/2013 - Médios esquerdos

Dois jogadores, competitividade pela titularidade, sem problemas de maior. Era assim que deveria ser em cada posição do plantel do Benfica.

Nico Gaitán - a segunda época no Benfica não confirmou a explosão de talento que muitos adivinhavam na pré-época. Continua a jogar o mesmo futebol que trouxe da Argentina, não se tendo adaptado a muitas das exigências do estilo de jogo europeu. Continua a parar muito o jogo, incapaz de ziguezaguear entre os adversários, de chegar à linha final e tirar um cruzamento, de ajudar a defender sobretudo nas transições, enfim, um sem-número de situações que já deveriam ser elementares para um jogador de 24 anos no segundo ano de futebol europeu. Tem talento? Sim. Quer pô-lo em prática? Parece que não. Nico Gaitán mostra uma indolência e preguiça que me tiram do sério. Surpreendo-me ao ver que Alex Ferguson o quer levar para Manchester. Ofereço-me para fazer o lacinho.

Nolito - Uma boa surpresa. O andaluz contratado ao Barcelona a custo zero revelou-se uma das melhores aquisições da temporada pelo Benfica. Entrou muito bem na época, ganhando a titularidade face à lesão de Pérez e às dificuldades de adaptação de Bruno César, cimentando o seu lugar com boas exibições, assistências e muitos golos. Mostrou que gosta de cortar da faixa para o centro, como Simão tão bem fazia, rematando para o poste mais distante, naquela que é a sua jogada de marca. No entanto, foi perdendo espaço a meio da época, numa decisão algo polémica da parte de Jesus, que se mostrava particularmente interventivo com o espanhol durante os jogos. Face ao subrendimento de outras unidades, Nolito voltou a merecer a confiança do treinador e respondeu da melhor maneira, com golos. Espera-se que para o ano volte com a mesma genica e determinação demonstradas em 2011/2012.

20 comentários:

Anónimo disse...

E o Ola John não?!

JNF disse...

Não. Aqui são os que terminaram a época 2011/2012 connosco. O Olá João fica para o próximo post.

71460_5/8 disse...

O Nico é só o 3º melhor em média nas recuperações do meio campo a seguir ao Javi e ao Matic. Se calhar é uma das razões pelas quais se diz que o Ferguson anda atrás dele. A outra deve ser porque inventa golos do nada. E qual terá sido o jogador do Benfica que mais assistências fez após chegar à linha e ter cruzado? O Nolito não deve ter sido, porque gosta de cortar da faixa para o meio. O Bruno César igualmente, até porque teve de andar a jogar na direita.

Concordo que pára muito o jogo. Há quem estique e quem o pare. Neste aspecto preferia o Di Maria.

O Nolito para primeira época foi muito bom. Espero que fique e que melhore.

formatted error free disse...

essa analise aos dois jogadores está completamente parcial. então mas o nolito é melhor que o gaitan?

DeVante disse...

Só não sei porquê que o Nico foi rei das assistências na Champions!

Jotas disse...

Caro JNF, julgo que melhor que nós, inependentemente da nossa opinião, quem lá está, sabe mais da poda que nós.
Julgo que é hora de deixar trabalhar quem tem competência para tal e depois tiramos as nossas conclusões, o que o benfica agora precisa, ao menos no defeso, é de paz e tranquilidade para trabalhra e confiança dos benfiquistas, embora repito, possamos e devamos deixar claras as nossas opiniões.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Aquele Vieira é gajo para jogar a extremo ou é segundo avançado???

JNF disse...

71...(1), error free(2), De Vante(3), Jotas(4), moleculasdeamor(5):

1 - Mostra-me essas estatísticas.

2 - Chama-se opinião.

3 - Sim, no ano passado foi o Carlos Martins e este ano o Gaitán. Um craque. E o Squillaci em 90, o Salenko em 94, etc. O Gaitán joga quando quer e só lhe apetece às 4ªs. Que pena. Quem se f lixa é o Benfica.

4 - Já conheço essa conversa vai para 20 anos. É favor continuar. Smile and wave, boys.

5 - Não sei, mas vi uns vídeos dele no youtube e na minha equipa não jogava de certeza.

Anónimo disse...

moléculas, é gajo para jogar a extremo, um misto de paneira e quaresma mas isso não chega para o "mister" JNF, pois se até gaitan não serve...

DeVante disse...

É um mito isto do Gaitán...que ele joga quando quer e tal.

O Gaitan é um craque e foi uma honra tê-lo no Benfica.

Mas prontos, fiquemos com o Bruno César.

Anónimo disse...

JNF
...mas se o teu tópico se chama "preparar 2012/2013" não vale a pena negar que Ola John não fará parte do plantel Certo?

aqui vai o meu exercício (já o fiz anteriormente, mas fica a actualização com os novos dados:

GR- Artur / Paulo Lopes / Oblak (se o Mika não jogar 30 partidas na próxima época, é um defunto futebolistíco)

DE - Jr. Caiçara / Rojo (Ansaldi nunca cá poe os pés...Rojo tem uma coisa interessante, pode jogar e bem a central, e é um lateral de perfil defensivo por oposição ás outras opções)

DD - Maxi / Sílvio (não estou seguro que possa vir...mas ainda não vi ninguém tentar)

DC - Luisão / Garay / Roderick / Miguel Vitor (a incorporação do Rojo permitia abordar a época só com estes, mesmo considerando a incógnita da cabeça do Roderick...se não GEROMEL! para ontem)

Trinco - Javi Garcia (se não sair, e considerando que raramente se lesiona, e que Witsel pode fazer esta posição, basta um trinco de raiz, para ter mais um médio)

MC - Witsel / Paulo Machado / Aimar / David Simão

ME - Ola John / Nolito

MD - Sálvio / Bruno César (salvo pela polivalência

AC - Rodrigo / Nélson / Hugo Vieira (não acredito, mas não faz sentido se veio, não ter uma oportunidade / De Jong (tenho um feeling que vamos ter que o gramar!)

ass. aalto

JNF disse...

A questão é que estas eram as minhas opiniões já antes de a época ter terminado.

John Wakefield disse...

Aalto, o Paulo Machado parece que já assinou pelo Olympiacos por um valor a rondar... os 2,6 milhões de euros (segundo aBola).

ps: Mesmo com a saída de Gaitán, teremos sempre o Ola John, o Nolito e um novo reforço - Melgarejo! Por isso, não creio que seja necessário investir neste sector!!!

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Voltando à vaca fria - gaitan... eh pá houve jogos que ele não sei...prontos... que é um génio - É!
Nolito é mais completo? É!
De facto cheira-me que o Vieira não ponha os cotos na equipa, mesmo sendo alguma "coisa potenciável"... é um feeling... o facto de ser extremo e rápido, é interessante... porque Nolito e Bruno César são outro tipo de jogador... a entrada de Olá John e Vieira podem dar esse acréscimo de velocidade e eu contínuo com a panca do Urreta e do Yartey, mas reconheço que é panca pura e simples!

Anónimo disse...

John Wakefield

no site do Olympiacos não há referência nenhuma a contratação!
O Paulo está farto de suplicar para jogar no Glorioso: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=557396&tm=28&layout=122&visual=61

era um jogador bastante útil ao plantel, ainda por cima português e internacional. Como homem é um miúdo do Bairro do Cerco, que teve que comer o pão que o diabo amassou para se safar.

Tem ganas de ganhar...

Não entendo...aliás entendo é mais uma embirração do JJ!

aalto

71460_5/8 disse...

Estatísticas oficiais da LPF (através da Liga Virtual):

Matic 1 recuperação a cada 4.7 minutos
Javi 1 recuperação/5.6 minutos
Gaitan 1 recuperação/7.7 min
Witsel 1 recuperação/7.8 min
Nolito 1 recuperação/9.4min
Bruno César 1 recuperação/10min
Aimar 1 recuperação/10.6 min

As estatísticas valem o que valem. Agora fui ver as da champions e é apenas o sexto:

Javi 1 recuperação/10.9 min
Matic 1 recuperação/12.4 min
Witsel 1 recuperação/14.5 min
B. césar 1 recuperação/15.9 min
Nolito 1 recuperação/16.1 min
Gaitan 1 recuperação/17.6 min
Aimar 1 recuperação/29.4 min

Mas na LC é o 3º em assistências para golo com 5 (Messi 4º também com 5); e 5º jogador com mais faltas sofridas 24 em 880min (Messi segundo com 26 sofridas em 990). E não, não o estou a comparar ao Messi ;) Serve apenas para referência.

Globalmente o Nolito é quem precisaou este ano de menos minutos para marcar um golo (183min), o Gaitan menos tempo para fazer uma assistência (199) e o Matic menos tempo para fazer uma recuperação (5.7).

O Gaitan vale bem uns 25M. Se teve uma época menos fulgurante no campeonato em muito se deve aos problemas musculares que teve e que obrigaram a uma gestão cuidada. Por isso foi o segundo médio mais utilizado na LC e apenas o quinto no campeonato e o sexto na taça da liga.

JNF disse...

Então, por esse ordem de ideias, achas que deveríamos ter Matic e Gaitán a titulares em vez de Javi e Nolito, respectivamente? Se estatisticamente são melhores...

71460_5/8 disse...

Não tenho dúvidas em dizer que o Javi e o Gaitán são os melhores nas respectivas posições sem pensar nas estatísticas. Mas dou importância às estatísticas como devem dar todos os grandes treinadores e apreciadores. Naturalmente que os grandes treinadores tem acesso a dados estatísticos que nós não temos. E por isso uma avaliação baseada nos poucos dados estatísticos não será muito correcta.

O Gaitán joga nas duas alas e o Nolito só numa. Ambos conseguem criar golos do nada. O Nolito é mais frio a finalizar mas o Gaitán tem melhor visão de jogo e acaba por assistir melhor. Enquanto que o Nolito joga mais individualmente o Gaitán liga mais o jogo. Mas o factor decisivo é que o Gaitán está no Benfica há duas épocas e manteve o seu nível exibicional constante. Em relação ao Nolito é prematuro dizer porque já vi muitos jogadores que de um ano para o outro mudaram e muito e nem sempre para melhor. Aliás, nem o Nolito esperava fazer uma época tão boa, porque esta foi a melhor que já protagonizou.

Mas no fundo acho que estes dois jogadores complementam-se precisamente por serem diferentes.

Acho que em relação ao Javi concordámos e por isso é desnecessário fazer uma avaliação muito cuidada. Mas para primeira época no Benfica, acho que o Matic evoluiu muito tacticamente e que quer fisicamente quer ao nível da distribuição do jogo tem capacidade para ser um grande jogador. Mas será sempre mais ofensivo que o Javi. A vantagem do Javi é que ele é tão bom no que faz que não precisa de fazer muito mais ;) Se um bom avançado advinha onde deve estar para empurrar para golo o Javi tem o dom de saber onde a bola vai sobrar e bloqueia a maioria dos contra-ataques adversários, o que é essencial para uma equipa que joga maioritariamente ao ataque.

JNF disse...

Muito bem, mas então não achas que o número de recuperações de bola que o Gaitán apresenta se deverá a acções defensivas de outros jogadoress em que a bola sobra para o argentino? É que quem vê os jogos do Benfica sabe que Gaitán trabalha pouco e mal a nível defensivo.

71460_5/8 disse...

Sinceramente, não é o que tenho visto ;) Nem percebo o porquê de se achar que o Gaitán trabalha menos e defensivamente pior que os outros extremos.

Tenho pena de não termos os dados dos kilometros percorridos e as zonas. Infelizmente tenho de deixar essas curiosidades para os profissionais, e não tenho dúvidas que o Jesus liga e muito a esses aspectos. Há dois anos quando os dados de distâncias percorridas apareciam num diário desportivo que lia na versão de papel (o que não faço agora) fiquei surpreendido por o Aimar estar sempre no topo. O que não seria de esperar num jogador tão afectado por problemas físicos. A verdade é que esta capacidade é essencial para dinamizar o meio campo como ele bem o faz.