domingo, 23 de setembro de 2012

Benfica volta a chumbar em Coimbra

O mau aluno não aprende a lição. O Benfica chumbou pelo segundo ano consecutivo em Coimbra num jogo que teve inúmeras semelhanças com o do ano passado. Incompetência própria, azar à mistura, árbitro com a lição estudada e zero de fio de jogo. É confrangedor ver este Benfica. Mais confrangedor é ver que as pessoas estão satisfeitas com tudo o que há no clube, desde o futebol jogado, passando pela política de contratações e acabando em quem dirige a equipa em campo e fora dele.

O Benfica da primeira parte criou três oportunidades de golo e nessas três a bola foi ao poste. De resto, o que há a dizer? Não há ideias de jogo, não há fio de jogo. Há sim muita fé em Salvio, Maxi e em Melgarejo para que arranquem pelo flanco e tirem um cruzamento que Cardozo ou Rodrigo transformem em golo. Isto é futebol? É para isto que Jorge Jesus treina e é pago pelo Benfica? Não há ali nada. Quando o Benfica joga fora de casa é sempre isto que acontece. Uma sofreguidão desnecessária, uma exposição constante ao risco e a ausência de plano de jogo. Individualmente, Bruno César e Melgarejo apresentaram-se a um nível medonho, absolutamente intolerável. Incapazes de levar a equipa para o ataque, inúmeros passes falhados, más recepções de bola e péssimas decisões. Matic deve ser o jogador com mais de 1,90 metros que mais lances de cabeça perde, sejam ofensivos ou defensivos, em todos os campeonatos europeus. Cardozo voltou a ser Dr. Hyde. Enfim, desinspiração individual e ausência de sentido colectivo a mais para quem quer ser campeão. E muita falta de qualidade também.

No segundo tempo, com a expulsão de Rodrigo Galo, o Benfica teve praticamente 45 minutos com mais um elemento. Aí sim, conseguiu criar mais jogo ofensivo, mas quantidade não é sinónimo de qualidade. A Académica fechou-se e o Benfica achou que só pelas alas é que seria possível encontrar o caminho do golo. Errado. O destino das jogadas do Benfica era invariavelmente o mesmo, o cruzamento para dentro da grande área. Sabendo disto, a Académica fechou-se dentro da própria área e só teve de cortar de cabeça as investidas. Fácil. Não é preciso que Pedro Emanuel seja um mestre da táctica para perceber isto.

Falta Xistra, o grande artista. Não me vou alongar sobre o carácter desse quadrúpede, já todos conhecemos a peça e deveríamos esperar o que aconteceu. Errou clara e propositadamente nos dois penalties da Académica (o primeiro é efectivamente falta mas fora da área, no segundo não há infracção), errou também no do Benfica se a bola bate no braço direito de Rodrigo Galo (assim parece) e a sua equipa conseguiu deixar escapar um fora-de-jogo flagrante de pelo menos três metros. Quem não o conhece, que o compre. Quem o conhece, que lhe dê um daqueles enxertos de criar bicho. Ou então não, se calhar é melhor continuar a manifestar o "apoio inequívoco" que Vieira demonstrou a Fernando Gomes. Não há vergonha na cara dos nossos dirigentes nem na de quem apita jogos.

O Benfica perdeu dois pontos em Coimbra porque foi incompetente e porque não deixaram o nosso clube ganhar. Simples. E curiosamente existe um factor comum a ambos: o mesmo homem que delapidou desportivamente a equipa apoia também o presidente da Federação, responsável pelas questões de arbitragem. Depois acham estranho que coisas destas aconteçam. Olhem... paciência.

P.S. O inaugurador oficial das Casas (ainda ontem foi mais uma, em Aveiras), este ausente do jogo de Coimbra por "motivos de saúde". Folgo em saber que para as Casas (20 votos cada) estava fresco que nem uma alface.

5 comentários:

Miguel disse...

Não são 20 votos, são 50!

Anónimo disse...

concordo bruno cesar e melgarejo zero a esquerda cardozo o cepo do costume marca penlatys e verdade mas se o petroteo marcasse os penlatys do cardozo marcava 100 golos por ano lol e o rodrigo tambem so jogou meia parte aimar muito lento maxi pereira iq zero matic ip zero e ate o salvio mas tudo isso pra dizer ke o xistra e corrupto e prejudicou calramente o benfica ganda golo do lima futebol portugues po c........... nunca mais começa a nba a nhl ganda equepa a dos lakers LOLOLOL

p disse...

Sublime o comentário. Parece que por mais quatro anos o palhaço do Vieira vai conseguir dar cabo do nosso clube, está na altura de fazer algo para acabar com estes compadrios

.D10S disse...

Pra mim o pior de tudo é a falta de mentalidade competitiva, de mentalidade vencedora.

A fragilidade mental desta equipa é por demais evidente, recorrentes erros individuais - e já nem me refiro aos golos falhados - e uma apatia descomunal. Estar com um a mais, e no entanto mostrar uma apatia tão grande é 'monstruoso'!

http://benficacomamor.blogspot.pt

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

O responsável por este resultado chama-se carlos Xistra!