sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Dois meses para Luisão

A decisão é tardia mas não deixa de ser a esperada. Luisão será castigado por dois meses, durante os quais não poderá disputar as provas nacionais mas poderá, em princípio, jogar os encontros europeus. Sinceramente, acho que a suspensão é merecida e o tempo da mesma é igualmente bem ajuizado tendo em conta o que se aplicou em casos similares no passado (vide João Vieira Pinto na Coreia do Sul). Não podemos querer justiça no futebol português e, ao mesmo tempo, fechar os olhos ao que fazemos. Temos é que lutar para que outras situações, bastante mais graves que esta, sejam igualmente julgadas e com penas exemplares. Falo de depósitos em contas de árbitros, incêndios em estádios, agressões a bombeiros, corrupção activa e passiva, envolvimento de prostitutas como forma de pagamento a árbitros, etc. E ainda relativamente a este caso, fico a aguardar pela merecida suspensão do árbitro, que foi co-responsável pela triste cena de Dusseldorf, onde fingiu um desmaio e mentiu propositadamente quanto ao seu estado de saúde. Entendo que o Benfica proteste a decisão e que recorra, aliás, é esse o papel dos dirigentes, mas a suspensão de Luisão é justa. Se conseguirem a diminuição da pena, o mérito será deles.

O capitão do Benfica é uma figura influente e importante tanto no balneário encarnado como dentro do campo, mas não é insubstituível nem a sua suspensão deverá prejudicar grandemente o sucesso do Benfica dentro das quatro linhas. Miguel Vítor e Jardel são jogadores que seriam titulares em qualquer equipa da Liga com excepção de Porto e Sporting. Em termos de qualidade, apesar de serem inferiores a Luisão, cumprem os requisitos para serem titulares durante os dois próximos meses. Confio plenamente nos dois atletas para suprirem a ausência do capitão.

15 comentários:

Miguel disse...

Em primeiro lugar, a suspensão é justa, e até acho que tivémos sorte!

Aproveito para dizer o que sempre achei sobre o caso: naturalmente que a atitude do árbitro é um pouco estranha, para não dizer bastante apaneleirada, mas o Luisão foi de facto contra ele - não deixa de ser uma agressão, embora com diminuta gravidade.

O que nunca ouvi ninguém falar é o descontrolo que se apoderou dos jogadores do Benfica, num jogo particular, contra um árbitro alemão de segunda categoria (!).

Este descontrolo é, a meu ver passado pela estrutura dirigente do nosso clube, que (i) por inabilidade/incompetência nas movimentações nos bastidores para evitar a corrupção na arbitragem e (ii) para apagar o desatre desportivo que foram as duas últimas épocas, entrou numa guerra contra os árbitros, que só os fez aliás virarem-se contra nós.

Tudo mal. E é esta política de vitimização, de "todos contra os árbitros", que levou Luisão a sentir-se legitimado para ter a atitude que teve, de dar uma peitada no árbitro.

Os jogadores estão lá para jogar, e se respeitarem os árbitros não vamos virá-los tanto contra o clube. Quanto ao resto, são os dirigentes que se têm que saber mexer, no devido sítio. E bolas, é gente que já está há anos no clube!!

Anónimo disse...

O post tem uma opinião ponderada, calma e identifica parte do problema principal: há duas justiças, uma para o slb e outra para os restantes – como é que acabava o caso do depósito na conta do árbitro se fosse um dirigente do Benfica?[a propósito isto ainda não tem decisão??] Como é que acabava o caso da fruta se fosse um dirigente do Benfica? Por isso é que o LFV devia ter mandado o Gomes para a PQP, logo quando ele ousou candidatar-se! Deixo uma sugestão: mandar o Gomes para a PQP e nunca recorrer para órgãos da federação. Por mim, se não der para recorrer directamente lá para fora, ficamos assim. Nunca devíamos ter falado com essa gente, mas também nunca é tarde para deixar de o fazer.

Bruno Pereira disse...

Caro JNF
Não confio nos dirigentes do SLBenfica para defender Luisão, nem nos substitutos de Luisão, acho que ficará de fora da Champions e acho o castigo de 2 meses ridículo (Scolari agride um jogador e apanha 4 jogos...Belluschi faz o mesmo a Duarte Gomes e apanha, ah espera, não apanha nada...).
Caldinho previamente preparado com o castigo a JJesus.

Uma vergonha!

Abraço,
Bruno Pereira
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/2012/09/lancaram-o-isco-e-o-peixe-mordeu.html?showComment=1347632040306#c4076767206390639714

GNR disse...

Podemos recorrer e com um bocado de sorte e com advogados competentes, a deliberação final pode acontecer em Junho/2013.

Rui Sérgio Guerra disse...

Boas, JNF e benfiquistas,

Subscrevo-te na íntegra.

Apenas 1 nota:
..."O capitão do Benfica é uma figura influente e importante... o sucesso do Benfica dentro das quatro linhas"...

Quanto a este parágrafo,... oxalá tenhas razão!
Sinceramente, tenho as m/ dúvidas... e muitas,... mas ok! Pensamento positivo!
De facto, confio mais em M.Vítor e Jardel a Centrais do que...
"EM ALGUNS FIGURÕES" noutras posições de relevo no n/ SLB!

Bom fim-de-semana a todos,
um abraço de Palermo,
RSG

hertz disse...

O que mais me chateia no meio disto tudo é que os castigos para o LFV, JJ e Luisão já saíram e para os outros nada. Quanto tempo mais será preciso esperarmos para saírem os castigos do caso Cardinal ou do incêndio na Luz?

71460_5/8 disse...

Justa??

No blog do "Vitória Vem" li o seguinte:

Agressão? pois... pois....
Maio de 2010

"Castigos - Fucile "apanha" dois jogos por "comportamento indigno e ameaçador"
O futebolista do FC Porto Fucile foi suspenso por dois jogos pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), na sequência da expulsão por acumulação de cartões amarelos no jogo com o Benfica.
A medida, inédita, resulta do relatório do árbitro: Olegário Benquerença terá referenciado que o lateral uruguaio "puxou pela camisola (do árbitro) de forma agressiva e empurrou".
A CD da LPFP baseou-se no artigo 125.º do regulamento disciplinar (comportamento indigno e ameaçador) para suspender Fucile.
Um dos jogos de suspensão baseia-se na expulsão por acumulação de amarelos, enquanto a outra partida refere-se a esse "comportamento indigno e ameaçador"." link

Já estamos habituados. Dois pesos, duas medidas.

Carrega Benfica!!!

JNF disse...

71...

eh pá, queres que escreva com que tamanho de letra? 38? Leste o primeiro parágrafo? Dizes que a sanção não é justa e para te justificares usas casos concretos de outros clubes. Eu, no texto, digo que é justa mas que a Justiça deve igualmente actuar sobre outros casos. Começo a duvidar se lês os posts ou se vens cá só trollar.

Anónimo disse...

(John Doe) Acho que estarmos dois meses sem ver o Luisão a fazer passes para o seu amigo imaginário vai ser complicado de aguentar! Seja por estar com a pressão do castigo ou não ele tem estado bastante fraco. Além do mais a sua atitude foi disparatada independentemente do árbitro ter sido um grande palhaço. Força JARDEL !!!! P.S. Acho que até eu disfarçava bem ao lado de um grande senhor como Ezequiel GARAY!

.D10S disse...

Tenho a opinião de que o Luisão merecia ser castigado, porque isto de se ir contra um árbitro - com ou sem razão de queixa - não se faz. Mas este castigo, esta moldura penal, este enquadramento com que o caso foi 'julgado' é absolutamente vergonhoso!

http://benficacomamor.blogspot.pt/

Águia Preocupada disse...

Tudo o que está na base e adjacente a este caso é lamentável e tem apenas um culpado: A direcção.

O Benfica não tem rumo, não tem líder, não tem comandante e assim sendo falta a disciplina e o sangue frio para se enfrentarem certas situações.
É claro que os atletas andam à deriva e sentem o abandono a que são votados e a gritante falta de defesa. Seja em campo, seja fora dele.
E perante este estado em que o clube se encontra, é natural ainda que não aconselhável, que situações como a de Luisão aconteçam.

E aconteceu, infelizmente. Uma pergunta: Quem acompanhou o clube à Alemanha? Que eu saiba e peço desculpa se estou a mentir, nem LFV nem nenhum vice - lá está a falta de líder - . Foi Carraça quem atabalhoadamente fez umas explicações que não foram defesa, não foram nada!

E o que fez a direcção em defesa do atleta? NADA! Não defendeu o atleta nos meandros internos como fazem os outros - os tais que todos conhecemos - pressionando, influenciando, criando um clima favorável em prol duma amenização do castigo.
Não defendeu publicamente, pressionando e influenciando as análises dos média e cumentadeiros como fazem os corruptos!
Deixou o atleta à mercê dos algozes corruptos que tudo aproveitam para prejudicar o nosso clube.
Mas no Benfica, quem devia proteger o clube e os atletas, está mais preocupado com compras e comissões.
E não venham os defensores com demagogias. Não foi Vieira que apoiou estas estruturas?
Quanto à substituição de Luisão, entendo que comprar um jogador caro por causa de 2 meses, não seria boa política e é uma oportunidade para os que tem estado no banco. Temos que confiar no Jardel e no M. Victor. Eles merecem e o nosso apoio dar-lhes-à mais confiança.
Vamos ver é como vai Luisão reagir a isto tudo e se volta em condições psicológicas aceitáveis!

Anónimo disse...

Sou Luiz Sousa
Leio este blog vermelho popis é ponderado e defendendo o seu clube com lentes vermelhas, não deixa de por a mão na ferida...ou seja, tem capacidade de auto-critica...o que falta em muitissimos blogues de clubes.

O luisão deu, em corrida, uma boa porrada (mais ombro que peito) ao arbitro que caiu sem qq "fita"...e da forma como foi naturalmente que ficou "atarantado".
Foi por demais evidente e não provocado que a justiça teria que lhe aplicar um castigo...e muita sorte teve por ser o minimo...veremos se internacionalmente ficará por aqui.

Continuação de bom blog e boas intervençoes...um "azul e branco"

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Mas afinal o que é exactamente a justiça? É decidir em nosso favor se outros já foram favorecidos?...ou é a busca da verdade independentemente das consequências???

Eu compreendo a natureza humana, mas a verdade independentemente do passado ou do futuro é sempre um objectivo maior! Ou não será assim?

Eu pessoalmente achei aquela queda bizarra, mas o homem caiu e ficou "inconsciente?"... agora batatas!

Anónimo disse...

(John Doe) ...e agora? Somos uma máquina de fazer dinheiro? ... http://www.dailymail.co.uk/sport/football/article-2203460/Chelsea-Manchester-City-tracking-24m-Nelson-Oliveira.html

Pedro disse...

Aqui fica a "agressão igual" do Belluschi, que tanto benfiquista berra, nas redes sociais, por não ter sido também ele suspenso.

http://www.youtube.com/watch?v=wqaqvfAimlY

Completamente igual à do Luisão. Aliás, bem pior...

Enfim, parem de inventar merdas e assumam os erros. Como paladinos da verdade desportiva e carregadores da fé e da pureza, só deveis estar felizes.

A justiça e a verdade desportiva foi cumprida. É por isto, que LFV luta há 10 anos.