sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O Benfica é Nosso

Noite histórica na Luz. Pela segunda vez em toda a sua História, os sócios do Benfica chumbaram um Relatório & Contas. Os números de votos ainda não são conhecidos, mas segundo informa o site oficial do Benfica, houve 56,7% contra, 40,2% a favor e 3,1% de abstenções numa noite marcada por muitas e boas intervenções, benfiquismo e alguns excessos por parte de uma fatia de adeptos. Fosse a distribuição de votos minimamente equitativa e a banhada histórica teria sido ainda maior. Basta lembrar que os votos a favor do R&C foram praticamente todos de sócios com mais e 50 votos, não constituindo esses votantes mais de 10% dos presentes na Assembleia Geral.

Foi mostrado um cartão amarelo à actual direcção presidida por Luís Filipe Vieira. Os sócios falaram claro: as contas são um caos, o sucesso desportivo é nulo e os dez anos que Vieira teve serviam para ter feito mais e melhor. Cabe agora à oposição apresentar-se à luta. Rui Rangel e Fernando Tavares, de um lado, Bruno Carvalho, de outro, estiveram presentes.

E a Vieira resta seguir o caminho de Manuel Damásio depois do chumbo do R&C de 1997: apresentar a demissão.

22 comentários:

Meddler disse...

Os Benfiquistas já mereciam uma alegria destas. Em particular, tu, o Train e o Joga. Um grande abraço!

Quanto ao último parágrafo... Não contes muito com isso. Damásio era um Benfiquista, apesar de ser uma besta. E até foi ovacionado quando apresentou a demissão. Um homem com valores à Benfica.

De Vieira pode-se esperar tudo, menos hombridade.

POC disse...

É, efectivamente, um dia de alegria.

Agora é arrepiar caminho e jogar forte, mas com elevação e inteligência, durante este último mês que já começou.

Damásio era benfiquista...e aí está uma grande diferença. Tal como a sua dignidade em se afastar.

Um abraço aos benfiquistas que pensam por si.

Anónimo disse...

Parabéns aos benfiquistas. Finalmente começou o longo caminho para fazer de novo o Benfica um adversário de respeito.

Um portista

philippe disse...

o benfiquismo ainda està vivo aleluia... que alguem se apresenta contra o vieira e em novembro temos novo projecto liderado por novo presidente, benfiquista espera-se! os maneis, zé lemos e outros pedros guerras vao parar no desemprego mas é a crise minha senhora, é a crise... VIVA O BENFICA!!!!

Águia Preocupada disse...

E poderia ter sido mais histórica, se os números não fossem manipulados. Quem lá esteve e eu estive, sabe que não pode ter havido 6 mil e tal contra e 4 mil e tal a favor... Isto é engenharia pura para não parecer tão mal tamanha diferença de votos...
Se ainda restar um pouco de vergonha, de dignidade, de honra, Vieira só tem um caminho: DEMISSÃO!
Mas ele qual Rei Sol está agarrado ao poder como uma lapa. E como qualquer Sadam ou Kadaffi, prefere esperar para ser corrido a pontapé (na melhor das hipóteses) em vez de sair de mansinho pela porta dos fundos, pois a da frente ele já não merece.
Mas imagino que amanhã, só para provocar, vai apresentar a sua candidatura...
Ah! Não posso deixar de mencionar a cegueira e estupidificação que Vieira criou nos sócios que se sentam nas cadeiras da frente!
Gritou-se Benfica! Benfica! Benfica! e ficaram caladinhos. Cantou-se o Hino e nem abriram a boca! Afinal essa gente é benfiquista? Será que queriam que se gritasse Vieira! Vieira! Vieira!? Aí já exultavam, não?! É a isso que alguns chamam de benfiquismo?

Manoel Barbosa disse...

Para os oposicinistas e para os situacionistas, não estava perspectivada e muito menos certa uma rejeição com aquela percentagem e significado.
O que aconteceu foi um evidente e histórico NÃO(!) tornado público (e para todo o Mundo Benfiquista) à incompetência, avareza e despotismo do LFVieira e dos seus fiéis e servis vices e restantes membros dos Órgãos Sociais -- que internamente nada questionam, tudo têm permitido e apoiado. Também um aviso para quem até recentemente "movimentava-se" contra Vieira e a sua gestão, e desde há uns três meses entregaram-se(!) oportunisticamente a quem publicamente os desprestigiou, enxovalhou...Alguns lugares nos OSociais e no camarote presidencial têm um "mel" especial...
Ao contrário dos desejos do Vieira & não só, o Sport Lisboa e Benfica
está externamente vivo, amado e amparado.
Vieira vai apresentar o mesmo Relatório e Contas. No mês das eleições. Tal como no passado, o marketing ao dispôr do poder cativará mais uns apoiantes e ele próprio através de insinuantes contactos, levará à próxima Assembleia Geral quantidade suficiente de votos. Só que...nada será como dantes ! E quem discorda do que tem acontecido ao Clube, também terá a oportunidade de comparecer significativamente e perturbar (pelo voto e palavra) a "pacatez" administrativa, a desestruturada e volátil estratégia desportiva, a representatividade institucional duns quantos.
Obviamente Vieira não se demitirá. PRECISA ESTAR NO CLUBE ! Não tem categoria para admitir erros e rejeições doutros. Para ele, o SLBenfica é gerido "como uma empresa". Falta-lhe (muito) Benfiquismo !
Quanto ao surgimento duma mobilizadora candidatura, neste momento já é tarde. O ideal teria sido no início de Setembro. E não obterá, devido à "crise", apoios financeiros e outros para poder afirmar-se mediaticamente no Mundo Benfiquista. No entanto, se "algo" surgir, que seja urgentemente e de modo consubstanciado para afirmar-se desde já como alternativa no futuro. Apoios e votos de Benfiquistas não lhe faltarão !

NC_RT disse...

Ainda há esperança para o nosso Benfica.

Oposição, pois claro! disse...

Fiquei muito satisfeito com esta demonstração de descontentamento inequívoca dos sócios, que se preocupam verdadeiramente com o Benfica. E, é como diz, não fosse a desproporção ridícula do nº de votos de acordo com a antiguidade e tipo de sócio e o resultado ainda teria sido mais contundente. A ver vamos se esta assembleia é o marcar de uma viragem, de uma nova fase na vida do nosso clube. Espero bem que sim. Já chega de despotismo, de arrogância e falta de respeito pelos benfiquistas, de fracassos e humilhações constantes, de trapalhices e vigarices de quem preside ao Glorioso e, por via disso, tantos dissabores nos tem causado.

Viva o Benfica!!!

Pedro Pereira

Flankout disse...

Concordo, que na noite de ontem os sócios Benfiquistas deram uma grande bofetada a LFV. Mas o que me assusta é o que ainda está para vir... Passo a explicar: por muito que hoje em dia não goste da liderança e do rumo que o Benfica tomou nas mãos de LFV, não vejo no horizonte ninguém que se queira assumir como um candidato forte, e que seja o "tal" candidato, pelo qual todos nós ansiamos ver aos comandos do nosso Benfica.
Espero sinceramente que o Benfica não caia num vazio, em que a gestão desportiva (títulos) fiquem mais uma vez para segundo plano...
Com uma coisa acho que concordamos todos, o tempo de LFV no Maior de Portugal acabou!
Um abraço a todos

Jose Barão das Neves disse...

Caro amigo
a actual gestão está a mais e o maior do Clube do mundo merece pessoas que sintam o Benfica como uma paixão.
Ontem dirigi-me á mesa para me inscrever tendo o Dr Luis Nazare me informado que depois da votação iria haver um periodo para usarmos da palavra. Tinha prevista uma intervenção sobre os estatutos:
http://tu-barao.blogs.sapo.pt/605139.html
no final aconteceu o que todos vimos !

Miguel disse...

Em primeiro lugar, JNF, obrigado, pois foi o teu post que me fez ir pela primeira vez a uma AG e foi um momento que jamais esquecerei.

Excelentes e corajosos os discursos dos sócios que foram ao palanque, que ajudaram a desmascarar, em meia dúzia de intervenções, a propaganda do regime, personificada, nesta em noite em particular, por Rui Cunha (e, mais tarde, tentada por LFV, mas sem sucesso - infelizmente para ele, ontem não estavam lá os patetas alegres que costumam ir às inaugurações das casas do Benfica).

Mostrámos, enfim, que não somos um clube de carneiros, vítimas da propaganda do regime! o Clube está vivo!!

Conhecendo, no entanto, LFV e a sua corja (RGS à cabeça), e todos os seus interesses, parece-me que o homem não se vai embora tão cedo, até porque ele não percebe o Benfica!...

E deus nos livre de Bruno de Carvalho, por isso Rangel, Tavares, chegou a vossa vez, ou serão culpados por omissão.

Por último, eu votei contra, mas não gostei da atitude desordeira de algumas claques - das ofensas aos dirigentes democraticamente eleitos, dos insultos aos sócios que votaram a favor, das merdas dos petardos.

O clube não é de Vieira e dos amigos, mas tb não é das claques! Democracia é para os dois lados!

Apesar de tudo, foi um dia histórico, um dia de MUDANÇA que deve ser celebrado. A partir daqui nada vai voltar a ser o mesmo.

Tim disse...

Esta direcção decadente levou ontem uma grande lição de benfiquismo.

Que estejam minimamente à altura da atitude benfiquista e que se demitam após tão parca e triste obra.

Basta de Viera, Gomes da Silva, Gabriel, Carraça e similares. O Benfica precisa de gente capaz e não de intriguistas que usam o Benfica para as suas guerras pessoais.

Miguel disse...

Gostaria ainda de referir que interpelei pessoalmente Rangel e Tavares no final da AG no sentido de avançarem. Peço aos restantes benfiquistas que "chateiem" também estas personalidades quando as virem na rua (Bagão Félix tb seria uma opção excelente). Se forem muitos anónimos como nós podemos dar-lhes a força a avançarem!!

As eleições são já daqui a um mês e para só temos Vieira... e Carvalho?

Tiago disse...

Viva o Benfica.

Mais logo colocarei o discurso que não pude proferir na AG pois "misteriosamente" não houve direito à meia hora habitual para falar de assuntos não contemplados na ordem de trabalhos.

M disse...

o Damásio de digno e honesto nada tem. teve uma vida profissional fora do Benfica que muito prejudicou quem com ele trabalhou.

se me cruzar com ele na rua encho-lhe o corpo de pancada pelo mal que fez à minha família.

valores à Benfica o caralho!!!

POC disse...

Já me acalmei e escrevi.

E se por um lado é dia de alegria, por outro é tristeza, por chegarmos ao ponto de ontem...e de termos de confundir uma aprovação de contas com eleições.

Acho que Vieira já não é solução. Mas temos de saber fazer bem as coisas, mantermos a democracia imperar.

Ped Zimmerman disse...

Um abraço JNF, pra cima deles! :)

GNR disse...

Agora quero ver quem se chega á frente.

Vermelhusco disse...

Aleluia!

Finalmente o pessoal despertou. Muito tivemos que remar contra a maré até a virar. :)

Anónimo disse...

Confesso que esperava tudo menos isto. A menos de um mês das eleições não há um(!) candidato da oposição. Ante a manifesta (e evidente) insatisfação de uma parte dos sócios, a pergunta que aflige é: Porquê? Não consigo encontrar uma reposta que não preocupe.
A primeira resposta: não há quem patrocine com € € a candidatura. Tempos de crise, fazem com que ninguém queira ou possa chegar-se à frente. Por muito que se poupe, uma candidatura ainda custa umas dezenas de milhar.
A segunda resposta: a banca quer LFV e sem ele a torneira fecha-se em definitivo. Assustador. O BES agora escolhe o presidente.
A terceira resposta: até ontem ninguém apostava contra Vieira, hoje já o farão e por isso estarão para breve novidades.
O que há de comum a estas três respostas (e de preocupante) é que não há sócio que possa decidir candidatar-se a presidente. Mas atenção, não estamos a falar no sócio anónimo, estamos a falar de 99.9% dos sócios. O que há na melhor das hipóteses é um sócio que em certas e determinadas condições (do tipo se estiverem 17.5 graus, no dia 15 de Dezembro, às 17h02m pode candidatar-se). Sem querer estragar a alegria ontem, a pergunta é: o Benfica ainda é mesmo nosso?

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Estive lá e V O T E I!
O petardo e tal, histórias da carochinha o petardo rebentou no meio dos contestatários... se gosto daquilo, daquela gritaria? Não, não preciso daquilo...houve um sócio... que efz uma intervenção exemplar... um João kk coisa e o Ricardo apresentou Coração!

JNF disse...

Meddler,

merecemos todos. E tu merecias vir cá a Lisboa para ver uma coisa destas.

Águia Preocupada,

essa é uma dúvida que ficará para sempre. Um dos sócios propôs que se fizessem filas para votar e que as pessoas colocassem lá os seus votos. Muito mais simples e honesto.

Flankout,

situações como a que vivemos hoje, com um presidente incompetente que dói, são propícias ao aparecimento de oportunistas. É preciso cuidado, aí concordo. Mas isso não desculpa a gestão de Vieira, de forma alguma.

José Barão das Neves,

lamentável. Foi lamentável não terem aberto o habitual período de discussão. Ainda por cima a sua intervenção foca pontos importantíssimos como os votos das casas, os absurdos 50 votos que os sócios com mais 20 anos têm, a falta de militância nas AG's e a data de marcação das mesmas. Espero que tenha oportunidade de a fazer numa próxima ocasião, talvez na próxima AG.

Miguel,

o Benfica é que agradece a tua presença. E da próxima vez que fores, tenta levar contigo mais um, dois ou três sócios que conheças. A bem da militância no Benfica, é algo que cada sócio se deveria preocupar: levar outros como ele às AG's.

Joga Bonito,

bota isso, quero ler. E que na próxima AG tenhas oportunidade para fazê-lo.

M,

a única coisa que damásio fez de bem foi por o lugar à disposição e não se candidatar. Em tudo o resto, era um perfeito escroque. Nojo absoluto dessa personagem.