segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Depois de ti, mais nada


(a melhor caricatura do Benfica de Vieira)

Nem sol, nem madrugada. Só trevas. Os mais de 1000 benfiquistas que festejaram euforicamente a reeleição de Vieira no pavilhão número 2 da Luz dificilmente terão motivos para celebrar algo da mesma forma tão cedo. Cerca de 8,5% dos sócios do clube reconduziram na presidência um dos maiores falhados (a nível de sucesso desportivo, porque o bolso pessoal está cheio) da nossa História. Vieira, o homem que pede união mas que no minuto seguinte manda os sócios para o caralho (sic), Vieira, o homem que quer unir os benfiquistas mas que no minuto seguinte refere-se a uma meia dúzia que só quer perturbar, Vieira, o amigo dos inimigos do Benfica, Vieira, o vendedor de promessas, de sonhos e de ilusões, Vieira, o homem que tem o dobro de eleições ganhas que campeonatos, Vieira, Vieira, Vieira. Os sócios decidiram, está decidido. Vão continuar a ter o Benfica que merecem, apesar de não ser "o" Benfica. Terão o Benfica que ficará atrás do Porto, o Benfica que mente aos sócios, o Benfica das derrotas humilhantes e dos passivos monstruosos. Cada um tem o que merece e nós, infelizmente, merecemos isto.

Foram feitas promessas no campo dos direitos televisivos, foram renovados votos de sucesso desportivo, a cassette de vieiradas crónicas foi posta em alta voz e quem acreditou no que ouviu foi lá botar a cruzinha na lista A (para alguns, literalmente, a única lista disponível para votar, por erro incompreensível, ou não, do sistema). À primeira todos caem, à segunda só cai quem quer, à terceira só os menos inteligentes, à quarta, bom, à quarta já vocês sabem.

Faz muita impressão ver este Benfica actual. Um clube onde os nossos inimigos se sentam a nosso lado, um clube onde os nossos rivais dirigem os destinos do clube e, pior que tudo, um clube onde os sócios assistem, amorfos, impávidos e serenos a todo este assalto ao clube. Este record de votantes, tão amplamente saudado pelos benfiquistas, é só, ainda que à primeira vista pareça estranho, a confirmação do desinteresse existente pelo clube. Em 2000, quando tínhamos cerca de 85 mil associados, votaram cerca de 21.000 pessoas. Em 2012, com mais 175 mil sócios em relação a 2000, votaram apenas mais 1000. Se isto vos parece positivo, não sei o que de dizer.

A cereja no topo do bolo e prova de que os benfiquistas esquecem constantemente o seu passado chama-se Manuel Damásio. O primeiro de uma linhagem de quatro presidentes que destruiu o clube, cuja gestão desportiva e financeira foi marcada pelo caos, com os resultados desportivos que se conhecem, e sobretudo as amizades com Pinto da Costa e a vinda e apoio a Artur Jorge, tudo isto foi esquecido nesta sexta-feira na Luz. Damásio foi recebido como quase-herói, entrevistado como um "notável", sendo ainda aplaudido por muitos benfiquistas. O que se pode dizer dos sócios que aplaudem quem ajudou a destruir o clube?

O que vai acontecer nestes quatro anos de mandato, os mais longos de uma presidência no Sport Lisboa e Benfica? Serão as promessas cumpridas? Ganhará três dos próximos quatro campeonatos? Conseguirá o Benfica chegar a uma final europeia? Os 50 títulos das modalidades são tangíveis? A rotura com a Olivedesportos é mesmo para ser consumada? O mesmo Vieira que apela à memória dos benfiquistas sabe que ela é efectivamente curta e tem consciência de que pode, ao fim de 13 anos de trapalhadas, sair pela porta grande se ganhar dois campeonatos ou se continuar a empreitada das construções e dos fait-divers próprios de quem não ganha porra nenhuma. Tem o clube e os sócios na mão. O Benfica é nosso? Mentira, é de Vieira.

P.S. Uma nota ainda para o "poder" da blogosfera. É curioso observar que os bloggers que acusam a blogosfera de ser presunçosa ao ponto de achar que pode decidir eleições se esquecerem que estes "presunçosos" sempre disseram, ao contrário de outros blogs, que o nosso poder era e é muito limitado precisamente por não chegarmos à maior das franjas de votos benfiquistas. Não tenho a certeza se são desatentos ou hipócritas, mas pelo que venho observando, nem o menos hipócrita dos homens conseguiria ser tão desatento.

P.P.S. Ao contrário do que se passou nos últimos dias, neste post, e pelo menos comigo, certos e determinados comentários não passarão. Já se faz tarde, tenho de ir dormir, vou contar carneirinhos.

16 comentários:

Orelhas Tricolor disse...

Uátafóque méne??? O Damásio!?!? Andas a falar mal do Damásio!?!? O hóme disse que faziamos 300 milhões na boa com os direitos televisivos e que isso abatia logo o passivo... tu só podes estar a bater mal méne!!!

Manoel Barbosa disse...

Óptimo post !
-------
Ai !, certos "notáveis", tão culpados por o que tem, ao longo de décadas, acontecido no Clube...
Sobretudo nos mandatos de VAzevedo e do actual "timoneiro" tantos silêncios, tacitismos, oportunismos...
(O camarote presidencial tem muito "mel").

Anónimo disse...

A liberdade de expressão... será que publicarás o meu comentário?

Ai vai... penso que estás muito centralizado no negativo e já só consegues ver o lado mau das coisas.
Até os direitos televisivos criticas e colocas em dúvida... mas então não era isto que todos nós queríamos, os direitos na Benfica TV!
Certamente que os sócios não são o inimigo do clube, mas pelas tuas palavras parece que sim... tás bem?
Tem calma, centraliza-te no clube, apoia, sorri, sofre como todos nós, pois LFV estará em "cheque" nos próximos 4 anos e se falhar sairá do clube.
Calma benfiquista, compreendo a tua dor, mas não vale a pena entrares em depressão.
Saudações.

Pedro disse...

Se a blogoesfera fosse assim tão irrelevante não teria sido preciso que a "máquina" comprasse uns qts bloggers...

Anónimo disse...

Não vejo o que Damásio tem a haver com as eleições. Também não vejo alternativa a Vieira, Rangel não é certamente e mudar só porque sim não é solução.

JNF disse...

Anónimo das 06:22,

não há insultos no teu comentário, logo, como é óbvio, passa. Se conseguires explicar isso ao nosso leitor MC, ficava-te eternamente agradecido.

Coloco em dúvida os direitos televisivos pela mesma razão que duvido quando o presidente diz que não vamos participar na Taça da Liga, que o mandato passado seria o desportivo, que qualquer equipa na Europa teria inveja do nosso plantel, etc, etc, etc. No fundo, duvido de tudo o que venha da boca de Vieira pelo simples motivo que Vieira demonstrou que a sua palavra não vale absolutamente nada. Vieira não está em xeque coisa nenhuma, ele põe e dispõe do clube como quer. Ainda agora prometeu um mandato desportivo, falhou rotundamente e foi eleito esmagadoramente. Qual é a dúvida? Eu apoio o meu clube e até sorrio, mas não é que ele me dê alegrias, apenas faz-me rir para não chorar.

Pedro,

pois é, meu caro, sabes bem, sabes bem.

Anónimo das 15:58,

Damásio esteve na Luz para votar e foi entrevistado com pompa e circunstância pela imprensa e aind teve direito a palmadinhas amigáveis dos benfiquistas, que se esqueceram certamente do que ele fez ao clube.

JNF disse...

MC,

escusas de mandar postais. Quando vejo o teu nick, já nem leio o comentário.

JJ disse...

De benfiquista para benfiquista: o Rangel era a solução para os nossos problemas? Sou aguia de prata do nosso clube e nao tenho memória curta.

JNF disse...

JJ,

sim, para mim era solução. Disse-o aqui no blog num post chamado "Porque voto em Rui Rangel", justificando a minha opinião. Eu também não tenho memória curta e sei o que era o Benfica há mais tempo. Não era, certamente, isto.

POC disse...

@JNF, grande abraço, havemos de resistir a Vieira e aos 83% de sócios que temos.

Fiz a minha parte no passado. Fiz desta vez e continuarei a fazer.

Unknown disse...

Para o bem e para o mal, é hora de remarmos todos para o mesmo lado, mas sempre sem deixar de apontar o dedo ao que menos bem, ou mal, se faz no nosso clube.

Não pude votar, por ter menos de 1 ano de sócio, mas se pudesse, nem votaria em Vieira, nem em Rangel. Votaria em Branco. Eu sei que para muitos é um voto estúpido, que de nada serve aos interesses do clube, mas a mim interessa-me mais o facto de ser um voto em consciência.

JNF disse...

Não me peçam para remar de acordo com a maré se ela me levar até às cataratas.

JV disse...

É verdade o que foi dito no texto de "foi lá botar a cruzinha na lista A (para alguns, literalmente, a única lista disponível para votar, por erro incompreensível, ou não, do sistema)"?

Isso é uma acusação muito grave, a ser verdade deve ser levada a cabo uma investigação. E não é por não gostar do Vieira, penso que qualquer benfiquista neste caso pensa o mesmo.

JNF disse...

JV,

dá uma vista com os teus próprios olhos.

http://socioencarnado.blogspot.pt/2012/10/comentem-se-puderem.html

Bicadas disse...

"O primeiro de uma linhagem de quatro presidentes que destruiu o clube"

Estás a falar a sério? Não estou a dizer que ele foi bom, mas "o primeiro"? Não te lembras como ele lá chegou? Achas que chegaria se fosse "o primeiro"? De resto sim, tens razão, é incompreensível como consegue cavalgar a onda com um sorriso nos lábios.

Cumprimentos

JNF disse...

Sim, o primeiro.