segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Porque não voto em Luís Filipe Vieira

Tudo na vida tem um tempo. E a meu ver, o tempo de Luís Filipe Vieira à frente do Benfica acabou. Se calhar até já tinha terminado há três, mas por ausência de oposição minimamente credível, lá continuou. Hoje, face à situação actual, perante o que já fez pelo Benfica e sobretudo pelo que fica por fazer por manifesta incompetência na área de redução do passivo e na vertente desportiva, não tenho grandes dúvidas de que Vieira deve sair do Benfica.

Sejamos honestos para nós mesmos: Vieira teve um papel muito importante na reconstrução da credibilização do Benfica. Hoje somos um clube credível (se calhar até é maior a fama que o proveito) e em boa parte isso se deve a Vieira. No período entre 2003 e 2006, Vieira foi um bom presidente, conseguiu devolver a competitividade em campo à equipa de futebol, perdida há já alguns anos, e venceu uma Taça, um campeonato e uma Supertaça numa fase ainda embrionária do seu projecto para o Benfica. O clube contratava com algum critério apesar de nos terem calhado vários flops na rifa, apostava-se na formação e nos jovens valores portugueses e andávamos na luta pelos títulos. Se tivesse saído em 2006, não tenho dúvidas que Vieira seria lembrado pelos benfiquistas como um dos que mais tinha feito em menos tempo.

Mas eis que chega Janeiro de 2007 e, coincidência ou não, com a saída de Veiga, o Benfica perdeu o campeonato. Após fantástica recuperação encetada no Outono, o Benfica, pela mão de Vieira, desfaz um plantel bastante equilibrado vendendo Ricardo Rocha, Alcides e o mexicano Fonseca, que se começava a mostrar de águia ao peito, deixando a equipa órfã de defesas e de avançados. O plantel acaba a época de rastos, com as saídas a fazerem-se sentir e com a equipa a morrer na praia tanto no campeonato como na UEFA. No verão, as saídas de Simão, Manuel Fernandes, Miccoli e Karagounis, a preço de saldo, deram o mote para uma época sofrível em que a contratação de mais de uma dezena de sul-americanos sem experiência na Europa não ajudou ao sucesso da equipa. Após três boas temporadas em termos organizativos, o Benfica começava a falhar. Daí para a frente, as épocas da equipa de futebol seriam marcadas por um quarto lugar (07/08), um terceiro em que acabámos a lutar com o quarto (08/09), uma época de excelência em que fomos campeões à tangente (09/10), uma época de humilhações em catadupa (10/11) e uma época em que tivemos tudo na mão e deitámos tudo a perder (11/12). Cinco épocas, uma de êxito, quatro de desastre. No plano desportivo, o investimento foi brutal e os resultados ficaram muito aquém do exigido. Desportivamente, este não é o meu presidente. São demasiados anos a acumular insucessos e derrotas para continuar na cadeira do poder. Eu quero um Benfica ganhador dentro de campo e Vieira já provou que não me pode dar esse Benfica.

Fora dos relvados, Vieira também não me conquista. É um demagogo, um populista e não raras vezes abusa do baixo nível para se referir aos adeptos do clube a que preside, desconsiderando-os vezes sem conta em ocasiões tão distintas como ao oferecer bilhetes grátis nuns quartos-de-final de uma prova europeia depois de milhares de sócios já terem comprado os ingressos a preço de ouro ou ao estar a falar ao telemóvel durante uma AG do clube. Mas se nos ficássemos só pela parte pessoal não seria de extrema gravidade. O problema é que fora dos relvados, Vieira não termina aqui. Apoiou corruptos para os lugares de poder na Liga e tem um passado escabroso enquanto sócio dos outros dois rivais do Benfica e está neste momento mais interessado em abrir Casas do Benfica na véspera de eleições ou nos negócios pessoais que tem espalhados pelos quatro cantos do mundo, deixando o Benfica para segundo plano. Temos um presidente que já nem se preocupa em fingir que se importa com o clube a que preside. Temos um homem que usou um clube como trampolim social e económico para passar de zero a milionário. Vejam onde estava Vieira na lista dos portugueses mais ricos em 2002 e onde está dez anos mais tarde. Assustador.

Por fim, relativamente ao que se tem passado neste período de campanha eleitoral, a atitude, a postura e o programa de Vieira deixam muito a desejar. As constantes comparações entre Vale e Azevedo e Rui Rangel são indignas e em nada se relacionam com a atitude ou com o projecto do adversário da lista B. A necessidade de invocar a expressão "ou eu ou o caos" é de uma demagogia atroz e reveladora dos tiques e espírito ditatoriais do actual presidente. A mais recente medida de baixar os preços das quotas e dos bilhetes é a prova de que o homem não olha a meios para tingir os fins. A inflexibilidade em aceitar um debate televisivo demonstra a incapacidade e inépcia em debater qualquer tema relacionado com o Benfica a não ser que esteja a ler uma folha escrita por João Gabriel. E o seu programa eleitoral consiste num conjunto de vinte e poucas páginas mal amanhadas, repletas de nomes de apoiantes, com a obra feita e com zero, reforço, zero medidas para o futuro.


Como posso eu votar num homem que apoiou Fernando Gomes e outros corruptos para a Liga, que diz que o Major é uma pessoa séria, que fez negócios muito vantajosos para o Porto enquanto presidente de outro clube, que não é benfiquista desde berço nem desde os 10, 20, 30 ou 40 anos, que festejou vitórias do Porto nos camarotes das Antas, que andava de braço dado com Pinto da Costa em tempos idos, que classifica quem lhe faz oposição interna e construtiva como abutre ou papagaio, e que, pior que tudo isso, adulterou, forjou, falsificou, o que quiserem, a ficha de inscrição de sócio para poder ser presidente do Benfica?! Como posso eu e como pode alguém com um pingo de vergonha na cara votar neste sujeito?!

O Benfica, ao contrário do que vem escrito no micro-programa do candidato Luís Filipe Vieira, não precisa nem pode "continuar" ou "manter". É preciso "mudar". Mudar para mais e para melhor. Depois destes nove anos de trabalho, sei que Vieira não tem aquilo que eu quero e desejo para o meu clube. Já houve tempo para a reestruturação financeira, para o relançamento na Europa e para a conquista de títulos nacionais em série. O terceiro objectivo, aquele a que se propôs no início do mandato que agora finda, falhou rotundamente. Vieira não é o presidente que o Benfica necessita para ganhar títulos. Não sabe como o fazer e tenho sérias dúvidas que queira até porque na vida há coisas bem mais importantes que gerir um clube de futebol (vide os negócios pessoais do senhor, espalhados por Angola e pelo Brasil). O sonho que eu tenho para o Benfica, para o meu Benfica, é de o ver ganhar consistentemente. E sei que com Vieira ao leme, esse sonho não se concretizará, como ele mesmo provou ao longo de uma década. Por tudo isto, não voto em Luís Filipe Vieira.

14 comentários:

B Cool disse...

Estás on-fire JNF

Manoel Barbosa disse...

Resumo cristalino, irrebatível, sobre o percurso de LFV desde que chegou ao Clube.

Germano Bettencourt disse...

E Rangel, votas? Ou vais votar no Branco?

A mim, mais do que os falhanços desportivos, alguns até nem por culpa própria, diga-se de passagem, custa-me mais os negócios obscuros do clube, e o apoio a corruptos, numa tentativa sabe-se lá do quê.

Eu não voto em ninguém porque por inépcia ainda não posso. Contudo se pudesse, desta vez também não votaria Vieira.

E porque raio o negócio com a Olivedesportos não é anunciado antes das eleições? É que todos os Benfiquistas já perceberam como vai acabar essa "pasta" e eu até compreendo do ponto de vista económico a medida, mas porra, esperar o fecho das urnas para a anunciar não me parece ser de pessoa de bem.

JNF disse...

B Cool,

Os posts já estavam feitos, é só dar-lhes ordem para aparecerem ;)

Bettencourt,

estou a fazer um post que se chama "Porque [...] em Rui Rangel" à semelhança deste. Quanto à questão Olivedesportos, parece bem claro porquê, mas se calhar amanhã já teremos novidades.

Rui Sérgio Guerra disse...

Boa noite JNF!
Boa noite BENFIQUISTAS!

Com o devido respeito ao teor do post, cuja mensagem essencial também subscrevo,

PERMITAM-ME PEDIR A TODOS VÓS,
JNF e ESTIMADOS BENFIQUISTAS, bloggers ou meros opinadores c/o eu,

POR FAVOR, POR FAVOR MESMO,.
EM NOME DE LARGOS MILHARES DE BENFIQUISTAS AQUI DA ZONA DE PORTO - GAIA, (muitos, sócios do SLB como vocês e eu, COM AS QUOTAS EVIDENTEMENTE EM DIA),

… DÊEM ECO À BRUTAL, VERGONHOSA E MISERÁVEL... FALTA DE RESPEITO QUE O SLB nos demonstra!
(pra não utilizar outros termos... menos à BENFICA!):

… QUEREMOS IR VOTAR na 6afa e...

SOMOS OBRIGADOS A:

- FAZER + DE 220 KM para ir a Coimbra, (ida e volta)!!!
ou... - ATRAVESSAR GAIA E PORTO (c/o eu ... e mtos)... e FAZER + DE 60 KMS para ir a Famalicão (ida e volta)!

NEM QUERO ACREDITAR NESTA VERGONHA!
ISTO... NO MEU QUERIDO SLB???...

Reitero que...
CREIO DA MAIS ELEMENTAR JUSTIçA E ATÉ OBRIGAçÃO (de consciência Benfiquista) PERMITIR-ME FALAR POR MUITOS, MUITOS BENFIQUISTAS DAS CIDADES DO PORTO E GAIA...
QUE QUEREM IR EXERCER O SEU LEGÍTIMO DIREITO DE VOTO, NUM MOMENTO TÃO CRUCIAL PARA O N/ SLB! (quaisquer que sejam as opções de voto de cada um!)!

Estamos no 2° maior centro populacional do País,... existem (pelo menos) 4 principais Casas Oficiais do Clube (Porto, Gaia, Espinho e Matosinhos), sou sócio tb numa delas e...
CONFIRMEI ESTA VERGONHA INENARRÁVEL... HÀ POUCO,... às 17.45h, p/a a Linha Oficial SLB de atendim° aos Sócios. (onde fui mto correctamente atendido e informado "dos factos" pelo amável e profissional Sr.João Flores)!

Ah... solicitei falar c/ o Dept° de Comunicação do Clube (nomeei o Sr.João Gabriel ou... alguém),... facto que o referido Sr. da Linha (João Flores) se esforçou por viabilizar, tentando passar a chamada…
...EM VÃO!... NADA,... NINGUÉM,... NADA... NINGUÉM!

Até que,... na 2a. tentativa,… e ao fim de "x tempo"... A CHAMADA CAIU!!!
DESISTI!!!

NÓS NÃO MERECEMOS ISTO!
NÓS SOMOS O BENFICA... E SÓCIOS C/ AS SUAS RESPONSABILDADES ASSUMIDAS! SEMPRE!!!
(ao contrário de VÁRIOS altos responsáveis do Clube,... àparte os "parasitas" e afins que gravitam!)

Obg, caros Benfiquistas!
Queiram PF desculpar a dimensão do texto, mas...
É VERGONHOSO DE MAIS,... MAS TUDO ISTO É A VERDADE!...
É A MISERÁVEL REALIDADE... na zona das cidades de Porto e Gaia, Out° 2012... A 4 DIAS DAS ELEICçÕES DO N/ AMADO CLUBE!

Um abraço de Palermo,

RSG

71460_5/8 disse...

Mas afinal como pretende a oposição conseguir mais sucessos desportivos? Não devia estar claro no programa? É o que o Rangel diz é que só vai apostar forte no futebol em 2016!

A oposição pode ser credível mas a actual direcção também o é. Quem consegue dar credibilidade por inerência é credível.

Mas o que falta mesmo à oposição é organização e ideias. E nem na comunicação são melhores que os actuais. Até o Rangel não fica muito longe da presença do LFV. É melhor mas também seria difícil não o ser.

O tempo da actual direcção não se faz por anos de mandato. Faz-se até ter oposição capaz. Ainda não surgiu esse tempo.

Onde estão as provas que o LFV forjou a inscrição de sócio para poder ser presidente do Benfica? Se a oposição está tão certa disto só tem de impugnar o acto eleitoral. Mas claro, como muitas mentiras e como muita demagogia. só serve para confundir as pessoas. Se eu pareço o LFV, há benfiquistas que parecem o Pinto da Costa. Até podem ter muita prosa mas não são de confiança.

Miguel A. disse...

Está tudo aqui, limpinho.

Só te esqueceste de uma coisa: se não estou enganado (se estou, corrige-me), nunca um presidente em exercício no Benfica recusou um debate televisivo com outro candidato, desde que as campanhas para a eleição do presidente do Benfica começaram a ser "televisionadas" - salvo erro, aquando da disputa entre Ferreira Queimado e Fernando Martins. A recusa de LFV e do staff da sua candidatura em irem a debate diz tudo sobre o que pensam da democracia no Benfica, que tinha sido, até hoje, um farol de princípios no nosso clube. Um presidente do Benfica, digno desse nome, seria sempre o primeiro a propor um debate televisivo. Nunca esperaria pelo convite do adversário. Até Vale e Azevedo não recusou um debate com Vilarinho.

No passado sábado, num programa da SIC onde estiveram presentes Martim Borges Coutinho, Tinoco Faria e Telmo Correia, ouvi este último dizer que era "natural" o actual presidente recusar esse debate, para (não sei se foram exactamente estas palavras) não dar "vantagem" ao oponente, e que é assim que as coisas se passam "em todo o lado".

Isto é lamentável. Não sei qual a noção que Telmo Correia (um deputado) tem da democracia, não sei o que é que entende por "todo o lado", mas para mim a democracia tem (ou deveria ter) um só rosto, e eu continuarei a estar em "todo o lado" onde não haja a democracia defendida por estas pessoas.

Neto disse...

Este homem chegou a prometer o regresso do ciclismo, mas acabou com tudo com poucas explicações.

Anónimo disse...

http://benficalogia.blogspot.pt/2012/10/mudam-se-os-tempos-mudam-se-as-vontades.html

JNF disse...

RSG,

como foi há 3 anos? Também tiveram de se deslocar até Famalicão ou havia locais para votar no Grande Porto?

71,

diz-me um programa de uma candidato a umas eleições de um grande clube que contenha a forma como os objectivos serão alcançados de forma explícita.

Onde estão as provas? Estão num site, até te dou o endereço: eternobenfica.blogspot.pt

Miguel A.,

Obviamente. Já imaginaste Rui Rangel a debater com um broeiro como Vieira que ainda por cima se apresentou bêbedo em Faro no discurso aos sócios? Claro que lhe daria vantagem!

Josefino Almeido disse...

Antes de mais, uma ressalva : estou contra Vieira e a favor de Rangel. Mas infelizmente não sou sócio.
Em relação à alegada falcatrua do Vieira com o número/anos/ficha de sócio, porque é que alguém não faz alguma coisa mais do que denunciar nas redes sociais/net ? Não há um mecanismo "legal" qualquer em que um sócio possa fazer alguma coisa ? Tipo denunciar oficialmente ao Presid. Ass. Geral, ou impugnar as eleições, ou.. sei lá ! Fazer alguma coisa...

Rui Sérgio Guerra disse...

Boas, JNF!

Sinceramente, não posso responder-te c/ a certeza dos factos.

Na altura, eu estava no estrangeiro a trabalhar e, no dia, nem consegui votar!

Não sei o que se terá passado, então, aqui pela zona (Porto), visto que antes, eu residia aí na região de Lisboa!

Mas, provavelmente, cenário semelhante ao de agora (ida a Famalicão); tenho a ideia de ter ouvido recentemente comentários nesse sentido, aqui na Casa do Benfica!

Lamentável... e vergonhoso!
Note-se que... estamos em Out°2012!

No more comments!

Um abraço de Palermo,
RSG

kino disse...

Sem tirar nem por exactamente o que eu penso de quem preside o clube! Alias há aqui argumentos que eu ja venho invocando no meu circulo de amigos há mais de 4 anos! Ao fim de 5 anos de vieira no clube, eu na minha opinião ja via que era mais falar que fazer, que as mentiras eram mais que as mães e que a proteção nos midia estava a aumentar o mesmo ritmo do passivo! DSvidir para reinar é chão que dá uvas nos corruptos não no nosso clube!

Anónimo disse...

Só mais uma coisa.

Veiga foi campeão, foi corrido.

Quando fomos campeões em 2009/2010, Rui Costa era o director desportivo. No fim da época, aparece LFV a dizer que afinal tinha sido ele a "orientar" o Rui Costa, na epoca seguinte, encosta o Rui e pega ele na pasta do futebol.(Mais uma vez com medo de não ser o protagonista/herói dos benfiquistas).

Parece que tem prazer em estragar as coisas quando estas estão a funcionar. Não admite que alguém seja visto como mais importante que ele.